O cultivo de vegetais em estufas e viveiros de estufas nas cabanas de verão aumenta significativamente as chances de obter rendimentos estáveis e altos, e em qualquer época do ano. Hoje, o mercado oferece uma grande variedade de construções de estufas de vários tamanhos e formas para todos os gostos e bolsos. No entanto, no artigo, consideraremos a opção de autoconstrução de uma nova estrutura de geração - uma estufa térmica.
O que é uma garrafa térmica com efeito de estufa
A estrutura em consideração é uma estrutura feita de uma estrutura e policarbonato, cujas paredes são recuadas para o solo e na superfície há apenas um telhado de duas águas. Nesses edifícios, é possível atingir temperaturas o ano todo que não caiam abaixo de 0 °, o que permite o cultivo de plantas que crescem apenas com luz e calor suficientes ao longo do ano. Ao mesmo tempo, não é necessário aquecimento nem isolamento adicionais para a construção.
O autor de uma tecnologia exclusiva de economia de energia é um residente da Ucrânia Anatoly Patiy. Foi ele quem primeiro conseguiu construir uma estufa térmica.Você sabe A maior estufa do mundo está localizada no condado de Cornwall (Reino Unido). É composto por 2 salas e várias cúpulas com diferentes zonas climáticas. Aproximadamente 1 milhão de plantas de todo o mundo crescem nelas.
A manutenção do calor no edifício é alcançada graças a um sistema especial de reflexão da luz solar que é convertido em calor, isolamento da exposição ao solo e ao ar frio e a 2–2,5 m de profundidade no solo, onde um regime de temperatura positiva estável é quase sempre mantido. A transmissão da luz é de 91%. As paredes internas são revestidas com película refletora, o que permite economizar calor e aumentar a área de iluminação.
Vantagens e desvantagens da estufa
- Ao usar uma garrafa térmica com efeito de estufa, as seguintes vantagens podem ser distinguidas:
- Você pode obter uma colheita durante todo o ano, incluindo culturas que adoram o calor e a luz.
- É possível cultivar vários tipos de plantas (incluindo exóticas), mudas, flores, cogumelos.
- A luz e o calor são distribuídos uniformemente, o que contribui para a obtenção de altos rendimentos, 2-3 vezes maior do que em edifícios de estufa comuns.
- Não é necessário instalar adicionalmente iluminação, aquecimento e isolamento.
- A estrutura possui alta resistência e resistência a efeitos ambientais negativos - temperaturas extremas, fortes chuvas, rajadas de vento.
- Uma pessoa precisa apenas de esforços mínimos de manutenção e cuidados.
- Permite economizar significativamente calor e energia.
- Redução do risco de infecção de plantas por doenças e insetos nocivos, pois os contatos com o meio ambiente são minimizados.
- Pode ser usado por um longo tempo sem reparo.
- Também há desvantagens na construção de uma estufa usando esta tecnologia:
- Investimento significativo na construção.
- A complexidade do trabalho, que requer o envolvimento de equipamentos e equipes.
Como fazer uma estufa térmica de bricolage
Não será possível construir rapidamente uma estufa térmica - em 1-2 dias, como um edifício comum de policarbonato, Vai levar semanas ou até meses. O poço da fundação deve ser cavado usando equipamento pesado.
Instruções passo a passo
Para construir adequadamente uma estrutura enterrada de economia de energia, as seguintes etapas devem ser seguidas:
- Escolha um site adequado.
- Calcular o tamanho.
- Esboce um desenho.
- Calcule a quantidade de materiais e ferramentas necessárias.
- Equipe a fundação.
- Instale as paredes e a estrutura do teto.
- Embainhar o telhado com policarbonato.
Cálculo de materiais e ferramentas
A quantidade de materiais dependerá do tamanho da estrutura. Pode ser construído com comprimentos diferentes e não mais de 5 m de largura. A eficiência energética e o reflexo da luz em edifícios cuja largura excede esse indicador serão menores.
Para a construção de uma estufa térmica, serão necessários os seguintes materiais:
- barras de madeira;
- policarbonato celular;
- perfis metálicos, cantos;
- elementos de fixação (parafusos auto-roscantes galvanizados, termopoços, porcas);
- espuma de poliestireno;
- blocos térmicos;
- folha reflexiva;
- cimento;
- areia;
- pedra britada.
- quebra-cabeças;
- baioneta e pá;
- misturadores de concreto;
- um martelo;
- alicates;
- chave de fenda (chave de fenda);
- espátula;
- roletas;
- nível do edifício.
Escolhendo um lugar e organizando um poço
Para a construção da estufa, você deve escolher uma área bem iluminada onde a sombra dos edifícios vizinhos não caia. O sol deve aquecer o dia todo. A localização recomendada da estufa é de leste a oeste.
O poço da fundação deve ter uma profundidade mínima de 2 me um formato retangular. As paredes devem ser planas.
Importante! O local deve primeiro ser examinado quanto à proximidade das águas subterrâneas, à possibilidade de inundações na primavera.
