O repolho é um dos cultivares mais preferidos cultivados por produtores domésticos de vegetais. É caracterizada por boa resistência ao gelo e é capaz de agradar com culturas estáveis, mesmo em condições adversas. Que outras vantagens esse repolho possui e como cultivá-lo adequadamente, entenderemos no artigo.
Descrição e características da variedade
Agressor - uma variedade relativamente jovem de repolho, criada por funcionários da empresa de criação Syngenta Sids, Holanda, em 2003. No mesmo ano, a planta foi incluída no registro estadual da Federação Russa como uma cultura vegetal, recomendada para o cultivo nas regiões centrais.
O Hybrid F1 é um representante de variedades com amadurecimento tardio, cuja colheita pode ser colhida entre 115 e 130 dias após o transplante. Os frutos da cultura são grandes, arredondados, levemente achatados por cima, os garfos são densos. O caule é de 15 a 20 cm, e a roseta é grande, com pequenas folhas redondas levantadas acima do solo, de cor verde acinzentada. A estrutura interna é fina, mas densa, branca com um tom amarelado. As folhas são caracterizadas por sabor agradável, suculento.
Sujeito às regras básicas da tecnologia agrícola, você pode cultivar cabeças de repolho pesando 3-5 kg. De um hectare, você pode obter de 450 a 600 centésimos de fruta. Uma safra recorde foi registrada na região de Moscou e totalizou 800 centavos.
A produção de produtos comercializáveis é alta e chega a 92-96%. Sujeito às regras de armazenamento necessárias, o repolho é capaz de preservar seu sabor e características estéticas por 5-6 meses.
Você sabe Até o momento, o ancestral selvagem do repolho de jardim não foi estabelecido. Pelo direito de ser chamado o berço da cultura, a Geórgia, a Grécia e a Itália lutam há séculos.
A variedade agressora é considerada caracterizada por sua excelente resistência a condições ambientais adversas. O repolho tolera perfeitamente um clima ruim, deficiência de nitrogênio e não requer cuidados especiais.
Prós e contras da variedade
- O agressor tem várias vantagens principais:
- rendimentos altos estáveis;
- despretensão em partir;
- resistência a condições ambientais prejudiciais;
- excelente apresentação;
- a possibilidade de crescer pelo método de plântulas;
- excelente desempenho de manutenção;
- resistência a muitas doenças e parasitas;
- excelente sabor;
- a capacidade de crescer em áreas com condições críticas;
- cem por cento de germinação de sementes.
- O repolho também não apresenta alguns inconvenientes, entre os quais os agricultores observam o seguinte:
- baixa resistência à infecção por quilha;
- rigidez das folhas (em alguns casos);
- possível leve amargor durante a salga.
Vídeo: Agressor F1 do repolho da variedade
Tempos de aterrissagem ideais
O plantio deve ser realizado em dias quentes, com temperatura ambiente estável durante o dia + 14 ° C. Ao plantar sementes diretamente em campo aberto, o plantio é realizado no final de abril - início de maio. O plantio de mudas deve ser realizado nas primeiras semanas de abril. Nesse caso, tanto no primeiro quanto no segundo, é necessário organizar a proteção das culturas contra possíveis geadas de retorno. Para fazer isso, recomenda-se cobrir o canteiro com lona agrícola ou qualquer material não tecido por várias semanas, até que as temperaturas da noite e do dia se estabilizem.
Métodos de cultivo
A germinação de cem por cento das sementes, bem como a excelente resistência às condições climáticas, permitem que o repolho descrito seja cultivado por dois métodos simples: mudas e mudas. Considere os recursos de cada um deles.
Imprudente
O método sem sementes envolve a semeadura das sementes de uma planta diretamente no solo.
Tempo de semeadura ideal
As sementes devem ser semeadas em solo bem aquecido, não antes da última semana de abril - início de maio. Os indicadores de temperatura durante o dia devem estar estáveis ao nível de + 14 ... + 16 ° C. Para o plantio, deve-se tomar cuidado com o preparo do solo. Os precursores mais ideais para o repolho são batatas, legumes, alho, cenoura, abobrinha, beterraba ou pepino.
Preparação do solo
As medidas para preparar o solo para o repolho devem começar no outono. Para isso, o leito é liberado da vegetação, o solo é cuidadosamente escavado e o fertilizante é aplicado com húmus e cal. A seção para repolho branco deve estar bem iluminada, mas protegida de maneira confiável da exposição prolongada aos raios diretos do sol e a correntes de ar.
