Para o cultivo bem-sucedido de pepinos em solo fechado, são necessárias certas condições climáticas e cuidados constantes. Procedimento obrigatório é a aplicação de fertilizantes. A abundância e a qualidade da colheita dependem de como é feita corretamente e em tempo hábil.
As regras básicas para a alimentação de pepinos
É necessário alimentar os pepinos para um crescimento mais rápido e melhor frutificação, para a formação de frutos saborosos e de alta qualidade.
Para não prejudicar a alimentação incorreta, você deve seguir algumas regras:
- Adubar, levando em consideração as necessidades da planta em um estágio específico de desenvolvimento. Portanto, antes da floração, é necessário nitrogênio para o crescimento ativo da folhagem. A fertilização contendo nitrogênio já será prejudicial aos arbustos de pepino. Após o início da frutificação, os fertilizantes contendo potássio e fósforo são os primeiros.
- Ao elaborar o plano de alimentação, leve em consideração a condição e a composição do solo.
- A cobertura deve ser combinada com a rega e os cuidados com o solo - afrouxamento e capina. A falta de água ameaça queimar as raízes. Solo denso sem soltar não é capaz de transportar substâncias minerais para as raízes. E se a remoção de ervas daninhas não for realizada, elementos valiosos absorvem as ervas daninhas.
- Como os pepinos reagem pior a uma superabundância de elementos do que a sua deficiência, os vegetais devem ser fertilizados com soluções aquosas em pequenos volumes.
- Você precisa alimentar arbustos de pepino com fertilizantes minerais (uréia, superfosfato, nitrato de amônio, nitrofos) e orgânicos (biohumus, fezes de frango em forma líquida, estrume apodrecido, adubo, verbasco), com ênfase principal neste último.
Quando alimentar pepinos
A fertilização em pepinos é recomendada 4-5 vezes nos seguintes períodos de desenvolvimento:
- antes do pouso;
- na fase de 3-4 folhas verdadeiras;
- durante o lançamento de flores;
- durante a formação de ovários;
- com frutificação.
Você sabe O fazendeiro inglês Alf Cobb conseguiu cultivar um pepino com cerca de 92 cm de comprimento.O vegetal estava nas páginas do Guinness Book of Records como o maior pepino do mundo.
Se falamos sobre que tipo de fertilizantes são necessários em uma determinada fase do desenvolvimento, uma das opções para o cronograma de aplicação de nutrientes pode ser a seguinte:
Período de cobertura superior | Exemplos de fertilizantes |
2-3 semanas antes do plantio |
|
Na fase 3-4 folhas verdadeiras | Solução: superfosfato (20–25 g), sulfato de potássio (15–20 g), nitrato de amônio (10–15 g), água (10 l). |
Durante a liberação das flores | Misturas:
|
Durante a formação de ovários | Solução de verbasco (1-2 colheres de sopa. L / 10 l de água) |
Na fase de frutificação |
|
Variedades de fertilizantes para pepinos em estufa
O proprietário da estufa pode escolher independentemente o tipo de fertilizante mais fácil para ele trabalhar e qual será o mais eficaz. Vamos considerar em mais detalhes o que é adequado para alimentar esses vegetais durante o amadurecimento das frutas.
Fertilizante Verde Fermentado
Ao alimentar esse fertilizante, os arbustos de pepino crescem bem.
Para preparar esse curativo é necessário da seguinte maneira:
- Cortou a grama suculenta para colocar em um saco plástico preto.
- Feche bem a bolsa.
- Coloque a bolsa ao sol por 2 dias.
- Encha meio balde com grama segregada.
- Despeje a água no balde até a borda.
- Fique por 2 horas.
- Molhe o solo imediatamente sem diluir a solução.
Importante! Pepinos são indesejáveisaplicação frequente de nutrientes. Um excesso de fertilizantes prejudicará apenas as plantas - elas enfraquecerão os arbustos do pepino e as tornarão vulneráveis a várias doenças.
Molho de potassa
Quando as frutas começam a se depositar nos arbustos, a planta realmente precisa de potássio. Permite melhorar o sabor dos verdes, eliminar a amargura deles.
Na maioria das vezes, essas opções de fertilizantes são usadas:
- cinza de madeira (1 colher de sopa / 10 l de água);
- humato de potássio (0,5 h / 10 l de água).
Remédios populares
Dos remédios populares testados pelo tempo para os pepinos, cabem:
- bicarbonato de sódio (4 horas / 10 l de água).
- fermento (100 g / 10 l de água, insista por dia).
- migalhas de pão ou bolachas (0,5 kg / 10 l de água).
Esses curativos são necessários para prolongar a fase de frutificação e aumentar o número de ovários. Uma mistura de vários ingredientes é eficaz: farinha de rosca (0,5 kg) + água (10 l) + fermento cru (0,5 kg) + grama verde (0,5 kg). A infusão precisa suportar 2 dias.
Vídeo: cobertura para pepinos de bicarbonato de sódio
Alimentação de pepinos em estufa durante a frutificação
Existem 2 métodos de introdução de elementos úteis para essas plantas:
- raiz
- foliar.
O primeiro método é considerado o principal, o segundo - adicional. Especialmente importante é a combinação desses métodos na fase de frutificação.
Importante! O tratamento da raiz e da cobertura foliar deve ser feito após chuva ou rega intensa, em um dia ensolarado ou à noite. As soluções devem ser aquecidas a uma temperatura de + 20 ° C.
