Ficus é talvez uma das plantas de interior mais famosas e favoritas. Esta flor cresce muito lentamente, então geralmente eles a compram já cultivada. No entanto, propagar ficus em casa é uma tarefa completamente viável; falaremos mais sobre como fazê-lo corretamente.
Descrição da planta
Ficus é uma subfamília separada de plantas pertencentes à família Mulberry, cuja terra natal são os trópicos. Na maioria das vezes, são encontradas nas regiões costeiras dos oceanos Pacífico e Índico, África do Sul e Ocidental, Austrália, Filipinas e Havaí, mas algumas espécies podem crescer na zona temperada, em particular no Mediterrâneo, Crimeia, Ásia Central e Cáucaso.
Você sabe Na natureza, há uma enorme variedade de ficus (de 800 a 1000), e entre elas existem árvores enormes que atingem a altura de um prédio de 7 andares, além de espécies incomuns de videiras completamente desprovidas de raízes que penetram no solo e parasitam outras plantas - as chamadas epífitas ou engasga.
As seguintes variedades de ficuses são geralmente usadas como flores de interior:
Cada uma das espécies de plantas mencionadas possui muitas variedades e híbridos, e seu número aumenta de ano para ano pelos esforços dos criadores.
Ficus de interior podem diferir entre si no tamanho, forma e cor das folhas, mas ainda a principal característica distintiva da planta são suas placas de folhas densas, largas e brilhantes, como se cobertas com cera.
Você sabe "Folha de figueira" é uma expressão consistente usada para descrever uma tentativa malsucedida de encobrir algo sem graça. Foi a partir das folhas de um figo, uma variedade de ficus, que Adão e Eva tentaram costurar suas primeiras roupas, percebendo a vergonha de sua nudez depois de comerem o fruto do conhecimento.
Na maioria das vezes, eles estão localizados no tronco um após o outro, mas em algumas espécies crescem em pares (oposto). A forma pode ser sólida ou lobada (com cortes ondulados, como o carvalho) ou serrilhada. Dentro das hastes e folhas há suco leitoso.
Em casa, os ficus florescem muito raramente, e geralmente esse processo não parece muito decorativo. Como regra, as flores desta planta são semelhantes às pequenas ervilhas ou frutos de cor amarela, laranja ou verde.
No entanto, mesmo que o proprietário conseguisse garantir que o ficus floresecesse, ainda seria impossível usar esse processo para obter sementes, uma vez que é simplesmente impossível garantir a polinização total da planta em casa. Por esse motivo, os ficuses de interior são propagados vegetativamente na grande maioria dos casos.
Condições ideais e termos de propagação do ficus
Quanto à escolha do termo para propagação do ficus, não há consenso. Alguns especialistas aconselham fazer isso no início da ativação da fase vegetativa do desenvolvimento das plantas (com um aumento da luz do dia, ou seja, no final de fevereiro ou no início de março), outros acreditam que é melhor esperar até que o clima quente seja estabelecido; portanto, eles realizam o procedimento a partir do final da primavera e durante todo o período verão (e quando se trata de reprodução com a ajuda de camadas de ar, às vezes é praticada mesmo no outono).
No entanto, é sempre necessário levar em consideração o perigo de as plantas jovens não terem tempo de se enraizar bem antes do início do tempo frio e do retardo natural de crescimento correspondente. Portanto, ao decidir o momento da propagação, é importante ter uma idéia do tempo necessário para a flor se enraizar e se fortalecer suficientemente.
E este procedimento é bastante longo. Dependendo do método de reprodução escolhido, das condições criadas, do tipo de ficus e da resistência inicial das estacas ou postura, o processo de enraizamento pode levar de 3 semanas a 2 meses.
Trabalho preparatório
Antes de começar o trabalho, você deve preparar tudo o que precisa - um recipiente, terra, ferramentas e materiais auxiliares.
Ficus adultos são melhor plantados em vasos de cerâmica, suficientemente largos e não muito profundos. No entanto, para enraizar o caule, é importante usar vasos pequenos (com no máximo 10 cm de diâmetro, caso contrário, o sistema radicular jovem será mais difícil de consolidar e o excesso de espaço livre contribuirá para o desenvolvimento de infecções fúngicas) com amplos orifícios de drenagem para remover o excesso de água.
É melhor não experimentar o solo para jardineiros iniciantes, mas simplesmente comprar um substrato pronto para ficus em uma loja de flores.
