Os pepinos são cultivados em muitas fazendas, e uma das melhores variedades com maturação precoce é a variedade Othello. Essas plantas podem ser cultivadas em estufa ou em campo aberto, e altos rendimentos de colheitas e excelentes características de commodities dos frutos são alcançados mesmo com cuidados padrão. Este artigo apresenta as características dos pepinos Othello, os prós e os contras da cultura, as peculiaridades de seu cultivo em casa de vegetação e em área aberta, bem como métodos de combate a possíveis doenças e pragas.
Caracterização e descrição da variedade
Uma variedade de pepinos Othello foi obtida no final do século passado na Holanda. Este híbrido é o resultado do trabalho de criadores da empresa de sementes Syngenta, que procuraram obter uma variedade com maturação precoce e altos rendimentos.
Você sabe A palavra "pepino" vem da palavra grega antiga "aguros" e traduz literalmente como "verde".
Descrição de Bush
Esta planta herbácea anual pertence à família das abóboras e é uma cultura vegetal.A descrição botânica do arbusto de pepino Othello é apresentada abaixo:
- A planta é bastante grande e seus brotos encaracolados se espalham pelo chão. O comprimento da haste principal pode atingir 2 m.
- O sistema radicular do mato consiste na raiz principal, penetrando profundamente no solo, e nas raízes laterais ramificadas, que absorvem água e nutrientes do solo.
- As folhas da planta são em forma de coração, cinco lóbulos, pintadas em uma cor verde saturada.
- O período de floração é em junho. O tipo de inflorescência é feminino. Este híbrido pertence a plantas polinizadas por abelhas.
- Os pepinos Othello florescem em flores amarelas brilhantes de tamanho médio. Cada flor tem uma sépala pubescente e sua corola contém 5 pétalas.
- No seio de uma folha, geralmente são formados 5 a 6 ovários ovais de frutas verdes.
- A planta possui uma forte imunidade a doenças comuns e não requer cuidados específicos.
Descrição do feto
Os frutos desta variedade se distinguem por sua apresentação atraente e versatilidade de uso, razão pela qual os pepinos Othello são frequentemente cultivados para venda.
Importante! Os pepinos enlatados Othello são caracterizados por maior palatabilidade do que frutas frescas.
As principais qualidades dos frutos desta variedade são as seguintes:
- Os pepinos têm uma forma cilíndrica e seu comprimento é de 8 a 12 cm, com um diâmetro de cerca de 3 cm.
- A casca da fruta é uniforme e densa, pintada de verde escuro e coberta com manchas brancas borradas correndo ao longo do pepino até o meio.
- Na superfície da casca do vegetal existem pequenos tubérculos e pontas brancas. Lá fora, o pepino é coberto com pubescência frequente.
- A polpa da fruta é suculenta, crocante e macia, tem um agradável sabor doce, sem amargura. Não contém espaços vazios e também mantém uma estrutura densa e bom gosto, mesmo após o tratamento térmico.
- Os frutos são caracterizados por excelente qualidade de conservação e não perdem sua apresentação atraente no processo de transporte.
Frutificação
A variedade de pepinos Othello conquistou muitos jardineiros, não apenas com excelentes características da fruta, mas também com alta produtividade.
Com cuidados padrão, a fecundidade dos arbustos é caracterizada por tais qualidades:
- A produtividade de 1 m² atinge 10 kg de pepinos maduros. A massa de uma fruta é 80-100 g.
- Os legumes amadurecem a cada 2-3 dias; eles podem ser colhidos na fase do pepino (depois de atingirem 5-6 cm).
- Frutificando amigável e estável, o rendimento do produto comercial de alta qualidade atinge cerca de 96%.
Tempo de amadurecimento
A variedade de pepinos Othello pertence ao amadurecimento precoce - a primeira colheita de frutas é colhida apenas 40 a 45 dias após o aparecimento de brotos verdes. Ao usar vegetais para a preparação de conservas, recomenda-se colhê-los ligeiramente imaturos.
Pepinos amadurecem em porções, então você precisa colher regularmente. Os espécimes amadurecidos, deixados por muito tempo no mato, são maiores, mas mantêm um agradável sabor doce.
Vantagens e desvantagens da variedade
Os agricultores geralmente escolhem vegetais desta variedade para cultivo em grandes e pequenas fazendas, pois têm muitas vantagens.
