Cultivar verduras em uma casa de verão é uma prática comum para a maioria dos jardineiros. Basicamente, o conjunto padrão é semeado: endro, salsa, salada. Outra planta popular e muito útil é o aipo, cujos verdes perfumados são familiares a muitos. No entanto, os mais valiosos, do ponto de vista do benefício, são os caules dessa cultura, cuja produção é cultivada com aipo pecíolo.
Descrição e características do aipo pecíolo
O aipo é uma cultura vegetal de guarda-chuva de dois anos. É representado por várias espécies: folha, raiz e peciolato (caule). Em saladas e outros pratos culinários, o caule é mais usado.
A planta é uma grama com caules grossos e folhagem dissecada com tonalidade verde saturada. As flores são coletadas em guarda-chuvas, a raiz tem a aparência de um caule.
Recentemente, o tipo de cultura pecíolo está ganhando popularidade devido às suas propriedades excepcionais, portanto hoje pode ser encontrado em quase todas as casas de campo. O uso deste vegetal como alimento tem um efeito benéfico na imunidade, promove a perda de peso e estimula a queima de gordura.
Você sabe O aipo pode muito bem substituir os produtos à base de carne dos vegetarianos, devido ao seu alto teor de proteínas facilmente digeríveis.
Aipo crescente
A planta se propaga por sementes, mas devido ao fato de que a semente brota muito lentamente, é recomendável criar mudas e seguir rigorosamente as técnicas agrícolas.
Tempo de semeadura
A semeadura de mudas é feita no início da primavera, o momento ideal é no final de fevereiro ou na primeira década de março.
Solo adequado
Solos pesados, férteis e neutros (pH 6,5-7,5) com húmus são os mais adequados para o cultivo. Áreas ácidas devem ser evitadas.
Preparação de sementes
Antes do plantio, o material de plantio deve ser treinado:
- As sementes devem ser descontaminadas primeiro, isso reduzirá os riscos de doenças características desta planta. Para esse fim, as mudas são vertidas com uma solução rosa pálida fraca de permanganato de potássio à temperatura ambiente (cerca de + 22 ° C) e incubadas por 24 horas. O procedimento pode ser acelerado se a solução for aquecida a uma temperatura de + 50 ... + 60 ° C, e levará apenas 15 a 20 minutos (antes que o líquido esfrie).
- O segundo passo é o tratamento com estimulantes do crescimento.. Para acelerar a germinação, o material de plantio é embebido em uma preparação especial (por exemplo, "Imunocitófito") por um dia, de acordo com as instruções propostas.
Semeando sementes
As sementes são semeadas em caixas baixas preparadas, preenchidas com um substrato umedecido de húmus, grama, areia e solo do jardim. O material de plantio é semeado em fileiras uniformes sobre o solo, sem aprofundar muito. A distância entre as fileiras deve ser de pelo menos 5 cm. De cima, as sementes são polvilhadas com uma fina camada de solo (2-3 mm), após o que são borrifadas com água e cobertas com vidro ou filme transparente.
Importante! Ao escolher as sementes, é importante prestar atenção ao seu tamanho. Por via de regra, quanto maiores forem, mais carnudas serão as hastes do vegetal.
Cuidados com mudas
Para garantir uma boa germinação, é importante cuidar adequadamente das mudas:
- Imediatamente após a semeadura, os recipientes com sementes, cobertos com um filme, são colocados em um local quente e bem iluminado, com uma temperatura de ar estável de +20 ... + 24 ° C. Nesse caso, a iluminação artificial é necessariamente usada com falta de luz natural.
- É importante manter constantemente a umidade do solo, para a qual sua superfície é regularmente pulverizada a partir da pistola de pintura.
- Após 3 semanas, as primeiras fotos geralmente aparecem, o que significa que o filme ou o vidro protetor das caixas podem ser removidos.
- Depois que as primeiras folhas aparecem, o solo é levemente solto e umedecido por pulverização.
- Assim que 3 folhetos aparecerem nas mudas, o processo de colheita é realizado. As plantas são cuidadosamente retiradas do solo, retiram a ponta da raiz e transplantadas para um vaso separado com um substrato úmido, aprofundando o broto para as folhas inferiores. Por 3 dias, as plantas de mergulho protegem da luz solar, depois retornam ao seu local original e continuam os cuidados.
