O oleandro é um belo arbusto ornamental sempre-verde que muitas vezes decora paisagens ou contém casas como planta de casa. Os subtrópicos do Hemisfério Norte são considerados sua terra natal, e ele próprio tem algumas características de cultivo. Eles serão discutidos neste artigo.
Descrição botânica da planta
No habitat natural, um oleandro é um arbusto ou uma pequena árvore que pode crescer de três a quatro metros de altura. Em casa, com a poda regular, você pode garantir que ela não cresça acima de um metro. Sua haste é ramificada, de cor acastanhada e coberta com lentilhas arredondadas. Lanceolato de folhagem ou lanceolato linear com um comprimento de cerca de 0,1-0,15 me uma largura de cerca de 0,03 m. Ao toque, suave, semelhante a couro. Cresce em pecíolos curtos. Cada folha tem uma veia brilhante no centro, o tom principal é verde escuro.
Importante! Substâncias venenosas são concentradas principalmente no suco do mato. Ele também possui vários glicosídeos usados para fins médicos.
O arbusto floresce com grandes flores brilhantes de cinco membros, do rosa pálido ao rosa brilhante. A corola neles é geralmente branca ou rosa. O oleandro floresce desde o início do verão até o meio do outono, dependendo do clima da região. Quando as flores desbotam, em seu lugar aparecem folhetos de até 20 cm de comprimento - frutos que, amadurecendo, começam a rachar e liberam muitas sementes com crista. O oleandro se refere a plantas venenosas; portanto, ao cultivá-lo, você precisa ser extremamente cuidadoso.
Sistema raiz | poderoso, ramificado |
Caule | ramificação, marrom, com lentilhas arredondadas |
Forma de folha | lanceolato ou lanceolato linear |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | cinco membros, em inflorescências corimbósicas |
Cor da flor | rosa pálido a brilhante |
Forma de frutas | panfleto |
Cor da fruta | marrom acastanhado, pode ser com uma tonalidade verde |
Tipos principais
O gênero oleandro tem apenas uma espécie - o oleandro comum.
Este único representante do gênero é representado por tais variedades:
Condições de cultivo da casa
O oleandro é um arbusto grande em crescimento intenso que requer muita atenção e certas condições de detenção.
Iluminação
Uma planta tropical precisa de iluminação intensa e duradoura. Com sua deficiência, começa a descartar ativamente as folhas e flores, devendo ser colocadas no lado sul e, no verão, pode ser levado para a varanda ou para o jardim. Na ausência da capacidade de fornecer ao arbusto acesso à luz natural, é necessário o uso de iluminação artificial. Você não pode ficar sem ele na estação fria, pois a planta precisa de oito horas de luz do dia.
Você sabe O oleandro é um símbolo da cidade de Hiroshima.
Airing
As flores de oleandro são muito perfumadas, mas há notas impressionantes, e é por isso que elas podem prejudicar uma pessoa, causando tonturas. Para unir uma flor normalmente, ela nunca deve ser colocada em salas de estar, e também é necessário ventilar regularmente todas as salas. Além disso, a aeração também é útil para o crescimento normal do mato, pois a umidade acumulada em excesso no ar afeta negativamente sua condição.
Modo de temperatura
Da primavera ao outono, a flor tem um período de intenso crescimento. Durante esse período, ele precisa fornecer uma temperatura alta - +20 ... + 28 ° C. Do outono ao inverno, inclusive, o processo de vegetação diminui. A temperatura deve ser gradualmente reduzida para +15 ... + 18 ° C.
Importante! No inverno, a temperatura não deve cair abaixo de +8 ... + 10 ° C. Isso afeta negativamente o crescimento adicional da planta.
Humidade do ar
Onde o oleandro cresce, a quantidade de umidade no ar deve estar um pouco acima da média. Manter a umidade no nível adequado ajudará o local próximo à panela com uma flor de tanques de água ou um umidificador. Você pode simplesmente pulverizar periodicamente a folhagem da pistola.
Cuidados com oleandros em casa
O oleandro é um arbusto despretensioso, mas como é proveniente de regiões quentes e úmidas, você precisa saber como cuidar adequadamente dele em casa.
