Manchas amarelas na superfície das folhas dos pepinos indicam a disfunção da planta. No entanto, não há uma única razão para esse incômodo. O fato que leva ao amarelecimento das folhas de pepino será descrito abaixo.
Por que as folhas dos pepinos estão cobertas de manchas amarelas e o que devo fazer
A variedade de razões que levam ao amarelecimento das folhas dos pepinos dificulta a tomada urgente de medidas para eliminar o problema.
É por isso que é tão importante identificar rapidamente a verdadeira causa da doença, entender o que seus sintomas significam para determinar claramente:
- do que e como tratar a planta;
- como lidar com pragas;
- o que deve ser tratado com arbustos;
- o que pulverizar na superfície da folha;
- É possível fazer com remédios populares?
- como as folhas do pepino reagem ao processamento e como o tratamento delas prossegue.
Você sabe Estufas para o cultivo de pepinos durante todo o ano foram inventadas na Roma antiga.
Deficiências de micronutrientes
Se o solo é pobre em nutrientes, isso geralmente afeta a aparência da superfície das folhas dos arbustos de pepino.
Além disso, a deficiência de uma substância se manifesta de diferentes maneiras:
- manchas nas folhas com uma tonalidade acastanhada, borda amarela nas bordas e a forma pontiaguda da fruta indica falta de potássio no solo;
- deficiência de magnésio leva ao amarelecimento das bordas;
- se as veias da folha ficarem mais escuras e o restante da área da folha ficar amarelo, isso indica a pobreza do solo com ferro;
- se apenas a parte superior do arbusto ficar amarela, poderá ser observada uma escassez de cobre.
Déficit de luz
Sendo uma cultura fotófila, um pepino em matéria de iluminação ainda requer um certo equilíbrio. A luz excessivamente brilhante ao nível da luz solar direta pode levar a queimaduras elementares da superfície da folha, como resultado das manchas marrons-amarelas aparecerem nela. No entanto, a iluminação inadequada também afeta adversamente a fábrica de pepinos, o que leva a problemas nas folhas inferiores que sofrem com a falta de iluminação na forma de amarelecimento.
Na estufa, juntamente com a iluminação, o regime de temperatura também é de grande importância. Se a uma temperatura ideal de + 23 ... + 26 ° C, a temperatura sobe acima de + 28 ° C, as folhas do pepino rapidamente começam a ficar amarelas e depois secas.
Importante! Não apenas a deficiência de nutrientes no solo, mas também sua superabundância, pode levar ao amarelecimento da folhagem do pepino.
Rega errada
As plantações de pepino requerem rega equilibrada. Estas plantas são higrófilas, mas a rega excessiva cria problemas consideráveis para elas, incluindo, entre outros, o amarelecimento das folhas. Mas mesmo com a falta de umidade no solo, as raízes começam a procurá-lo na superfície do solo e secam, como resultado das quais as folhas começam a ficar cobertas de manchas amarelas e depois ficam completamente amarelas.
Doenças fúngicas
Além de violações óbvias das regras agrotécnicas para o cultivo de pepinos, as doenças causadas por fungos patogênicos levam à formação de manchas amarelas nas folhas.
Mancha seca
A cultura de pepino Alternaria, também chamada de manchas secas, não apenas forma manchas marrom-amarelas de 2 centímetros na superfície das folhas, mas também reduz drasticamente o rendimento de pepinos em estufas dentro de um mês e meio. O desenvolvimento desta doença fúngica é promovido pela alta umidade e temperatura. Os esporos de fungos são geralmente armazenados nas sementes e detritos das plantas. Eles lutam com esta doença fúngica pulverizando com a droga "Oxicloreto", bem como a mistura de Bordeaux a cada 2 semanas.
Pitiose
Esta doença na forma de raiz e podridão basal afeta o sistema radicular do pepino, como resultado do qual toda a planta é inibida.
O aparecimento desta doença é promovido por:Você sabe Se você esfregar um espelho no banheiro com um pedaço de pepino, ele não embaçará, e esfregar o sapato com uma fatia de pepino dará brilho e resistência à água.
- aumento da umidade do solo e do ar;
- temperatura muito baixa;
- temperatura excessivamente alta.