- As mudas de fertilização são realizadas à medida que crescem uma vez a cada 7 a 10 dias antes de serem transferidas para áreas abertas. Geralmente use fertilizantes minerais complexos (por exemplo, nitrofoska), de acordo com as instruções.
Aterragem
Na primavera, após o final da geada da noite, eles começam os preparativos para a transferência de mudas para o campo aberto. Para fazer isso, 7 a 10 dias antes do transplante, eles começam a levá-lo diariamente ao ar livre. Vale a pena começar com 15 a 20 minutos, aumentando gradualmente o tempo de endurecimento.
A área reservada para o aipo deve ser desenterrada, húmus e cinzas de madeira adicionados ao solo para alimentar o solo com nitrogênio e outros minerais.
As mudas devem ser colocadas no solo para que a roseta da planta fique acima da superfície do solo.
O esquema de plantio depende do grau de iluminação dos canteiros:Importante! Não é altamente recomendável fertilizar o solo para o aipo com adubo fresco, pois isso é repleto de queima de nitrogênio no sistema radicular.
- se o local estiver bem iluminado pelo sol, as mudas serão plantadas em um padrão quadriculado com um degrau de 17 a 20 cm, em 2 linhas, a 50 cm entre as linhas;
- em uma área parcialmente sombreada (uma sombra de não mais de 3 horas durante o dia), é utilizado um esquema de 50 × 25 cm, em que 50 cm é a distância entre as linhas e 25 cm é a folga entre os arbustos da planta;
- se a sombra cobrir a área por 5 ou mais horas, é aconselhável deixar entre 35 e 40 cm entre os arbustos, deixando 50 cm no corredor.
Outdoor Aipo Care
O cuidado adequado do aipo pecíolo em uma cabana de verão não é uma tarefa difícil, mas há algumas nuances que devem ser levadas em consideração.
Rega
Esta cultura gosta muito de umidade, com a condição obrigatória de drenagem do solo. Em outras palavras, o solo deve sempre estar úmido, mas a estagnação da água nas raízes deve ser evitada, pois isso pode fazer com que apodreçam.
Em regiões quentes e áridas, você precisa regar o aipo todos os dias, de manhã cedo ou à noite, quando não há sol escaldante. Em um clima mais frio, a rega é feita a cada 2 dias, mas ao final do amadurecimento, eles mudam para diariamente, para que as hastes do vegetal não adquiram um sabor amargo. A água é derramada exclusivamente sob a raiz.
Vídeo: Aipo pecíolo crescente
Aplicação de fertilizantes
Você precisa alimentar a planta em várias etapas:
- O primeiro, como descrito acima, é realizado no estágio de crescimento das mudas.
- Então, 20 dias após o transplante em campo aberto, o fertilizante orgânico é aplicado sob a raiz. Infusão usada com mais freqüência de esterco de vaca (1 parte em 10 partes de água) ou fezes de pássaros (1 parte em 20 partes de água). A cobertura é combinada com a próxima rega.
- Na fase de crescimento intensivo, é realizada a fertilização com fertilizantes contendo nitrogênio mineral (por exemplo, nitrato de amônio à taxa de 30 g de substância por 10 l de água). Após o estágio anterior, pelo menos 1 mês deve passar.
Você sabe O aipo é uma cultura tão universal e persistente que cresce em todas as partes do planeta, com exceção das zonas de permafrost.
Capina e afrouxamento do solo
O aipo cresce pouco quando a troca de ar normal é perturbada no solo.
É por isso que é importante cuidar adequadamente do site, executando os procedimentos necessários:
- A erva daninha deve ser removida regularmente como parece, sem esperar até que comece a inibir o crescimento da cultura vegetal.
- No período entre a irrigação, é importante afrouxar o solo nos espaçamentos das fileiras para garantir sua ventilação e redistribuir a umidade.
- Evita a propagação de ervas daninhas e retém a umidade da cobertura morta de palha distribuída em torno dos arbustos. Mulching facilita muito o cuidado da planta.
