Tomates, especialmente os altos, precisam de uma liga. Pode levar muito tempo, mas sua ausência pode reduzir significativamente o rendimento. Por que amarrar tomates? Como fazer isso certo? Quais são as formas de liga?
Preciso amarrar tomates?
Normalmente, variedades determinantes de tomate não precisam ser amarradas. Mas os residentes de verão e os proprietários de imóveis, que desejam economizar terra e obter mais colheitas, estão cada vez mais escolhendo tomates indeterminados, que simplesmente precisam de uma liga. Em estufas, é aconselhável cultivar apenas variedades altas.
O procedimento para amarrar os arbustos de tomate é demorado e requer alguns materiais; portanto, alguns jardineiros se perguntam se é necessário fazê-lo.
Então, por que o tomate precisa de uma liga:
- ajuda a manter galhos e caules que podem quebrar sob o peso de mãos pesadas;
- plantas encadernadas são mais iluminadas e bem ventiladas;
- galhos e frutas caídos no chão são atacados por pragas e patógenos;
- quando rega e chove, a umidade excessiva deixada na massa verde e os frutos da planta caída no chão levam à sua deterioração;
- é mais fácil colher e cuidar (enteado, pulverização, afrouxamento e rega) de arbustos amarrados. É impossível arrancar ervas daninhas sob arbustos caídos, e eles logo se encontram entre ervas daninhas cobertas de vegetação.
Vídeo: Métodos de liga de tomate
Regras básicas da liga
Amarre os arbustos corretamente e seja guiado pelo seguinte:
- é necessário excluir o contato de ramos e frutos com o solo;
- use um material macio, mas forte, que não comprima as verduras para fixar a planta no suporte. Você pode usar várias tiras, cordas, mas as meias de nylon femininas (meias) são mais adequadas;
- Não prenda com material reutilizado (ou desinfecte);
- a liga deve ser larga o suficiente e grossa;
- a planta não pode ser beliscada e nem amarrada. É necessário deixar uma brecha para o desenvolvimento posterior do mato;
- A liga é realizada dependendo da taxa de crescimento e altura do mato, e várias vezes por estação.
Importante! Você não pode usar arame, linha de pesca e cordas finas para ligar as plantas. O material de liga de tecidos naturais também não é adequado, pois apodrece e geralmente contribui para a propagação de doenças e pragas.
Métodos de liga de tomate
A altura e a altura da planta, as possibilidades do local da liga e a escolha do jardineiro afetarão como e o que os arbustos de tomate serão amarrados. Existem diferentes maneiras de se ligar.
Na treliça
Para um grande número de tomates indeterminados, é mais razoável usar treliça. Pegs fortes e duráveis, com cerca de 2,5 a 3 m de comprimento, são selecionados para sua construção.Este material também é adequado para variedades de baixo crescimento, se não houver bastões suficientes. Nesse caso, você pode usar espaços em branco para suportar um tamanho menor (de 1,5 m). Os perfis metálicos são considerados racks confiáveis para essas estruturas, embora uma viga fina também possa ser usada.
A treliça é instalada antes do plantio do tomate e isso acontece da seguinte maneira:
- Nas bordas da área selecionada, os pinos são conduzidos ao solo a uma profundidade de cerca de meio metro. Eles devem permanecer firmes no chão como um suporte confiável.
- 2-3 linhas de arame são puxadas entre as estacas com um passo entre as linhas de 0,7 a 1 m. A primeira linha deve estar a 25 cm da superfície do solo.
- Nas linhas de arame, as linhas transversais são feitas de fios de kapron e a treliça se torna como uma rede com células grandes.
- Quando os arbustos crescem até o início das linhas de arame, eles são cuidadosamente fixados ao arame inferior. Não é necessário apertar bem, deixando espaço para mais crescimento.
Você sabe Agora são vendidos nas lojas prendedores de roupa especiais para a liga, que rapidamente e cuidadosamente prendem os tomates aos suportes.
Para os pinos
Este método de liga é o mais simples e é usado com mais frequência do que outros. Os pinos podem ser de qualquer material disponível e suficientemente forte - plástico, madeira, metal. Eles geralmente são feitos de material improvisado. Muitas vezes, os arbustos são amarrados a suportes feitos de galhos de árvores.
A liga de tomate para um cavilha é realizada da seguinte forma:
- O material da liga é selecionado (pinos e material da liga). Para variedades altas, é necessário colher imediatamente os pinos com um comprimento de cerca de 2,2 a 2,8 m. Para os tomates baixos, é necessário escolher um suporte acima deles em 15 a 20 cm.
- O pino é enterrado no solo por 20 a 30 cm, a uma distância de 10 cm da própria planta, para não danificar suas raízes.
- O caule de um tomate não é firme, é livre (afinal, a planta ainda cresce), embrulhado várias vezes com material de liga e amarrado a um pino. Amarre o nó para que ele possa ser facilmente desatado e movido mais alto.
Armação de arame
Essa liga é realizada sem o uso de estacas. Esse design reutilizável tem a forma de uma gaiola de arame, instalada perto de cada planta. É ideal para tomates grandes e altos. Você precisa trabalhar duro na criação e gastar dinheiro em material (conexões e arame), mas eles são rapidamente instalados no lugar certo. Também deve haver um local para armazená-los.