Para que as plantas não fiquem doentes, é útil fortalecer seu sistema imunológico da planta de pepino com:
- "Amuleto";
- "Immunocytophyte";
- "Narciso";
- "Brotar".
Fusarium
O aparecimento de patógenos infecciosos desta doença é provocado pelo aumento da umidade do ar e do solo. Se houver sinais dessa doença, que se manifestam no apodrecimento do caule próximo ao pescoço da raiz, no amarelecimento e no murchamento das folhas, não é necessário discutir se a colheita pode ser salva, pois nenhum fungicida pode lidar com o fungo em estufas ou em áreas abertas. Somente são possíveis medidas preventivas, que incluem o cultivo do solo antes de semear ou plantar mudas com biofungicidas na forma de, por exemplo, Fitosporina-M ou Trichodermina.
Vídeo: fusarium de pepino ou o que fazer se as folhas do pepino desaparecerem
Pragas
Além das doenças fúngicas, as plantações de pepino também são atacadas por pragas, que sugam o líquido intercelular das folhas e, privando-os de sucos que dão vida, levam ao aparecimento de manchas nelas e depois murcham.
Ácaro aranha
Este parasita, que se instala na parte inferior das folhas, aspira nutrientes, resultando em numerosas manchas na superfície da folha. Além disso, o carrapato é portador de infecções virais e doenças fúngicas.
Esta praga é muito fértil e difícil de destruir completamente, por isso é mais fácil impedi-la de plantas de pepino com a ajuda da infusão de cascas de alho e cebola, que repele com sucesso o parasita. E a destruição de carrapatos que já apareceram em pepinos é muito facilitada por uma joaninha, para atrair o que é útil plantar mais endro perto dos canteiros de pepino.
Segundo especialistas, os inseticidas praticamente não afetam o ácaro, portanto, para a prevenção e controle dele, é mais aconselhável o uso de acaricidas ou insectoacaricidas, por exemplo:
- Appolo
- "Alfinete de planta";
- "Anti-tick";
- "Actellicus";
- "Etisso";
- Fitoverm;
- "Actofit".
Mosca branca
Este parasita suga sucos nutritivos das folhas de pepino. Os locais de punção de uma folha por um inseto parecem múltiplos pontos em torno dos quais a necrose do tecido foliar ocorre logo. Manchas secas de amarelo e marrom se formam na superfície das folhas, que eventualmente absorvem toda a superfície da folha. A presença de moscas-brancas no arbusto do pepino é agravada pelo fato de que nas secreções adocicadas deixadas pelos parasitas, um fungo de fuligem se multiplica, o que contribui significativamente para a destruição da planta.
Para combater as moscas-brancas, são utilizados vários meios, apresentados:- destruição mecânica simples do parasita;
- várias armadilhas;
- repelentes de insetos;
- atrair inimigos naturais moscas brancas na forma de joaninhas e amarras;
- inseticidas representados por "Aktara", "Warrant", "Biotlin".
Medidas preventivas
A presença de muitas razões para o aparecimento de manchas amarelas nas folhas e nos frutos do pepino sugere uma abordagem integrada para sua prevenção.
Para impedir que ocorra um problema:
- observe cuidadosamente os regimes de temperatura e umidade dos pepinos em crescimento;
- realizar rega equilibrada das plantas, evitando excesso de abundância e falta de umidade;
- evitar a deficiência de nutrientes no solo, sem sobrecarregá-lo com fertilizantes;
- evitar queimaduras solares na superfície foliar dos pepinos e criar em condições paralelas uma boa iluminação de todo o arbusto do pepino;
- tomar ativamente medidas preventivas para prevenir as plantas de pepino contra doenças fúngicas e pragas, discutidas acima.
Importante! Em nenhum caso você deve plantar pepinos onde a mesma cultura havia crescido antes. Também não é recomendável plantar plantas de pepino nos canteiros, onde abobrinha ou abóbora foram seus predecessores.
Por toda a variedade de razões que levaram ao aparecimento de manchas amarelas nas folhas dos pepinos, elas podem ser reduzidas à estrita implementação das regras agro-técnicas para o cultivo desta cultura. Esta é também a prevenção de doenças e pragas, uma vez que uma planta saudável e forte resiste melhor a seus ataques.