As íris frequentemente se tornam um sotaque brilhante e uma verdadeira decoração de um jardim, uma casa de verão. Considerando sua despretensiosidade à rega durante toda a floração, bem como a fotofilia e a tolerância à seca, são eles que podem se tornar seus favoritos ao formar um canteiro de flores. O artigo explicará as razões pelas quais as íris não florescem.
Razões pelas quais as íris não florescem
Se você comprou material de plantio de alta qualidade e o plantou de acordo com todas as regras, esperou pacientemente por 2-3 anos de adaptação e as íris ainda não agradam você com uma floração magnífica, pode haver várias razões:
- Talvez você tenha encontrado uma variedade rara ou um híbrido novo de longe - da Austrália, EUA e Holanda. Em seguida, esteja preparado para o fato de que o período de adaptação aumentará em mais alguns anos. Todo esse tempo é necessário cuidar totalmente da planta, permitindo assim a formação de um bom sistema radicular. Então você tem certeza de esperar por um resultado incomum.
- Se a íris da sua casa não florescer, verifique a quantidade de luz solar no canteiro. As plantas desta espécie toleram dolorosamente o escurecimento e desde os primeiros dias. Cultivadores experientes até aconselham a orientar os rizomas para o sul durante o plantio.
- Uma planta saudável precisa de apenas 2-3 umidade por estação e precisa de umidade adicional durante certos períodos: 2-3 semanas após o plantio e no momento da formação dos brotos. Sinais de violação do regime hídrico são botões raros, flores lentas.
- Na preparação para o inverno, você não deve cobrir a cama com íris muito cedo, pois a probabilidade de maturação das raízes é alta e, como resultado, a doença da planta. Mas você não pode atrasá-lo com o aquecimento: no primeiro calor, o canteiro precisa ser liberado da cobertura morta e dos ramos de abeto.
- Entre as íris, existem muitas variedades de floração precoce, e mesmo em uma primavera quente, geadas repentinas em 2-3 dias podem arruinar um botão de flor. É impossível resolver essa situação, mas é fácil evitar o problema: basta seguir o cronograma de temperatura e cobrir as plantas a tempo.
- Às vezes, com bom cuidado, as íris se recusam categoricamente a florescer. Fertilizados com fertilizantes, em bom solo, ao sol, com rega moderada, eles ganham massa verde, fortalecem e cultivam rizomas, mas não querem gastar sua energia na floração e formação de caixas de sementes. Nesse caso, você deve parar de aplicar fertilizantes, organizando a planta com um leve estresse, o que dará resultados na próxima temporada.
- Se não houver flores, mas as folhas parecerem fracas, planas e sem brilho, provavelmente é uma falta de minerais - especialmente fósforo e potássio. Excrementos e estrume de galinha não são permitidos para íris de fertilização. Use apenas curativos minerais. Se você é fã de métodos naturais, a cinza é a melhor opção.
- Se os brotos se formam em um arbusto forte, mas não se desenvolvem mais, provavelmente é uma mosca da íris. É fácil detectá-lo: quebre um dos botões superiores; nos afetados, você verá podridão e vermes brancos - essas são suas larvas. Inseticidas devem ser usados para controle.
- Se uma planta que floresceu por mais de um ano parou subitamente, provavelmente chegou a hora de afinar e dividir os rizomas. A propósito, é melhor transplantar flores para o chão, onde as íris não crescem nos últimos 3-4 anos. Se você quiser deixar o jardim de flores em seu lugar antigo, precisará alimentar a terra, afrouxar, desinfetar e reduzir a acidez.
- As íris são vizinhos muito severos e agressivos. Se você observar que a atividade de floração diminuiu não em uma planta, mas no jardim como um todo, os rizomas das plantas interferem entre si e requerem um transplante urgente.
