Um dos tipos mais populares de flores no jardim, de cor brilhante, é o açafrão, também chamado de açafrão. Decora o local, começando a florescer no início da primavera e no outono, despretensioso às condições de cultivo e com muitas opções de cores. A descrição botânica, as características das melhores variedades de plantas, especialmente sua propagação, bem como as regras para o combate a doenças e pragas da flor de açafrão são descritas mais adiante neste artigo.
Descrição botânica
O açafrão pertence à família Iris e é uma erva perene do tipo tuberosa. No ambiente natural, cresce nas florestas e prados da Europa e Ásia, bem como no Oriente Médio e no Mediterrâneo.
Você sabe O nome "açafrão" é de origem árabe e se traduz como "amarelo", simbolizando os estigmas amarelos de uma flor.
A descrição botânica do açafrão é apresentada abaixo:
- A planta é atrofiada - sua altura máxima é de cerca de 10 cm.
- O sistema radicular tem a aparência de uma lâmpada de formato arredondado ou ligeiramente achatado. Na sua superfície, existem pequenas escamas e um monte de finas raízes fibrosas está localizado abaixo.
- Em vez de brotos, a planta possui folhas basais de forma alongada. São estreitos e retos, reunidos em um pacote coberto de escamas.
- As flores estão localizadas sozinhas, têm um formato de cálice alongado. Seu diâmetro é de 2 a 5 cm.
- Os brotos são formados em um pedúnculo curto sem folhas. As flores desabrocham são cobertas por todos os lados por escamas membranosas.
- A cor das pétalas do açafrão depende da variedade de plantas e pode ser monofônica, bicolor ou irregular.
- A duração do período de floração da planta é de 2-3 semanas. Dependendo da variedade, o açafrão forma botões na primavera ou no início do outono.
- Após a floração, uma cápsula oblonga se forma na planta. Contém pequenas sementes ovais de um tom rosa escuro ou acastanhado.
Espécies mais comuns
Existem muitas variedades de açafrão, que diferem entre si na cor e tamanho das flores, bem como no tempo de floração. Convencionalmente, eles podem ser divididos em dois grandes grupos - variedades de outono e primavera.. Como resultado de muitos anos de seleção, obtivemos variedades especiais de açafrão - híbridos, a maioria dos quais criados na Holanda. Uma descrição das variedades de açafrão mais bonitas e populares é apresentada mais adiante neste artigo.
Espécies de primavera
As variedades de açafrão que florescem na primavera começam a produzir as primeiras folhas em março e florescem em abril. Após a floração, a planta inicia um período inativo, que dura de meados de junho até o final de agosto. Com o início do outono, a flor cresce ativamente o sistema radicular e acumula nutrientes.
Importante! Para uma floração exuberante e longa, é recomendável cultivar açafrão em áreas bem iluminadas, com solo solto e fértil.
Os tipos mais comuns deste grupo:
- Primavera açafrão. Ele ficou famoso desde 1561, e suas pétalas são roxas ou brancas. Cada lâmpada pode formar 1-2 pedúnculos, nos quais florescem flores na forma de um sino. Na superfície de cada folha há uma estreita faixa prateada.
- Açafrão de duas flores. A superfície interna das pétalas desta flor pode ter uma cor azulada, lilás ou branca, e no exterior você pode notar pequenas manchas marrons ou listras longitudinais marrom-púrpura. A garganta desta variedade de açafrão é branca ou amarela.
- Açafrão dourado. Tem folhas muito estreitas e é cultivada desde 1841. Em abril, uma flor de cálice com pétalas de ouro se forma na planta, cuja superfície externa às vezes é coberta com pequenas listras ou manchas marrom-roxas. No ambiente natural, esta espécie cresce nos Balcãs e na Ásia Menor.
- Crocus Tomasini. A planta é caracterizada por grandes flores estreladas, de forma quase plana com pétalas estreitas pintadas em lilás ou roxo. As folhas são estreitas, têm uma cor verde rica. Esta espécie pode ser encontrada em estado selvagem nas colinas e em florestas de folha caduca na Europa.
