Entre a variedade de coníferas, existem não apenas os pinheiros comuns e cedros, mas também várias formas anãs ainda pouco conhecidas em nossa região, pelas quais eles se apaixonaram na Europa. Um dos representantes mais brilhantes é o Sherwood Compact - um arbusto despretensioso a longo prazo.
Descrição da árvore
Pinho de montanha Sherwood Compact (Pinus Mugo Sherwood Compact) - um arbusto anão sempre verde, com uma forma redonda, semelhante a um travesseiro e uma coroa densa. Essa variedade foi criada por Andy Sherwood, um criador do Canadá, nos anos 50 do século passado, e devido às suas propriedades, não perde sua relevância hoje.
Aparência
Em dez anos, a planta atinge uma altura de 0,5 m de altura e até 0,6 m de diâmetro. As agulhas são agulhas e curtas, de cor verde brilhante, o que não muda mesmo na estação fria. Em tenra idade, é caracterizado por um lento crescimento anual - apenas 5-6 cm, e em um arbusto adulto, de 2 a 5 cm por ano são adicionados. Os cones são de forma pequena, semelhante a um ovo, de cor marrom clara.
Onde está crescendo
O habitat é a Europa Central e do Sul, especialmente as terras altas. Você também pode encontrar pinheiros no cinturão alpino ou subalpino da floresta montanhosa a uma altitude de até 2500 m acima do nível do mar - é considerada uma espécie de formação de árvores. Cresce no sopé, é protegida em reservas naturais.
Aterragem
Antes de começar o plantio, é importante limpar o local selecionado a partir de plantas daninhas, especialmente perenes. Recomenda-se comprar material de plantio em um recipiente plástico especial com fertilizantes de longa duração, pois, nesse caso, não está sujeito a danos ao sistema radicular e é garantido que sobrevive.A idade ideal das mudas é de 3-5 anos
Instruções detalhadas de pouso:
- Tendo decidido o local (bem iluminado e aquecido pelo sol), prepare ali um buraco de aterrissagem, que deve ser 2 vezes maior que a muda, bem como a mistura do solo.
- Faça um sistema de drenagem e complete com solo acabado.
- Puxe cuidadosamente as mudas para fora do recipiente com um pedaço de terra, coloque-o no poço para que o “pescoço” esteja necessariamente acima do nível do solo.
- Encher com solo fértil e compactar cuidadosamente para que não haja vazios no solo.
- Forme um solo próximo ao caule e encha-o com água para obter uma muda - para isso, sob o fluxo de um regador, você precisa colocar a mão.
- Mulch com turfa 5-10 cm, a fim de reter a umidade por mais tempo.
Quanto ao solo adequado - deve ser arenoso ou argiloso, de preferência levemente ácido (pH 6-7). Em solos argilosos pesados, o plantio é possível se uma camada espessa de drenagem, de 10 a 20 cm, for feita de argila expandida ou fragmentos de tijolos quebrados no fundo do buraco cavado.
A mistura do solo é feita de forma independente. Inclui:
- relva - 3 partes;
- turfa - 1 parte;
- areia limpa do rio - 1 parte;
- fertilizante complexo - 20-30 g (opcional).
Todos os componentes são bem misturados até ficarem macios.
Regras de Cuidados
Se todas as necessidades foram levadas em consideração ao escolher um local para o plantio, sair não causará muitos problemas. No entanto, uma lista padrão de procedimentos deve ser realizada regularmente.
Você sabe A madeira é caracterizada por uma abundância de resina, elasticidade e resistência, razão pela qual é frequentemente usada para a fabricação de torneamento e marcenaria.
Rega
Os pinheiros jovens desta variedade precisam de rega abundante pelo menos 2 vezes por semana para o diâmetro do recesso de plantio. Se a aterrissagem foi feita na primavera e o verão acabou quente, então periodicamente deve ser abundantemente regada com aspersão leve. No final do outono, as mudas jovens de pinheiro requerem rega abundante, pois o solo úmido não congela tanto, o que significa que a probabilidade de queima de agulhas na primavera é significativamente reduzida.
Uma árvore adulta não precisa de rega regular (exceto durante períodos de seca especial e dias quentes de verão) - tolera muito bem a seca, e as agulhas que caem ajudam a reter a umidade. Assim que a neve derreter completamente, o pinheiro é libertado do "abrigo" e regado com água morna - isso ajuda a acordar após a hibernação.
