Usar fertilizantes para aumentar a produtividade é uma prática comum e familiar a todos os jardineiros. Mas muitos duvidam se é possível fertilizar os pepinos quando eles florescem e dão frutos. Os recursos e tipos de cobertura neste período serão considerados ainda mais.
É possível alimentar pepinos durante a floração e a frutificação?
O sistema radicular da superfície dos pepinos seleciona os nutrientes disponíveis no solo, mesmo quando os cílios crescem. No momento da colocação dos brotos e ovários, apenas o adubo adicional ajuda as plantas a formar uma colheita de alta qualidade. Para ter muitos pepinos, é necessário alimentar os arbustos com vitaminas e minerais necessários para esta cultura em tempo hábil.
Você sabe Entre as muitas variedades de pepinos, as frutas mais incomuns estão em Momordiki ou pepino indiano. Eles são completamente cobertos por tubérculos de diferentes tamanhos e formas; à medida que crescem, eles mudam de cor de verde para laranja e, quando amadurecem, se abrem como a boca de um crocodilo, mostrando brilhantes sementes de framboesa por dentro.
Que curativo posso usar
Para determinar como fertilizar esse vegetal, considere suas características. Durante o período de crescimento de caules e frutas, é necessária uma quantidade suficiente de nitrogênio. Com sua deficiência, as notas verdes ficam pálidas e encurtam. O potássio é indispensável para a frutificação, com seu déficit, a produção é significativamente reduzida e sua qualidade é deteriorada, as estufas encolhem e adquirem uma forma mais estreita. O cálcio serve para fortalecer a imunidade da planta e é necessário fósforo para o desenvolvimento do sistema radicular e a abundante floração. Estes e outros oligoelementos benéficos são encontrados em fertilizantes minerais e orgânicos.
Fertilizantes minerais
Cada jardineiro decide se deve usar suplementos minerais devido ao risco de prejudicar a saúde ou o meio ambiente. Porém, misturas químicas criadas artificialmente de elementos úteis com o uso adequado, em conformidade com dosagens e instruções, são uma maneira fácil e altamente eficaz de alimentar rapidamente as plantas com tudo o que precisam.
As melhores misturas complexas para a alimentação de pepinos são as seguintes:
- nitrato de amônio;
- nitrofosk;
- superfosfato;
- nitrato de potássio.
Importante! Ao escolher sais de potássio para fertilizantes durante a floração e a frutificação, é necessário excluir o cloro que contém, pois isso reduz a qualidade da fruta.
Adubo orgânico
Os admiradores de produtos orgânicos sem química geralmente usam os materiais que a natureza fornece para nutrição adicional. As mais comuns - soluções de esterco e excrementos de pássaros na proporção de 1:10 e 1:15, respectivamente. Além disso, para obter uma rica colheita de camas, você pode muito mais do que despejar em composições caseiras:
- Molho de levedura usado frequentemente para obter colheitas mais rapidamente. É seguro, contém um complexo de vitaminas, aminoácidos e oligoelementos e é fácil de preparar. 10 g de fermento em pó seco ou 100 g de fermento em pó, meio copo de açúcar são diluídos em 3 l de água e insistidos por um dia, mexendo ocasionalmente. Antes da aplicação, a solução é diluída com água na proporção de 1: 5.
- Cinzas de madeira serve como fonte de todos os minerais essenciais necessários ao crescimento, bem como meio de controlar pragas. Na forma seca, faça 2 colheres de sopa. eu debaixo da raiz ou mexa um copo de cinza em um litro de água e use para regar.
- Infusões de adubo e maconha eles fornecerão aos pepinos todos os nutrientes e vitaminas que eles mesmos aprenderam, sem o risco de sobredosagem e acúmulo de nitratos nos frutos.
Tecnologia de alimentação
Você pode alimentar os arbustos na raiz e na folha. O tratamento radicular é realizado no verão quente, quando as raízes são poderosas, bem desenvolvidas e capazes de transmitir nutrição máxima às partes acima do solo. Os fertilizantes são aplicados à noite ou em tempo nublado após rega pesada. Se o tempo estiver frio e nublado, o sistema radicular absorve mais nutrientes; nesse caso, é usado o revestimento foliar. Pulverize as folhas da cultura em campo aberto em pequenas porções, pulverizando em pequenas gotas, em clima seco à noite ou pela manhã.
Importante! Para a assimilação de nutrientes através das folhas, são necessárias pelo menos 2 horas de chuva.
Nas estufas e estufas que pulverizam a qualquer momento, a única condição é a falta de luz solar direta.
Características da alimentação
O estado das plantas determina se elas precisam ser alimentadas e quantas vezes. Em condições normais, se os arbustos crescem bem e não há sinais de doença, isso é feito 4 vezes:
- duas semanas após o plantio de mudas;
- durante a brotação;
- durante floração intensa;
- durante a frutificação.
Independentemente do número e tipo de misturas de nutrientes em todas as fases da vegetação do pepino, é permitido o uso do bioestimulador Zircon, que é um poderoso imunomodulador, ativa o crescimento, a frutificação e aumenta a capacidade da planta de absorver nutrientes.
Vídeo: Molho eficaz para pepinos
Durante a floração
Quando os botões começam a se formar nos cílios, os suplementos de potássio são especialmente necessários, o número de ovários e, consequentemente, os frutos, depende deles.
Um bom resultado é dado por essa mistura:
- sulfato de potássio - 1 colher de chá;
- superfosfato - 1 colher de chá;
- excrementos líquidos de pássaros ou verbasco - 200 g;
- água - 10 l.
- superfosfato - 10 g;
- sulfato de potássio - 10 g;
- nitrato de amônio - 10 g;
- água - 10 l.
Você sabe Fertilizantes incomuns foram criados recentemente na Índia. Os cientistas descobriram uma maneira de transformar o cabelo humano em uma solução líquida rica em oligoelementos e ecologicamente correta. O novo desenvolvimento também ajudará a reduzir significativamente a carga sobre os sistemas de limpeza urbana.
Durante a frutificação
No início da frutificação, quando os ovários se formam, recomenda-se regar com uma mistura composta por:
- nitrofoska - 1 colher de sopa. l;
- Verbasco - 150 g;
- água - 10 l.
- superfosfato - 15 g;
- sulfato de potássio - 25 g;
- nitrato de amônio - 20 g;
- água - 10 l.
Com uma diminuição da temperatura ambiente, aumenta o risco de danos aos pepinos por diferentes tipos de podridão e infecções por fungos. Para fins profiláticos e aos primeiros sinais da doença, os arbustos devem ser tratados com uma mistura de Bordeaux ou com um fungicida sistêmico como Quadris ou Previkur.
Dicas úteis jardineiros
Devido ao cultivo de pepinos em quase todas as fazendas, cada jardineiro possui uma rica experiência em seu cultivo. Muitas dicas e recomendações de cuidados podem ser reduzidas a vários princípios básicos, a seguir os quais ajudarão a cultivar uma safra e evitarão erros graves:
- você precisa se alimentar de solo bem úmido;
- você não pode usar todos os fertilizantes ao mesmo tempo;
- curativos orgânicos e minerais são aplicados alternadamente;
- observar rigorosamente a dosagem dos medicamentos e a frequência de aplicação;
- use raiz e cobertura foliar dependendo do clima;
- Antes do uso em massa de uma nova ferramenta, ela deve primeiro ser testada em várias cópias da cultura.