Se o curativo de outono não tiver sido realizado, os fertilizantes orgânicos poderão ser aplicados na primavera, imediatamente antes da semeadura. Como nutrientes, recomenda-se o uso de húmus diluído ou uma mistura de superfosfatos (30 g), sais de potássio (40 g) e uréia (45 g).
Características da semeadura em campo aberto
Recomenda-se o plantio de sementes agressoras em campo aberto, de acordo com o seguinte esquema:
- divida a seção em tiras, cuja distância deve ser de aproximadamente 70 cm;
- em cada tira com um intervalo de 60 cm, faça sulcos com uma profundidade de 1-1,5 cm;
- coloque 3-4 sementes no recesso;
- preencha todos os buracos com o solo, umedeça a superfície com bastante.
Ao formar mudas em uma folha cheia, as culturas precisam ser umedecidas e desbastadas. O desbaste repetido deve ser feito após o aparecimento de 4 folhas nas mudas. Durante o dia, as plantações devem ser ligeiramente abertas e, à noite, novamente protegidas de possíveis geadas por meio de um filme. É totalmente permitido o abrigo ser removido após o estabelecimento de temperaturas estáveis de dia e de noite.Importante! Com o efeito estufa, as primeiras mudas podem aparecer após 4–5 dias. No entanto, com a diminuição da temperatura do ar, a germinação das sementes pode levar até duas semanas.
Método de mudas
Esse método é considerado o mais familiar e tradicional para as hortaliças - envolve o cultivo preliminar de mudas.
Preparação de sementes
Apesar de o método das mudas ser considerado mais trabalhoso, permite obter altos rendimentos estáveis. Para o cultivo de mudas, o material de sementes de mais alta qualidade deve ser selecionado. Recomenda-se a compra de sementes em lojas especializadas ou a seleção independente da safra do ano passado.
Para semear sementes com um tamanho de pelo menos 1,5 mm de diâmetro são perfeitas. Primeiro, os grãos devem ser mergulhados em água quente por 15 a 25 minutos (a temperatura é de cerca de + 50 ° C), depois mergulhados em água fria por 1 a 2 minutos e secos completamente. Tais medidas impedirão possíveis doenças.
Importante! Para ativar o crescimento de sementes, é recomendável mergulhá-las em 2–4 horas na solução Gumi (2 gotas do produto por 200 ml de água).
Preparação de solo para mudas
Para a semeadura, é necessário selecionar nutritivo, rico em vitaminas e minerais, solo leve com nível de acidez neutro. A opção ideal é um substrato, que inclui turfa, areia e terreno fértil na proporção de 1: 1: 1.
Ao aplicar o solo preparado de forma independente, ele deve ser desinfetado com o método mais conveniente:
- derramar com uma solução fraca de permanganato de potássio e secar;
- calcina no forno a uma temperatura de 180 ° C por 20-25 minutos.
Semeando sementes para mudas
O plantio de sementes para mudas deve ser realizado na primeira quinzena de abril.
Para a semeadura, recomenda-se o uso de pastilhas de turfa especiais ou copos de plástico descartáveis. O algoritmo de semeadura é simples:
- encha os recipientes até a metade com um substrato;
- faça pequenos furos no solo até 1,5 cm de profundidade e coloque uma semente em cada um;
- encha o solo com solo, umedeça bem a superfície;
- Cubra os recipientes com as culturas com filme plástico e coloque em um local quente e iluminado (com indicadores de temperatura +15 ... + 20 ° C).
Cuidados com mudas
As primeiras fotos, sujeitas às condições de iluminação difusa e indicadores de temperatura estáveis de +15 a + 20 ° C, devem aparecer após uma semana. Assim que três folhas cheias forem formadas, as mudas devem ser mergulhadas em recipientes separados. Três vezes antes do transplante em campo aberto, recomenda-se alimentar a planta: a primeira vez após o aparecimento da primeira folha, a segunda - uma semana após a primeira, a terceira - antes de plantar no solo. Como alimento, você pode usar uma solução de verbasco, nitrato de amônio ou produtos adquiridos, por exemplo, nitrofos, Agrostimul.
No processo de crescimento, as mudas devem ser endurecidas. Para isso, é necessário acostumar-se a baixas temperaturas dentro de uma semana. Nos primeiros dias, os brotos são levados para uma varanda ou varanda e, em seguida, são colocados ao ar livre o dia inteiro, entrando na sala apenas à noite. Imediatamente na véspera do plantio, as mudas são deixadas na rua por um dia inteiro.
