Hortênsia é uma das flores mais populares cultivadas no jardim. Em casa, vários métodos são usados para propagar esta planta, mas as mudas mais fortes e de alta qualidade podem ser obtidas apenas usando o método de sementes. Mais detalhes sobre como preparar a semente para o plantio, bem como sobre as regras para o cultivo de mudas, o transplante de mudas em terreno aberto e outros cuidados para elas - mais adiante neste artigo.
Como são as sementes de hortênsia?
Os principais sinais externos das sementes de hortênsia:
- cor marrom escura;
- forma alongada com uma borda pontiaguda;
- superfície em relevo;
- tamanhos pequenos.
A maneira mais fácil de comprar sementes de hortênsia em um viveiro. Lá você encontra produtos de vários fabricantes, mas recomenda-se escolher o material de plantio da China ou do Japão. O território desses países é o habitat natural das hortênsias; portanto, as sementes chinesas são consideradas as melhores e germinam mais rapidamente.Ao comprar, é recomendável descobrir do vendedor quanto material de plantio corresponde às características declaradas de uma determinada variedade.
Você sabe De acordo com escavações arqueológicas realizadas nas regiões norte dos Estados Unidos, verificou-se que a hortênsia cresceu no mundo há 40 mil anos.
É possível cultivar hortênsia a partir de sementes em casa
Muitos jardineiros cultivam hortênsias em casa a partir de sementes. Mas, para isso, é necessário entender como é um material de plantio de qualidade e conhecer o momento ideal para sua incorporação no solo. As sementes podem ser compradas ou coletadas independentemente de uma planta adulta com flores. Primeiro, as mudas são cultivadas semeando o material de plantio em uma caixa ou vaso grande com mistura de solo preparada. Os principais recursos desse processo estão listados mais adiante neste artigo.
Como coletar sementes de hortênsia
Você pode colher sementes de hortênsia. Este procedimento é realizado em clima seco após a floração, quando os frutos se formam na forma de pequenas caixas na planta. Eles aparecem apenas em flores pequenas e indefinidas que crescem no centro do mato, chamadas de férteis. Inflorescências brilhantes e exuberantes têm uma aparência bonita, mas são estéreis.Para extrair sementes da fruta, ela é cuidadosamente aberta. O material de plantio resultante é ligeiramente seco à temperatura ambiente e depois dobrado em pequenos sacos de papel e armazenado em local seco e longe da luz solar. Recomenda-se o uso de sementes colhidas por vários meses, pois durante esse período a probabilidade de germinação é maior.
Quando plantar sementes de flores para mudas em casa
As sementes de hortênsias para mudas começam na segunda metade do inverno. Com este plantio, no início do verão, os brotos já terão várias folhas. Cultive mudas em condições ambientes, tendo preparado para isso um recipiente adequado e solo solto leve. Para acelerar a aparência de brotos jovens, o material de plantio deve estar adequadamente preparado. O procedimento para plantar sementes no próprio solo é bastante simples e não requer conhecimento ou experiência especial do jardineiro.
Você sabe A cor das pétalas da hortênsia pode determinar o nível de acidez do solo. Quando cultivadas em solo ácido, as inflorescências são de cor azul, em solo alcalino são pintadas em rosa e roxo e, em um substrato neutro, tornam-se bege.
Preparação do tanque de desembarque
Para o plantio de sementes, recomenda-se o uso de uma ampla caixa de madeira de profundidade média. Recomenda-se preenchê-lo com terra para que pelo menos 3-5 cm permaneçam na borda superior - isso permitirá cobrir o recipiente com um filme, sem interferir na germinação do material de plantio. Você pode plantar as sementes em recipientes especiais para mudas, cujo espaço interno é dividido em células separadas.
Preparação do solo
Para acelerar a germinação do material de plantio, ele é plantado em solo especialmente preparado. Deve passar bem o ar e a umidade e também conter substâncias úteis suficientes necessárias para o desenvolvimento normal dos brotos.
O substrato é preparado a partir de tais componentes, obtidos em proporções iguais:
- terra de folha;
- areia;
- turfa.
A caixa é preenchida com a mistura e depois abundantemente regada com uma forte solução quente de permanganato de potássio para desinfecção. Após o resfriamento do solo, ele é irrigado levemente com água morna.
