Antúrio é o nome do gênero de plantas herbáceas sempre verdes encontradas nas florestas tropicais das montanhas da América. Entre todas as espécies incluídas neste gênero, o mais popular e digno de nota é o antúrio de Scherzer. Esta planta é cultivada em todo o mundo como uma estufa decorativa ou interior. Sobre isso e será discutido em nosso artigo.
Descrição botânica da planta
O Scherzer Anthurium pertence às epífitas - plantas que crescem em outros representantes da flora ou estão constantemente ligadas a elas, mas não lhes roubam os nutrientes. Talvez chão. Tem um caule verde curto (até 15 cm) e grosso (cerca de 2 cm) coberto por folhas verdes escuras lanceoladas e largas, com uma extremidade pontiaguda.
A chapa de chapa é de espessura média e o núcleo central é principalmente convexo e apenas rebaixado no final. O antúrio floresce com flores brilhantes, saturadas e perfumadas que se abrem em um pedúnculo longo (até 50 cm). A inflorescência tem a forma de uma espiga em forma de cone com 2 a 8 cm de comprimento e cerca de 4 mm de diâmetro.Você sabe O nome latino para o gênero de plantas herbáceas Anthurium é derivado da fusão de duas palavras gregas antigas, que se traduzem em «uma flor» e «cauda».
Muitas vezes torcido em espiral. Uma colcha de bractal com um lustroso, como o das folhas, superfície de cores vivas (do laranja pálido ao vermelho) parte da base da espiga. Desde o momento de abrir o estigma até o definhamento, três meses se passam. Depois que a fruta é formada, a baga é laranja ou vermelha.
Sistema raiz | numeroso, magro |
Caule | curto, reto |
Forma de folha | afiada lanceolada larga |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | espiga e bráctea |
Cor da flor | laranja pálido a vermelho |
Forma de frutas | rodada |
Cor da fruta | laranja vermelho |
Variedades
O antúrio Scherzer tem cerca de 40 formas culturais.
O mais popular deles:
- Lacetti - tem uma capa de couro rosa e a mesma folhagem verde escura ao toque, a espiga é espiral, geralmente usada para formar buquês.
- Graffiti - Possui uma ampla colcha branca como a neve, pontilhada de pontos vermelhos de vários tamanhos, densos ao toque, uma espiga de laranja.
- Havaí - na cor da colcha de bractal, existem várias tonalidades ao mesmo tempo, geralmente duas ou três, a espiga é amarelo pálido ou com um tom esverdeado.
- Alexia Blue - uma subespécie bastante rara, com uma colcha alongada de cor azul-celeste e as mesmas orelhas.
- Chocolate Love - O proprietário de folhagem densa verde escura e brácteas marrons ricas de uma forma ligeiramente arredondada.
- Rubens - um véu arredondado de brácteas envolve a orelha por todos os lados, a cor do véu é bastante incomum: a parte pontiaguda é rosa brilhante e verde abaixo.
Condições de cultivo
Desde que a flor chegou até nós dos trópicos úmidos, em casa ele precisa recriar um microclima semelhante.
Alojamento
A flor ama muito a luz do sol, mas não é direta, mas difusa, por isso é melhor colocá-la nas janelas leste e oeste. Aqui ele receberá luz suficiente e as folhas não receberão queimaduras e perderão a aparência decorativa. No inverno, é aconselhável organizar iluminação adicional.
Importante! O antúrio tolera muito mal os rascunhos.
Modo de temperatura
Na primavera, quando a flor cresce ativamente, a temperatura deve ser +22 ... + 25 ° C. No outono e inverno, +15 ... + 17 ° C serão suficientes. É muito importante que a coluna do termômetro não caia para uma marca de +10 ° C ou menos, caso contrário os botões deixarão de se formar.
Humidade do ar
O antúrio precisa de alta umidade. Com um teor de umidade no ar que uma flor precisa, será difícil para uma pessoa ficar em um ambiente interno; portanto, é necessário aumentar a umidade localmente, colocando umidificadores adicionais na forma de uma fonte, um recipiente com seixos umedecidos ou umidificador regular no vaso de flores.
Home Care
Uma flor tropical realmente precisa de atenção. Sem os devidos cuidados, ele perderá rapidamente sua beleza.
Rega e pulverização
A irrigação de uma planta higrófila deve ser feita a cada três dias, usando água morna e com baixa acidez. É importante que, antes da próxima rega, a terra na panela seque por cima, para evitar que as raízes se encravem.
Assim que a umidade é absorvida no solo e os resíduos drenam para a panela, eles devem ser drenados. Você também precisa limpar a folhagem várias vezes ao dia com um pano úmido, se o apartamento estiver muito seco, e borrifar a planta com água morna. No inverno, você precisa regar com um intervalo de 3-4 semanas.
Importante! Ao pulverizar antúrio, você precisa tentar para que não haja impacto direto da água na folhagem, para que possa haver uma camada de cal sobre elas. Nenhuma umidade deve entrar na inflorescência.
Top vestir
No período primavera-outono, quando a flor está crescendo ativamente, ela precisa extrair energia de algum lugar para o crescimento; portanto, precisa ser constantemente alimentada. A fertilização é realizada duas vezes por mês. São utilizados fertilizantes minerais líquidos ricos em fósforo e potássio. No inverno, a planta não precisa ser alimentada.
Poda
Em cada estação de crescimento com o advento de novas folhas jovens, as velhas na parte inferior morrem gradualmente. Essa mudança de folhagem leva ao fato de que a flor se estica e fica "careca" por baixo, perdendo seu efeito decorativo.
