O milho "rainha dos campos" é considerado uma das culturas mais populares nas indústrias alimentícia e agrícola. Variedades doces estão em grande demanda em qualquer época do ano e são um deleite favorito para muitos. O valor desta planta é bastante aumentado pela simplicidade de seu cultivo e condições pouco exigentes. O que é útil para o milho doce e qual é a técnica agrícola de seu cultivo em solo aberto, vamos entender.
Milho doce
O milho é uma cultura gramada anual de 1,5 a 3 m de altura, cuja pátria são as regiões subtropicais da América, em particular o México. Espigas de milho são usadas como alimento, caules são usados para alimentar animais, estigmas e “cabelos” são usados na indústria farmacêutica para a fabricação de medicamentos. O caule da planta é de espessura média, as folhas são longas, largas, lanceoladas lineares, de cor verde escura.Durante a floração, dois tipos de flores são formados no caule: masculino - maduro nas panículas apicais, feminino - localizado nos brotos. Uma ou duas espigas de 5 a 50 cm de comprimento e 2 a 10 cm de largura amadurecem em uma haste, dependendo do tipo e das condições ambientais. O peso de uma cabeça de repolho pode variar de 30 a 500 G. O milho doce possui uma ampla variedade de qualidades úteis, devido à sua composição biológica única.
Você sabe As variedades de açúcar do milho são cultivadas artificialmente, pois em condições naturais o vegetal nesta forma não ocorre.
O vegetal é rico:
- um grupo de vitaminas B;
- ácido ascórbico e vitamina PP;
- cobre;
- fósforo;
- molibdênio;
- potássio;
- magnésio
- iodo.
O conteúdo calórico de 100 g do produto é 1001 kcal, enquanto o BZHU apresenta:
- proteínas - 3,5 g;
- gorduras - 2,8 g;
- carboidratos - 15,6 g.
Classificação do milho de açúcar
Apesar de as variedades de milho doce não terem uma classificação oficialmente aceita hoje, elas podem ser divididas condicionalmente em várias subespécies, dependendo da porcentagem do teor de açúcar:
- padrão - o teor de açúcar varia entre 5 e 10%;
- melhorado - com uma porcentagem de 10-15%;
- super doce - com uma composição de açúcar de 20 a 30%.
Além disso, este último é caracterizado por um conteúdo reduzido de nutrientes, um baixo coeficiente de similaridade e a taxa de germinação.
Como o milho doce é diferente do milho
A principal diferença entre milho doce e forragem é sua composição, ou seja, a porcentagem do teor de açúcar. Uma cultura típica de açúcar contém de 5 a 10% de açúcar, enquanto a ração contém muito menos açúcar. Tais parâmetros determinam o sabor dos vegetais: o açúcar tem um sabor agradável, mel, textura macia e suculenta; ração - resistente, sem um sabor pronunciado de açúcar.Além disso, as variedades doces são mais caprichosas para as condições de cultivo, amadurecem bem nas regiões sul, onde prevalece um clima quente e os indicadores de temperatura são mantidos em + 21 ... + 27 ° С durante o dia, + 14 ... + 16 ° С - à noite. Para o cultivo de espécies forrageiras, um clima temperado, um nível médio de umidade e nutrientes são adequados.
Os benefícios e malefícios do milho doce
A composição rica e equilibrada do milho doce determina várias de suas qualidades benéficas. Na espiga, existe todo um complexo de componentes vitamínicos e minerais que permitem estabelecer e melhorar o funcionamento de muitos sistemas corporais. A presença de uma grande quantidade de fibra tem um efeito benéfico no funcionamento do trato digestivo, melhora a digestão e acelera os processos metabólicos.
