Hoje, as árvores de abeto são plantas ornamentais populares que costumam ser usadas para decorar chalés de verão, terrenos pessoais e parques da cidade. A cultura apresenta um grande número de espécies e variedades desta planta com diferentes alturas de caule e taxas de crescimento. As maneiras pelas quais é possível desacelerar ou acelerar o crescimento de uma planta estão escritas no material.
Fatores de crescimento
A velocidade com que os abetos crescem é influenciada por vários fatores:
- pertencente à espécie e variedade;
- clima na área onde as coníferas crescem;
- condições climáticas;
- a localização e o grau de iluminação da parcela em que a árvore cresce;
- qualidade do atendimento;
- a presença de cobertura;
- a ausência de doenças e insetos nocivos que podem retardar a taxa de crescimento e desenvolvimento;
- idade da planta;
- estado do material de plantio.
Dados os fatores acima, cada árvore crescerá individualmente. E só podemos falar sobre taxas de crescimento aproximadas. É impossível calcular exatamente quantos centímetros ou metros uma planta pode crescer após um ano ou outro período de tempo.
Crescimento comeu para a temporada
Diferentes taxas de crescimento têm espécies individuais e variedades de coníferas. Entre eles estão plantas de crescimento rápido, com uma taxa de crescimento moderada e lenta. Como regra, as árvores atrofiadas crescem mais e mais devagar que as árvores altas. Vale a pena considerar a diferença de crescimento no exemplo de algumas espécies: anã, de tamanho médio e comum.
Você sabe No parque sueco Fulufjellet, um abeto europeu cresce há muito tempo, com 9550 anos. Ela foi apelidada de Velho Tikko.
Anão
As formas em miniatura de abeto atingem um crescimento de não mais de 2 m de altura e 2-3 m de largura. Existem variedades que aos 10 anos de idade podem crescer apenas 0,5 m acima do solo.
Formas anãs crescem lentamente. Durante 12 meses, seus brotos podem ser estendidos em 10-15 cm, o tronco - até 5-7 cm.
Médio
As espécies de Srednerosly podem dar brotos de 30 a 50 cm e o tronco cresce de 10 a 15 cm por ano. A coroa se expande em 8-15 cm.
Você sabe Ao longo de muitos séculos, o abeto norueguês foi usado para fazer instrumentos musicais. A partir daí, o famoso Antonio Stradivarius fez o convés superior de seus violinos únicos.
Comum
No primeiro ano após o plantio, uma espécie comum ou européia adiciona 2-3 cm por ano. Até atingir 10-15 anos, cresce lentamente. Um aumento de 5 a 7 cm de altura e 2 cm de largura é registrado anualmente. De 15 a 20 anos, são observadas taxas de crescimento moderadas.
Durante esse período, o tronco cresce 8 cm de altura por ano e a coroa se expande 3 cm Após atingir os 20 anos de idade, o abeto europeu começa a crescer rapidamente e aumenta 16 cm para cima, 6 cm de largura.
Quantos anos vai crescer para 2 metros
É importante entender que é impossível dizer inequivocamente quanta altura e largura uma determinada árvore alcançará. Você pode determinar apenas aproximadamente, comparando com a mesma espécie, mas que já cresceu na altura desejada. As pessoas que tiveram a experiência de cultivar abetos comuns em sua área afirmam que plantas de dois metros de altura cultivadas com mudas de 70 a 90 centímetros superam em 15 a 17 anos.
Importante! Raízes, como Novofert, Kornevin, Agrecol, Heteroauxin, Radifarm, podem acelerar o crescimento do sistema radicular das coníferas.
Quanto cresce até a maturidade
A árvore adulta desta espécie atinge sua altura máxima entre 40 e 60 anos. É nessa idade que o abeto vem da maturidade. Em geral, pode crescer por 250 a 300 anos. Esta árvore é considerada uma planta de vida longa. Cópias individuais podem viver até 600 anos. Eles são capazes de dar frutos até o 60º aniversário.
Como aumentar ou diminuir a taxa de crescimento
Taxas de crescimento acelerado são observadas naquelas plantas que ficam a maior parte do dia ao sol, são bem aquecidas. A aceleração do crescimento da árvore também é afetada pela cobertura. Apenas fertilizantes minerais que contêm uma quantidade mínima de nitrogênio são adequados para esta cultura. Para que a planta cresça e se desenvolva bem, na primavera (em maio) devem ser usados “Uniflor-bud” e “Uniflor-cactus” (2-3 ml / 1-5 l de água). No verão ou no outono, Uniflor-micro (0,5 ml / 1 planta) é aplicado ao solo. Outros fertilizantes também são adequados, por exemplo, Agricole, Florovit.
A cobertura foliar é muito eficaz. Para eles, você deve escolher agentes quelantes projetados especificamente para coníferas (por exemplo, "Primavera-Verão", "Outono", "Quantum", "Oracle", "Brexil Combi" etc.). Além disso, o uso de estimulantes de crescimento é permitido em coníferas, por exemplo, "Pro BioTech Reanimator", "Megafol", "Kendal".
Se for necessário restringir o crescimento, são utilizados 2 métodos: beliscar e aparar. Um corte de cabelo sanitário é realizado no início da primavera, antes do início do inchaço dos rins. Formativo - no final de junho, após a interrupção do crescimento da parte aérea. Existem diferentes maneiras de cortar. Uma das mais simples é a redução do crescimento anual em todas as filiais em 1/3 ou 2/3. Em um procedimento, não mais que um terço da massa verde deve ser cortada.Importante! A doença pode ser evitada através da poda com uma ferramenta de jardim pré-higienizada. O tratamento das feridas resultantes deve ser feito com uma solução de sulfato de cobre, variedades de jardins ou com RanNet.
Portanto, vários fatores podem influenciar a taxa de crescimento do abeto, sendo os principais o clima e o clima, além de pertencer à variedade. Se você se importa com essa cultura, ela certamente agradará com esplendor, crescimento rápido, aroma agradável e se tornará um ornamento de qualquer site.