O zimbro é uma bela planta de coníferas usada não apenas para decorar a paisagem, mas também na medicina popular. Leia sobre quais propriedades benéficas uma cultura tem e quais doenças ela pode ajudar a curar.
Descrição da planta
Juniper (lat. Juniperus) é um arbusto ou árvore conífera sempre-verde que pertence à família Cypress. Sob condições naturais forma florestas leves. Consistem em juníperos que atingem 15 m de crescimento. Arbustos e espécimes menores deste gênero crescem em florestas mistas e coníferas.
Você sabe Por um dia, 1 hectare de plantações de zimbro evapora até 30 kg de fitonídeos no ar, capazes de limpar bactérias de uma área igual a uma grande metrópole.
A Juniper possui uma ampla área de distribuição. Cresce do Ártico para regiões montanhosas subtropicais. A planta se desenvolve bem em áreas leves, com solo leve e nutritivo. O zimbro é resistente a secas e é capaz de suportar temperaturas tão baixas quanto –25 ° C.
A cultura pode ser propagada das seguintes maneiras:
- estratificação;
- estacas;
- por sementes;
- vacinado.
A árvore de zimbro tem uma coroa que se espalha, que pode ser em camadas. Seu diâmetro atinge 2,5 m. A casca - possui uma estrutura verticalmente escamosa, sua cor é cinza escuro.Existem muitas variedades de cultura.
As espécies decorativas de zimbro são plantadas em jardins e parques com o objetivo de ajardinar e purificar o ar de bactérias patogênicas, porque a planta exala um aroma agradável e conífero contendo voláteis. Os frutos da planta são utilizados na medicina.
Decocções e infusões são preparadas a partir delas, que são usadas como terapia adjuvante para doenças do sistema respiratório, sistema nervoso, dermatite etc. As frutas são usadas na arte culinária. Eles são adicionados aos pratos como um tempero.
Os benefícios e malefícios para a saúde de mulheres e homens
Os produtos à base de zimbro beneficiam os corpos masculino e feminino. Devido ao fato de a planta conter flavonóides, ácidos orgânicos, pectina, taninos e resinas, é utilizada para doenças dos órgãos pélvicos.
- É útil que as mulheres tomem decocções baseadas em frutos de zimbro com o objetivo de:
- eliminação de atrasos no ciclo menstrual;
- aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos pélvicos;
- eliminação dos sintomas da menopausa (ondas de calor, irritabilidade, insônia);
- eliminação da candidíase.
Homens que tomam medicamentos à base de zimbro podem lidar com um problema como a prostatite, porque a droga não apenas melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos pélvicos, mas também ajuda a lidar com o processo inflamatório dentro do corpo.
Apesar dos benefícios do zimbro, seu uso inadequado pode causar reações indesejadas do corpo. Por exemplo se você tomar decocções e infusões acima da norma, uma pessoa poderá sofrer azia e náusea. Você também deve ter cuidado com os preparativos à base de plantas para pessoas propensas a reações alérgicas.
Importante! Se, depois de tomar o medicamento à base de zimbro, houver manifestações como erupção cutânea, inchaço e coceira, você deve consultar imediatamente um médico.
Propriedades medicinais e aplicação na medicina tradicional
- Preparações à base de diferentes partes do zimbro têm as seguintes propriedades:
- anti-inflamatório;
- antimicrobiano;
- diurético.
Na preparação de medicamentos, use sementes, agulhas e frutos de zimbro.
Sementes
As sementes de urze têm uma forma oblonga e triédrica. Eles são achatados lateralmente e têm um comprimento de até 5 mm. Cada semente contém um recipiente de óleo essencial. Descasque as sementes endurecidas.
Decocções medicinais são preparadas a partir de sementes.
Agulhas
As agulhas das árvores e arbustos do gênero Juniper não são espinhosas. Tem um tom verde-amarelo. O óleo essencial é isolado das agulhas. É usado no tratamento de doenças dos órgãos respiratórios, no tratamento da neurose, etc. Além disso, agulhas são usadas para preparar decocções, infusões e tinturas.
Confira
O chá das agulhas de zimbro ajuda o corpo a fortalecer a imunidade e protege contra resfriados. Também é usado para eliminar a ansiedade.
Preparação e uso:
- Agulhas de pinheiro em uma quantidade de 30 g em um bule de chá.
- Despeje 200 ml de água fervente.
- Insista 10 minutos
- Beba com a adição de mel ou açúcar para provar 1-2 xícaras por dia.
Se essa infusão for muito concentrada, é possível adicionar 50 ml ao chá preto comum.
As frutas
O zimbro de diâmetro atinge até 9 mm. Sua forma é esférica com lados ligeiramente recuados. A parte superior da baga tem sulcos visíveis e fundidos. A superfície do feto é lisa, azul fosca. As bagas desta planta podem ser compradas na farmácia.
Eles são usados para a preparação de medicamentos diuréticos, antipiréticos e coleréticos.
Decocções e infusões dos frutos da planta são usadas para doenças do aparelho geniturinário, sistema respiratório e trato gastrointestinal. Eles também são usados como remédio para neurose e suas manifestações, nomeadamente insônia, irritabilidade e estado depressivo. O caldo lida perfeitamente com várias erupções cutâneas na pele. É usado no tratamento de eczema, dermatite, acne.
Doenças articulares
Para dores nas articulações, é utilizado óleo e infusão de agulhas e frutas. Artrite e reumatismo podem ocorrer devido a estresse severo nas articulações. As doenças são especialmente graves naqueles que trabalham no local de trabalho e precisam levantar pesos diariamente, bem como em pessoas obesas.