Prevenção de Doenças e Pragas
Infelizmente, apesar da despretensão, o aipo pecíolo é suscetível a várias doenças:
- Cercosporose - uma doença de natureza fúngica, cuja derrota sofre as folhas e caules da planta. Aparecem pontos arredondados com um diâmetro de cerca de 0,5 cm na superfície, luz no centro e marrom nas bordas. Como resultado do desenvolvimento da doença, as hastes e a folhagem secam. Para evitar, é necessário realizar a desinfecção obrigatória das sementes, conforme descrito acima, para observar as regras de cuidados, evitar o alagamento do solo, a estagnação da água. Se a doença não foi evitada, as plantas são pulverizadas com um agente fungicida (Fundazole), de acordo com as instruções do medicamento.
- Septoria - uma doença fúngica que se manifesta em arbustos maduros, formando manchas amarelas e marrons secas. As medidas para a prevenção e tratamento desta doença são semelhantes às utilizadas no combate à cercosporose.
- Mosaico de pepino - Uma doença viral disseminada por pulgões afeta a planta, interrompendo seu crescimento normal. Aparece na forma de anéis de várias cores na folhagem. A infecção só pode ser evitada pelo controle de pragas. Os arbustos afetados não são tratados, são removidos dos canteiros e destruídos.
- Ferrugem - é uma doença que se manifesta na forma de tubérculos marrom-avermelhados nas costas das folhas. Geralmente aparece no início da temporada em plantas jovens, na ausência de tratamento, pode destruir o aipo e infectar o solo. Para evitar a ocorrência dessa doença, é necessário seguir rigorosamente a tecnologia agrícola e observar o momento da semeadura e do plantio de mudas. As buchas dos pacientes são pulverizadas com uma solução do medicamento "Fitosporin", de acordo com as instruções do fabricante.
Não menos perigoso para a colheita é a derrota do aipo por pragas:
- Mosca de aipo - uma praga muito desagradável que põe ovos no começo da estação, como resultado de pequenas manchas convexas na folhagem e passagens no caule. A planta fica doente, a carne assume um sabor amargo. Na maioria das vezes, as moscas chegam de ervas daninhas que crescem nas proximidades. Para evitar o aparecimento da praga, você precisa remover cuidadosamente as camas. Além disso, é muito útil plantar cebolas no local com aipo, que repele a praga.
- Pulgão de feijão - pequenos insetos pretos que comem uma planta, essa é a praga mais formidável para o aipo. Os pulgões são considerados os maiores do gênero e estão se desenvolvendo muito rapidamente. Medidas preventivas para combater pulgões não são fornecidas, portanto, quando os primeiros sinais de infecção aparecem, é importante pulverizar imediatamente as plantas com a infusão de casca de laranja ou uma decocção de partes superiores de batata ou tomate.
- Folha de cenoura - vive em árvores coníferas e, no início da estação de crescimento, pode voar para jovens arbustos de aipo. A praga come o suco da planta, o que leva à sua deformação e morte. As medidas de prevenção incluem cuidados regulares com o solo, cultivo e limpeza de ervas daninhas.
Quando posso colher e como armazená-lo adequadamente
O aipo é geralmente colhido em setembro. Obviamente, as folhas da planta podem ser parcialmente arrancadas para serem consumidas antes, mas os caules precisam de tempo para se tornarem o mais suculentos possível.
Primeiro, os arbustos mais altos são escavados no chão, enquanto os menores são deixados para amadurecer até outubro, mas jardineiros experientes recomendam a colheita antes das geadas da noite.
Vídeo: Colheita e armazenamento de aipo pecíolo
Os arbustos cavados são colocados em um local fresco e escuro, sem cortar a raiz, para que o aipo fresco possa durar cerca de 2 meses. Em seguida, os pecíolos são cortados e armazenados na geladeira (até 3 semanas). As hastes cortadas e lavadas para armazenamento a longo prazo são congeladas. As propriedades úteis desse produto duram até 2 anos.
O conhecimento da agrotecnia do cultivo de aipo pecíolo e as peculiaridades de cuidar dele permitem concluir que a planta é despretensiosa e resistente a quaisquer condições climáticas. Os altos rendimentos e a possibilidade de armazenamento a longo prazo justificam a crescente popularidade dessa cultura.