Tem um efeito laxante, melhora a motilidade gastrointestinal, limpa o corpo de toxinas e substâncias nocivas. Devido ao alto teor de componentes amiláceos, o vegetal está diretamente envolvido na formação de músculos e tecidos nervosos. A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumenta as funções protetoras do corpo, um grupo de vitaminas B - normaliza o estado do sistema nervoso, ativa o cérebro, melhora a memória, alivia o nervosismo, insônia e depressão.O consumo regular de milho permite que as mulheres estabeleçam um plano hormonal, é mais fácil tolerar a menopausa e os homens podem melhorar sua vida sexual, aumentar a potência e normalizar o funcionamento estável dos órgãos urogenitais. Além disso, o milho, devido à sua rica composição mineral, afeta perfeitamente os dentes, fortalece as gengivas, alivia o sangramento. No entanto, o milho, como outros vegetais, não é capaz de ter benefícios absolutos.
- Contra-indicações para o uso do produto são:
- úlcera péptica, gastrite com alta acidez, outros danos erosivos na mucosa intestinal durante uma exacerbação;
- aumento da coagulação sanguínea, tromboflebite;
- peso reduzido. Como o milho é um produto nutritivo e causa rapidamente uma sensação de saciedade, não é recomendável usá-lo com um pequeno peso corporal, para não reduzir o consumo de outros produtos;
- intolerância individual a vegetais.
Além dos benefícios para o ser humano, este cereal é amplamente utilizado como matéria-prima na produção de medicamentos, na fabricação de óleo de milho.
As variedades e híbridos mais doces de milho açucarado para o cultivo a partir de sementes
Há um grande número de variedades de milho doce, no entanto, as mais populares que se enraízam bem na Ucrânia, Rússia e Bielorrússia são poucas.
Bonduelle
Falando sobre as variedades de milho doce, muitos consumidores lembram o delicioso e nutritivo vegetal de açúcar "Bonduelle". No entanto, nem todo mundo sabe que esse nome é o nome de uma empresa que produz milho enlatado e não uma das variedades da safra. As capacidades centrais da marca Bonduelle-Kuban estão concentradas no território de Krasnodar, na Federação Russa. A empresa utiliza as variedades de milho Spirit e Bonus, cultivadas nas regiões sul do estado, para alimentos enlatados que os consumidores amam.
Dobrynya
Dobrynya é um membro híbrido das primeiras variedades, capaz de agradar a colheita 2,5 meses após a semeadura. A planta é de crescimento médio, atinge uma altura de 1,7 m, enquanto as cabeças de repolho começam a se formar a uma altura de 70 cm.Os frutos de Dobrynia são grandes, suculentos, consistem em 16 a 18 fileiras de sementes, apresentam uma porcentagem aumentada de sacarose. Orelhas toleram perfeitamente o congelamento, não perdem valor nutricional. A planta é caracterizada pela despretensão no crescimento, alta resistência a doenças, capacidade de crescer e dar frutos em quase todo o solo.
Gourmet
O gourmet é uma variedade precoce, cujo período de maturação varia entre 70 e 75 dias. As principais vantagens da variedade são excelente resistência a doenças e parasitas, além de alta produtividade. A planta cresce para 1,8 m e forma grandes frutos em forma cilíndrica com 22 cm de comprimento, consistindo em 18 a 22 fileiras de grãos. A fruta pesa entre 180 e 50 g e tem um sabor doce e muito suculento. Colheita de milho desta variedade durante a maturação do leite. Usado para conservar, congelar, cozinhar vários pratos.
Vídeo: milho gourmet
Megaton F1
Megaton F1 é uma variedade super-doce, com um período de maturação no meio da temporada de 85 a 95 dias. A planta tem uma altura impressionante, no caule amadurece espigas de até 25 cm de comprimento e os frutos apresentam uma cor dourada, muito doce e delicada. As vantagens da Megaton são sua alta produtividade, despretensiosidade no cultivo, resistência a doenças como mosaico de milho, helmintosporíase e fusarium. É usado como produtos para o mercado fresco ou para conservação.
Vídeo: megaton de milho f1
Canção da manhã F1
A música da manhã F1 é um híbrido maduro e despretensioso, que agrada com seus primeiros frutos em 70 a 74 dias. A cultura pode atingir uma altura de até 1,5 m. As orelhas têm uma forma cilíndrica, longa - cerca de 17 cm, pesando 190–210 g, e consiste em 12–14 linhas de grãos. Os grãos são caracterizados por sabor marcante, possuem uma estrutura suculenta, macia e delicada. Esta variedade é recomendada para a preparação de conservas ou para consumo fervido.
