O cultivo de tomates exige muito esforço e custo, além da disponibilidade de uma casa de verão. Mas também existem tipos de tomates que não são muito caprichosos para cuidar e que não exigem camas extensas para crescer. Uma dessas variedades é o tomate Pinóquio.
Descrição da nota
Pinóquio é uma planta anã que produz culturas sob a forma de tomate cereja. Cuidados pouco exigentes, alta produtividade e tamanho compacto contribuem para a alta popularidade desse vegetal entre os jardineiros.
Você sabe Os primeiros tomates cereja foram cultivados em 1973, em Israel.
O tomate decorativo Pinóquio tem essas características:
- refere-se a uma forma determinante;
- É considerado um tomate anão, com cerca de 30 a 35 cm de altura e, em forma, é um pequeno arbusto que é frequentemente usado como planta ornamental;
- os frutos são pequenos, redondos, vermelhos. Tem um sabor suculento, que lembra cereja, pode ser usado em saladas e picles;
- o peso de um tomate é 20 g;
- folhas de tomate são verdes, dissecadas, enrugadas. A forma se assemelha a folha de tomate e batata;
- os tomates são de maturação precoce e média, depende das condições da planta;
- os primeiros frutos podem ser obtidos dentro de 90-105 dias após o plantio.
Prós e contras
O cultivo de tomates pinocchio anão tem certas vantagens e desvantagens.
- Vantagens da classe:
- adequado para cultivo interno e externo;
- possui bom gosto;
- produtividade estável e aumentada;
- longo período de frutificação;
- o arbusto não requer ligas;
- resistência a várias doenças.
A desvantagem é o fato de o empate ocorrer uma vez, após o que o vegetal murcha e perde a capacidade de dar uma nova safra.
Semeando sementes para mudas
O método de mudas de cultivo de tomate é o mais produtivo. A semeadura de mudas é o principal estágio no cultivo de tomates, uma vez que o rendimento do mato depende disso. As sementes são plantadas para mudas de 50 a 55 dias antes do plantio, em um local constante de crescimento. Antes de começar a semear, é necessário preparar sementes, solo e um recipiente para o tomate.
Importante! De um arbusto de tomate Pinocchio pode ser colhido de um a um quilograma e meio de fruta.
Momento ideal
O momento ideal para a semeadura de sementes para o plantio de mudas depende de onde o arbusto será cultivado posteriormente. Se estiver no jardim, o mês de março ou abril será aceitável. No caso de manter a planta na varanda ou na varanda, você pode plantar mais cedo, porque, se de repente esfriar, as plantas poderão ser movidas para uma sala mais quente. Os jardineiros que cultivam tomates Pinocchio na varanda plantam sementes no outono para obter mudas no início do inverno.
Mistura do solo
O solo para semear sementes pode ser comprado pronto em lojas especializadas de produtos agrícolas ou preparado por conta própria.
A mistura do solo é preparada da seguinte maneira:
- Primeiro você precisa tirar o solo do jardim ou comprá-lo.
- Em seguida, essa terra precisa ser seca.
- Prepare uma mistura que inclua um balde de terra, húmus, turfa e um copo de cinza de madeira.
- Todos os ingredientes devem ser cuidadosamente misturados e adubado com fosfato, para que o sistema radicular se desenvolva bem.
Importante! A regra principal na escolha do solo para o plantio de tomates é a baixa acidez e abundância nela minerais e oligoelementos.
Capacidade de crescimento
Para plantar tomates Pinocchio, copos descartáveis, pastilhas ou recipientes de turfa, caixas e panelas são adequados. Além disso, como economia, você pode usar garrafas de plástico, tendo previamente cortado sua parte superior. Na casa de verão, esta planta pode ser plantada no jardim e no canteiro.
Preparação de sementes
Para obter boas mudas, não apenas o solo é importante, mas também sementes corretamente selecionadas e preparadas para a semeadura. As sementes devem estar secas. Se estiverem molhados, existe a possibilidade de mofo, que no futuro destruirá as mudas. Os defeitos devem estar ausentes nas sementes, pois na presença desses indicadores, as mudas podem não surgir. Em lojas especializadas, você pode comprar sementes de tomate já processadas.
Mas se você tiver sementes do jardim, poderá processá-las você mesmo. Para que as sementes germinem rapidamente e se desenvolvam bem no solo, é necessário tratá-las antes de plantar com estimulantes de crescimento. Estimulantes de crescimento especializados estão disponíveis em lojas de horticultura.
Mas as substâncias naturais permanecem não menos eficazes e populares entre os agricultores:
- Uma solução de suco de aloe. Para fazer isso, você precisa fazer uma tintura de suco de aloe e colocar sementes embrulhadas com gaze por uma hora e meia.
