As pinhas, devido à sua composição saturada com nutrientes, são um medicamento valioso. Hoje no artigo - várias maneiras de fazer xarope de cones e seu uso em diferentes situações.
Receitas de xarope
Como matéria-prima medicinal, os cones verdes são adequados, coletados nos primeiros meses do verão. Para a coleta, você precisa escolher territórios distantes de terras agrícolas, plantas industriais pesadas e rodovias. Os pinheiros têm a capacidade de absorver elementos nocivos da atmosfera e do solo; portanto, as matérias-primas devem crescer em regiões ecologicamente saudáveis.
Você sabe No esoterismo, o pinheiro simboliza sabedoria e poder espiritual. Esta planta fornece, mas não consome energia, dando à pessoa decisão e desejo de auto-aperfeiçoamento.
Com mel
Xarope é conveniente para cozinhar com uma margem. Cozido com mel, que é um conservante natural, o produto pode ser armazenado por um longo tempo.
Ações passo a passo:
- Classifique as matérias-primas, enxágue e seque com a umidade.
- Encha uma capacidade de três litros com cones para 2/3 do seu volume.
- Despeje o conteúdo do frasco com mel, 0,9-1 l.
- Agite várias vezes para misturar tudo uniformemente.
- Deixe em local quente, escuro e seco por 3 meses.
- Agite o conteúdo a cada 2-3 dias.
- Filtre o medicamento acabado antes de usar.
Com suco de limão
Nas receitas folclóricas, o limão é um dos ingredientes comuns. O produto em si possui muitas propriedades úteis, que em conjunto com as matérias-primas de pinus só aumentam.
Você sabe Segundo o mito grego antigo, um pinheiro é uma ninfa da floresta Pitia, que recusou a reciprocidade ao deus do vento norte Borea. Amargurado, ele a transformou em uma árvore sempre-verde.
Para um remédio doce, você precisará de:
- componente de coníferas - até 90 peças .;
- suco de limão - 1 colher de sopa. l.;
- água - 1 l;
- açúcar - 1 kg.
Enxágüe os cones, limpe e coloque em uma panela em fogo baixo. Deixe ferver e mantenha em fogo por 20 minutos. Deixe a mistura por um dia sem drenar a água. Despeje o açúcar na infusão resultante e cozinhe por 1,5 horas até que os grãos se dissolvam e engrosse, depois despeje o suco de limão. Você pode cozinhar para uso futuro e enrolar com tampas estéreis para armazenamento a longo prazo.
Em açúcar e água
Esta receita é uma reminiscência de cozinhar geléia convencional. O produto resultante é usado como profilaxia - junto com o chá.
Os produtos são tomados na proporção:
- cones - 1 kg;
- açúcar - 2 kg;
- água - 2 l.
Para a geléia, as matérias-primas devem ser lavadas e deixadas por 10 a 15 minutos na água para se molhar, para excluir detritos e poeira. De xarope e água, ferva o xarope, ele não precisa ser fervido até ficar grosso.
Em seguida, adicione os cones lavados e, tendo coberto com uma tampa, cozinhe por 3 horas em fogo baixo. Remova a espuma que aparece de tempos em tempos. O elixir acabado é enrolado em recipientes estéreis e resfriado, coberto com um cobertor.
Em açúcar sem água
A receita mais simples e não menos curativa contém apenas dois ingredientes: açúcar e cones na proporção de 1: 2. Cones jovens e imaturos são lavados e cortados em anéis. Em uma panela funda, eles são cobertos com uma camada de açúcar e misturados. A mistura deve ser deixada por 2-3 semanas sob uma tampa bem fechada. Doces prontos são armazenados em uma adega ou porão em local fresco.
Propriedades medicinais e aplicação
Não apenas a medicina tradicional reconhece pinhas, os farmacologistas também usam matérias-primas medicinais.
- As drogas têm efeitos benéficos no corpo:
- anti-inflamatório;
- sedativo;
- desbaste;
- diurético;
- descongestionante;
- anti-histamínico;
- tônico;
- expectorante;
- adstringente;
- limpeza;
- imunoestimulante.