Importante! O endurecimento permite reforçar a imunidade das mudas, desenvolver uma excelente resistência à seca e às más condições climáticas.
Transplante de mudas para o solo
O plantio de mudas em solo aberto é recomendado 30 a 40 dias após a formação das primeiras mudas. Para o repolho, é necessário preparar uma área bem iluminada, onde não haja correntes de ar e fortes rajadas de vento. O repolho tardio cresce melhor em solos argilosos leves. Muitas vezes, os jardineiros estão interessados em saber se uma planta pode se enraizar em solo arenoso - a cultura descrita tem essa capacidade. Se o solo estiver muito acidificado, ele deve ser enriquecido com uma solução de "Lime-Gumi", que permitirá desoxidar o solo e saturá-lo com componentes úteis, em particular nitrogênio, potássio e cálcio.
O transplante de mudas para o solo deve ser realizado usando a seguinte tecnologia:
- em solo solto enriquecido com húmus ou outros fertilizantes orgânicos, faça tiras a uma distância de 70 cm uma da outra;
- fazer furos nas tiras com um intervalo de 60 cm;
- despeje uma mistura de 0,5 colher de chá em cada poço. nitrofoski, 2 colheres de sopa. cinza de madeira, 1 punhado de húmus, turfa e areia;
- umedeça os poços com 0,5 l de água sedimentada, mas não fria;
- abaixe a planta no poço junto com um pedaço de barro, polvilhe com o solo até o nível das folhas do cotilédone.
Nos primeiros dias após o plantio, as mudas devem ser protegidas da luz direta do sol e de possíveis geadas noturnas, utilizando um abrigo especialmente organizado, feito de fibra sintética ou filme plástico.Importante! O plantio muito apertado não permitirá que o arbusto obtenha a quantidade necessária de umidade e iluminação, o que afetará negativamente o rendimento e o tamanho das cabeças de repolho.
Os especialistas recomendam a realização de eventos para o plantio de mudas em campo aberto à noite ou em dias nublados, a fim de evitar os efeitos agressivos da luz solar.
Cuidados com as plantas
O Agressor de repolho é uma opção ideal para iniciantes e jardineiros inexperientes, pois é pouco exigente e fácil de cuidar.
Características da rega
Como a cultura é higrófila, o item de cuidado mais importante é a rega abundante e regular. Os procedimentos de irrigação devem ser realizados à noite, após o pôr do sol. Em dias quentes, a cultura deve ser umedecida a cada 2-3 dias, em tempo mais nublado e chuvoso - uma vez a cada 7-10 dias.
É importante observar os padrões de rega: por 1 km². m precisará de 6 a 10 litros de água. A planta deve ser umedecida com água bem mantida e não fria, caso contrário, seu sistema radicular sofrerá. A conformidade com o regime de irrigação permite garantir a formação intensiva de massa verde e a formação de um garfo grande e denso.
Importante! A rega da planta deve ser interrompida duas semanas antes da colheita, pois o excesso de umidade pode causar rachaduras no fruto.
Aplicação de fertilizantes
Dependendo do estágio de crescimento e desenvolvimento do repolho, ele precisa de certos componentes nutricionais.
É especialmente importante fornecer à cultura substâncias minerais e orgânicas valiosas nesses períodos:
- 20 dias após o plantio em campo aberto. Como primeira cobertura, é usada uma solução de verbasco e água (0,5 l de verbasco por 10 l de água). Uma planta exigirá no mínimo 0,5 litros de mistura de nutrientes;
- 10 dias após a primeira refeição. Para o segundo curativo, use os mesmos meios na mesma dosagem;
- durante o cabeçalho. Os arbustos são regados com uma mistura de 8 g de sulfato de potássio, 5 g de superfosfato, 4 g de uréia e 10 l de água.
Uma aplicação equilibrada e regular de adubação pode aumentar significativamente a fertilidade do solo e, assim, melhorar a qualidade da fruta.
Soltar e amontoar o solo
Idealmente, todo umedecimento de repolho deve terminar com o afrouxamento do solo. Este procedimento irá enriquecer o solo com oxigênio e nutrientes, ativando o crescimento das culturas. O primeiro cultivo deve ser realizado a uma profundidade de 4-5 cm, livrando simultaneamente o solo das ervas daninhas. Posteriormente, o solo é afrouxado mais profundamente, de 8 a 10 cm, o que fornece acesso aéreo ao sistema radicular.
