Os fãs de plantas exóticas se interessarão pelo extravagante pachypodium, que, por um lado, se assemelha a uma palmeira e, por outro lado, a um cacto, por ter espinhos no tronco. Recursos de cuidados e reprodução serão considerados neste artigo.
Descrição botânica da planta
O paquipódio pertence à família kutra, pois é uma planta suculenta. Esta planta se destaca entre as demais por seu tronco poderoso e espessado.O volume do tronco é diferenciado dependendo dos tipos, entre os quais é habitual distinguir três grupos:
- Os anões são aqueles com tronco curto. A planta não cresce até 10 cm, a largura, em regra, excede a altura.
- Arbustos - um barril em forma de garrafa. A altura da planta no ambiente natural atinge 3-4 metros; quando cultivada em salas e escritórios, a altura da flor é muito menor.
- Árvores de cactos - no ambiente natural crescem até 5 metros, são pequenas árvores. Eles têm um barril grosso que se assemelha a um charuto em forma; pode ser com galhos ou sem eles.
O tipo mais famoso desta planta é o pachypodium Lamera, conhecido popularmente como a palma de Madagascar. Esta planta é nativa de Madagascar, cresce em rochas, sua altura no ambiente natural pode chegar a 3 a 8 metros, em casa - 1 a 1,8 m.O tronco cresce lignificado, coberto com casca cinza, tem três espinhos em cada espiral casca. O topo do pachypodium é coberto com folhagem verde escura.
Você sabe Pachypodium é traduzido do grego como «perna gorda».
As folhas são lanceoladas, ligeiramente alongadas. O comprimento da folha varia de 13 a 30 cm, e a largura é de 4 a 9 cm, no pecíolo de 3 a 4 cm .. Três espinhos estão localizados acima de cada folha. A palmeira de Madagascar floresce na maturidade, quando seu crescimento atinge 10 cm. O diâmetro da flor é de 10 a 11 cm, a cor é creme com um toque de rosa, em forma semelhante a um asterisco.
Sistema raiz | forte |
Caule | grande, engarrafado |
Forma de folha | lanceolado |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | guarda-chuva |
Cor da flor | creme com um toque de rosa |
Forma de frutas | oval |
Cor da fruta | verde |
O sabor da fruta | não comestível |
Condições de cultivo da casa
O cultivo de uma palmeira de Madagascar não exige muito esforço, vale lembrar que esta planta é venenosa e causa irritação na pele. Seguindo as regras do cultivo de pachypodium, você pode desfrutar desta planta por 15 anos.
Iluminação
A lamera paquipódica requer muita luz; com luz insuficiente, a planta pode perder sua forma natural, arqueando o tronco para obter a quantidade necessária de luz solar. Coloque a planta na parte sul da sala, onde haverá muito sol.
Airing
Em dias quentes, especialmente no verão, a palmeira de Madagascar deve ser exibida. É necessário levar o cacto para a varanda ou ventilar a sala onde a flor está contida.
Temperatura
É muito importante observar a temperatura em que o Lachar pachypodium deve estar localizado. No verão, a temperatura deve ser de + 25 ... + 30 ° C, no inverno +16 ° C será suficiente.
Humidade do ar
A umidade não desempenha um papel especial no cultivo da palma de Madagascar, uma vez que a planta contém toda a umidade em seu tronco, razão pela qual não tem medo do ar seco. Com o ar úmido, a rega diminui, o que também não afeta o desenvolvimento da planta.
Importante! Água para irrigação deve ser infundida, a temperatura deve ser de + 16 ° C.
Home Care
O Pachypodium Lamera não requer cuidados especiais. Como em todas as variedades de cactos, elas requerem um certo regime de irrigação, fertilizantes e um transplante oportuno.
Rega
Da primavera ao final do verão, a flor deve ser regada abundantemente. A rega é realizada levando-se em consideração o solo seco da panela, cuja espessura deve ser de 1 cm. No inverno, é necessário reduzir a rega, mas se nessa época do ano a flor deixou cair as folhas, a rega deve ser interrompida por 35 a 40 dias. Rega adicional é realizada na presença de novas folhas na planta.
Aplicação de fertilizantes
Na primavera e no outono, fertilize as plantas com uma frequência de uma vez por mês. Para a alimentação, são utilizados fertilizantes líquidos para cactos, que são diluídos com água para reduzir o concentrado de nitrogênio, prejudicial ao sistema radicular do paquipódio.
Poda
Cedo ou tarde, o paquipódio terá que ser cortado, à medida que a planta crescer. Antes de tudo, a poda é necessária para monitorar o crescimento da flor e, em casos extremos, para contê-la. Para isso, é necessário cortar cuidadosamente a parte superior do paquipódio.
Importante! O solo para plantio e transplante deve ser descontaminado para evitar a deterioração do sistema radicular.
O corte ocorre da seguinte maneira:
- Uma lâmina desinfetada corta a haste a uma altura selecionada.
- As fatias são processadas com enxofre ou carvão em pó.
- A flor é plantada em uma sala com ar seco e iluminação moderada. A rega durante algum tempo pára antes da formação de novos brotos.
- O topo cortado é colocado em uma mistura de areia e turfa para enraizamento.