Preparação de sementes
Para melhorar a germinação, bem como evitar a ocorrência de doenças, o material de plantio deve ser preparado antes do plantio em um recipiente com o solo.
Para fazer isso, é recomendável executar estas etapas passo a passo:
- Selecione o material de plantio sem danos e deformação.
- Mergulhe as sementes em uma solução rosa de permanganato de potássio por 30-40 minutos para desinfetar.
- Enrole o produto em um pano úmido. Deixe por alguns dias para que cada semente incha e solte uma pequena muda.
- Enquanto seca, irrigue levemente o guardanapo com água - ele deve estar sempre molhado. As sementes germinadas precisam de 2-5 dias.
Instruções de plantio de sementes
Após concluir todas as medidas preparatórias, eles procedem à semeadura direta de sementes no solo. Geralmente são semeadas em fileiras, observando uma distância de 3-4 cm entre as plantas vizinhas.
Importante! Durante a germinação das sementes em um pano úmido, verifique se elas não estão cobertas com muco. Se isso acontecer, o material de plantio é lavado com água morna e todo o procedimento é repetido novamente.
Instruções de pouso passo a passo:
- Espalhe as sementes na superfície do solo úmido em um recipiente, apertando-as suavemente no solo.
- Polvilhe o material de plantio com uma pequena camada de areia. Polvilhe levemente com água.
- Cubra o recipiente com filme ou vidro, coloque em local quente (+ 20 ° C) e ensolarado.
- Pulverize o solo no tanque com uma pistola de pulverização enquanto seca. Remova a cobertura diariamente por um curto período de tempo, para que as sementes não travem sem acesso a ar fresco.
- Após o surgimento dos brotos, remova o filme ou o vidro do recipiente.
Geralmente, desde o momento do plantio das sementes até o aparecimento de brotos verdes, várias semanas se passam. Quando o primeiro par de folhas se forma nas plantas, elas são mergulhadas em vasos individuais com um diâmetro de 6 a 7 cm, nos quais as mudas serão localizadas antes de serem transplantadas para o campo aberto. Para encher recipientes individuais, é usada uma mistura de solo da mesma composição usada no plantio.
Cuidado de mudas de hortênsia
Para o crescimento ativo, as mudas jovens de hortênsia precisam de calor e de uma quantidade suficiente de luz dispersa, para serem colocadas no peitoril da janela sul. Mas os raios diretos do sol devem ser evitados - sob sua influência, queimaduras podem aparecer nas folhas da planta. Por esse motivo, recomenda-se pendurar a janela com tule, sombreando ligeiramente as mudas.
No verão, em uma sala com mudas de hortênsias deve ser de pelo menos + 20 ° C, e no inverno, as plantas são transferidas para um local escuro e mantidas a + 10 ° C. O cuidado com brotos jovens consiste em rega regular, cobertura e poda adequada. E em campo aberto a flor descrita é transplantada somente após 2 anos, para que as mudas tenham tempo suficiente para ficarem mais fortes.
Rega
Um dos fatores mais importantes que afetam o crescimento ativo de mudas de hortênsias é a rega. Porém, durante a irrigação das plantas é necessário observar a norma, pois o alagamento do solo pode levar ao aparecimento de doenças e até à morte do broto.
Regras básicas de rega:
- na primavera e no verão, a irrigação é realizada com água sedimentada à temperatura ambiente, à medida que a camada superior do solo seca e, na estação fria, o solo no vaso é mantido apenas um pouco úmido;
- recomenda-se irrigar as plantas de manhã ou à noite;
- na estação quente, as mudas são pulverizadas periodicamente da pistola;
- para aumentar o nível de umidade do ar, bandejas de água são colocadas próximas à hortênsia;
- a cada 30 dias os brotos são regados com água levemente acidificada - isso ajuda a aumentar a acidez do solo.
Importante! Após a rega, o solo em um recipiente com hortênsia deve ser afrouxado, bem como remover ervas daninhas periodicamente. Esses procedimentos ajudam a remover a crosta densa de terra, facilitando o acesso de água e ar às raízes.