Como estimular a floração
A primeira fertilização com fertilizante de nitrogênio é realizada no início da primavera, você ainda pode na última neve e sempre em solo úmido. Coloque a mistura seca em sulcos rasos e polvilhe com solo fresco sem derramar água. Quanto mais cedo as íris forem plantadas após a floração, maior a probabilidade de a planta aceitar e crescer no tamanho desejado.
Devido a essa colocação, a cobertura se dissolve lentamente e proporciona uma floração longa e uniforme. Siga a regra principal de mineralização de íris - é melhor subalimentar do que superalimentar.Importante! A chave para um longo e uniforme florescimento de íris que podem decorar seu jardim é o layout correto das variedades precoces e tardias.
Cuidados adequados
Cuidar de íris não requer o uso de habilidades especiais - essas flores são bastante despretensiosas a esse respeito, mas é importante lembrar de alguns recursos. Nas íris com sistema radicular, as ervas daninhas devem ser removidas manualmente: devido ao fato de as raízes estarem próximas à superfície do solo, elas podem ser danificadas. Você também deve ter cuidado ao soltar a terra ao redor da flor.
Nas espécies bulbosas, as folhas ruins são removidas no outono e cortadas pela metade no inverno. É importante cobri-los para proteger do gelo - isso pode ser feito com terra ou folhas caídas. No início da primavera, as flores se abrem. Durante a floração, flores murchas e folhas secas devem ser cortadas.Rega e alimentação
Frequentemente, as íris de rega não são necessárias. Eles toleram temperaturas elevadas, excesso de luz e seca leve. Rega regular e abundante é necessária durante a floração. O resto do tempo, é necessário regar as plantas, pois a terra seca ao redor da base. Nesse caso, é preferível realizar o procedimento à noite, evitando a entrada de água nas flores.
Essas flores são alimentadas no início da primavera. Na maioria das vezes, misturas de potássio-fósforo na forma líquida são usadas como fertilizantes. Se necessário, você pode fertilizar as íris durante a fase ativa do crescimento, fazendo a cobertura sob a raiz. É importante lembrar que durante a floração é proibido o uso de fertilizantes de qualquer tipo.Importante! Ao cuidar da íris, é importante evitar a estagnação da água. Isso pode implicar o processo de deterioração da raiz.
Como cortar
Após o desbotamento da planta, é importante remover flores e folhas estragadas. Não vale a pena podar imediatamente muito baixo, pois existem variedades que florescem repetidamente no outono. As folhas amareladas e danificadas devem ser removidas com uma ferramenta afiada, deixando uma borda semicircular.
Após a secagem das chapas, com o início do tempo frio, elas devem ser cortadas, deixando uma altura de 10 a 15 cm. Recomenda-se queimar as folhas após o corte, pois podem conter pragas ou larvas.
Preparações de inverno
Se as íris permanecerem no inverno no solo, elas devem estar preparadas para isso de uma certa maneira. Essas flores não têm medo do tempo frio e suportam geadas insignificantes. Ao mesmo tempo, eles não toleram excesso de umidade.
Após a floração, mas antes das geadas, a íris é cortada para que a altura do arbusto seja de 10 a 15 cm. Se for necessário abrigo para um bom inverno, você pode usar folhas secas, turfa ou areia para esse fim.Você sabe O Japão tradicionalmente celebra o Iris Day. De outro modo, é chamado "Shobu no sekku", dedicado aos meninos e reflete a identidade do povo.
Em nenhum caso, não use o filme: a íris irá travar e desaparecer. Na primavera, o abrigo deve ser removido com a chegada do calor. Recomenda-se que espécies bulbosas, como íris barbada, sejam desenterradas para o inverno e armazenadas em local seco.