Molho de raiz
Este método de fertilização é considerado o melhor, porque ao usar esse método, as substâncias necessárias são entregues às raízes mais rapidamente. Durante o amadurecimento, os arbustos de pepino precisam de macroelementos, em particular nitrogênio, potássio e fósforo.
Portanto, as plantas precisam receber os seguintes tipos de fertilizantes:
- nitrofoska (1 colher de sopa. l / 10 l de água);
- Verbasco (0,5 L) com sulfato de potássio (1 colher de chá), diluído em água (10 L).
De fertilizantes naturais devem ser utilizados:
- Excrementos de frango (1: 1 com água, deixe por várias horas). Imediatamente antes de fazer 1 litro da mistura, dilua em 10 litros de água.
- Estrume (1: 1 com água, insista 7 dias). Antes da cobertura, 1 litro da mistura também deve ser diluído em 10 litros de água.
Foliar
Esta opção de alimentação envolve a pulverização das folhas e caules de um pepino com um spray. A melhor época para isso é um verão fresco.
Para o método foliar de fertilizar pepinos deve ser usado:
- Fertilizantes minerais complexos.
- Uma solução de superfosfato (60 g), nitrato de potássio (30 g), ácido bórico (1 g), sulfato de manganês (0,4 g) e sulfato de zinco (0,1 g).
- Solução de uréia 1,5% (150 g / 10 l).
Você sabe Algumas pessoas usam pepino como sobremesa. Juntamente com frutas, frutas e doces, é servido em uma mesa de doces.
A cobertura foliar ajuda a rejuvenescer a planta, eliminar o amarelecimento precoce das folhas, acelerar o processo de fotossíntese e prolongar a estação de crescimento. Para aumentar o período de frutificação, os arbustos de pepino devem ser pulverizados com infusão de feno. Deve ser enchido com água morna à taxa de 1: 1 e insistido por 2 dias. Aplique a infusão três vezes com uma frequência de 7 dias.
O perigo da falta de oligoelementos
Alterações características em sua aparência indicam que uma planta carece de algum elemento ou muito dele. Seu crescimento é significativamente mais lento, as folhas mudam de cor e secam, os frutos são formados irregularmente.
Você pode descobrir sobre a falta de oligoelementos usando as dicas na tabela:
Nome do item | Sintomas de escassez | Como alimentar |
Nitrogênio |
|
|
Potássio |
|
|
Fósforo |
|
|
Recomendações adicionais para o cuidado de pepinos em estufa
É fácil cuidar de arbustos de pepino em uma estufa. Aqui estão as dicas de cuidados mais comuns:
- Para o cultivo bem-sucedido de pepinos em estufa, é importante criar as seguintes condições:
- temperatura do ar - de +22 a + 24 ° С, durante o período de aparecimento de frutos - de +22 a + 26 ° С;
- boa iluminação por 12 horas;
- aumento da umidade no nível de 85-90% em dias claros e 75-85% em dias nublados;
- solo solto com boa condutividade da umidade e do ar.
- As plantas precisam ser cultivadas em solo quente - sua temperatura deve estar no nível de + 25 ... + 30 ° C. Uma temperatura de + 13 ° C é considerada criticamente baixa.
- As diferenças de temperatura são ruins para os pepinos, a diferença máxima permitida é de 6 ° C.
- A ventilação regular na ausência de correntes de ar é obrigatória para a cultura. Eles podem reduzir a alta umidade e impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Ao cultivar pepinos em solo fechado, é melhor usar o método de liga em forma de V, no qual as plantas são amarradas através de um dos fios direito e esquerdo, bem como treliça.
- Esta cultura de jardim precisa de formação obrigatória de mato:
- os stepuses devem ser removidos dos seios de 3 a 5 folhas da camada inferior;
- brotos localizados acima, você precisa beliscar após a segunda folha;
- em enteados de segunda ordem formados a partir das axilas das folhas do chicote menor, é necessário remover o ponto de crescimento após a formação da primeira folha.
- Recomenda-se regar os pepinos com efeito de estufa até 5 vezes por semana com água morna - aquecida a + 25 ° C.
- Antes da floração, é melhor regar os arbustos pela manhã, e depois da floração e durante a frutificação, à noite.
- Durante o resfriamento, a rega e o fertilizante devem ser reduzidos.
- Durante a umidificação, é importante garantir que a água não caia nas folhas e atire.
- Após cada irrigação, o cultivo deve ser realizado a uma profundidade de 3-4 cm.
- Ao selecionar variedades para a estufa, você deve escolher partenocárpico. Se a variedade não é essa, é necessário criar condições para a polinização: atrair insetos, plantar uma variedade adicional com flores masculinas, polinizar por conta própria com um pincel.
- Se o tempo nublado for observado por um longo tempo, você precisará pulverizar as plantas com medicamentos anti-stress "Epin-Extra", "Zircon".
- Você não deve superexpor as verdinhas amadurecidas nos cílios - isso não permitirá o desenvolvimento de novas frutas, o que significa que reduzirá o rendimento da planta.
Assim, o fertilizante de pepino cultivado em estufa é um procedimento importante e obrigatório que garante o correto crescimento, desenvolvimento das plantas e uma colheita abundante e bem-sucedida. Deve ser produzido, sempre levando em consideração as necessidades da planta em um certo estágio de desenvolvimento, a composição e condição do solo, condições climáticas em casa de vegetação.