Quando uma flor escolhida para o cultivo em casa, não apenas por sua beleza brilhante, mas também pela floração quase o ano todo, não deseja florescer, isso causa aborrecimento e confusão. O motivo pelo qual a orquídea Phalaenopsis não floresce e como resolver esse problema será discutido no artigo.
Período de floração de Phalaenopsis
Deve demorar pelo menos 2 anos após o plantio antes que esta orquídea floresça. Nos primeiros seis meses de existência, a planta desenvolve ativamente o sistema radicular e, em seguida, chega a vez de construir massa verde e desenvolver raízes aéreas.
À medida que as folhas crescem, botões de flores são depositados em seus seios, a partir dos quais os pedúnculos se desenvolvem. Conclui-se que quanto mais bem-sucedido o período de postura dos botões, mais flores será. E isso depende em grande parte da composição do solo, que será descrita abaixo.Uma característica da orquídea é sua origem tropical e seu crescimento em condições naturais, sob a cobertura de densa vegetação da selva. É por isso que esta planta é insensível às mudanças de estação e pouco exigente para o horário de verão. Ao criar uma orquídea phalaenopsis sob condições ideais de crescimento, ela pode florescer em casa sem interrupção por até 11 meses por ano.
Você sabe A variedade de formas e cores das flores da orquídea pode adoçar os olhos de qualquer pessoa, o que não se pode dizer sobre as sensações olfativas. Algumas espécies de orquídeas exalam cheiros realmente desagradáveis.
Por que phalaenopsis não floresce em casa
A resposta aqui é óbvia: significa que as condições ideais de crescimento não foram criadas para a orquídea. E as razões para isso podem ser vários fatores.
Exposição a fatores externos
Iluminação, temperatura ambiente, umidade - tudo isso afeta diretamente o conforto da planta. Acostumada à luz dispersa sob a cobertura de uma floresta tropical, a orquídea não tolera a luz solar direta, o que drena suas raízes aéreas.
No entanto, isso não significa que ela não precise de boa iluminação. Embora esteja sob exposição difusa, mas prolongada à luz na selva, a flor requer pelo menos 8 horas de luz do dia em casa e, para uma floração ativa, pode ser estendida até 14-16 horas. Se for menor, a massa verde da orquídea crescerá muito, mas as flores não podem esperar.Sendo uma planta que adora calor, a orquídea Phalaenopsis se sente melhor na faixa de temperatura +25 ... + 30 ° C, e no inverno - +20 ... + 25 ° C. Mas a colocação bem-sucedida de botões de flores é afetada não tanto pela alta temperatura ambiente, mas pelas diferenças entre dia e noite. Essas diferenças devem ser de 5 a 6 graus e devem ser fornecidas sem falhas.
Caso contrário, os botões de flores podem simplesmente não ser amarrados nas axilas das folhas.A umidade do solo também afeta diretamente a capacidade da planta de florescer com segurança. A rega excessiva durante o período de brotamento das orquídeas, via de regra, leva à interrupção da floração, bem como à falta de umidade no solo durante o período de floração.
Importante! Após o transplante, a phalaenopsis não pode ser alimentada com fertilizantes por três–4 semanas.
Aterragem errada
O sistema radicular da phalaenopsis consiste em raízes subterrâneas e aéreas; portanto, o plantio ou replantio de uma flor é frequentemente associado ao perigo de imersão das raízes aéreas sob a camada do solo, o que em nenhum caso pode ser feito. Além disso, durante o transplante, as raízes subterrâneas que sofreram apodrecimento ou secagem são cortadas, o que faz com que a planta se estresse do qual sai por pelo menos seis meses. É claro que durante esse período a orquídea não é capaz de florescer.
Se durante o transplante de plantas, muitas raízes aéreas e subterrâneas são cortadas, então no solo solto que a orquídea prefere, ela simplesmente não se mantém bem. Assim, é necessário podar os caules das flores para dar estabilidade a todo o arbusto, o que também interrompe a floração.
Aplicação incorreta de fertilizante
Esta orquídea é muito sensível à cobertura e requer sua aplicação pelo menos a cada década. No entanto, há um recurso extremamente importante. Se o nitrogênio prevalece nos fertilizantes, como os orgânicos, isso leva ao desenvolvimento violento da massa foliar e inibe significativamente a colocação de futuros pedúnculos.
Isso acontece porque a formação de botões de flores, a partir dos quais os pedúnculos se desenvolvem, requer não nitrogênio, mas substâncias minerais na forma de potássio, magnésio e fósforo.