Açafrões florescendo no outono
As variedades de açafrão que florescem no outono produzem um caule de flores em setembro e depois crescem as folhas. Desde o início de junho até meados de agosto, a fábrica está em repouso.
Você sabe Para fazer 30 g de açafrão, cerca de 80.000 açafrões precisam ser processados.
Os tipos mais populares de açafrão florescendo no outono são:
- Açafrão bonito. A altura da planta é de cerca de 30 cm e as flores grandes têm um diâmetro de cerca de 7 cm.A cor das pétalas de açafrão varia de azul branco a azul escuro ou roxo. Veias roxas correndo ao longo de todo o comprimento da pétala são claramente visíveis na superfície da flor.
- Pretty açafrão. Suas grandes flores são pintadas em roxo pálido, e listras escuras contrastantes estão localizadas ao longo de todo o comprimento das pétalas. Até 5 a 8 brotos de 7 a 10 cm de comprimento podem se formar em uma planta de cebola.As flores abertas são em forma de xícara e 6 a 8 cm de diâmetro.
- Crocus banat. Esta espécie é caracterizada por folhas alongadas cinza-prata. As flores consistem em pétalas alongadas de uma cor lilás clara e, dentro delas, você pode ver anteras amarelas brilhantes. Esta variedade de açafrão é cultivada desde 1629.
Grande florido
Em 1897, os criadores holandeses criaram as primeiras variedades híbridas de açafrão da primavera. As variedades resultantes rapidamente ganharam popularidade entre os cultivadores de flores, pois foram distinguidas por botões maiores e despretensiosidade às condições de cultivo.
Importante! A tinta açafrão foi usada por pessoas para criar pinturas rupestres há mais de 50.000 anos.
As melhores variedades de açafrão de flores grandes:
- Albion. As flores da planta têm a forma de um copo alongado, seu diâmetro é de 4 cm, as pétalas arredondadas de açafrão são pintadas de branco e os toques roxos raros e curtos são claramente visíveis em sua superfície.
- Vanguard. Uma flor desabrochando lembra uma tigela pequena com cerca de 4 cm de diâmetro e é formada por pétalas ovais alongadas pintadas em azul lilás. Na base de cada pétala, você pode notar pequenas manchas lilás escuras.
- Jubileu. Flores desta variedade têm um formato de cálice e na sua base há uma mancha roxa clara. As pétalas do açafrão são pintadas de azul, sua superfície é levemente púrpura e nas bordas você pode notar uma fina borda clara.
- Bandeira do atirador furtivo. O diâmetro de uma flor grande pode chegar a 4 cm e, em forma, lembra uma tigela alongada. Na superfície das pétalas ovais, nota-se uma malha lilás - na parte externa da flor é mais escura que no interior. Na base da flor há um pequeno ponto lilás escuro.
- Kathleen Parlow. Esta espécie é caracterizada por flores brancas brilhantes, cujo diâmetro é de cerca de 4 cm, as pétalas de açafrão formam uma tigela e, na superfície interna próxima à base, são visíveis pequenos toques de cor lilás.
Chrysanthus
A segunda variedade de açafrões que florescem na primavera são os híbridos obtidos pelo cruzamento do açafrão dourado com as variedades de plantas holandesas e de duas cores. As amostras resultantes formam um grupo separado de açafrão - Chrysanthus.
As variedades mais comuns:
- Jeepsey Girl. A flor tem a forma de uma tigela larga com um diâmetro de cerca de 3,5 cm e consiste de pétalas amarelas brilhantes, cuja superfície externa é mais escura e o interior é amarelo claro com pequenas manchas marrons. Lá fora, a flor é coberta com traços roxos brilhantes correndo ao longo de algumas pétalas.
- Marietta. Esta espécie vegetal é caracterizada por flores grandes e planas, com um diâmetro de cerca de 3,5 cm, formadas por longas pétalas ovais, pintadas em uma cor creme rica com listras roxas escuras. Na superfície externa das pétalas, perto da base, há uma mancha verde-marrom.