Importante! Se não foi possível encontrar solo especial para ficus, você pode usar a mistura de solo para palmeiras, que possui os mesmos parâmetros básicos.
Os principais requisitos para o solo:
- leveza;
- friabilidade (boa permeabilidade ao ar e à água);
- valor nutricional;
- reação neutra ou levemente ácida (pH na faixa de 5,5 a 6,5).
Para ficuses jovens, você pode usar várias opções para a mistura do solo, por exemplo:
1 opção | turfa - 1 parte folha de húmus - 1 parte areia - 1 parte |
Opção 2 | solo encharcado - 1 parte solo de folha - 1 parte turfa - 1 parte areia - 1 parte |
Opção 3 | solo de folha - 1 parte argila expandida pequena - 1 parte |
Opção 4 | solo encharcado - 1 parte solo de folha - 1 parte perlita - 2 partes |
Se a preparação do substrato não estava usando a terra adquirida, mas o solo auto-coletado, a mistura resultante deve primeiro ser desinfetada.
Existem três maneiras de fazer isso:
- Usando baixa temperatura (o substrato é retirado no frio ou colocado no freezer por 12 horas, depois é colocado à temperatura ambiente pelo mesmo tempo e congelado novamente: um procedimento duplo permite matar todos os esporos e larvas de pragas que acordaram após o primeiro “aquecimento”).
- Com alta temperatura (a terra é colocada em uma assadeira, que é colocada por 5-6 horas no forno, aquecida a + 70 ... + 80ºC.
- Usando química (A opção mais fácil é derramar o substrato com uma solução saturada de permanganato de potássio e deixar a terra secar completamente por pelo menos um dia).
Além da panela e do solo, para a propagação do ficus, você também precisará de:
- faca afiada ou tesoura;
- álcool para desinfetar o instrumento;
- agentes de enraizamento ou fitohormônios (preparações como "Kornevin", "Heteroauxin", "Cycron", "Epin", "Fumara" etc.);
- material de drenagem (por exemplo, argila expandida);
- filme para criar uma estufa.
E, é claro, a própria mãe planta, que está planejada para ser propagada.
Reprodução de ficus em casa passo a passo
Tendo decidido a escolha do momento e preparado todo o necessário, você pode prosseguir com o procedimento em si. Como fonte para obter uma planta jovem, você pode usar estacas, folhas ou camadas de ar. Considere o procedimento de melhoramento passo a passo para cada um desses métodos.
Estacas
Cortar galhos de 10 a 14 cm de comprimento com um olho intacto é o melhor corte.A escolha correta de um galho para cortar um corte é uma das principais chaves para o sucesso.
As seguintes regras devem ser seguidas aqui:
- galhos lenhosos adultos são mais adequados para enxertia (o uso de brotos jovens é um erro comum: eles são mal enraizados e altamente propensos à deterioração);
- para não causar muito estresse à planta mãe, é melhor escolher um galho e fazer dele vários cortes (pode haver tantas folhas quanto folhas);
- nos ficuses em forma de árvore, o fragmento ou caule superior do tronco, no qual existe pelo menos um broto, pode ser usado como talo (embora alguns especialistas recomendem deixar pelo menos dois olhos para garantir a confiabilidade).
O próprio procedimento para propagar ficus por estacas é o seguinte:
- No fundo das panelas preparadas, despeje a drenagem (até 1/3 do volume) e, em seguida, a mistura de solo preparada para que 0,5 a 1 cm permaneça nas bordas do tanque.
- Limpe a faca ou tesoura com álcool.
- Escolha um galho adequado na planta mãe e corte-o em um movimento (se você quiser plantar apenas um caule, poderá cortar apenas o topo do galho no comprimento desejado, partindo de 1 a 1,5 cm do segundo olho por cima). O corte deve ser feito em um ângulo de 45º.
- Lave o local de corte no ficus adulto com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Corte as estacas com o comprimento desejado do galho preparado, sem esquecer que as fatias devem ser sempre oblíquas e não retas.
- Retire as folhas das estacas.
- Faça uma incisão vertical rasa na parte inferior do cabo (se a madeira for muito dura, serão feitas duas incisões em forma de cruz). Isso é necessário para que a planta jovem esteja melhor enraizada.