Três semanas após o plantio de mudas, recomenda-se realizar o primeiro abate. Os arbustos repetidos devem ser aterrados após 10 a 15 dias. Tais eventos permitirão intensificar o crescimento das raízes laterais, fortalecer as raízes, o que afeta positivamente o rendimento das culturas.
Doenças e pragas
Agressor de repolho é caracterizado pela excelente resistência a muitas doenças e parasitas. Ela tem boa imunidade a Fusarium, neurose pontual, tripes e pulgas crucíferas.
No entanto, em caso de violação das regras básicas da tecnologia agrícola, a planta pode ser afetada:
- pulgão repolho. Os principais sinais são uma mudança na cor das folhas para rosa, o acúmulo de pequenos ovos nos tocos. Recomenda-se combater o parasita tratando verduras e cabeça com uma solução de sabão;
- mariposa. É fácil reconhecer pela formação de pequenos orifícios nas folhas. Tratar o mato com uma solução de arseniato de cálcio ou clorofos ajudará a se livrar da praga;
- caracóis e lesmas. Pragas atacam folhas de couve, deixam pequenos buracos e traços mucosos característicos nelas. Você pode superar os parasitas se à noite sob a planta colocar grânulos "Meta" ou "Trovão";
- quilha. Esta doença fúngica é mais perigosa para o repolho, pois afeta as folhas, o sistema radicular. A planta se torna letárgica, apodrecendo gradualmente e morrendo. Arbustos infectados não são tratáveis. Somente a prevenção ajuda a combater a doença - antes da semeadura, o material das sementes é tratado com a preparação Granosan e as raízes são cobertas com uma solução fraca de argila;
- perna preta. O efeito negativo deste fungo se manifesta na forma de escurecimento, deterioração adicional da raiz do pescoço e da base do caule. Impedir o desenvolvimento da doença permite o tratamento preventivo do sistema radicular com uma solução de permanganato de potássio.
Recursos de coleta e armazenamento
O amadurecimento do repolho ocorre bastante tarde - no início de outubro. Colheita em tempo seco, a uma temperatura não inferior a + 8 ° C. O repolho pronto para a colheita se distingue pela presença de folhas brilhantes e bem formadas e uma grande cabeça de repolho. A saída deve ser feita com uma faca bem moída ou um machado pequeno. Os garfos são cortados do toco, deixando uma raiz de 2 a 4 cm e várias folhas que permitirão que a fruta seja mantida fresca durante o armazenamento.
O armazenamento a longo prazo está sujeito a completamente saudável, sem sinais de danos e doenças, cabeças de repolho.As condições ideais para armazenar repolho são consideradas um local seco e fresco, com valores constantes de temperatura de + 2 ... + 5 ° C e um nível de umidade de 90-95%.
Danificados ou com sinais de doença, as cabeças de repolho devem ser consumidas imediatamente ou enviadas para reciclagem. Como mostra a prática, o repolho Aggressor é adequado para salga ou fermento (inclusive na forma de “paillettes”), é usado com sucesso para cozinhar o primeiro e o segundo pratos e é adequado para consumo fresco.
Você sabe Na medicina popular, o repolho começou a ser amplamente utilizado após a descoberta de uma única vitamina U em suas folhas - uma substância anti-úlcera que permite eliminar úlceras estomacais e úlceras duodenais, colite e gastrite.
O Agressor de Repolho ganhou seu nome com razão porque é altamente resistente a condições climáticas críticas, possui excelente imunidade a um grande número de doenças e parasitas, é capaz de crescer e produzir excelentes colheitas, mesmo em solos empobrecidos. Além disso, possui excelente sabor e pode manter sua apresentação por 5-6 meses.
Revisões de usuários de rede
VANTAGENS: apenas vantagens
DESVANTAGENS: não
O agressor F1 cultiva couve há muitos anos. Melhor que o agressor, não vi repolho atrasado. Com uma germinação de sementes de 95 a 98%, crescemos através de mudas, nos cumes, e cresce bem, não requer cuidados especiais, apenas capina, afrouxamento e rega. Eu não notei nenhuma doença neste repolho, apenas uma pulga crucífera era uma praga. Cabeças de repolho crescem uniformemente, pesando 3-3,5 kg, excelente sabor, ótimo para decapagem e para consumo fresco. O armazenamento é bom, a embalagem foi gravada por 5 a 6 meses e eu a guardei até abril-maio. Portanto, eu recomendo o cultivo deste híbrido, você não se arrependerá sem ambiguidade. Boa sorte