Confira
Juntamente com o tratamento médico, para doenças como artrite e reumatismo, você pode usar o óleo de zimbro, que é vendido pronto em uma farmácia ou loja de cosméticos.
É utilizado externamente na forma de compressas ou por fricção. É melhor usar a técnica de moagem.
Para fazer isso, aplique algumas gotas na área da articulação, que dói, e esfregue em um movimento circular lento até absorver completamente. As manipulações são realizadas diariamente 3-4 vezes até que a dor desapareça completamente.
O zimbro também é eficaz para a gota, que se manifesta como um inchaço no osso da perna. Esta doença é causada por um aumento na carga nos membros inferiores e um aumento no nível de ácido úrico no sangue.
Você pode eliminar a dor e o inchaço com gota com loções de óleo. Para fazer isso, um curativo de gaze de 4 x 4 cm deve ser umedecido em éter zimbro e aplicado no local do tumor por 20 minutos. Este procedimento deve ser repetido 2 vezes ao dia por 5 dias.
Rash
Uma infusão de bagas de zimbro é usada como um tônico para a pele. Isso ajudará a se livrar da acne e também pode ser usado para dermatites causadas por uma reação alérgica.
Preparação e uso de infusão:
- Os frutos de zimbro esmagados de 30 g são derramados em um recipiente.
- Despeje 200 ml de água fervente.
- Cubra e insista por 60 minutos.
- Infusão para congelar.
- Limpe a pele do rosto com cubos de gelo de manhã e à noite, quando a acne aparecer.
- Na forma líquida, umedeça as erupções cutâneas com dermatite alérgica 3-4 vezes ao dia.
Importante! Antes de usar remédios populares em problemas de pele propensos à formação de úlceras, eczema e cravos, você precisa consultar um dermatologista.
Além disso, para se livrar de cravos purulentos, você pode usar a infusão de agulhas de zimbro.
Para fazer isso, você precisa:
- vodka 200 ml;
- agulhas de 100 g.
Preparação e uso:
- Despeje as agulhas esmagadas em um recipiente de vidro e despeje a vodka.
- Remova o recipiente em um local escuro e fresco por 14 dias.
- Depois de esticar a tintura e aplicar externamente.
- Lubrifique a acne com um cotonete embebido em tintura 3 vezes ao dia até a espinha secar completamente e desaparecer.
Depressão, insônia e neurose
Para se livrar da insônia e aliviar a tensão nervosa, é necessário preparar uma decocção a partir de uma mistura de ervas.
Para fazer isso, tome os seguintes ingredientes:
- camomila 30 g;
- menta 30 g;
- erva-cidreira 30 g;
- frutos picados de urze 30 g.
Você sabe Nos móveis feitos de madeira de zimbro, as mariposas nunca começam.
Preparação e uso de caldo:
- Ferva 1 litro de água.
- Despeje uma mistura de ervas.
- Ferva por 10 minutos.
- Cubra e deixe descansar por 30 minutos.
- Tome 50 ml 3 vezes ao dia. O curso do tratamento é de até 10 dias.
Para se livrar do humor depressivo e aliviar a tensão nos músculos, você precisa tomar um banho com infusão de zimbro 3 vezes por semana. Agulhas numa quantidade de 100 g são cozidas no vapor em 500 ml de água fervente por 30 minutos.
Adicione a infusão resultante à água e tome o banho de aroma por pelo menos 30 minutos.
Doenças do aparelho digestivo
Como terapia adjuvante para úlceras estomacais, é usada uma decocção concentrada de bagas de urze.
Preparação e uso:
- Ferva 300 g de água.
- Despeje água fervente 40 g de frutos de zimbro esmagados.
- Ferva por 20 minutos.
- Depois de insistir em uma tampa coberta por 45 minutos.
- Consuma diariamente por 7 dias antes das refeições 3 vezes ao dia.
Para que os alimentos sejam digeridos e absorvidos mais rapidamente pelo organismo, a infusão de zimbro é usada antes das refeições.
Confira
É preparado a partir de:
- água - 200 ml;
- frutas picadas - 30 g;
- mel - 40 ml.
Preparação e uso:
- Ferva água e despeje frutas nela.
- Insista por 60 minutos.
- Coe e mexa com mel.
- Leve em 20 minutos. antes das refeições 2 vezes ao dia durante 7 dias.
Doenças respiratórias
Juntamente com o tratamento medicamentoso para bronquite e pneumonia, é eficaz esfregar com uma mistura de óleos de zimbro e abeto misturados na proporção de 1: 1. A fricção é realizada antes de dormir por 5 dias.
Quando a traqueíte com óleo de zimbro, as amígdalas são lubrificadas, o que ajuda a remover a irritação e a inflamação das membranas mucosas e evita a propagação da infecção. O procedimento é realizado 3 vezes ao dia, uma hora antes das refeições, para não causar reflexo de vômito. Essa terapia é realizada por 3-5 dias.
Contra-indicações
- Como qualquer medicamento usado para fins de cura, os produtos feitos com agulhas de zimbro, sementes ou frutos têm várias contra-indicações:
- inflamação dos rins;
- insuficiência renal;
- o período de ter um filho;
- amamentação;
- idade até 18 anos.
O zimbro é uma planta útil que é amplamente utilizada na medicina popular e tradicional. Os frutos da planta podem ser comprados em uma farmácia sem receita médica e usados de acordo com as instruções.