Vídeo: Preparando íris para o inverno
Prevenção e tratamento de pragas e doenças
Na maioria das vezes, as pragas se instalam em variedades brilhantes de íris. Para assistência oportuna à planta, é necessário monitorá-la cuidadosamente durante seu crescimento. A seguir estão as doenças e pragas às quais essas plantas são suscetíveis:
- Podridão da raiz. Esta doença é causada pela bactéria Erwinia aroidea e leva à destruição do sistema radicular. A flor após a derrota não cresce e a folhagem adquire um tom marrom. As bactérias podem infectar a flor através de esterco ou solo contaminado, desenvolver-se devido à hipotermia das raízes ou à deficiência de compostos de cálcio e fósforo. Os arbustos afetados devem ser descartados. Se for possível salvar a flor, você deve cortar a parte afetada da raiz e polvilhar com carvão. Antes do plantio, recomenda-se tratar as raízes com uma solução de permanganato de potássio a 0,5%.
- Fusarium Íris seca folhagem, raízes e flores. Além disso, as raízes podem começar a apodrecer. Trate as plantas com fungicidas de contato. O material de plantio é tratado com uma solução a 5% de refrigerante ou uma solução de sulfato de cobre.
- Podridão cinzenta. Pode afetar as hastes, a folhagem e as raízes das flores. As folhas tornam-se finas e começam a apodrecer, ficando cobertas por um revestimento cinza. Para prevenção, é necessário evitar a falta de fósforo e cálcio no solo. É recomendável jogar fora os arbustos afetados e tratar as áreas com fungicidas.
- A ferrugem. As folhas são cobertas com manchas marrons com esporos do fungo. Eles devem ser removidos e queimados para que a doença não passe para outras flores. Recomenda-se alimentar plantas com fósforo e potássio. Os locais são tratados com preparações contendo zinco e cobre ou uma suspensão de enxofre coloidal.
- Doença mosaicaque vírus podem provocar. Um padrão de rede amarelo na forma de um mosaico aparece nas flores. A flor para de crescer e morre, pois a doença não pode ser curada. Como profilaxia, vale a pena remover plantas doentes e combater o portador do vírus - o pulgão (usando inseticidas).
- Scoops. Danifique a base da flor, após a qual seca. Se uma planta é afetada por eles, suas folhas e brotos perdem a cor, tornam-se pálidos e sem brilho. Para fins de prevenção, no início da estação de crescimento, você deve pulverizar a planta com uma solução de malatião a 10% e tratar as flores com um "Trichogramm". Para prevenção, as ervas daninhas são removidas do local, pois algumas colheres podem deixar seus ovos nelas.
- Slug. Para combatê-las, espalhe folhas de bardana ou panos molhados perto da planta. Depois que as lesmas chegarem, basta remover as armadilhas do local junto com as pragas. Os grânulos de metaldeído também são uma maneira eficaz de controlar essas pragas. No início da manhã, eles devem ser espalhados em um local para que em 1 m² haja cerca de 30 g de substância. É importante remover detritos de plantas do território, drenar áreas alagadas e cavar profundamente o solo. E também é necessário processar a terra com superfosfato, sulfato de ferro ou sulfato de amônio.
- Íris voa. Externamente indistinguível de uma mosca comum. Hiberna no chão e no início da primavera põe seus ovos em um broto, que apodrece por dentro e seca. A infecção pode chegar a 90–100%. Na ausência de medidas de controle operacional, o número de indivíduos aumenta a cada ano. A mosca da íris só pode ser derrotada pela lavoura sistêmica com inseticidas apropriados. Dos mais populares, eles usam o Actellik, Bi-58 e Confidor. A escavação do solo também é recomendada para evitar o surgimento de novos indivíduos. Você pode contar com um bom resultado, desde que os vizinhos acompanhem você, caso contrário, o trabalho será em vão.
Você sabe Até a segunda metade do século XIX, na Rússia, as íris tinham um nome completamente diferente. — "Baleias assassinas". Os eslavos ocidentais o chamavam de "peruniques".
Agora você sabe como cuidar e atualizar as íris, e também por que elas podem parar de florescer. As flores consideradas são procuradas pelos jardineiros justamente por causa da facilidade em mais cuidados. A íris brilhante é capaz de deliciar-se com a sua longa floração e facilmente adicionar cores a qualquer área.