Transplante
Esta planta não requer transplante frequente, pois possui raízes quebradiças. Como cresce lentamente, vale a pena realizar o processo de transplante 2-3 vezes ao ano. Para o transplante, o solo para cactos é adequado, que pode ser adquirido em lojas especializadas. As plantas jovens são transplantadas todos os anos por transbordo. Como eles não possuem um sistema radicular totalmente formado, o transplante deve ser realizado com muito cuidado. Para o plantio, vasos grandes são usados com orifícios no fundo, para que o excesso de água fique no palete. Plantas adultas são transplantadas uma vez a cada 5-6 anos.
O transplante é realizado no início da primavera. No momento do transplante, o pote é preenchido por um terço com a drenagem de tijolos quebrados, seixos ou solo, que é usado para o aquário. O solo antes da aplicação é processado no forno para desinfetar e é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio. Como a planta é venenosa, é necessário proteger suas mãos contra danos com luvas apertadas. O tronco do pachypodium deve ser embrulhado em um tecido denso.
Ao transplantar, as raízes não se separam do solo, a planta é plantada em uma nova panela com um pedaço de terra. Esta planta não gosta de ser perturbada, reorganizada de um lugar para outro. Com os devidos cuidados, a planta se adapta rapidamente após o transplante. Depois de plantar a flor em uma panela nova, ele precisa descansar, a planta não deve ser tocada durante esse período. No primeiro mês após o plantio, a rega não vale a pena; você pode usar o "Epin" para recuperação.
Vídeo: Transplante de Pachypodium Lamera
Reprodução
A reprodução do Lamer pachypodium é realizada usando estacas e sementes. Ambos os métodos não são muito eficazes: no primeiro caso, a planta está mal enraizada, no segundo - amadurece lentamente.
Estacas
A propagação por estacas é realizada na primavera, antes do início do crescimento ativo. O processo ocorre junto com a circuncisão. As estacas cortadas são colocadas em uma mistura de areia e turfa para o enraizamento.
O enraizamento ocorre na seguinte ordem:
- Os brotos, cujo comprimento deve ser de 15 cm, são cortados com uma lâmina desinfetada e, após o corte, todas as fatias são tratadas imediatamente com pó de carbono.
- O solo está sendo preparado. A areia é colocada no forno para desinfecção e depois misturada com turfa, levemente umedecida.
- É colocado no solo preparado. Não é necessário cobrir com um filme.
- É transportado para uma sala quente e bem iluminada.
Sementes
Para propagar o pachypodium usando sementes, é necessário comprar sementes inicialmente, pois não é realista obtê-las em casa. Ao escolher as sementes, você deve prestar atenção à data de acondicionamento, pois as sementes frescas germinam mais rapidamente, e as antigas podem germinar em um mês ou nem crescer. Para semear adequadamente, você precisa conhecer os principais processos preparatórios.
Os principais processos de semeadura:
- Preparação do solo. É necessário misturar areia com vermiculita na proporção.
- Uma baixa capacidade é preenchida com a mistura preparada, deve ser nivelada e levemente umedecida.
- Empilhe as sementes, a distância entre elas deve ser de 4 cm e cubra com o restante da mistura de cima, a espessura da cobertura deve ser de 3 cm.
- Cubra com filme plástico, faça orifícios para que a condensação não se acumule.
- Transferir o tanque de semeadura para um local quente e bem iluminado, com uma temperatura de + 25 ... + 30 ° C. A rega é realizada com pistola, eles não permitem a secagem completa do solo, também é necessário ventilar o tanque 4 vezes por dia.
- Assim que as mudas aparecem, o filme é removido e a rega é reduzida.
Vídeo: propagação do lamer pachypodium por sementes
Dificuldades crescentes
A principal dificuldade no cultivo do pachypodium são doenças do sistema radicular, que levam à sua deterioração. O desenvolvimento dessas doenças ocorre com cuidados inadequados, bem como no transplante e plantio em solo não desinfetado. As doenças podem ser tratadas com correção de cuidados.
Apesar da podridão do sistema radicular, há outras dificuldades ao crescer:
- secagem de folhagem - regime de irrigação é violado, pragas atacadas, há uma doença de raiz. Para eliminar o problema, é necessário regular a rega, as pragas são controladas com insectoacaricidas;
- atordoamento - superaquecimento da planta. É necessário ajustar o regime de temperatura de acordo com a estação;
- deformação do barril - Iluminação incorreta, sistema de raiz quebrada. É necessário ajustar a iluminação, transplantar a planta.
As seguintes pragas podem atacar o pachypodium:
Presságios e superstição
Os seguintes sinais e crenças populares estão associados à palmeira de Madagascar:
- palmeiras aceitas como presente trarão pesar à família; para evitar a infelicidade em casa, é preciso comprar uma flor com uma moeda;
- A palma de Madagascar converte energia negativa em positiva;
- quando o paquipódio começa a florescer, a casa fica cheia de amor e bem;
- a flor protegerá seus hospedeiros de convidados hostis; eles se sentirão cansados;
- na casa em que esta flor está localizada, a lealdade permanecerá, todos os membros da família se aproximarão;
- como o pachypodium pertence à família dos cactos, é impossível mantê-lo no quarto, porque a flor pode afetar adversamente a saúde humana;
- cactos e flores da família dos cactos contribuem para o surgimento do alcoolismo na família, e as meninas solteiras estão condenadas à coroa do celibato;
- mulheres solteiras que colecionam diferentes tipos de suculentas podem encontrar um homem e se casar bem.