Edifício da Fundação
A fundação pode ser feita a partir de uma laje de concreto monolítico ou de blocos de concreto. Neste último caso, você também precisará usar equipamentos de construção. Antes de fazer a fundação, considere o sistema de aquecimento da estufa - se você planeja um piso quente, precisa realizar o fornecimento de comunicações.
Para preencher a laje, você precisa:
- Despeje areia no fundo. Aperte com uma camada de 5 cm.
- Faça a cofragem. Os lados do quadro devem ser 3-5 cm mais altos que a fundação.
- Instale o reforço em incrementos de 10 × 10 cm.
- Amasse a mistura de concreto.
- Despeje a mistura preenchendo todas as partes da cofragem.
- Selar o preenchimento.
- Instale os prendedores para o quadro.
- Cubra com filme plástico.
- A construção da estufa pode ser erguida um mês depois.
Importante! O vazamento da mistura de concreto deve ser realizado estritamente em um dia. Se você fizer pausas, podem aparecer rachaduras no futuro.
Se uma base de bloco estiver planejada, você precisará:
- Cavar um fosso com 25 cm de largura.
- Despeje ao redor do perímetro uma camada de cascalho com 10 cm de altura.
- Amasse a solução concreta.
- Despeje em cascalho.
- Primeiramente, nos cantos e depois no perímetro, insira os blocos na solução.
- Despeje os espaços vazios resultantes com uma solução.
- Nivele a superfície até ficar lisa.
- Coloque 5 linhas de tijolos, começando pelos cantos.
- Após a configuração, rejunte as juntas.
A fundação de concreto de tiras é feita desta maneira:
- Para cofragem.
- Encha a cofragem com concreto. Se necessário, fortaleça-o com apoios.
- Despeje uma camada de 20 cm de areia ou uma camada de 10 cm de cascalho no fundo.
- Aperte firmemente.
- Coloque a gaiola de reforço de 4-6 varas.
- Amasse a solução de concreto misturando cimento (1 parte), cascalho fino (3 partes), areia de rio (3 partes).
- Despeje a solução na fita.
- Faça saliências de vergalhões.
Importante! Ao fazer a fundação, é necessário deixar uma abertura para as portas para que o proprietário possa entrar na estufa.
Fazemos paredes e isolamento
Após o concreto endurecer, prossiga com a instalação das paredes. As paredes podem ser feitas de tijolo, bloco de concreto, bloco térmico ou simplesmente preenchidas com concreto usando cofragem. Os termoblocos precisam ser empilhados uns sobre os outros, passando os perfis de metal através deles e despejando concreto. Eles são presos à fundação usando uma armação de metal.
As paredes devem sobressair do solo em pelo menos 50 cm e, no interior, devem ser revestidas com uma película de isolamento térmico, uma película térmica revestida com papel alumínio. É aconselhável colocar o material de proteção térmica em 2 camadas.
Construindo um telhado
Um telhado de metal ou madeira será necessário para o telhado. A segunda opção é torná-lo mais barato e fácil. É necessário preparar vigas de madeira e barras de cintas com uma seção de 30 × 50 mm, uma viga de 70 × 70, tábuas de cume 20 × 170 mm. Todas as peças de madeira devem ser tratadas com preparações especiais para evitar a deterioração.
As vigas precisam estar interconectadas. Para que eles sejam estáveis, é necessário fixá-los com jumpers. Sob as vigas você precisa prender um skate. Instale suportes sob o skate. Depois pinte os elementos de madeira.
Revestimento em policarbonato
Em seguida, fixe o policarbonato no telhado. Isso é feito com a ajuda de parafusos galvanizados e termopoços. O policarbonato é fixado com uma camada ultravioleta protetora na parte externa. Muitas vezes, você pode encontrar recomendações para anexar uma camada dupla de policarbonato com uma espessura de 4 mm, separada por uma junta especial. As juntas devem ser seladas com fita transparente.
Você sabe A primeira grande estrutura para a construção da qual o aço forjado foi usado pela primeira vez é a Palm Greenhouse ou Palm House (Reino Unido). Foi construído em 1844-1848. Ele contém 70% de todas as palmeiras conhecidas pelos cientistas.
Características da organização de uma estufa térmica
O arranjo dentro do edifício da estufa pelo tipo de garrafa térmica não é muito diferente de uma estufa comum:
- É necessário realizar iluminação, aquecimento adicional (se necessário) e um sistema de irrigação automático. Tanques com água morna são usados como aquecimento simples. Também é possível colocar piso aquecido.
- No interior, todas as juntas devem ser bem vedadas com gesso ou espuma.
- Para cultivar plantas, equipar prateleiras de madeira ou metal. Eles são colocados em várias camadas. As culturas mais fotófilas são plantadas nas prateleiras superiores.
- Também é possível cultivar plantas em canteiros cheios de solo fértil.
Portanto, uma estufa térmica é a melhor opção de inverno para a construção de uma cabana de verão, com o objetivo de cultivar várias culturas ao longo do ano. Apesar dos custos significativos de materiais e construção, é capaz de durar muito tempo e salvar o proprietário de eventos como a instalação de iluminação, aquecimento, isolamento e controle de temperatura do nível exigido.