- Trate o pedúnculo com um estimulador de crescimento. Duas opções são possíveis aqui - polvilhe a parte inferior da parte aérea em uma preparação em pó e permita que o produto embeba ou dilua o pó em água e molhe a parte inferior da alça nela.
- Coloque a alça em um recipiente cheio de água morna e assentada (deve ser opaca) e deixe até que as primeiras raízes apareçam - por cerca de duas semanas. Se várias mudas forem selecionadas para o enraizamento, os contêineres de cada uma deverão ser individuais.
- Quando as raízes crescerem de 1,5 a 2 cm, prossiga com o plantio: faça uma pequena depressão no centro do substrato coberto por uma panela, coloque um pedúnculo na cova e aperte cuidadosamente o solo.
- Despeje o solo com água levemente aquecida e assentada, na qual você pode adicionar um estimulador de crescimento.
- Cubra a panela com um broto plantado nela (isso é necessário para que o solo permaneça quente e o ar ao redor da planta jovem úmida) ou com uma jarra de vidro.
Vídeo: propagação de ficus por estacas
O processo de germinação é realizado em local ligeiramente sombreado a alta temperatura - para fortalecer, uma planta jovem precisa de um clima dentro de + 25 ... + 27ºС.
Alguns jardineiros preferem plantar um talo no chão, sem antes colocá-lo na água para fazer o enraizamento.
Este método tem vantagens e desvantagens em comparação com o procedimento padrão.:
- vantagens:
- reduz a probabilidade de falha (10-40% versus 30-50% ao plantar um caule que se enraizou);
- reduz a duração total do procedimento de enraizamento (em média 7 a 10 dias).
- desvantagens:
- considerado mais difícil de executar;
- requer irrigação mais intensiva do substrato, o que aumenta a probabilidade de deterioração das estacas devido ao alagamento do solo.
Folha
A propagação do ficus por uma folha é entendida não como enraizamento da folha, mas o uso de uma haste com uma folha não removida para obter uma nova planta. Este método é considerado mais rápido: se, sem uma folha, o caule cria raízes em média cerca de 5 semanas, então com uma folha esse processo leva de 3 a 4 semanas.
Importante! A presença de uma folha no cabo garante o fluxo da fotossíntese no processo, o que garante a formação acelerada de raízes e brotações.
O processo de preparação de um pote de solo, desinfecção do instrumento e escolha do fragmento certo para propagação é o mesmo que nas estacas convencionais.
No futuro, você precisará prosseguir de acordo com o seguinte esquema:
- Apare em uma parte angular do ramo com uma folha, deixando por baixo cerca de metade da distância até o próximo rim.
- Trate o corte da planta mãe com permanganato de álcool ou potássio.
- Deixe o segmento preparado ao ar livre até que o suco leitoso na linha de corte esteja completamente seco.
- Mergulhe a parte inferior da parte aérea na preparação de formação da raiz.
- Usando uma faca afiada, faça alguns arranhões rasos na parte inferior da parte aérea (localizada sob a folha). Esta técnica facilitará o acesso de nutrientes do solo às estacas e acelerará o enraizamento.
- Faça um recesso no solo com o qual a panela está cheia e abaixe o talo até a base do prato da folha.
- Bata no chão ao redor da alça.
- Coloque um pino ao lado da filmagem (você pode usar um lápis ou um palito para sushi) e prenda cuidadosamente a alça a ele para dar estabilidade.
- Dobre cuidadosamente a folha com um tubo e amarre-a com uma linha para fixá-la nessa posição. Reduzir a área da placa foliar é necessária não apenas para facilitar a cobertura do caule com um filme, mas também para manter o nível de umidade desejado dentro da estufa (é através das folhas que a maior parte da umidade que a planta recebe do solo evapora).
- Despeje o solo com água morna.
- Cubra a panela com um filme ou uma jarra e coloque-a nas mesmas condições de enraizamento do que em estacas comuns sem folha.
Importante! É indesejável escolher estacas com folhas muito grandes, uma vez que, na ausência de raízes, uma planta jovem simplesmente não pode "alimentar" um órgão e despejá-lo, anulando todo o objetivo do método. Portanto, para ficuses de folhas grandes, não resta uma placa inteira na alça, mas apenas uma parte - 2/3 ou ¾, dependendo do tamanho.
Camadas de ar
Esse método de propagação de ficus é o mais confiável e rápido (leva apenas três semanas para enraizar), mas só pode ser usado para variedades de plantas semelhantes a árvores, enquanto todos os tipos de ficus podem ser propagados por estacas.