- Senhora assassina. Açafrões desta variedade dão flores planas em forma de xícara com pétalas de duas cores. Sua parte interna é branca e a superfície externa das pétalas é pintada em uma rica cor púrpura. Há uma borda branca ao longo da borda da flor e, na base do broto, há um pequeno ponto azulado.
- Saturno. As flores planas da planta consistem em pétalas ovais amarelas creme alongadas, seu diâmetro pode chegar a 3,5 cm.Numerosos traços lilás são visíveis na superfície externa da flor, e uma pequena mancha verde-acastanhada pode ser vista na base das pétalas. O interior do açafrão desta variedade é amarelo brilhante.
Propagação de açafrão
Em casa, os açafrões podem ser propagados por bulbos ou sementes filhas. O primeiro desses métodos é mais simples, uma vez que anualmente em torno do tubérculo mãe é formado um grande número de crianças, adequadas para um plantio separado.
Importante! Quando usado para plantar sementes coletadas por conta própria, o açafrão cultivado pode perder as características varietais.
O algoritmo de propagação de açafrão pelas lâmpadas filhas é o seguinte:
- Cavar a planta mãe fora do chão após o término do período de floração.
- Separe cuidadosamente as lâmpadas filhas do tubérculo mãe. Limpe e seque-os. Armazenar em local escuro e fresco até o outono.
- Cavar a terra na área destinada ao plantio de flores. Aprofundar cada bulbo no solo por 2-3 cm, colocando-os a uma distância de 6 a 10 cm um do outro.
- Polvilhe o tubérculo com terra solta. Molhe a flor um pouco.
O processo de propagação de sementes de açafrão consiste nas seguintes ações:
- Colete caixas em talos de açafrão após a floração. Extraia sementes deles.
- Espalhe as sementes coletadas em uma sala quente em uma camada fina. Seque por 20 dias.
- Solte a superfície do solo. Prepare um pequeno sulco com cerca de 1 cm de profundidade.
- Coloque as sementes no recesso, colocando-as a uma distância de 4-5 cm uma da outra.
- Polvilhe um sulco com material de plantio em solo solto. Despeje com água morna.
Vídeo: como propagar açafrões com sementes
O uso do açafrão para fins domésticos
Os jardineiros cultivam açafrão principalmente para jardinagem decorativa de sua parcela, pois um canteiro de flores com essas flores serve como uma decoração real de qualquer localidade.
Importante! Açafrões cultivados a partir de sementes florescem apenas no terceiro ano após o plantio.
Mas, graças às muitas propriedades úteis, o açafrão também pode ser usado para vários fins domésticos:
- criar medicamentos de acordo com as receitas da medicina tradicional e tradicional - o açafrão melhora o funcionamento do sistema digestivo, elimina problemas de pele e alivia cólicas;
- para uso como um tempero caro, dando ao prato acabado uma cor laranja atraente e um sabor picante;
- na indústria química e têxtil - o produto é usado como corante natural para tecidos;
- para o fabrico de composições de perfume.
Açafrões após a floração
Após a floração, apenas folhas verdes e pedúnculo permanecem no açafrão. O último não parece muito bonito, portanto pode ser cortado com cuidado. Eles deixam a parte verde da planta - ela mantém uma aparência atraente por um longo tempo após a floração e atua como uma decoração do jardim.
Gradualmente, as placas das folhas de açafrão ficam amarelas e desbotam. Depois disso, você pode desenterrar o bulbo de açafrão (se a planta foi plantada há mais de 3 anos) ou deixá-lo no inverno no solo, cobrindo a superfície do solo com uma camada de cobertura morta de turfa e folhagem seca.
Vídeo: o que fazer com açafrão após a floração
Quando cavar lâmpadas
O tempo de escavação de bulbos de açafrão no solo depende da variedade e do período de floração da planta. Recomenda-se que este procedimento seja realizado durante o período dormente da flor, a fim de prejudicá-la menos.