Além disso, no processo de fertilização da flor com fertilizantes, é necessário aderir às seguintes regras:
- não fertilize sob a orquídea durante sua dormência a curto prazo;
- Não é necessário alimentar a planta se estiver fraca ou doente;
- Não aplique o molho de raiz durante a floração;
- Ao usar cobertura foliar, você deve tomar cuidado para não adubar os brotos e flores.
Doenças e pragas
Além do fato de o não cumprimento das condições de cultivo de orquídeas levar a problemas com a floração, isso também provoca o aparecimento de doenças e a invasão de pragas em uma planta enfraquecida, o que agrava ainda mais os problemas com a floração da planta.
Antes de tudo, as folhas amareladas testemunham sua disfunção, cuja aparência é causada por condições inadequadas de temperatura, falta de iluminação, falta ou excesso de umidade no solo.
Você sabe De todas as orquídeas que crescem em nosso planeta, até o momento, especialistas e amadores criaram mais de um quarto de milhão de variedades dessas plantas que não existiam anteriormente na natureza.
Essas causas não infecciosas dos problemas abrem um caminho direto para o aparecimento de infecções na forma de:
- oídio, caracterizado pelo aparecimento nas folhas e brotos de placa branca;
- podridão marrom deixando manchas marrons aquosas em brotos e folhas jovens;
- manchar cobertura de folhagem com manchas circulares, listradas ou em mosaico;
- podridão cinza criando um revestimento fofo de cor cinza nas folhas e processos e cobrindo as flores com pequenas manchas;
- podridão da raiz fazendo com que o sistema radicular amoleça e apodreça, e as folhas adquiram uma cor marrom;
- ferrugem cobrindo o fundo das folhas com um revestimento vermelho;
- Antracnose formando na folhagem crescendo manchas pretas;
- Podridão de Fusarium privando as folhas de turgor e formando um revestimento rosa sobre elas.
Além de doenças, pragas representadas por:
- fumegante cobrindo as flores, brotos e as costas das folhas com uma consistência pegajosa, pela qual perdem a sua forma original;
- escudos escondido nas folhas sob os crescimentos que elas criam;
- moscas brancas que são pequenos insetos de cor branca, levando ao amarelecimento das folhas e sua subsequente deterioração;
- tripes formar um filme de prata em todos os fragmentos do mato;
- mealybug, formar um revestimento semelhante a algodão na planta;
- carrapatos emaranhando o arbusto com uma fina teia de aranha e fazendo com que as folhas se enrolem e secem.
Importante! Com um sistema radicular empobrecido e a perda de folhas de turgor, é impossível organizar uma orquídea para simular uma seca ou uma estação chuvosa, pois isso pode levar à morte da planta.
O que fazer e como fazer a orquídea Phalaenopsis florescer
Os floristas acumularam uma rica experiência em estimular a floração em orquídeas.
Para fazer isso, eles usam essas técnicas:
- Pulverize o arbusto com um estimulador de crescimento. Se Epin for usado para isso, na quantidade de 5 gotas é diluído em 200 g de água e a planta é pulverizada com a solução resultante diariamente pela manhã.
- O segundo método é menos gentil em relação à planta, mas revigora sua memória genética, que armazena memórias dos períodos de seca que ocorrem em condições naturais. Para isso, a casa é criada seca artificial que consiste em cessar temporariamente a rega.
- Há também uma imitação diametralmente oposta, que se assemelha a uma orquídea sobre as estações chuvosas que ocorrem regularmente em condições naturais. Para fazer isso, o vaso com a planta é imerso em água a uma temperatura de + 35 ° C por 4 dias. Após esses procedimentos, ocorre um “período de seca” de meio mês com uma interrupção completa da irrigação e sua subsequente restauração no modo normal.
- Você pode induzir a phalaenopsis a florescer tratando o arbusto com água morna usando um spray. Um efeito positivo é possível apenas pulverizando três vezes durante o dia até o início da floração.
- Estimula o florescimento da orquídea e o estresse que recebe durante uma queda acentuada de temperatura e o intervalo entre + 18 ° C e + 25 ° C. Para fazer isso, o vaso de flores é levado para um local mais fresco durante a noite e, pela manhã, retorna ao seu lugar quente habitual até que um novo pedúnculo apareça no mato. Deve-se lembrar que uma temperatura abaixo de + 18 ° C já é perigosa para a orquídea.
- Curiosamente, mas a floração também estimula a poda. Isso ocorre devido à presença de botões de flores adormecidos nas axilas das folhas, que, ao cortar o pedúnculo, acordam e jogam fora novos pedúnculos. Para isso, o pedúnculo é cortado 2-3 cm mais alto que os botões de flores para que não sequem.