Arcon F1
O Arcon F1 é um híbrido ultra híbrido de milho super doce, cuja principal vantagem é sua alta resistência às condições climáticas, o que é muito importante durante o plantio no início da primavera. A colheita amadurece cedo, 68 a 70 dias após o plantio. No processo de crescimento, duas espigas maduras amadurecem em um caule de 1,7 a 1,8 m de altura. Os frutos têm 22 a 25 cm de comprimento, densamente cobertos com uma camada de folhas verdes escuras e elásticas. Os grãos de Arcon são usados frescos ou como matéria-prima para a produção de espaços em branco enlatados.
Vídeo: Corn Arcon F1
Ouro precoce
Golden precoce - uma planta de amadurecimento precoce. Os primeiros frutos podem ser colhidos entre 85 e 90 dias após a semeadura. O híbrido é caracterizado por baixo poder de crescimento e excelente resistência a doenças fúngicas. Em uma haste baixa, formam-se pequenas espigas compactas, com cerca de 19 cm de comprimento e peso de 200 g, com sabor agradável: cor dourada rica, grãos suculentos, doces e textura macia e derretida. Orelhas da cultura são ideais para conservação. Pode ser usado para congelamento.
Vega F1
Vega é um representante super doce e maduro da seleção ucraniana. O período de vegetação da planta é de 70 a 75 dias. Durante o amadurecimento, duas frutas de tamanho médio e tamanho médio são formadas no caule - 22 a 25 cm, com 18 a 20 fileiras de grãos. As espigas são caracterizadas por um alto teor de açúcar e um sabor agradável e delicado. Entre as principais vantagens do híbrido, destacam-se: amadurecimento rápido, alta produtividade, baixo custo e facilidade de cultivo. Na maioria dos casos, o Vega é vendido fresco no mercado. No entanto, ele se presta bem ao congelamento e é adequado para a preparação da preservação.
Barão F1
O Barão refere-se a híbridos super-precoces e super-doces que amadurecem de 61 a 67 dias após o plantio. A cultura tem uma haste forte e forte com 1,8 a 1,9 m de altura, na qual duas espigas bem feitas crescem 20 a 22 cm de comprimento e pesam 300 a 350 g.O híbrido é super doce com um teor médio de açúcar de 15 a 16%.
Os frutos da planta são grandes, densos, com grãos de cor amarela escura, o que é considerado uma característica distintiva da variedade. Barão tem resistência ao alojamento, alta resistência a doenças virais e fúngicas. As frutas são usadas frescas para congelamento ou preservação.
Espírito
O Spirit é uma variedade de meia estação que se distingue pela presença de frutas macias, suculentas e muito doces. Cabeças amadurecem 90-100 dias após o plantio. A principal vantagem do Spirit é o alto teor de polissacarídeos nos grãos. A planta pode atingir uma altura de 2,1 m, o tamanho da fruta é de 22 cm, os grãos de milho são grandes, suculentos, de estrutura carnuda, extremamente doces, macios, de cor dourada. O híbrido tem alta resistência a doenças virais e fúngicas, além de podridão. Usado cozido ou para conservas.
Vídeo: aguardente de milho
Néctar de gelo
O néctar glacial é uma das variedades mais doces. Refere-se a plantas com um período de maturação tardio, que dão os primeiros frutos após 130-140 dias. A altura da cultura atinge 1,8 me o comprimento das cabeças de repolho é de 20 a 25 cm, com sabor doce, suculento e textura delicada.
Importante! Para preservar o teor de açúcar da fruta, os especialistas aconselham o plantio de néctar de gelo longe de outras variedades, a fim de evitar a polinização cruzada.
Surpreendentemente, devido ao alto teor de polissacarídeos na composição dos grãos, eles podem ser consumidos crus. O milho desta variedade lidera o ranking de variedades pelo rendimento.
