A hortênsia pode ser legitimamente chamada de uma das espécies mais exclusivas. Esta planta combina várias qualidades benéficas para os jardineiros, das quais a resistência ao frio, a floração longa e as inflorescências elegantes e únicas podem ser chamadas de principais. O artigo descreve a hortênsia hortênsia petiolaris, como uma das variedades mais populares, e também descreve todas as sutilezas e regras de cuidados com a planta.
Descrição da classe botânica
Pecíolos ou hortênsias petiolaris encaracolados (Hydrangea anomala subsp. petiolaris) é um dos representantes mais originais da família Hortense (Hydrangeaceae). Trata-se de um elegante arbusto ornamental, caracterizado por uma haste de ondulação do tipo liana, com até 20 m de comprimento. Existem ventosas especiais, que, juntamente com inúmeras raízes respiratórias, permitem que a planta seja firmemente fixada a quase qualquer suporte vertical. Em condições naturais, a planta é baseada em todos os tipos de povoamentos de coníferas localizados no território do leste da Ásia. É essa zona que é o centro de distribuição natural da variedade.
O caule da planta consiste em numerosos ramos alongados do tipo rastejante, com uma coloração marrom-avermelhada da casca. Os ramos principais são nus, os ramos laterais são cobertos com características familiares lanceoladas deixa até 10 cm de comprimento, com uma ponta pontiaguda. A borda de cada folha é distinguida por pequenos dentes pontiagudos. A cor da lâmina da folha, neste caso, é bastante saturada, todos os tipos de tons de verde escuro. O sistema radicular da hortênsia é pecíolo fibroso, as raízes estão localizadas na parte superior do substrato.
Você sabe A América do Norte é considerada o centro de origem de todas as hortênsias; aqui, essa espécie surgiu no curso da hibridação natural cerca de 40 a 70 milhões de anos atrás. A planta foi importada para a Europa do Japão em 1820.
A principal vantagem da variedade são as inflorescências graciosas, que cobrem densamente o caule encaracolado de meados de junho até o final de agosto. As inflorescências são todos os tipos de grandes formações de corimbose, com um diâmetro médio de até 20 cm e um comprimento não superior a 30 cm. Cada inflorescência consiste em pequenas flores de quatro pétalas de cor branca ou branca-amarelada, com um diâmetro de até 2,5 cm.
Regras de desembarque
O plantio de mudas encaracoladas de hortênsia é realizado nos meses de abril e maio. Mas também é permitido fazer isso no início do outono, antes do início de um resfriamento constante. Para fazer isso, escolha áreas abertas e bem iluminadas, com pouca luz.
Além disso, a variedade não tolera correntes de ar constantes e mudanças bruscas de temperatura; portanto, elas a plantam perto de uma cerca viva ou de todos os tipos de edifícios de jardins. Além disso, para o plantio, você deve escolher um local com substrato favorável, o mais adequado para essa área com solo argiloso e bem fertilizado.
Importante! Apenas espécimes jovens e em crescimento ativo são adequados para o plantio. Ao mesmo tempo, o material de plantio com cerca de 2 a 3 anos de idade é o melhor enraizamento em um novo local.
Aterragem da seguinte forma:
- 2 semanas antes do procedimento, você precisa limpar o solo das ervas daninhas e de todos os tipos de poluentes e depois fertilizá-lo. Para isso, são aplicados cerca de 5 kg de turfa, estrume apodrecido ou composto por 1 m². Depois disso, o local deve ser bem arado a uma profundidade de cerca de 30 cm.
- Cavar um buraco com um tamanho de 40 × 40 cm (profundidade × diâmetro) e, em seguida, colocar drenagem de cascalho, cascalho ou tijolo pequeno no fundo, uma camada de cerca de 10 cm. Depois disso, metade do buraco deve ser preenchida com terra. No caso de plantar várias plantas ao mesmo tempo, a distância mínima entre os furos adjacentes deve ser de pelo menos 1 m.
- Coloque as mudas no buraco e espalhe as raízes. O colo da raiz deve estar aproximadamente no nível do solo.
- Encha todas as rachaduras com o solo, compacte-o bem e regue a planta abundantemente.