As camadas podem ser de dois tipos:
- arejado (desta maneira, grandes ficus em forma de árvore se reproduzem);
- horizontal (o método é adequado para plantas com galhos flexíveis, por exemplo, Ficus pumila, Ficus montana ou Ficus sagittata.
O processo de propagação de ficus por camadas de ar é o seguinte:
- A planta-mãe precisa escolher um ramo saudável ou uma parte separada do tronco (o local para a futura postura deve ser alto o suficiente acima do solo, também é desejável que a altura da planta acima da postura seja de pelo menos 60 cm).
- Usando uma faca estéril afiada, é necessário liberar um fragmento de 10 a 15 cm de comprimento dos galhos e folhas.
- No centro da área preparada, imediatamente abaixo do broto, marque uma faixa de 1 a 3 cm de largura (dependendo do tamanho da planta), da qual é necessário remover cuidadosamente a casca. Para isso, são feitos dois cortes circulares ao redor da circunferência do ramo (tronco) e um cruzamento entre eles, após o qual a casca ao longo da linha de corte vertical é cuidadosamente dobrada e removida em círculo.
- Polvilhe um local vazio com uma raiz em pó.
- Enrole com musgo umedecido (é melhor usar esfagno) o local do futuro estava para capturar 3 cm da parte superior e inferior de um galho saudável.
- Na parte superior do esfagno, aperte o local da incisão com várias camadas do filme e intercepte-o com fio, fio ou fita nas partes superior e inferior para fixação.
- Em alguns meses, através do filme, será possível ver a formação de processos radiculares jovens. Quando isso acontece, é necessário cortar o galho diretamente sob a trava inferior e, removendo cuidadosamente o filme, colocar em uma panela individual pré-preparada.
Importante! Com a ajuda do enraizamento das camadas de ar, você pode não apenas cultivar novas plantas, mas também atualizar significativamente a mãe (por exemplo, se o ficus derrubou a maioria das folhas e perdeu completamente seu efeito decorativo). A estratificação permite obter rapidamente um espécime jovem bastante grande que, se fossem usadas estacas, levaria vários anos.
Para enraizar a postura horizontal, um galho jovem e saudável é selecionado da planta-mãe, o excesso de folhas é cortado, após o qual o broto é pressionado no chão e ligeiramente polvilhado com o solo no ponto de contato e, em seguida, fixado com um gancho de cabelo ou uma carga colocada em ambos os lados.Além disso, a planta geralmente é cuidada e, quando seus próprios galhos começam a crescer a partir do broto pressionado no chão (um sinal de que o leito está enraizado), ela é cuidadosamente separada do arbusto-mãe e transplantada para um vaso separado.
Vídeo: propagação de ficus por camadas de ar
Cuidados subseqüentes com ficus
O cuidado com ficus jovens é necessário da mesma maneira que para plantas adultas.
Nesse caso, basta seguir algumas recomendações adicionais:
- enquanto a planta estiver embaixo do filme, ela deverá ser fornecida com ventilação periódica;
- você pode gravar o filme quando as plantas jovens começarem a fazer novos brotos, mas você precisa fazer isso gradualmente - primeiro por várias horas e depois aumentando o tempo em que a flor está ao ar livre;
- na fase de enraizamento de ficus, a umidade do solo é muito perigosa, mas mesmo em um substrato seco as raízes jovens podem morrer facilmente, portanto, o regime de irrigação, selecionado considerando o tamanho do vaso, a temperatura externa e outras condições, é um dos segredos mais importantes para a sobrevivência das mudas;
- outra condição essencial que deve ser observada é a iluminação adequada: os ficuses jovens não podem ser expostos à luz solar direta, mas a planta tropical também não tolera sombreamento;
- O enraizamento ocorre mais rapidamente em solo quente, portanto, além do aquecimento desejado por baixo (por exemplo, instalando uma panela no parapeito da janela, sob a qual o aquecedor está localizado), é recomendável derramar o substrato com água levemente aquecida.
Você sabe No leste da Índia, no estado de Meghalaya, há muito tempo uma técnica incrível para construir pontes usando o Ficus elastica. Os residentes empreendedores simplesmente jogaram varas de bambu através de uma barreira de água e enviaram uma planta semelhante a elas: depois de 10 anos, dessa maneira você poderia obter uma ponte de até 30 metros de comprimento, capaz de suportar 50 pessoas ao mesmo tempo!