Sundance
O Sundance é uma variedade de baixo crescimento, cujo amadurecimento começa de 70 a 90 dias após o plantio. Em cada arbusto cresce até duas cabeças de repolho, com no máximo 20 cm de comprimento e 5,5 cm de diâmetro.Os frutos da planta são cabeças de repolho, com grãos amarelos brilhantes de forma alongada, com sabor agradável a açúcar.
Você sabe Milho doce é realmente apenas açúcar fresco. Após 6 horas de sua coleta, o percentual de doçura perde quase metade, já que o açúcar é convertido em amido.
O milho desta variedade é utilizado para a preparação de conservas ou para cozinhar.
Tecnologia crescente
A tecnologia para o cultivo de variedades de milho doce é praticamente diferente do cultivo de cereais. No entanto, para obter uma colheita de alta qualidade, é recomendável observar várias regras importantes para o plantio e cuidados adicionais.
Regras para plantio e cuidados em campo aberto
Para o cultivo de uma planta açucareira, é necessário escolher solos nutritivos e soltos com um nível de acidez de pelo menos 5. Como o milho é uma cultura higrófila, os especialistas aconselham a afrouxar o solo no outono para acumular umidade suficiente durante o inverno. Na primavera, imediatamente antes do plantio, a terra deve ser cultivada com um cultivador e a fertilização mineral e orgânica deve ser aplicada, em particular húmus ou composto.
Ao plantar grãos, você precisa aderir a vários princípios importantes:
- o trabalho de semeadura deve ser realizado não antes de meados de maio, quando a terra se aqueceu bem e a probabilidade de geada noturna foi minimizada;
- Recomenda-se preparar cuidadosamente o material da semente antes da semeadura: coloque-o ao sol por 4-5 dias e depois mergulhe-o por uma hora em água fria. Tais eventos "endurecem" as sementes e ativam seu crescimento;
- as sementes precisam ser semeadas de acordo com o esquema de 60x30 cm, colocando 2-3 sementes em um buraco, aprofundando-as no solo em 5 cm;
- após a emergência, elas devem ser reduzidas, deixando uma das maiores e mais fortes plantas;
- as mudas emergidas devem ser cobertas com um filme para proteger contra possíveis geadas noturnas.
O cuidado adicional com as mudas é tradicional e consiste na implementação de tais procedimentos:
- afrouxamento regular do solo;
- colheita de ervas daninhas;
- hidratação de culturas e rega;
- processamento de culturas de pragas.
É especialmente importante prestar atenção à hidratação do milho durante o amadurecimento das espigas, pois o sabor da fruta, sua suculência e maciez dependerão diretamente do grau de umidade do solo. Os especialistas recomendam a necessidade de controle da umidade sobre o estado do solo e evitam categoricamente sua secagem completa.
Uma planta, em média, precisa de 2-3 litros de água, o que não deve ser frio. Após a formação de 5-6 folhas crescidas nas hastes, os fertilizantes devem ser aplicados; nesse caso, os produtos à base de potássio serão a melhor opção.
Importante! O milho doce se refere negativamente ao transplante; portanto, os especialistas aconselham o cultivo da planta em mudas, se for absolutamente necessário, observando cuidadosamente que os processos radiculares não são danificados.
Se as folhas ficarem amarelas ou perderem a cor, a planta precisará ser alimentada com complexos de nitrogênio. O segundo curativo é introduzido no início da formação do pedúnculo. Os fertilizantes devem ser aplicados na forma de soluções, combinando o procedimento com a rega. Os especialistas também aconselham a interrupção dos brotos laterais na colheita, pois inibem o desenvolvimento e o crescimento dos ouvidos.
Vídeo: Regras de plantio de milho
Crescendo na irrigação por gotejamento
Como o sistema radicular do milho doce é pouco desenvolvido em comparação com a ração, ele precisa de solo úmido constante e recarga. É por isso que nas regiões estepes do sul, com clima quente e seco, os especialistas aconselham o cultivo da cultura em irrigação por gotejamento contínuo, o que possibilita distribuir uma certa quantidade de água uniformemente diretamente sob a raiz, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da planta.