- As principais qualidades positivas da variedade Othello incluem:
- amadurecimento precoce;
- alta produtividade;
- excelente apresentação e sabor de frutas;
- a possibilidade de plantar em campo aberto e em estufa;
- bom armazenamento e transportabilidade;
- universalidade do uso de pepinos;
- imunidade a doenças.
Comparadas com a lista de qualidades positivas, as desvantagens dessa variedade são poucas.
- Os contras de pepinos Othello incluem:
- suscetibilidade das plantas a condições climáticas adversas;
- a necessidade de polinização artificial das flores ao plantar em estufa.
Tecnologia crescente
A variedade de pepinos Othello pode ser cultivada em campo aberto e em estufa. Em climas quentes, a semeadura de sementes pode ser realizada diretamente em solo aberto, mas em regiões com clima temperado e frio, recomenda-se o primeiro cultivo de mudas.
Você sabe A pele dos pepinos jovens é coberta por numerosos espinhos curtos - a planta precisa deles para remover o excesso de umidade.
Independentemente do método de cultivo, as sementes dos pepinos devem ser preparadas para o plantio:
- Desinfecte o material de plantio em solução de alho (3 partes de água para 1 parte de polpa de alho) por 1 hora.
- Coloque as sementes em um estimulador de crescimento por 10 a 12 horas para melhor germinação.
- Enxágüe o material de plantio com água limpa e espalhe na gaze em um local quente. As sementes devem secar e inchar um pouco.
- Antes de plantar, endureça as sementes na geladeira, colocando-as na prateleira inferior por 12 horas.
Uma tecnologia detalhada para o cultivo dessa variedade em estufa e ao ar livre é apresentada abaixo.
Em campo aberto
Para obter uma colheita generosa de vegetais, você precisa escolher uma parcela adequada para eles.
Ele deve atender aos seguintes requisitos:
- bem iluminado pelo sol;
- estar protegido de rascunhos;
- ter solo argiloso ou argiloso ou argiloso;
- a acidez do solo deve ser neutra ou fraca e o nível de nutrientes deve ser alto.
Importante! Bons precursores de pepinos são batatas, tomates, cenouras, repolho e legumes. Não é recomendável plantar essa cultura na área onde antes havia abobrinha, melancia, pepino e abóbora.
Quando cultivadas nas regiões sul, a semeadura em campo aberto é realizada na segunda quinzena de maio ou no início de junho. A temperatura do solo no momento do plantio deve ser de pelo menos + 14 ° C. Em outras regiões, o cultivo de pepinos Othello começa com a semeadura de mudas, realizada no final de abril.As instruções passo a passo para o cultivo de mudas dessa variedade e o transplante em campo aberto são apresentadas abaixo:
- Prepare pequenos recipientes individuais e encha-os com solo solto e nutritivo.
- Mergulhe as sementes no solo a uma profundidade de 1,5–2 cm, umedeça um pouco o solo.
- Cubra os recipientes com um filme e coloque-os em um local quente (+ 25 ° C) e bem iluminado por 7 a 10 dias antes da emergência. À medida que o solo seca, realize uma rega moderada com água morna.
- Após a germinação do material de plantio, o abrigo deve ser removido e os brotos mantidos a uma temperatura de + 17 ° C por 5 dias. Então, a temperatura do ar na sala com mudas é aumentada para +25 ... + 28 ° C.
- À medida que o solo seca, regue as mudas com água morna e faça ventilação regular. É importante evitar correntes de ar frio, pois elas podem matar plantas jovens.
- Uma semana antes de as mudas serem plantadas em uma área aberta, elas começam a endurecer. Os brotos são retirados em uma varanda ou varanda e deixados por 15 minutos. Todos os dias, o tempo gasto pelas mudas no ar fresco aumenta gradualmente.
- Quando as mudas atingem a idade de 25 a 30 dias e aparecem 2 a 3 folhas fortes, as mudas podem ser plantadas em campo aberto, colocando 3 mudas por 1 m².
- Prepare pequenos orifícios no local. Mudas cuidadosamente removidas de recipientes individuais com um pedaço de terra e colocadas em recessos preparados. Polvilhe as raízes com o solo.
Você sabe Do ponto de vista botânico, o pepino pertence às bagas falsas, mas na culinária é considerado um vegetal.
