Gloxinia, um representante da família Genseriev, veio para a Europa no século 18 da América tropical e imediatamente atraiu cultivadores de flores, graças às suas flores originais em forma de sino. Hoje em dia, muitos cultivadores de flores desejam obter esta planta, o benefício de sua criação é bastante simples. Gloxinia raça de várias maneiras. As nuances de cada método serão discutidas no artigo.
Você sabe No século XVIII, o rei sueco Carlos II propôs o uso da língua original das flores. Nele, gloxinia significava: «amor à primeira vista».
As regras básicas para o cultivo de gloxinia
Uma flor tropical em seu habitat natural está acostumada a viver de acordo com um biorritmo específico, para que em casa ele se sinta ótimo, você precisa seguir algumas regras para cultivá-la:
- A gloxinia das flores de interior apresenta períodos distintos de vigília e paz. Em repouso, seu tubérculo deve ser colocado em um local escuro a uma temperatura de cerca de 10 ° C, não mais baixa.
- Gloxinia deve ser despertado gradualmente. Para isso, é plantada em terras frescas e bem irrigada.
- A terra deve estar solta, nutritiva, drenada.
- Durante a estação de crescimento, a flor precisa de um curativo semanal.
- A rega é feita apenas através da panela, pois a gloxinia não gosta quando suas raízes são colocadas em ponte.
- Após o final da primeira fase da floração, a planta precisa ser podada, deixando várias folhas inferiores, para que a segunda fase da floração comece.
- No outono, quando a última folha morre, a gloxinia fica oculta em um local escuro para o inverno.
Métodos de propagação de plantas em casa
Em casa, a gloxinia é propagada por estacas, folhas, pedúnculos, tubérculos e sementes. Qual o caminho a escolher, cada produtor decide por si próprio, pois alguns métodos exigem habilidades especiais.
Estacas frondosas
A propagação de folhas é a maneira mais fácil e comum. Até o jardineiro mais inexperiente pode lidar com isso.
- Primeiro você precisa selecionar uma folha na planta e cortá-la ao longo de veias grossas. A folha não deve ser selecionada como a maior e nem a menor; Além disso, a planta não deve estar desbotada. É melhor cortar a gloxinia durante a formação dos brotos.
Importante! A folha selecionada deve ser cortada com o objeto mais afiado, melhor com uma lâmina, para que suas partes não apodreçam.
- Um talo de folhas é parcialmente cortado; restam dois centímetros.
- Se durante estas manipulações o folheto tiver perdido a sua elasticidade, deve ser imerso em água fervida a uma temperatura de 25 ° C.
- Em seguida, cada fragmento deve ser colocado em um copo com terra e polvilhado um pouco na base.
- De cima, os fragmentos são cobertos com xícaras por um mês até que as raízes apareçam.
Vídeo: Propagação de gloxinia com estacas frondosas
Sementes
Este é um método bastante desvantajoso, pois a aparência dos brotos precisa esperar muito mais tempo do que no caso anterior. Geralmente, os criadores ou aqueles que desejam preservar todas as qualidades de espécies de uma flor propagam sementes de gloxinia.
As sementes podem ser compradas na loja de flores. É aconselhável dar preferência a sementes granulares. Junto com ele, você pode comprar estufas especiais, se não quiser produzi-las.
É fácil construí-los você mesmo:
- Precisa de um recipiente fundo com uma tampa. São dispostos comprimidos de turfa umedecidos, sobre os quais são derramados grânulos.
- Os furos são feitos na tampa para ventilação.
- O tanque vai para um local quente e iluminado com uma temperatura de 23 ° C. A umidificação é realizada conforme necessário.
Vídeo: Como plantar sementes de gloxinia
Divisão de tubérculos
A propagação de tubérculos deve ser usada apenas como último recurso, quando não há outras opções, ou a planta precisa ser salva com urgência, pois esse método é extremamente traumático para a flor.
A receita passo a passo para este procedimento é a seguinte:
- Um tubérculo é selecionado: elástico, grande (d≈6 cm), inteiro.
- Inspecionado cuidadosamente quanto a doenças e podridão. As áreas afetadas são removidas.
- É cortado em duas partes e cada uma é tratada com carvão (desinfecção). Cada parte do tubérculo deve necessariamente ter uma sessão de cerca de 2 cm e um rim.
- Os tubérculos são plantados em um copo com solo umedecido.
Pedúnculos
Este método é semelhante em simplicidade e eficácia à propagação de folhas. Geralmente é usado quando há poucas folhas na gloxinia e a planta precisa ser propagada. Um talo de flores com flores recém murchas é cortado da planta. Ele deve ter um talo de 5-6 cm de comprimento. Está imerso em água, 1 cm, e aguardando o aparecimento das raízes. Depois transplantados para a terra preparada.
Você sabe O gênero gloxinia recebeu esse nome em homenagem ao botânico alemão Benjamin Peter Gloxin, que estudou as plantas dessa família.
Tops
Para a propagação, você pode cortar o topo da planta com várias folhas e um pecíolo de três centímetros. É melhor cortá-lo de um arbusto saudável, para o qual houve bons cuidados.
- O talo resultante é plantado em uma panela com um diâmetro de 9 centímetros, preenchida com um substrato solto. No fundo do tanque, é necessário derramar uma camada de drenagem.
- A futura flor se aprofunda na terra úmida em dois centímetros.
- O solo é ligeiramente compactado para que o talo possa estar em uma panela na posição vertical.
- De cima, a panela é coberta com um copo ou bolsa e enviada para um local quente e iluminado.
- De tempos em tempos, as mudas são ventiladas e irrigadas da pistola de pintura.
Importante! Ao umedecer as mudas, a umidade não deve cair sobre a folhagem.