Os produtos preparados, entre outras coisas, fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos, o que contribui para a saúde do sistema cardiovascular, reduz o risco de trombose, derrame e ataque cardíaco, além de aterosclerose.
Importante! Para crianças menores de 7 anos de idade, não é aconselhável administrar medicamentos com pinhas, pois o sistema enzimático imaturo ainda não é capaz de absorver um produto saturado.
Tratamento a frio
Xarope de coníferas com infecções virais respiratórias agudas e infecções respiratórias agudas, agravadas pela tosse, tomam 1 colher de chá. três vezes ao dia após as refeições. O curso do tratamento dura até que os sintomas desapareçam.
A presença de ácido ascórbico, óleos voláteis e essenciais tem um efeito complexo sobre resfriados:
- Mata a infecção na lesão.
- Dilui e remove o escarro dos pulmões e brônquios.
- Alivia a febre.
- Ativa as células do sistema de defesa.
De vermes
Na presença de parasitas no corpo são observados:
- insônia
- irritabilidade;
- perda de força;
- dores de cabeça
- comichão no ânus.
Para fazer geléia para se livrar dos parasitas, você precisa coletar as matérias-primas mais jovens no final de abril ou no início de maio. Atualmente, os cones apresentam a maior concentração de resinas, voláteis e ésteres, que afetam adversamente helmintos, vermes, lombrigas.
O ingrediente principal e o açúcar são tomados em proporções iguais, mas primeiro prepare uma decocção de cones por 6 horas. Eles levam água suficiente para cobrir a matéria-prima; depois o açúcar é adicionado e fervido por mais uma hora. Beba com o estômago vazio por 1 colher de sopa. até você se sentir melhor.
Restaurando a imunidade enfraquecida
Esse medicamento contém quase toda a tabela periódica, incluindo vitaminas que suportam as defesas do corpo:
- A;
- C;
- E;
- K;
- PP;
- grupo B.
No período pós-operatório ou após uma longa doença, anemia por deficiência de ferro, é freqüentemente observada deficiência de vitamina. O corpo precisa de vitaminas e minerais para restaurar o equilíbrio de elementos perdidos, aumentar o nível de hemoglobina. O uso do medicamento é indicado simultaneamente com a terapia, beba 2 vezes ao dia por 1 hora depois de comer.
Importante! A dosagem antes da admissão deve ser esclarecida por um gastroenterologista, pois na presença de doenças do trato digestivo, a condição pode piorar.
Aceleração metabólica
O xarope de pinheiro é uma ótima maneira de acelerar o metabolismo, apoiar o funcionamento do sistema excretor e do trato digestivo.
O produto tem os seguintes efeitos:
- Ajuda a quebrar as gorduras.
- É uma fonte de antioxidantes e ácidos graxos.
- Promove a liberação de suco gástrico, o que acelera o processo de digestão dos alimentos.
- Ajuda a produzir enzimas alimentares.
- Restaura a microflora no trato digestivo.
- Limpa o intestino de toxinas e toxinas.
Consuma 1 hora antes de cada refeição em 20 minutos.
Fortalecendo o sistema músculo-esquelético
O xarope contém carboidratos e proteínas saudáveis, que são o material de construção das células, músculos e tecidos ósseos. Além disso, o medicamento ajuda a eliminar o ácido úrico, que elimina os sintomas dolorosos nas articulações.
Decocções e tinturas de matérias-primas coníferas são frequentemente usadas no tratamento de gota, artrite e artrose. Beba doçura antes das refeições ½ colher de chá., Três vezes ao dia.
Contra-indicações
Dada a rica composição do componente principal, antes de tomar um medicamento, verifique se não há alergia.
- O produto também possui várias contra-indicações para uso:
- diabetes mellitus;
- doença renal e hepática;
- período de gravidez e lactação;
- forma aguda de doenças do trato digestivo e do sistema urinário.
Assim, o xarope de pinhas, como outros remédios naturais, ajuda o corpo sem prejudicá-lo, pelo qual é apreciado pelos adeptos da medicina tradicional. No entanto, não negligencie a farmacologia para doenças graves, para não piorar sua condição.