Top vestir
Durante os primeiros 2-3 anos após o plantio de uma muda, recomenda-se que uma vez por ano durante o início da primavera ou o final do outono vestir-se com um complexo de fertilizantes minerais ou uma mistura de coníferas com base no consumo por 1 planta de 30 a 40 g. Após esse período, o pinheiro da montanha não precisa mais de cobertura, uma vez que todas as substâncias úteis serão entregues diretamente da areia das coníferas, que ele próprio fornecerá. Ao plantar em uma área deserta, jardineiros experientes recomendam despejar mudas com “Kornevin” e, após um mês, alimentá-las com fertilizante para coníferas.
Mulching e afrouxando o solo
Quase todas as variedades de pinheiros da montanha criam raízes extremamente duras, por isso é importante monitorá-las com atenção. Nos primeiros 1-2 anos após o plantio, especialmente nos primeiros meses, os cuidados consistem em cultivo cuidadoso e cobertura com turfa. Isso ajuda as raízes a obter nutrientes essenciais, umidade e oxigênio. Cobertura adulta é suficiente - o procedimento ajudará a manter a umidade e impedir o crescimento de ervas daninhas.
Corte de cabelo e guarnição
Os arbustos não precisam de poda especial, no entanto, se você quiser diminuir o crescimento de brotos para tornar a coroa mais espessa, na primavera precisará cortar não mais que um terço dos brotos.
Não é necessário usar tesouras - elas podem ser facilmente quebradas com as mãos. Além disso, você pode recorrer à modelagem de cortes de cabelo, para que o pinheiro mantenha sua forma decorativa. Não se esqueça da poda sanitária, que é realizada anualmente na primavera.
Importante! Para que os brotos cresçam uniformemente e também tenham proteção contra doenças fúngicas, a árvore é alimentada e tratada com um fungicida após o procedimento.
Preparações de inverno
Recomenda-se abrigar mudas jovens para o inverno com ramos de abeto para protegê-las de fortes geadas e queimaduras solares no início da primavera. Além disso, você pode criar uma sombra usando estopa ou capas especiais. A única condição é não usar polietileno ou material espesso, caso contrário as mudas podem estagnar. Na idade adulta, esse abrigo não é necessário, basta apenas nos dias em que a temperatura estiver acima de 0 ° C para produzir rega abundante.
Reprodução
O Sherwood Compact pode ser propagado por sementes ou vacinação. As estacas praticamente não se enraízam, então o método é impraticável. A planta começa a dar frutos a partir dos 6 anos: pequenos cones (até 4 cm) aparecem a cada dois anos perto do final do outono.
A reprodução por sementes é realizada na primavera, no entanto, é importante considerar que caracteres varietais podem não ser preservados. O mato amadurece apenas alguns anos após a polinização, portanto esse método é usado para espécies em desenvolvimento em condições naturais. As sementes são coletadas e enviadas para amadurecer, somente depois aplicadas para o plantio.Você sabe Brotos e cones jovens são usados em cosmetologia e medicina — quando são destilados com água, é obtido o chamado "bálsamo húngaro".
A vacinação é a melhor opção para criar até as variedades mais raras. Consiste na construção de um ramo jovem em um pinheiro adulto. O procedimento é demorado e requer uma certa base de conhecimentos e habilidades; portanto, nem todo jardineiro iniciante pode fazer isso.
Doenças e Pragas
A planta não é propensa a doenças, mas se nem todas as sutilezas da tecnologia agrícola tiverem sido levadas em conta, ela poderá captar algo. Hoje, os jardineiros que usam a Internet podem determinar independentemente a doença do pinheiro da montanha, além de encontrar drogas contra isso. Os arbustos não processados antes do plantio tornam-se alvo de ácaros, escarpas, moscas de pinheiro vermelho, além de vermes que comem folhas. Esses insetos freqüentemente atacam arbustos jovens, causando sérios danos.
Para fins de prevenção, duas vezes por ano (na primavera e no outono) é pulverizado com inseticidas.Para proteger o Sherwood Compact de infecções e doenças por fungos, é necessário tratar os arbustos com fungicidas, seguindo as instruções.
Aplicação de desenho paisagístico
A planta é perfeita para plantio único e em grupo. Para equilibrar a composição, é permitido enfatizar um pinheiro da montanha com duas árvores ou arbustos finos ou, inversamente, ásperos, coníferos. Além disso, é usado na criação de jardins ornamentais, urze, alpino ou de pedra (japonês), nas montanhas e encostas, bem como para paisagismo. Você pode recorrer ao cultivo em recipientes.
Pinho decorativo despretensioso - uma magnífica planta de coníferas para qualquer jardim e local. Atendendo a todos os requisitos acima e observando-os, você pode cultivar um arbusto que, ao longo dos anos, adornará qualquer lugar onde não seja plantado.