Você sabe No Egito antigo, o açafrão era amplamente usado como afrodisíaco natural, e a lendária rainha Cleópatra o usava para procedimentos cosméticos.
A escavação dos tubérculos de açafrão é realizada:
- de meados de julho ao início de setembro - para variedades de plantas com flores da primavera;
- do início de junho a meados de agosto - para variedades de açafrão que formam flores no outono.
Como armazenar lâmpadas escavadas
As lâmpadas de açafrão escavadas são usadas posteriormente como material de plantio, então você precisa tratá-las corretamente.
Para fazer isso, depois de remover os tubérculos do solo, execute as seguintes ações:
- as cebolas são dispostas em uma sala quente e levemente secas por vários dias;
- remover raízes e escamas mortas, bem como espécimes danificados por doenças e pragas;
- polvilhe todos os locais com danos mecânicos com pó de cinza de madeira - isso evitará danos a toda a lâmpada;
- tubérculos selecionados e processados são dispostos em uma caixa seca em uma camada;
- até o plantio no solo, os bulbos são mantidos em local seco e escuro a uma temperatura de cerca de + 22 ° C.
Doenças e Pragas
Às vezes, o plantio de açafrão sofre de doenças ou pragas que podem destruir completamente as flores. Para resolver rapidamente o problema, o jardineiro precisa conhecer os sinais de danos e os possíveis métodos de tratamento.
As principais doenças e pragas do açafrão:
- Ratos. Danifique o bolbo da flor, causando sua decomposição, e também são portadores de várias doenças. Como resultado, a planta começa a murchar e morre. Os tubérculos danificados são escavados no chão e polvilhados com cinzas de madeira.
- Wireworm. A praga se alimenta da polpa dos tubérculos e o principal sinal de sua aparência no local é redondo através de orifícios no bulbo. Você pode se livrar das larvas criando iscas - recessos com uma mistura de feno e grama molhados. Quando muitos vermes se juntam na armadilha, a grama é retirada do local e queimada.
- Slug. Eles deixam secreções pegajosas na superfície das plantas, danificam os caules, bulbos e folhas. As pragas devem ser coletadas manualmente e, com uma derrota significativa, são usados pesticidas químicos.
- Doenças virais. Vários insetos e camundongos de campo atuam como transportadores. Os principais sinais de infecção incluem deformação das flores, aparecimento de manchas cinzentas nas folhas e pétalas. Como é impossível curar uma flor doente, ela é desenterrada e queimada para evitar a propagação da infecção.
- Doenças fúngicas (vários tipos de podridão). Eles se desenvolvem com o alagamento do solo ou o espessamento excessivo das plantações. Um sinal de infecção fúngica é um bulbo macio e enrugado, coberto de manchas branco-rosa. Com uma lesão leve, basta cavar o tubérculo doente do chão, polvilhá-lo com cinza de madeira e secar à temperatura ambiente por alguns dias. Se a planta estiver seriamente danificada pela podridão, ela será removida do local e queimada.
Para evitar a ocorrência dos problemas acima, execute as seguintes ações para cuidar de plantas em campo aberto:
- armadilhas para ratos perto de um canteiro de flores;
- para o inverno, as plantas são cuidadosamente cobertas com galhos;
- use apenas bulbos saudáveis para plantar;
- cumprir com o layout recomendado da planta;
- trate os bulbos com uma solução fungicida antes de plantar;
- corredores polvilhados no canteiro com areia grossa;
- remova a erva daninha que cresce densamente no canteiro;
- Evite plantar açafrão em solos argilosos pesados, bem como na sombra.
Os açafrões são prímulas e podem ser usados como um elemento brilhante de qualquer projeto paisagístico.Devido à variedade de espécies desta flor, cada jardineiro pode escolher independentemente uma variedade adequada para si.
Importante! Para reduzir o risco de doenças e pragas, recomenda-se que os açafrões sejam transplantados para um novo local a cada 5 anos.
Usando as informações apresentadas no artigo, você pode aprender a propagar as plantas, bem como notificar oportunamente e eliminar possíveis pragas e doenças.