Que problemas podem surgir?
Ao tentar arrancar ficus, assim como ao cuidar de plantas jovens, os cultivadores de flores podem encontrar certos problemas.
O mais comum deles, bem como recomendações para sua solução, são apresentados abaixo:
O problema | Razão e maneira de corrigi-lo |
Podridão das estacas quando enraizadas na água | O problema pode ser causado por brotos fracos, baixas temperaturas e outras causas. Em tal situação, você precisa limpar imediatamente o fundo do caule da podridão e, sem esperar que as raízes sejam plantadas, colocar em uma panela. |
Deterioração da raiz após o plantio no solo | Ocorre devido ao alagamento do solo ou a baixa temperatura. Primeiro de tudo, você precisa reduzir a rega. |
Estacas ou camadas após o plantio não liberam novas folhas | Muito provavelmente, a situação está se estabilizando sozinha. O ficus é muito difícil de se adaptar às novas condições; portanto, o surgimento de novos brotos às vezes precisa esperar vários meses ou mais. Durante esse período, é importante não reorganizar a flor para um novo local, pois isso só agrava o problema. |
Ficus descarta folhas | A reação mais comum de uma planta a uma mudança de ambiente e manutenção inadequada. Em tal situação, é importante analisar parâmetros como iluminação, umidade, água (incluindo a qualidade da água), temperatura do ar, composição do solo, possível presença de correntes de ar, etc. Além disso, razões como ataque de pragas ou doenças fúngicas devem ser excluídas. |
Crescimento lento, galhos finos, perda de decoratividade | Talvez a planta não tenha luz. |
Manchas marrons nas folhas | Surgem devido a queimaduras solares, ficus jovens precisam ser protegidos da radiação ultravioleta. |
Manchas marrons nas folhas | Pode indicar um excesso de fertilizantes minerais. |
Secagem de folhas | As conseqüências da falta de umidade - ficus devem ser borrifadas com água morna o mais rápido possível e banhar-se periodicamente. |
As folhas murcham ou enrolam. | Geralmente ocorre se a planta é super-resfriada. Você deve aumentar a temperatura na sala ou mover a flor para um local mais adequado. |
Recomendações crescentes
Cuidar de ficus é geralmente descomplicado. As principais dificuldades, em regra, surgem durante os primeiros 3 meses após o plantio de uma planta ou sua aquisição (transferência para um novo local). Além disso, a flor reage fortemente ao início e ao final da estação de aquecimento, pois, nesse momento, o microclima interno geralmente muda bastante.
Para que o ficus cresça rápida e ativamente, e suas folhas sempre pareçam suculentas, brilhantes, brilhantes, não amarelas, nem secas nem caídas, deve fornecer a planta as seguintes condições:
Temperatura ideal do ar | + 18 ... + 23 ° С |
Temperatura mínima permitida do ar | + 16 ° C |
Humidade do ar | não inferior a 70% |
Iluminação | brilhante, mas sem exposição direta à luz solar (o melhor local para o pote é a janela leste ou o lado sul com sombreamento artificial) |
Rega | regular, à medida que o solo seca (no verão - pelo menos duas vezes por semana, no inverno - cerca de uma vez por semana) |
Top vestir | durante o período de crescimento ativo (de fevereiro a outubro), fertilizantes orgânicos e fertilizantes minerais complexos para plantas decorativas e caducifólias são alternadamente aplicados ao solo duas vezes por mês |
Poda | plantas grandes precisam de poda de modelagem, o que deve ser feito todos os anos na primavera |
Pragas | cochonilha, ácaro, crosta, pulgão, nemátodes (se forem detectados sinais de danos, as folhas deverão ser lavadas com água e sabão e, se o problema persistir, use preparações especiais contra insetos ou carrapatos) |
Doença | podridão radicular, podridão cinzenta, fungo de fuligem, oídio, antracnose, cercosporose (ocorrem devido a baixas temperaturas ou alagamento do solo, preparações fungicidas são usadas para o tratamento) |
O ficus é uma planta despretensiosa, porém sua reprodução requer certos esforços e habilidades. No entanto, não é nada difícil dominar essa ciência, você só precisa ser paciente e seguir rigorosamente todas as recomendações sem as quais o enraizamento de estacas ou estacas não possa ocorrer.