- Existe um método mais severo, que implica para a flor uma mudança brusca no ambiente usual para uma mais úmida e mais escura. Para isso, um local embaixo da pia da cozinha é bastante adequado. Depois de permanecer nessas condições por um mês e retornar a um local permanente, ao mesmo tempo em que rega, a orquídea não só lança novos caules de flores, mas também forma frequentemente “crianças”, que podem se tornar novas orquídeas.
Medidas preventivas
Como os problemas com o estado da planta são mais fáceis de prevenir do que serem eliminados posteriormente, é útil lembrar o que você não deve fazer para evitar esses problemas:
- A inundação do solo e o aparecimento de gotas de água na folhagem não devem ser permitidos, levando à podridão e ao aparecimento de doenças fúngicas.
- Não regue orquídeas à noite, já que isso leva à hipotermia e provoca a ocorrência de infecções fúngicas.
- Não regue as orquídeas com água da torneira, uma vez que os sais em sua composição são depositados nos processos radiculares e os impedem de absorver a umidade normalmente com os nutrientes. Em casos extremos, você pode ocasionalmente usar água da torneira bem defendida.
- Não é recomendável abusar de fertilizantes e experimentar suas proporções. É melhor usar cobertura superior projetada especificamente para orquídeas, seguindo escrupulosamente as instruções.
- Você não deve colocar imediatamente plantas recém-adquiridas próximas a casas de crescimento longo, para evitar a infecção sem um período de quarentena apropriado.
- O pedúnculo desbotado não deve ser removido antes de secar. porque com o tempo (após 2 a 3 meses), um caule de flor verde pode florescer novamente e até formar "bebês".
- Em nenhum caso você deve manter a phalaenopsis sob o sol ardente, que não só podem queimar as folhas, mas também são capazes de secar raízes aéreas.
Importante! Para que esta orquídea apresente em toda a sua glória por quase um ano, você não pode prescindir da iluminação artificial no inverno.
Características do cuidado da planta
O componente mais importante dos cuidados com as orquídeas é a sua rega competente. Como já mencionado, é extremamente indesejável usar água da torneira para isso, especialmente não declarado.
Esta planta requer água macia na forma de:
- chuva;
- descongelado;
- filtrado.
Vários métodos de regar a orquídea são usados:
- Durante o derramamento, a água flui ao longo das bordas do tanque, após o que flui através dos orifícios de drenagem para o poço. Este método é recomendado após um transplante de planta.
- Um recipiente com uma orquídea é imerso em água por 10 minutos, como resultado da qual a água penetra no solo pela parte superior e pelos orifícios de drenagem.
- Durante um mergulho parcial, a panela de phalaenopsis é colocada em uma panela com água por um quarto ou até meio dia. Através dos orifícios de drenagem, o sistema radicular atrai ativamente a água e, paralelamente, o solo no vaso é parcialmente umedecido.
- Para organizar um banho quente para uma orquídea, ela é colocada em um banho e regada com água aquecida a + 40 ° C. Porém, após esse procedimento, que é muito útil para a phalaenopsis, ele não pode ser movido imediatamente para uma sala mais fria. Também é altamente recomendável que você limpe os seios decíduos com um guardanapo.
Vídeo: métodos de rega de orquídeas
Não menos umidade no crescimento normal desta planta afeta o regime de luz ideal. O horário de verão desejado para esta orquídea é entre 8 e 16 horas. Nesse caso, a seguinte tendência é observada: quanto menor hoje, mais forte a massa verde cresce em detrimento da floração e, quanto mais longa, mais magnífica a floração do arbusto.
Como a phalaenopsis prefere o ar úmido, no inverno, quando o aquecimento central ou qualquer outro aquecimento contínuo seca o ar da casa, a planta pode se livrar das flores, os brotos secam, as folhas perdem o turgor e as raízes aéreas secam. Durante esse período, é imperativo umidificar o ar com umidificadores.
É útil pulverizar arbustos de pulverizadores finos, bem como colocar recipientes largos com água perto de vasos de flores ou colocar toalhas molhadas perto deles.A fertilização com fertilizantes desempenha um papel significativo na floração abundante e longa, como mencionado acima.
Deve-se esclarecer que a melhor opção pode ser preparações especiais projetadas especificamente para orquídeas ("Dr. Foley", "Mr. Color").
Se uma planta capaz de florescer de forma contínua e luxuriante quase o ano todo floresce lentamente, por um curto período de tempo ou não floresce, é responsabilidade total da pessoa. Enquanto isso, se você se esforçar e observar condições elementares, poderá obter excelente floração da orquídea Phalaenopsis, agradável aos olhos em qualquer época do ano.