Para evitar isso, é necessário aparar regularmente na parte superior da flor, deixando o número de entrenós que, na sua opinião, são mais adequados para a aparência da planta. O topo cortado pode ser enraizado em água ou em vermiculita úmida.
Transplante
A frequência do transplante depende da idade do antúrio. A flor jovem cresce rapidamente, de modo que o sistema radicular preenche instantaneamente todo o espaço da panela. Para que o antúrio receba uma quantidade normal de nutrientes, ele precisa ser transplantado a cada primavera. À medida que envelhecem, o crescimento diminui e o preenchimento das raízes da panela não é tão intenso, o que significa que é necessário transplantar a flor com menos frequência, a cada três a quatro anos.
O antúrio Scherzer gosta muito do substrato ser solto e leve. Esse solo passa melhor pelo ar e pela umidade. Você pode usar solo especial para antúrios em uma loja de flores ou preparar o substrato misturando 2 partes de solo frondoso, 2 partes de turfa e uma parte de areia e vermiculita.
O processo de transplante é assim:
- Primeiro, um pote alto e estreito é selecionado.
- Seu fundo é revestido com drenagem de cascalho ou argila expandida.
- Polvilhe por cima com uma pequena camada de solo preparado.
- Da antiga capacidade para o novo antúrio, é transportado por transbordo e polvilhado com terra fresca. É ligeiramente compactado e irrigado.
Você sabe O primeiro que descobriu o antúrio foi o biólogo Eduard François André. Isso aconteceu em 1876. Juntamente com ele, a flor chegou à Europa e se estabeleceu no Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra.
Reprodução
O antúrio de Scherzer se propaga de várias maneiras: divisão, brotações laterais, estacas, folhas, sementes. Nós descrevemos o processo de vários métodos de reprodução.
Estacas
Este é um método bastante simples de reprodução:
- Na primavera, o topo da flor com duas ou três folhas é cortado e colocado na água. Você pode separar a filmagem lateral, que lançou várias raízes aéreas.
- Para acelerar a aparência das raízes, o pedúnculo é tratado com um estimulante do crescimento e coberto com uma garrafa de plástico.
- É colocado em uma sala com uma temperatura de +23 ... + 26 ° C e alta umidade. Forneça longas horas de luz do dia e iluminação suave.
- Com o aparecimento de raízes com 4-5 cm de comprimento, o caule é transferido para um pote de terra individual.
Sementes
Este é um método bastante demorado de reprodução de antúrio e ineficaz. Geralmente é usado por criadores, criando novas variedades e híbridos.
Aqueles que decidem tentar cultivar uma flor a partir de uma semente precisam executar as seguintes ações:
- Durante a floração, realize a polinização artificial.
- Após 8 a 12 meses, colete as sementes maduras.
- Limpar e desinfetar uma semente em permanganato de potássio.
- Encha o recipiente com um substrato estruturado e espalhe as sementes em sua superfície sem aprofundá-las.
- Cubra o recipiente com papel alumínio e coloque-o em um local quente e bem iluminado.
- As culturas são regularmente umedecidas e ventiladas.
- Quando as fotos aparecem, o filme é removido.
- Com o advento do primeiro folheto verdadeiro, uma escolha é realizada. Depois disso, você precisará gastar mais alguns. Na presença de 5 a 7 folhas verdadeiras, as mudas são plantadas em vasos individuais em um local permanente.
Dividindo o mato
Outra maneira fácil. Talvez seja ainda mais simples que o enxerto.
É realizado durante um transplante:
- Quando um arbusto é removido da panela, ele é dividido em partes. Cada parte deve ter raízes fortes.
- A fatia é tratada com carvão ativado em pó.
- Todas as partes da planta estão assentadas em vasos com drenagem e um substrato leve.
Dificuldades crescentes
Dificuldades no crescimento podem surgir se você não seguir as regras para cuidar do antúrio ou quando a flor for atacada por pragas.
Doença
O antúrio pode atacar várias podridões ou antracnose. A podridão aparece devido ao alagamento e aparece uma placa cinza. Uma planta pode ser salva deles apenas em um estágio inicial. Para fazer isso, pare de regar para que o solo possa secar e depois transplante a flor para um novo substrato e um vaso limpo, após remover as áreas afetadas.
Antracnose é uma doença fúngica. Pode ser transmitido com água ou de uma planta doente para uma saudável. Manifestado por secagem e perda de folhagem. Se as medidas não forem tomadas a tempo, o antúrio pode morrer. A luta é realizada com fungicidas.
Pragas
Das pragas, pulgões, escorpião, cochonilhas, ácaros, moscas-brancas podem incomodar uma flor. Geralmente, com a aparência, as folhas começam a se deformar, ficam cobertas de manchas amarelas (pulgões), tornam-se como uma peneira (cochonilhas), ficam cobertas por uma substância amarela pegajosa (escama).
Se você notar um desses sinais, é necessário examinar cuidadosamente a planta e remover todos os insetos e suas larvas. Em seguida, corte a folhagem afetada, flores, brotos e trate a planta com inseticidas.
O antúrio é uma flor tropical brilhante e incomum que pode se tornar um destaque da coleção de jardineiros amadores. Ele é exigente em cuidados, mas se tudo for feito de acordo com as regras, não será particularmente problemático. Por um bom atendimento, a planta agradecerá ao hospedeiro por um longo período de floração.