Você sabe Como opção - você pode fazer uma estrutura de madeira a partir das ripas. Geralmente é mais espaçoso amarrar 4 arbustos. Este quadro é muito semelhante a um mirante sem teto e parece um elemento decorativo. Quando os arbustos crescem, esses estandes, entrelaçados com folhas abertas e regados com cachos de tomates, ficam muito bonitos.
Esse quadro é feito desta maneira:
- Pegue as barras de reforço do comprimento necessário (geralmente na quantidade de 4 peças) e instale verticalmente.
- Ao redor das hastes de arame grosso e grosso são feitas e ligadas a elas várias fileiras de círculos. O resultado é um design cilíndrico.
- No meio desse quadro, um arbusto é plantado (à medida que cresce, deve ser amarrado à estrutura).
Caps
Esse design geralmente é feito de materiais improvisados. Varas, galhos, fios, cordas são usadas.
Eles são construídos da seguinte maneira:
- Um pino longo e forte é introduzido no centro do local escolhido para a liga, que servirá de base e suporte a toda a estrutura.
- 3-4 hastes (galhos, paus) são presas ao topo do suporte, e as extremidades inferiores são criadas e aprofundadas no chão. Acontece algo como uma pirâmide ou uma base para uma cabana.
- As varas são amarradas com várias linhas de arame às quais os tomates serão presos.
- Tais "cabanas" são geralmente construídas para vários arbustos e localizadas a uma distância de cerca de um metro uma da outra.
Recursos da liga
A maneira pela qual os tomates são mais bem amarrados é afetada pelo local de plantio - na rua ou em terreno protegido.
Em campo aberto
Na rua, uma liga pode ser feita a qualquer momento (mesmo que os arbustos já tenham crescido) e use qualquer método. É realizada quando os tomates já começaram a dobrar, mas ainda não caíram.
Para a liga, você pode até usar culturas, estruturas ou estruturas próximas, que também podem servir de suporte.
Antes da liga nos canteiros, a rega das plantas é interrompida para que as hastes fiquem mais elásticas e não quebrem durante este procedimento. Não use apenas o método de amarrar um fio ou fita com torção, pois esse método é adequado apenas para arbustos altos em uma estufa.
Na estufa
A liga de tomates na estufa tem suas próprias características, e você deve se preocupar com isso com antecedência. Em uma área limitada, nem todos os métodos são aplicáveis. Eles geralmente fazem a fixação na treliça, mas esse método também tem suas próprias nuances. Variedades indeterminadas em uma estufa são melhor fixadas como trepadeiras em um plano inclinado na forma das letras "V" ou "U".
Você sabe Na estufa, você pode usar o método de liga “de acordo com Maslov”, onde linhas de pesca, anzóis e elásticos são tomados como base para a liga. Nós com alças são feitos em uma grossa linha de pesca, e estão firmemente presos ao topo da estufa no local de plantio do mato. Com a ajuda de ganchos e um elástico cortado em uma câmara de bicicleta, a bucha é presa ao laço da linha de pesca na altura desejada. À medida que as plantas crescem, novos pontos de fixação nos loops são adicionados.
Amarrar a treliça com o “oito” (“arco”) é bom. É produzido da seguinte forma:
- Sob os diferentes extremos das camas, eles apoiam.
- Entre eles, estique o fio.
- Trança o caule de um arbusto de tomate para que fique um laço. Esse laço deve ser livre para que, à medida que o arbusto cresça, ele possa se mover.
- As extremidades da fita estão presas a um fio esticado.
Vídeo: Liga de tomate em estufa
Dicas úteis
Os especialistas recomendam durante o procedimento da liga de tomate:
- use material descartável que é destruído após uma colheita completa para evitar doenças fúngicas;
- estacas, bastões, paus como suporte (devem ser tratados com desinfetantes para excluir algumas doenças). Para este fim, é adequada uma solução concentrada de manganês na proporção de 0,02 g por 1 litro de água;
- observe uma distância de 1-2 cm entre o suporte e a haste;
- amarre os tomates em terreno aberto quando o arbusto começar a dobrar;
- enrole a corda para a liga no sentido horário e faça-a sob as folhas, não sob a escova;
- cerca de 20 cm do topo do mato devem estar livres;
- duas fixações do curativo costumam ser suficientes para consertar a planta;
- o método de liga deve ser escolhido de acordo com a variedade de tomates, o crescimento das plantas. Para algumas variedades, uma estaca próxima é suficiente; para a fixação, são necessárias estruturas em camadas;
- um projeto mais complexo consertará a planta com mais confiabilidade.
Você sabe Nas latitudes do sul, a liga de tomate não é praticada. O caule, plantado no chão, cria raízes e recebe nutrição adicional para melhor frutificação, e o topo enraizado pode ser usado para atualizar a planta.
Os arbustos altos da liga em nosso clima são necessários; caso contrário, o tomate se deteriorará sob a influência de fatores adversos devido ao contato com o solo. Em campo aberto, os arbustos podem ser amarrados de maneiras diferentes e, em estufas, é preferível usar treliças, que são instaladas antes do plantio do tomate.