Cuidado
A principal condição para o cultivo bem-sucedido de hortênsia é o cuidado adequado. Somente isso permite alcançar a floração a longo prazo do mato, bem como grandes inflorescências com flores delicadas e elegantes. Para realizar um atendimento qualificado, basta regar e aparar os arbustos a tempo, e também cobri-los no inverno.
Molhar e mulching
Todas as hortênsias são consideradas plantas bastante higrófilas, portanto a rega deve ser realizada regularmente. Faça este procedimento cerca de 1-2 vezes por semana. A vazão do fluido deve ser de aproximadamente 10 a 20 l / planta (dependendo da idade do mato).
Para preservar a umidade valiosa do substrato, além de fornecer às hortênsias um microclima ideal para o solo, recomenda-se fazer a cobertura do arbusto. Para isso, o círculo do tronco deve ser coberto com serragem, feno, palha, casca de sementes, casca de coco, etc., com uma camada de pelo menos 10 a 15 cm, e a cobertura é atualizada periodicamente, pelo menos 1 vez por mês.
Poda
Como os rebentos dessa variedade são encaracolados e têm uma taxa de crescimento aumentada, a hortênsia Petiolaris deve ser cortada. Isso fornecerá ao arbusto não apenas a decoratividade necessária, mas também o regime de floração ideal. Nesse caso, as inflorescências serão as maiores possíveis e também cobrirão quase toda a coroa, e novos rebentos se curvarão mais ativamente.
Execute esse procedimento no início da primavera, até o final de abril. Durante a poda, todos os rebentos secos, quebrados e em excesso são removidos. Nesse caso, a coroa deve formar-se moderadamente densa e consistir em galhos com 2 a 5 botões. Os galhos principais, se necessário, devem ser encurtados em não mais de um terço; caso contrário, a poda pode afetar adversamente a planta.
Importante! Os arbustos de hortênsia devem ser fertilizados periodicamente. No final de maio, é utilizada uma solução de esterco de vaca (1:10, com uma vazão de 10 l / planta), durante o verão e a primeira metade do outono 3-4 a fertilização é feita com qualquer fertilizante mineral complexo para espécies floridas.
Abrigo para o inverno
No caso de inverno nevado ou cultivo nas regiões frias do norte, recomenda-se cobrir a hortênsia encaracolada. Para isso, depois de baixar a temperatura média diária para + 5 ° С, o círculo do tronco é bem coberto, enquanto a camada coberta deve ter pelo menos 20 cm.Os arbustos jovens também devem ser protegidos contra brotos congelantes, para isso a parte superior precisa ser coberta com uma serapilheira densa, um palmo ou qualquer outro material à prova de vapor.
Reprodução
A hortênsia de pecíolo é considerada uma planta bastante simples de propagar, de modo que até um jardineiro iniciante pode cultivar novas instâncias da espécie em sua área. Tradicionalmente, as formas mais populares de obter mudas jovens são consideradas estacas, dividindo o mato e também camadas de enraizamento.
Estacas
O método mais simples e comum de propagação de hortênsias é considerado estacas. O procedimento permite o cultivo de várias mudas jovens de uma só vez e o plantio completo de um jardim com arbustos em apenas alguns anos. Eles começam a cortar estacas no momento do crescimento ativo dos brotos, aproximadamente em meados de junho. As estacas são cortadas de galhos jovens com mais de 3 anos de idade. Para fazer isso, a parte aérea é completamente separada do ponto de sua formação no ramo mãe e depois limpa do topo com brotos. A peça de trabalho resultante é cortada em várias partes com até 15 cm de comprimento, cada fragmento deve ter cerca de 2-3 pares de folhas saudáveis e cheias.
Estacas enraizadas em uma mistura de turfa e areia (2: 1) no parapeito da janela mais iluminado, protegendo as mudas da luz solar direta. Ao mesmo tempo, o solo do vaso deve estar levemente úmido; portanto, o substrato é regado antes de enraizar as mudas diariamente, em pequenas porções.