Top vestir
Além de uma quantidade suficiente de umidade, a hortênsia também precisa de nutrientes. Os fertilizantes ajudam as mudas a se fortalecerem antes de plantar em uma área aberta e a fortalecer a imunidade da planta.
Regras básicas para aplicar o curativo:
- a hortênsia é fertilizada apenas na estação quente;
- frequência de nutrientes - 1 vez em 2 semanas;
- para a alimentação, use "Agricola", "Agrovita" ou um fertilizante especial para hortênsias, utilizando-o de acordo com as instruções da embalagem;
- a dose necessária da substância é determinada de acordo com as instruções indicadas na embalagem.
Poda
Durante o cultivo de mudas, a poda não é realizada, uma vez que brotos jovens ainda não estão suficientemente fortalecidos, e esse procedimento pode afetar adversamente o crescimento futuro da hortênsia. A primeira vez que os brotos são encurtados somente depois que as mudas são transplantadas para o campo aberto, quando completam 3 anos de idade. Mas se, ao cultivar mudas, brotam inflorescências, elas são cortadas para que as plantas gastem sua força exclusivamente no crescimento das raízes e da massa verde.
Transplante de mudas fortes para o local
Antes de plantar mudas de hortênsias na rua, você precisa encontrar um local adequado para elas. Recomenda-se escolher uma área bem iluminada com solo solto e leve contendo uma quantidade suficiente de nutrientes. Em termos de acidez, o solo deve ser levemente ácido. Recomenda-se plantar mudas na rua em maio. Antes disso, a terra no local selecionado no jardim é limpa de ervas daninhas e desenterrada com a adição de uma pequena quantidade de turfa.
Você sabe Segundo uma versão, a flor recebeu esse nome em homenagem à princesa do Império Romano Hortense.
Para preencher os caroços de plantio, um substrato fértil é preparado misturando em proporções iguais esses componentes:
- terra de folha ou terra preta;
- turfa;
- a areia
Instruções passo a passo para transplantar mudas de hortênsias no local:
- Desenterre os caroços de plantio 2 a 2,5 vezes maiores que o tamanho do coma de terra ao redor das raízes (aproximadamente 50 × 50 cm). A distância entre as plantas vizinhas deve ser de 1 a 1,5 m.
- Coloque uma camada de drenagem de pedaços de tijolos quebrados ou seixos no fundo de cada recesso. Despeje um pouco de solo nutriente por cima.
- Regue o solo abundantemente em uma panela com uma muda. Retire a planta do tanque com um pedaço de terra.
- Abaixe as mudas no orifício de plantio, colocando seu pescoço de raiz no nível da superfície do solo. Polvilhe as raízes com os restos da mistura do solo.
- Toque levemente em torno da hortênsia. Despeje as mudas abundantemente com água morna, saturando o solo com umidade a uma profundidade de 30 a 40 cm.
- Depois de absorver a umidade, encha o chão ao redor da planta com serragem ou turfa.
Cuidados adicionais
Após o transplante de mudas, as mudas precisam de cuidados adequados. Ajudará as plantas a se adaptarem mais rapidamente a um novo local e também alcançará uma floração magnífica. Para que a hortênsia mantenha uma aparência decorativa, ela é aparada. Você pode formar uma planta na forma de um arbusto ou uma árvore (como, por exemplo, uma variedade de sonhos com açúcar de hortênsia de panícula).
Importante! A remoção do abrigo de inverno da planta em questão é necessária apenas na primavera, quando a probabilidade de ocorrência de geadas de retorno desaparece.
Regras básicas para cuidar da colheita:
- a rega é realizada à medida que a camada superior da terra seca;
- cerca de 20 litros de água são consumidos por planta por semana;
- após cada irrigação, o solo ao redor da planta deve ser afrouxado a uma profundidade de 5-6 cm;
- a área do círculo do tronco é periodicamente limpa de ervas daninhas;
- Ao redor do tronco, havia uma camada de cobertura vegetal de serragem e turfa - mantém o solo solto e retém a umidade;
- no início da primavera e, em seguida, no final de maio, a hortênsia é alimentada com uma solução de excremento de frango ou verbasco (1 litro de produto por 10 litros de água);
- após o início da floração, 20 g de superfosfato, 10 g de nitrato de potássio e 10 g de uréia são introduzidos em cada planta - o curativo é realizado com um intervalo de 14 dias;
- no início do outono, a hortênsia é fertilizada com preparações complexas das lojas, seguindo as instruções da embalagem;
- a partir dos três anos de idade, é realizada a poda do outono - brotos secos e danificados são removidos, bem como brotos pequenos, espessando a coroa;
- depois que a planta atinge a idade de 4-5 anos, os brotos são gradualmente removidos, substituindo-os por jovens;
- para se preparar para o inverno, os galhos do arbusto são dobrados à superfície do solo e levemente polvilhados com terra e cobertos com galhos de galhos de abeto ou lutrasil.