- Tintura de mel. Uma colher de mel é dissolvida em um copo de água morna. Em nenhum caso você pode usar água fervente, pois as principais substâncias ativas do mel serão destruídas. Mergulhe as sementes em uma solução por 1,5 horas.
Para desinfetar sementes, execute o seguinte procedimento:
- embrulhe as sementes em gaze ou em um pano limpo e leve;
- preparar uma solução fraca de permanganato de potássio;
- abaixe as sementes em permanganato de potássio por 15 a 20 minutos;
- enxágüe as sementes em água corrente;
- coloque as sementes em água morna por um dia.
Você sabe O menor tomate do mundo em diâmetro atinge 2 cm, e o maior pesa um quilograma e meio.
Semeando sementes
Observando as regras de semear as mudas, você garantirá um bom crescimento das mudas.
O processo de semear não é complicado, mas tem uma certa sequência:
- Prepare o solo e os recipientes para semear.
- Em cada recipiente, coloque uma semente em um recesso de até 2 cm e cubra com uma pequena quantidade de terra por cima.
- Umedeça a colheita com água. Para mudas no apartamento, é aceitável derramar água na panela da panela.
- Cubra as mudas com papel alumínio para criar uma temperatura e umidade adequadas. Ao mesmo tempo, vários furos são feitos no filme para que o ar possa circular nas mudas.
Cuidados com mudas
O tomate Pinóquio não é muito exigente para cuidar, mas manter e cultivar mudas nas condições certas aumenta a probabilidade de uma boa colheita e de tomates saborosos. Como os tomates amam o sol, a panela com o arbusto deve ter luz suficiente. Eles têm mudas em peitoris de janelas ou varandas abertas para que haja acesso à luz solar direta. No inverno, é necessário criar iluminação adicionalmente usando lâmpadas, para que o tomate não pare de crescer.
A temperatura para os tomates deve estar na faixa de 23 a 24 ° C. A temperatura mínima permitida à noite é 16 ℃. Uma temperatura mais baixa leva a uma interrupção no crescimento do vegetal. Tomates requerem rega abundante. Para fazer isso, use água a uma temperatura de 20–25 ° C; regada pela manhã, duas vezes por semana. O solo do tomate deve ser afrouxado no dia seguinte à rega.
Importante! Assim que os primeiros tomates aparecem nos arbustos, a fertilização com nitrogênio é excluída.
A cobertura dos tomates é realizada em várias etapas. A primeira cobertura é realizada por substâncias orgânicas imediatamente após o plantio no solo. Os curativos a seguir são adicionados uma vez a cada 10 a 12 dias, usando substâncias minerais para isso.
Endurecimento de mudas
O cultivo de mudas de tomate é realizado em casa de vegetação. Quando uma muda é transplantada para campo aberto, o sistema radicular, caules e folhas do broto sofrem de condições incomuns. Para que o período de adaptação ao novo ambiente aconteça mais rapidamente e cause menos danos, é necessário endurecer as mudas com antecedência.
O endurecimento é realizado durante todo o período de detenção em estufas ou viveiros. Duas semanas antes do plantio em local permanente, é necessário reduzir gradualmente a temperatura do conteúdo dos brotos para 12-14 ° C. Não é recomendado realizar esse endurecimento por mais de três semanas, pois o vegetal pode parar de crescer e cair em um período inativo.3-5 dias antes do transplante, a temperatura da muda deve ser a mesma da sala onde o tomate será mantido. Para se acostumar com essa temperatura, é necessário deixar o germe nesse regime de temperatura a noite toda.
Além disso, como endurecedor, as mudas reduzem a rega. O volume de água permanece o mesmo, mas os períodos entre a irrigação se tornam mais longos. Devido a isso, o solo seca na parte superior e permanece úmido nas raízes. Isso contribui para o fato de o sistema radicular do tomate ficar mais forte.
É necessário ensinar mudas de tomate ao sol. Nos primeiros dias após o plantio, os raios solares diretos afetam negativamente as mudas e podem secá-las. Para que o broto se acostume gradualmente ao regime de luz, aumente diariamente seu tempo ao sol. Nas primeiras semanas, ele fica 15 a 20 minutos pela manhã ou depois do jantar. Após duas a três semanas desse endurecimento, a planta já se acostuma ao sol e permanece sob ela o dia inteiro.
Importante! É necessário escolher um solo não menos fértil para a colocação principal das mudas do que durante a maturação das mudas.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas são transferidas para áreas abertas depois que o frio passa e a ameaça de súbita geada desaparece. O momento mais favorável para o plantio de tomates dura até meados de junho. É possível transplantar uma muda em campo aberto dois meses após a semeadura.
O procedimento para plantar tomates em solo aberto:
- As camas da variedade Pinocchio são escavadas a uma distância de 40 cm uma da outra.
- A profundidade do buraco em cada leito deve atingir 15 cm.