Desembarque na estufa
Ao cultivar pepinos Othello em uma estufa, o momento da semeadura cai em meados de maio. No momento do plantio, a estufa deve manter uma temperatura do ar inferior a +16 ... + 18 ° C.A tecnologia para plantar culturas em estufa é a seguinte:
- Prepare pequenos orifícios no solo com uma profundidade de 2-3 cm, colocando-os em 3 pedaços. em 1 m².
- Mergulhe as sementes dos pepinos nas cavidades preparadas e polvilhe-as com terra. Molhe as camas com uma pequena quantidade de água morna.
- A estufa mantém uma temperatura do ar de cerca de + 25 ° C e alta umidade. Os brotos aparecem de 1 a 1,5 semanas após a semeadura.
- Após a germinação em massa das sementes, a estufa é arejada e o nível de umidade é reduzido em 4-5 dias. A temperatura do ar durante este período deve ser +16 ... + 18 ° C.
- Alguns dias após a emergência, a temperatura diária do ar é aumentada para +24 ... + 30 ° C e à noite - pelo menos + 16 ° C. A umidade deve estar no nível de 60 a 70%.
- Com o cultivo adicional da cultura em estufa, a ventilação regular é realizada usando portas e janelas. As mudas são regadas à medida que a camada superior do solo seca.
Importante! A uma temperatura do ar de cerca de +10°Com o desenvolvimento de arbustos de pepino na estufa é perturbado, e quando a temperatura cai para + 1 ° C, as plantas morrem.
Recursos de Cuidados
Plantas dessa variedade não requerem cuidados específicos, mas os canteiros precisam de uma quantidade suficiente de umidade e nutrientes. Depois de plantar as mudas em campo aberto, você precisa monitorar a condição do solo ao seu redor e também estabelecer um suporte estável para amarrar as hastes encaracoladas com frutos maduros.
Rega e fertilização
Os pepinos Otelo respondem bem à rega, mas é impossível exagerar o solo - as plantas podem ficar doentes. Além da implementação de uma rega adequada, é necessário aplicar regularmente a fertilização para que um número suficiente de ovários se forme nos arbustos e os frutos amadureçam juntos.As principais recomendações para regar e aplicar fertilizantes para a variedade Othello:
- por vários dias após o plantio, as plantas não são regadas;
- a rega das plantas é realizada à medida que o solo é seco;
- para irrigação, use água a uma temperatura de pelo menos + 18 ° C;
- a rega é realizada sob a raiz, para que a água não caia nas folhas do mato;
- para absorver melhor a umidade, regar os arbustos à noite;
- a nutrição das plantas é realizada 4-6 vezes por estação, com um intervalo de pelo menos 10 dias;
- durante o período de crescimento da massa verde, como fertilizantes, use uma solução aquosa de verbasco e fezes de pássaros;
- na fase de floração e formação de frutos, os arbustos são alimentados com fertilizantes minerais líquidos com potássio e fósforo.
Formação de ligas e arbustos
Em boas condições, o rendimento dessa variedade é muito alto e um grande número de frutas é formado nos brotos. Para fazê-los amadurecer melhor, os galhos de tecelagem do arbusto são amarrados a suportes verticais.
Isso não apenas ajuda a planta a formar adequadamente sua estrutura, mas também economiza espaço no local ou na estufa, pois os brotos encaracolados dos pepinos ocupam muito espaço no chão.
Para o amadurecimento amigável de vegetais em um arbusto não deve ser simultaneamente mais de 18 frutas. Para fazer isso, é recomendável apertar os cílios laterais depois que o número especificado de ovários aparecer neles. A compressão é realizada sobre o ovário extremo, enquanto 2-3 folhas devem ficar acima dele.
Cuidado do solo
O sistema de raízes ramificadas das plantas precisa de solo nutritivo e solto.
Para melhorar a respirabilidade do solo e garantir sua saturação uniforme com a umidade, recomenda-se realizar essas ações:
- atempadamente removem ervas daninhas ao redor dos arbustos - elas tiram água e nutrientes do solo e também obscurecem os pepinos da luz solar;
- realizar o afrouxamento da superfície do solo ao redor das plantas durante a remoção de ervas daninhas e após cada rega - isso ajudará a eliminar a crosta densa na camada superior do solo e a melhorar o acesso de ar e umidade às raízes;
- a fim de estimular o crescimento do sistema radicular e reter melhor a umidade do solo, recomenda-se o cultivo de arbustos 2-3 vezes por estação;
- Para reduzir a frequência de remoção de ervas daninhas e manter melhor a estrutura solta do solo ao redor dos arbustos, recomenda-se a cobertura dos canteiros com palha seca ou serragem.