Reprodução
Existem várias maneiras de reproduzir hortênsias. Todos eles podem ser realizados com material de plantio coletado independentemente em uma horta de uma planta adulta. Em casa, a flor é propagada por sementes, estacas e camadas. Cada um desses métodos tem suas vantagens e desvantagens, tendo ponderado qual o jardineiro pode decidir sobre como cultivará uma nova planta.
Sementes
Este método de propagação é descrito em detalhes acima e é usado principalmente no cultivo de hortênsias de folhas grandes. É bastante trabalhoso, pois desde o momento da semeadura até o transplante da planta em campo aberto, leva até 2 anos. Além disso, o jardineiro precisa criar as condições corretas de microclima para as mudas na sala e realizar os cuidados necessários para as mudas, o que também está associado a custos de tempo adicionais.Mas, de acordo com as instruções passo a passo indicadas, a hortênsia cultivada independentemente das sementes tem a imunidade mais estável a doenças e pragas.
Estacas
A maneira mais fácil de propagar hortênsia em termos de mão-de-obra é a estaca. As estacas enraízam bem, portanto, mesmo um jardineiro iniciante pode cultivar uma nova planta. A colheita do material de plantio é realizada na segunda metade da primavera.
Você sabe A hortênsia entrou na Europa apenas no início do século XIX. A planta foi trazida pelos participantes da primeira expedição francesa de volta ao mundo liderada por Louis-Antoine de Bougainville.
Instruções passo a passo para propagar uma flor por estacas:
- Escolha brotos anuais que serão usados para a colheita de estacas.
- Corte pedaços do caule com 12 cm de comprimento e 5-6 folhas.
- Limpar a parte mais baixa da muda preparada das folhas. Coloque-o na solução Kornevin por 1 hora.
- Prepare um recipiente com uma mistura de solo fértil composta por areia e turfa (proporção de 1: 2). Despeje o solo resultante com água morna.
- Aprofundar o pedúnculo no substrato por alguns centímetros. Ao pousar em uma capacidade de várias cópias entre eles, deixe uma distância de cerca de 5 cm.
- Regue as mudas, cubra-as com um frasco de vidro ou plástico para criar um ambiente de efeito estufa.
- Coloque o recipiente em um local sombreado. Molhe o solo ao redor das estacas plantadas enquanto seca. Remova periodicamente o abrigo para ventilação, mantendo a temperatura na sala +18 ... + 25 ° C.
Camadas
No início da primavera, mesmo antes da abertura dos brotos, a hortênsia pode ser propagada por camadas. Nesse caso, no início de outubro será possível obter plantas jovens com até 0,5 m de altura.
Instruções passo a passo:
- Cavar o solo ao redor da planta mãe, achatar sua superfície.
- Escolha brotos laterais no mato, o que será conveniente para dobrar no chão. Cavar sulcos longitudinais de até 2 cm de profundidade para eles.
- Coloque uma sessão em cada poço. Fixe os galhos nessa posição, polvilhe-os levemente sobre o solo.
- Realize uma rega moderada dos brotos cavados, para que o solo próximo a eles esteja sempre molhado. Depois de algumas semanas, várias filhas são formadas nas camadas.
- Quando as plantas jovens atingem uma altura de 20 cm, são polvilhadas com terra a cada 1,5 semanas.
- No início de outubro, separe cuidadosamente as camadas do arbusto-mãe. Cavá-los em um leito temporário com solo de partes iguais de turfa e areia.