Rega
Deve-se tomar cuidado para monitorar a umidade do solo durante a floração. Deve estar molhado a uma profundidade de 1-1,5 centímetros. Assim que o solo seca, o oleandro precisa ser regado. Para irrigação deve usar água morna e morna. Após cada rega, é necessário drenar a água restante da panela para que não haja podridão das raízes. Durante a dormência, a irrigação é necessária menos intensa. Irrigar a flor deve ser de dois a três dias após a camada superficial do solo estar completamente seca.
Top vestir
Os fertilizantes são aplicados durante a estação de crescimento. A frequência de alimentação é de 10 a 14 dias. Líquidos usados compraram fertilizantes minerais ou preparados independentemente de uma mistura de 1,5 g de superfosfato, potássio e 2 g de nitrato, diluídos com água no volume de um litro.
Importante! Em vez de nitrato, você pode usar a uréia.
Poda
Um arbusto que cresce intensamente precisa de formação constante da coroa. Este procedimento permitirá que você pacifique levemente o crescimento do oleandro, dê ao arbusto a forma correta e aumente o número de flores. A poda é feita quando o arbusto desaparece. Os galhos são cortados ao meio. Todos os brotos fracos localizados na parte inferior do arbusto são cortados completamente. As folhas murchas são cortadas com muito cuidado para não ferir as inflorescências.
Transplante
O procedimento de transplante é realizado anualmente na primavera, mas apenas se a planta não tiver mais de três a quatro anos de idade. Os oleandros adultos são transplantados uma vez a cada dois a três anos. Algumas flores adultas podem ficar sem transbordo. Para eles, será suficiente mudar o solo superficial.
Importante! Ao transplantar e aparar oleandros, é imperativo usar luvas de borracha.
Vamos dar uma olhada passo a passo no transplante de um oleandro:
- Escolha um pote maior que antes.
- Encha o tanque com uma mistura de grama, terra arborizada, turfa, húmus, areia. Certifique-se de colocar a drenagem no fundo.
- Retire a planta do recipiente antigo e inspecione cuidadosamente as raízes. Apare o doente e seque. Polvilhe as fatias com carvão ativado em pó.
- Coloque o arbusto em uma panela nova e polvilhe com terra, pressionando-o por cima.
- Regue a flor abundantemente.
Vídeo: transplante de oleandro
Reprodução
O oleandro se reproduz facilmente. Você pode cultivar um novo arbusto a partir de sementes, estacas e galhos com raízes aéreas.
Estacas
O método mais simples e comum de reprodução. As estacas são colhidas na primavera antes da floração ou no outono após o final do período de floração. É escolhida uma sessão jovem e saudável de 15 a 20 centímetros de comprimento. A fatia é seca e polvilhada com carvão ativado em pó. O caule está enraizado em um substrato úmido de areia, perlita e uma pequena quantidade de carvão.
Areia e transbordamento devem ser tomados em quantidades iguais. O pote é colocado em um local quente e bem iluminado, com uma temperatura de +20 ... + 22 ° C. Hidrata regularmente, mas para que a água não fique estagnada e o substrato não se molhe. Se tudo for feito corretamente, as raízes aparecerão em três meses. Quando novas folhas aparecerem, você poderá transplantar a planta para um local permanente.
Vídeo: propagação de oleandros por estacas
Camadas
É também um método de reprodução bastante conveniente e eficaz, mas leva mais tempo. Primeiro, na planta mãe, você precisa cortar cuidadosamente a casca do galho de maneira circular. O corte precisa ser pequeno, alguns milímetros. Está embrulhado em estopa e areia é derramada no espaço entre ela e o galho, umedecendo-o regularmente. Quando as raízes aparecem na camada, ela é cortada e plantada em uma panela.
Você sabe Em japonês, o oleandro é «Kyotikuto»que se traduz como «pêssego com folhas de bambu».
Sementes
Você pode cultivar um oleandro em casa e a partir de sementes, no entanto, elas precisam ser plantadas imediatamente após a coleta, pois as sementes não são armazenadas por muito tempo.