Você sabe O pepino mais longo foi cultivado em Israel no jardim Izak Yazapana - o comprimento do vegetal era de 118 cm.
Controle de Pragas e Doenças
Sujeito às condições de microclima acima na estufa e às recomendações para o cultivo em campo aberto, os pepinos Othello exibem uma forte imunidade a doenças e pragas. Porém, em baixa temperatura do ar, alta umidade ou não conformidade com o regime de irrigação, os arbustos podem ser atacados por insetos ou bactérias nocivas.
Os problemas mais comuns ao cultivar pepinos Othello estão listados abaixo:
- Podridão da raiz. Os sinais de infecção são murcha das folhas, cor marrom do colo da raiz, estrutura apodrecida e cor avermelhada das raízes. Esta doença afeta principalmente plantas de efeito estufa, mas também pode ocorrer em campo aberto. Plantas com um grande número de raízes afetadas são removidas dos canteiros, e arbustos parcialmente infectados são altamente perfumados e regados moderadamente com água a uma temperatura de pelo menos + 22 ° C. Dos medicamentos especializados, Trichodermin ou Previkur podem ser usados.
- A mosca branca é estufa. Os insetos são pequenos e brancos. Eles se reproduzem bem em condições de temperatura elevada do ar e alta umidade. As folhas dos pepinos são cobertas com um revestimento branco em pó, a planta fica em crescimento e murcha. Quando insetos aparecem em canteiros com pepinos, as folhas das plantas são limpas com um cotonete úmido para lavar as pragas. A mosca branca está bem desencorajada pelo cheiro de tabaco plantado ao lado de pepinos. Mas com infecção significativa, agentes químicos são usados - Karbofos ou Spark.
- Pulgões. Os insetos se depositam nas folhas do mato e sugam o suco delas. Um sinal do aparecimento de pulgões em uma planta é a secagem e torção das folhas, um revestimento pegajoso nas hastes, bem como a queda de inflorescências e ovários.
Um pequeno número de pragas pode ser controlado pulverizando plantas com infusão de alho ou absinto. Se a área de infecção for grande, aplique “Fitoverm” ou “Intavir”.
- Ácaro. Este inseto envolve a superfície inferior das folhas das plantas com uma fina teia branca e se alimenta do suco do arbusto. Pequenos pontos aparecem na superfície das folhas infectadas, o que mais tarde leva ao amarelecimento e à deterioração de toda a massa verde. No estágio inicial da lesão, um ácaro pode ser removido com um cotonete embebido em uma solução de sabão em pó. Para infecção em massa de arbustos, Fitoferm é usado.
Para evitar o aparecimento desses problemas, basta executar essas ações preventivas:
- Manter condições adequadas de microclima na estufa
- siga as recomendações para a rega adequada das plantas;
- evitar espessamento de desembarques;
- observar rotação de culturas;
- remover ervas daninhas dos canteiros e remover todos os detritos da planta.
Colheita e armazenamento
O processo de colheita começa 1,5 meses após a germinação das sementes e dura todo o período de frutificação.
Importante! Durante o armazenamento, os pepinos precisam ser revirados e inspecionados periodicamente para remover as frutas que começaram a se deteriorar.
Regras básicas para a coleta e armazenamento de pepinos Othello:
- escolha pepinos do mato a cada 2-3 dias para estimular o amadurecimento dos frutos restantes;
- recomenda-se separar amostras não totalmente maduras com comprimento de 6-8 cm;
- retire os frutos do mato com uma faca para não ferir o caule da planta com um movimento descuidado;
- a colheita é realizada de manhã ou à noite, quando os frutos são mais elásticos;
- pepinos frescos devem ser armazenados em local escuro a uma temperatura do ar de +6 ... + 8 ° C e uma umidade de 85-95%;
- as instâncias danificadas e cobertas de vegetação deterioram-se muito rapidamente; portanto, não são adequadas para armazenamento;
- as frutas são colocadas em caixas ou recipientes esmaltados, proporcionando acesso aéreo para que não percam o sabor;
- sujeito a todas as condições acima, os pepinos frescos podem ser armazenados com sucesso por 10 a 14 dias.