As plantas jovens recebem cuidados padrão na forma de rega moderada, afrouxamento periódico do solo e remoção de ervas daninhas. É permitido mover as mudas para um local permanente somente após um ano.
Doenças e pragas das hortênsias
Se você violar as recomendações de cuidados, a hortênsia pode sofrer de doenças e pragas. Em tal situação, o jardineiro precisa reconhecer a infecção a tempo, encontrar a verdadeira causa do problema e iniciar imediatamente o tratamento do arbusto.
Importante! Para evitar a ocorrência de doenças fúngicas, o solo ao redor da hortênsia é desinfetado uma vez por mês com uma solução rosa de permanganato de potássio.
Na maioria das vezes, a flor é atacada por tais infecções e insetos:
- Podridão cinzenta. Ocorre como resultado do alagamento do solo e do espessamento da copa da planta. Nesse caso, um revestimento cinza macio aparece nas folhas, o que leva ao amarelecimento e à morte da folhagem. As áreas infectadas são cortadas e destruídas, e a hortênsia é tratada com Fundazol.
- Oídio. A doença se desenvolve em condições de falta de umidade no solo, bem como com uma quantidade excessiva de fertilizantes nitrogenados. Manchas verde-amarelas aparecem nas folhas, cobertas nas costas com um revestimento cinza ou roxo. Com o tempo, o tamanho das manchas aumenta, capturando toda a folha e a planta começa a perder massa verde. Para tratar uma instância doente, o Topázio é usado.
- Septoria. Ocorre em clima frio com alta umidade. A infecção afeta primeiro a parte inferior dos brotos - pequenas manchas com franjas marrons escuras nas folhas, que cobrem gradualmente toda a superfície da chapa. As áreas afetadas devem ser removidas do mato e destruídas, e a hortênsia tratada com a droga "Profit".
- Infecções virais. Estes incluem detecção de anel e câncer. No primeiro caso, manchas características na forma de anéis aparecem nas folhas do arbusto e, no segundo, manchas marrons aparecem nas costas das quais pequenas úlceras são visíveis. As doenças virais levam à deformação dos rebentos, e a planta perde as folhas e desbota. A infecção pode ocorrer através de ferramentas de jardim ou material de plantio de baixa qualidade, e não há cura para essas doenças.
- Pulgões. Alimenta-se do suco de folhas e brotos, deixando-os amarelos e secos. Os insetos são claramente visíveis na superfície das folhas e rapidamente se espalham por todos os arbustos. Para o tratamento, a hortênsia é tratada com Iskra.
- Ácaro aranha. Esta praga se espalha rapidamente para a planta em clima seco e quente, envolvendo folhas e caules com uma fina teia. Como resultado, a massa verde do mato seca e torce, a hortênsia para de crescer e morre. Você pode se livrar do carrapato com a ajuda da droga "Acarin".
- Nematóide da bílis. Afeta as raízes do arbusto, por isso pode ser difícil de encontrar. O principal sintoma é o inchaço vermelho na parte inferior do caule da planta, que eventualmente começa a apodrecer. Nesse caso, a hortênsia para de crescer, murcha e morre. Para combater o nemátodo, a droga "Actofit" é usada.
- Slug. Alimentam-se da polpa tenra de folhas e caules jovens de hortênsia. A praga se propaga ativamente em áreas com alta umidade e matagais densos, e sua aparência pode ser notada pelos danos característicos aos brotos e traços pegajosos da planta. Os mais profundos precisam ser coletados manualmente, bem como destruir suas garras de ovos, localizadas nas axilas das folhas do mato.
Para evitar o aparecimento de doenças e pragas, eles executam as seguintes ações:
- escolhendo o local certo para o plantio de arbustos;
- o uso de material de plantio de alta qualidade;
- adesão a horários de rega e curativo;
- remoção de detritos de plantas e remoção de ervas daninhas no local;
- poda anual do mato.
Para cultivar hortênsias independentemente das sementes em casa, o jardineiro precisa ser paciente e fazer algum esforço. Usando as informações apresentadas no artigo, é possível preparar com êxito o material de plantio, plantá-lo adequadamente no solo e fornecer cuidados adequados às plantas jovens. E a planta resultante terá forte imunidade e apreciará a floração anual exuberante.