Para garantir o nível adequado de umidade por 1 ha, serão necessários cerca de 3.500 a 8.000 metros cúbicos. água, dependendo das condições climáticas. É necessário realizar a irrigação por gotejamento à noite ou durante um período de atividade solar não muito alta para evitar a secagem excessiva do solo devido à evaporação da umidade. Uma das principais vantagens da irrigação por gotejamento é a pontualidade da aplicação dos fertilizantes necessários em períodos críticos para a planta.Por exemplo, durante a estação de crescimento, o milho precisa de suplementos de potássio e nitrogênio, no início de seu crescimento e durante a formação de grãos, precisa de fósforo. Molhar a gota permite que você alimente instantaneamente o milho com os preparativos adequados. A organização competente desse tipo de irrigação contribui para um alto rendimento das culturas e, como resultado, uma alta rentabilidade do evento.
Como lidar com doenças do milho
Sujeito a processos de rotação de culturas, o uso de sementes processadas, capina e saneamento oportuno de milho, doenças e pragas não são terríveis.
No entanto, se um desses pontos for violado, a planta poderá sofrer várias doenças, dentre as quais as mais comuns são:
- Podridão cinzenta. O caule e as espigas de cultura são impressionantes, manchas escuras são formadas sobre eles, como resultado do qual seu desenvolvimento diminui. Infelizmente, é impossível curar a planta, neste caso, ela deve ser queimada. No próximo ano, o local para o plantio de milho precisa ser mudado ou o solo deve ser derramado com preparações fungicidas.
- Fusarium. A doença é de natureza fúngica e se manifesta na forma de um revestimento leve nas frutas. Como resultado da ação do fungo, as espigas começam a apodrecer. Plantas doentes devem ser removidas e queimadas.
- Ferrugem. Essa doença fúngica é facilmente reconhecida pelas manchas vermelhas que ocorrem na parte inferior da placa da folha. Você pode prevenir a doença tratando mudas com fungicidas.
- Helmintosporiose. Aparece como manchas marrons na parte inferior e depois na parte superior da folha. Nas cabeças de repolho entre os grãos, um revestimento marrom escuro é formado. Quando o sistema radicular é danificado, a planta murcha e morre.
Quando coletar milho doce
A colheita do açúcar deve ser realizada quando está no estágio de maturação do leite, porque é então que o sabor de seus grãos é o mais saturado, doce e delicado. Durante esse período, as espigas da planta devem ser coletadas e as sementes colocadas em processamento - picles, fervura, conserva. Para estabelecer a hora exata da colheita, os especialistas recomendam contar 20 a 25 dias a partir do final do período de floração da colheita.
Importante! Cabeças de repolho rasgadas precisam ser processadas imediatamente, porque após 5-6 horas elas perdem o valor do “açúcar” pela metade.
Além disso, a disponibilidade da planta para a coleta pode ser determinada pelas seguintes características:
- a camada superior das folhas de embrulho de cima começa a secar nas bordas e aconchega firmemente a orelha;
- as fibras do milho ficam marrons, mas ainda não estão completamente secas;
- grãos em uma cabeça próximos um do outro;
- todos os grãos, incluindo os superiores, têm uma cor amarela uniforme;
- os topos das sementes são densos, redondos, elásticos, sem rugas.
Qual é o rendimento de milho de 1 ha
Com tecnologia agrícola de alta qualidade e conformidade com todas as regras para cuidar de milho de um hectare de terra por uma estação, você pode coletar de 45 a 70 quintais de produtos com maturação precoce. Variedades com um período médio de maturação são capazes de agradar a um rendimento médio de até 50 centners por 1 ha de solo.
Você sabe Sob a influência da luz solar, a porcentagem de açúcar nos grãos diminui, mas é rapidamente restaurada à noite.
O milho doce é uma das comidas favoritas no verão, com as quais adultos e crianças adoram se deliciar. A planta tem um alto valor nutricional, contém várias substâncias úteis que contribuem para a normalização do funcionamento de muitos sistemas corporais. Ao consumir milho regularmente, você pode obter não apenas um sabor agradável, mas também melhorar o corpo.