O processo é o seguinte:
- Primeiro, eles são embebidos em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio por 60 minutos e depois em um estimulador de crescimento aquecido.
- Plante as sementes em uma caixa de mudas, preenchida com uma mistura de vermiculita, turfa e areia (1: 2: 1). Você pode adicionar um pouco de pó de carvão vegetal. A mistura é umedecida e as sementes são plantadas nela, sem enterrá-las no solo. Polvilhe com terra por cima.
- A caixa é coberta com um filme e colocada em um local quente (+30 ... + 33 ° C).
- Após 10 a 12 dias, os primeiros rebentos devem aparecer. Durante esse período, as mudas são regadas periodicamente e arejadas duas vezes por dia.
- Com o advento das mudas, a caixa é transferida para um local bem iluminado, mas o filme não é removido até que uma folha real apareça.
- Quando a muda libera 4 folhas verdadeiras, pode ser transplantada para vasos individuais.
Dificuldades crescentes
Mesmo os cultivadores mais experientes podem encontrar algumas dificuldades ao cultivar oleandros. Estas não são apenas doenças e pragas, mas também outros problemas.
Das pragas, a planta é atacada por:
- Ácaro vermelho. Traços dele podem ser encontrados no interior da folha. Eles ficam cobertos de manchas marrons ou claras e morrem com o tempo. Para superá-lo, é necessário cortar toda a folhagem afetada e tratar a flor com Actellicum (15 a 20 gotas por litro de água).
- Shield. As folhas da planta afetada ficam amarelas, sua superfície fica pegajosa e mancha. Essas folhas devem ser limpas com um cotonete embebido em querosene ou álcool. Em seguida, processe o "Actellicus", "Decis".
- Mealybugs. Um orvalho com uma tonalidade de cobre aparece nas folhas, elas ficam amarelas e caem. O processamento inicial é o mesmo do caso anterior. Em seguida, o tratamento é realizado por Karbofos (20 a 40 gotas por litro de água).
Outros problemas encontrados ao criar um oleandro e parcialmente relacionados a doenças:
- Perda de folhagem. Isso pode acontecer devido a iluminação insuficiente ou baixa temperatura durante o período de descanso. A instalação de fontes de iluminação adicionais e a manutenção da temperatura no nível adequado ajudarão a resolver o problema.
- A folha murcha, seca. Provavelmente, você rega a flor um pouco.
- Folha amarela. Indica não conformidade com as regras de aplicação de fertilizantes ou excesso de umidade.
- O arbusto não floresce. Talvez ele não tenha luz, pouca ventilação ou a temperatura ambiente esteja muito alta.
- Perda de botões. Ocorre se o oleandro é regado com água fria ou se está frio na sala.
- As folhas são pontilhadas com pontos pretos. A planta foi atingida por uma infecção por fungos. Temporariamente precisa parar de regar a flor e tratar com fungicidas.
- As hastes estão em crescimento, e as folhas são pontilhadas com manchas brancas. O arbusto foi atingido por câncer de oleandro ou bacteriose. Você pode superar a doença removendo a folhagem e caules afetados.
Sinais e superstições
Qualquer planta, entrando na casa, carrega certa energia. Sem exceção e oleandro. Por exemplo, esse sinal está associado a esta flor: se houver uma menina em idade de casar em casa, não é recomendável cultivar um oleandro, caso contrário ela não se casará. Há muito se acredita que uma flor tem poderes mágicos e ajuda a ganhar coragem antes de tomar uma decisão importante e decidir sobre seus planos. Ele é creditado com a capacidade de ajudar a superar os desejos por álcool e tabaco.
Acredita-se também que a flor contribui para o sucesso na carreira. Muitas pessoas acreditam que a presença de um oleandro em casa ajuda a remover emoções negativas, eliminar maus pensamentos e más intenções. Apesar de o oleandro ser uma flor venenosa, atrai cada vez mais a atenção de jardineiros amadores. Isso ocorre porque floresce muito bem e pode ser benéfico no local certo.