Para acelerar a formação do sistema radicular, recomenda-se pré-embeber as estacas em uma solução de estimulador de crescimento (“Heteroauxin”, “Kornevin” etc.) e, após o plantio, cubra com um recipiente de vidro transparente ou polietileno. As mudas estarão prontas para mergulhar no solo aberto em cerca de um mês, o que é evidenciado pelo aparecimento de um novo par de folhas. Caso contrário, as estacas são deixadas na panela até a primavera.Você sabe Para fins decorativos, a hortênsia foi cultivada pela primeira vez na China, cerca de 1,5 mil anos atrás. Os primeiros híbridos de plantas apareceram no início do século XX, graças aos criadores franceses Victor Nancy, Victor Lemoine e outros.
Camadas
Obter mudas de hortênsias também não é menos simples do que cultivar mudas. Além disso, o método é considerado o mais adequado para os iniciantes, pois não requer habilidades especiais.
Para obter camadas, você deve:
- Na primavera (em abril), cavar uma vala alongada ao longo do arbusto, com cerca de 2 cm de profundidade.
- Enterre um dos jovens brotos no buraco, o mais próximo do sistema radicular.
- Em meados de agosto, as camadas estão enraizadas e vários processos verticais se formarão a partir dela.
- Depois disso, cada broto deve ser batido a cada 10 dias, até formar pequenas colinas com cerca de 25 cm de altura ao seu redor.
- Em outubro, as camadas devem ser separadas em mudas separadas e depois levemente escavadas no solo em uma parte separada do jardim.
- Para a próxima temporada (primavera), os divisores devem ser plantados em um local permanente.
Divisão
A reprodução por divisão é mais frequentemente usada durante o transplante de hortênsias adultas (com pelo menos 5 anos de idade) em um novo local. Eles iniciam esse procedimento na primavera, durante abril.
Execute a divisão do arbusto da seguinte maneira:
- Regue bem a planta e aguarde até que a umidade seja completamente absorvida.
- Encurte todos os brotos para 2-3 botões inferiores.
- Com cuidado, cave uma planta do solo e lave o sistema radicular em uma bacia profunda ou outro recipiente.
- Com uma faca afiada, divida o rizoma em 2-3 partes. Ao mesmo tempo, um fragmento de brotos acima do solo deve permanecer em cada dividendo.
- Trate o sistema radicular de cada dividendo com uma solução de permanganato de potássio a 2% e transplante-o para um local permanente.
Aplicação de desenho paisagístico
No paisagismo profissional e jardinagem amadora a hortênsia de escalada Petiolaris é usada para enobrecer mandris, arcos de jardim ou estruturas de cercas com treliça. Além disso, a variedade é frequentemente usada para decorar as paredes de vários edifícios de jardins, bem como troncos de plantas altas, semelhantes a árvores. Para isso, todos os tipos de malha ou outras estruturas são instaladas ao redor do objeto, entrelaçando qual hortênsia esconde completamente o fundo principal.
Características do cultivo nos subúrbios
Frequentemente, o cultivo de hortênsias na região de Moscou não prevê procedimentos especiais ou específicos. A conformidade com a tecnologia padrão para o cultivo dessa variedade é suficiente para criar condições ideais para o crescimento a longo prazo e o florescimento próspero de arbustos nessa área geográfica.
Nesse caso, atenção especial deve ser dada ao abrigo da planta. Se na zona de cultivo houver um excesso da temperatura mínima de –25 ...– 30 ° С, além da cobertura morta, os brotos da sarça também devem ser cobertos. Caso contrário, há uma alta probabilidade de congelamento.Doenças e Pragas
Na maioria dos casos, a hortênsia pecíolo mostra uma resistência bastante alta a uma variedade de pragas e a todos os tipos de infecções bacterianas e fúngicas. Portanto, a maioria dos jardineiros não encontra esse problema. No entanto, os arbustos costumam comer demais todos os tipos de lesmas e caracóis pequenos. Apesar de não causarem muitos danos, esse parasitismo geralmente afeta negativamente a aparência da planta. Não é difícil superar esse problema, pois basta criar uma zona de proteção contínua a partir da areia limpa do rio ao redor do círculo do tronco.
A hortênsia Petiolaris é um dos exemplos mais impressionantes de arbustos trepadores, distinguidos por sua despretensão e características estéticas elevadas. Esta planta é capaz de se tornar um complemento ideal para quase todos os edifícios de jardins, além de decorar perfeitamente o local com inflorescências delicadas e elegantes. No entanto, para isso, o arbusto precisa de cuidados adequados e regulares.