- O húmus é derramado no fundo do buraco. Como aditivos, são derramadas cinzas e superfosfato.
- Em seguida, você precisa regar os poços, molhá-los abundantemente. As mudas também hidratam antes da escavação.
- Remova cuidadosamente a bucha do recipiente e transplante para o centro do buraco.
- Polvilhe as mudas com terra - para cobrir completamente o buraco.
- Após uma semana, é realizada a rega e a poda das folhas de tomate amareladas.
Existem quatro esquemas para plantar tomates no solo:
- Particular. O método mais comum. Adequado para plantar em campo aberto e em estufa. Entre cada fileira de mudas deve ser de 30 a 50 cm e os tomates da mesma fileira estão localizados a uma distância de 20 a 30 cm.
- Aninhamento. Ideal para o cultivo de tomates ao ar livre. Três arbustos são formados em um ninho. Os arbustos são plantados paralelamente entre si a uma distância de 80 cm. A distância entre as mudas é de 60 cm.
- Duas linhas. Esse método de pouso também é chamado de xadrez. Os arbustos são plantados em duas fileiras, a uma distância de meio metro um do outro. Entre as linhas, mantenha a mesma proporção à distância - meio metro.
- Fita de duas linhas. Os arbustos de tomate são plantados em duas fileiras; a distância entre eles deve ser de 60 a 70 cm, mantendo-se uma distância de 25 cm entre os próprios tomates, se necessário, são plantadas mais duas fileiras, a um metro das anteriores.
Aprenda a plantar tomates na estufa.
Cuidado ao ar livre
Por estar em solo aberto, a planta precisa menos de atenção e cuidado do que na fase de mudas. A rega é realizada quando o solo seca na base das plantas - aproximadamente uma vez por semana. A temperatura da água para irrigação é de pelo menos 22 ° C.
Quando uma crosta se forma quando o solo seca, é necessário afrouxá-lo. Esse processo permite aumentar o acesso ao oxigênio no sistema radicular, para que ele cresça mais ativamente. A profundidade do cultivo é de até três centímetros. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes do tomate. O afrouxamento é realizado pelo menos uma vez por semana. Capinar o solo é necessário quando as ervas daninhas aparecem.O horário de verão para mudas em campo aberto deve ser de pelo menos 12 horas; caso contrário, a planta começará a desbotar. Os fertilizantes para tomates Pinocchio são selecionados combinados. A alimentação é realizada uma vez a cada 10 a 15 dias, dependendo se o tomate cresce ou dá frutos. Se a planta tiver frutas, é necessário adicionar fertilizantes à base de potássio. Antes disso, o solo precisa de enriquecimento de nitrogênio.
Deve-se lembrar que após a frutificação, o tomate começará a ficar amarelo e murchar. Este é um processo normal, pois a variedade Pinóquio não produz um segundo ovário. Quando você começar a perceber a abundância de folhas murchas, precisará substituir o arbusto por um novo.
Características de crescer na varanda
A variedade Pinóquio é especialmente criada para cultivo na varanda, portanto, cuidar de uma planta de apartamento é bastante simples. Coloque uma panela de tomate no lado sul do apartamento, no peitoril da janela ou na varanda. Para que a planta se sinta confortável, o tomate Pinóquio é transplantado para caixas ou vasos com um volume de 2-3 litros. Uma capacidade muito grande não é necessária, pois em uma panela grande de tomate todos os sucos vão para o crescimento do rizoma, mas não resta energia para cultivar os frutos.
As regas produzem duas vezes por semana. O processo de rega deve ser realizado em torno do perímetro da panela, umedecendo apenas o solo. É importante não tocar nas hastes e folhas com água, caso contrário, elas rapidamente ficarão amarelas. A água é defendida e regada com ela quando a temperatura corresponde à temperatura do ar. Deve haver água suficiente para que, mesmo em clima quente após a manhã, o solo permaneça úmido à noite.O afrouxamento deve ser realizado uma vez por semana, como no tomate em solo aberto. Este procedimento também é chamado de "irrigação a seco", pois, quando usado corretamente, permite não regar o solo por até uma semana. Portanto, o afrouxamento alterna com a rega.
A temperatura do ar durante o dia deve ser de até 24 ° C, à noite - até 16 ° C. O tomate deve receber iluminação adequada. Se o vegetal é cultivado na estação fria, é necessário fornecer luz adicionalmente usando lâmpadas incandescentes. Os fertilizantes são adicionados uma vez a cada uma a duas semanas. A cobertura superior combinada, incluindo nitrogênio e potássio, é adequada.
Como esta planta é capaz de dar frutos no outono e inverno, o arbusto decorativo com frutas vermelhas é especialmente feliz na estação fria. O sabor brilhante e suculento do vegetal ganhou imensa popularidade entre muitos jardineiros. E a imunidade a doenças permite que mesmo os iniciantes criem esses tomates.