Apresenta criação de gloxinia
As características existentes na criação de uma flor estão associadas a períodos de crescimento e dormência da planta.
No verão
Verão e primavera é o momento em que a planta desperta da hibernação e começa a crescer ativamente. Durante esse período, floresce, construindo ativamente massa verde. Portanto, se você decidir propagar a gloxinia, é melhor fazer isso em um determinado intervalo de tempo. Então o enraizamento e surgimento de brotos jovens ocorrerão o mais rápido possível.
Outono
Com o advento do outono, a flor hiberna. Todos os seus processos são mais lentos, portanto você não precisa perturbá-lo. Você deve remover a folhagem, deixando um toco e colocá-lo em um local fresco. Todas as outras manipulações devem ser adiadas.
No inverno
No final do inverno, por volta de janeiro a fevereiro, a flor acorda e os primeiros brotos aparecem. O tubérculo deve ser plantado imediatamente em solo fresco, colocado em um local claro e quente e regado abundantemente. Com o início da estação de crescimento, você pode realizar a divisão dos tubérculos das plantas.
Duas semanas após o plantio de uma flor, ela é alimentada pela primeira vez com misturas de nitrogênio e potássio-fósforo.
Preparando-se para um transplante de flores
Geralmente, quando brotos jovens aparecem no fragmento plantado, a folha "mãe" desaparece. Isso indica que a planta pode ser transplantada para um local permanente. Acontece que a folha não cai e precisa ser cortada quando transplantada. Em outros casos, o aparecimento de brotos também sinaliza que é hora de transplantar a flor.
Gloxinia pode crescer em solo destinado a violetas, apenas será necessário adicionar um fermento em pó, como a perlita. É possível preparar o solo adequado por conta própria. Para isso, você precisará de três partes de terras arborizadas (mas não de carvalho), três partes de turfa e duas partes de areia. A adição de húmus (200 g por 5 l) não fará mal.
O vaso é baixo, mas largo, porque o sistema radicular da flor cresce mais para os lados do que para baixo. Na parte inferior deve haver orifícios de drenagem.
Cuidados adicionais
A jovem flor plantada precisa de cuidados cuidadosos. Antes de tudo, ele deve ser colocado em um local bem iluminado. Uma flor precisa da luz do dia às 14 horas; a abundância de luz será indicada pela folhagem horizontal da planta.
Na sala onde a gloxinia está localizada, não deve haver correntes de ar, é necessário fornecer calor e alta umidade. Durante o período de descanso, a temperatura deve ser reduzida para 10 ° C e interromper a rega e a fertilização.
No período de primavera-verão, é necessário umedecer a planta através de um palete ou regá-la ao longo da borda da panela. A água precisa usar a temperatura ambiente. Uma flor é irrigada apenas quando o solo superficial secou. No final do verão, a frequência da rega deve ser reduzida para que a planta entre em estado inativo.
Os fertilizantes são aplicados uma vez por semana e meia; É utilizado um complexo especial para plantas com flores decorativas.
Toda primavera, uma flor precisa de um transplante. Os tubérculos precisam ser apenas meio aprofundados.
Possíveis dificuldades de reprodução
A gloxinia é frequentemente atacada por várias doenças e pragas.
Os mais comuns são:
- Podridão cinzenta. Ocorre devido ao não cumprimento das regras de atendimento, manifesta-se como manchas marrons na folhagem. Antes de iniciar a luta contra o flagelo, as folhas afetadas são removidas e os fungicidas são tratados.
- Podridão da raiz. As raízes afetadas pela doença adquirem uma cor marrom e o caule na zona basal começa a apodrecer. Isso ocorre devido ao excesso de umidade ou ao uso de água fria para irrigação. A luta é conduzida de forma semelhante ao caso anterior.
- Oídio, pele negra, praga tardia. É melhor prevenir esse grupo de doenças do que combatê-las. Para fins profiláticos, é realizado o tratamento com Fitosporina. Se a doença já atacou, o "Fundazol" é usado.
- Ácaros do ciclâmen. Essas pragas são difíceis de detectar; adivinhar a presença deles só é possível mudando a aparência da planta. Suas folhas começam a se deformar e engrossar, os topos dos brotos secam, os brotos murcham prematuramente. Você pode salvar uma flor assim: remova todas as peças danificadas e mergulhe-a na água a uma temperatura de 40-45 ° C por um quarto de hora. Você precisa submergir toda a gloxinia na água, junto com a panela. Então, por dois ou três dias, a flor se esconde em um local quente e pouco iluminado.
- Tripes. Sua presença é indicada por pontos de luz na folhagem. Uma planta assim precisa urgentemente ser transplantada para o solo fresco e para um novo vaso, depois de remover previamente todas as folhas doentes. Em seguida, trate com inseticidas.
Além de doenças e pragas, essas situações podem causar problemas para os jardineiros com o crescimento da gloxinia:
- folhagem amarela e opala (provavelmente, a planta é regada com muita frequência e não há nitrogênio suficiente no solo);
- folhas enroladas (baixa umidade);
- a folhagem é dobrada e as flores aparecem em pedicelos pequenos (a umidade é muito alta);
- as folhas escurecem e desaparecem durante o crescimento ativo (o sistema radicular apodrece devido à irrigação ativa);
- a planta não floresce (iluminação insuficiente, baixa temperatura, muito nitrogênio no solo).
Não é difícil propagar a gloxinia: em uma estação de crescimento, você pode transformar o peitoril da janela em uma estufa florescente. O principal no processo de reprodução é agir com cuidado e de acordo com as regras. Então, a planta jovem não apenas criará raízes, como em breve o deliciará com uma cor bonita.