A murta sempre-verde, que, juntamente com outras plantas ornamentais, pode ser cultivada em condições de apartamentos, atrai a atenção dos cultivadores de flores com uma aparência espetacular e um aroma agradável. Apesar de a flor ser bastante caprichosa e extravagante, tendo estudado cuidadosamente todas as nuances e sutilezas de seu conteúdo, você pode cultivar um belo arbusto ornamental que agrada aos olhos por muitos anos. Como cuidar adequadamente da cultura e do que ela precisa para criar condições para uma vida confortável, vamos descobrir.
Descrição botânica da planta
A murta é um arbusto perene da família Myrtle, cuja terra natal é considerada os estados do Mediterrâneo, em particular o sul da Europa e o norte da África. A planta possui pequenas folhas opostas de ponta oval, de cor verde escura, com estrutura semelhante a couro. Brotos - fortes, flexíveis, bem ramificados. O pilar é ereto, fino, mas bastante forte.
Durante a floração, as flores axilares são formadas no arbusto, consistindo de cinco pétalas de cor branca ou creme. As flores são fixadas em um pedúnculo longo e fino, com um aroma agradável. O período de floração da colheita cai em junho-julho. Após a floração, a planta produz frutos - frutos redondos ou alongados (nozes) de cor verde escuro, azul escuro ou verde claro. Os frutos comestíveis, em sua composição, têm de 10 a 15 sementes, amadurecem no final de novembro - início de dezembro.Você sabe Todas as partes da planta, em particular as flores e folhas da murta, contêm o mesmo nome óleo. Se você olhar através do folheto através dos raios de luz, poderá ver os pequenos pontos e veias em que este produto está localizado.
Galeria de Fotos
Sob condições naturais, as flores de murta são polinizadas por insetos. Em condições residenciais, elas devem ser polinizadas independentemente, usando um cotonete ou uma escova pequena.
Como a murta é valorizada não apenas por sua aparência, mas também por suas propriedades medicinais, eles gostam de usá-la para tratar doenças na medicina tradicional. Em particular, o óleo essencial tem propriedades curativas, anti-inflamatórias e de fortalecimento geral, devido às quais é usado no tratamento de resfriados, gripes, SARS, inflamação dos órgãos genitais femininos e do trato urinário. A partir das folhas e flores da murta doméstica, são preparadas decocções e infusões medicinais, que são tomadas por via oral para se livrar de reações alérgicas, dores de cabeça e inflamação do sistema respiratório.
Acredita-se que a murta é venenosa. De fato, suas folhas contêm uma pequena porção de uma substância tóxica, mas não há perigo para uma pessoa saudável. No entanto, você precisa entender que o uso de uma flor para o tratamento de doenças deve ser estritamente administrado e, o que é mais importante, acordado com o médico assistente.
Compra e adaptação
A chave para uma floração bela e magnífica e uma vida longa da murta é considerada uma planta saudável e forte. Portanto, ao escolher uma cultura em uma loja de flores, é recomendável prestar atenção a:
- folhas - devem ter uma superfície brilhante, elástica, estrutura forte, uma rica cor verde escura;
- galhos - deve ser durável, flexível, sem amarelecimento e ressecamento;
- chão - deve ter uma estrutura levemente umedecida.
Como transplantar murta após a compra
Uma etapa obrigatória após a aquisição da murta é seu transplante para uma nova capacidade. Para o plantio, recomenda-se o uso de uma mistura de solo, que necessariamente inclui partes iguais de terra de turfa, turfa, húmus e areia fina de rio. O transplante de cultura é realizado pelo método clássico, com a substituição completa do coma de terra.
As atividades de transplante são realizadas de acordo com o seguinte esquema:
- no fundo do novo tanque, que deve ter 2-3 cm de diâmetro maior que o anterior, forre a camada de drenagem usando argila expandida ou seixos;
- cubra a camada de drenagem com uma pequena camada do substrato preparado;
- segurando suavemente a parte inferior do tronco, estique a planta e examine os processos radiculares. Se houver raízes secas, danificadas e podres, remova-as com uma faca afiada. Polvilhe os locais dos cortes com carvão ativado ou moído. Livrar completamente o sistema radicular do solo antigo;
- coloque a murta em uma panela, alinhando cuidadosamente os processos radiculares;
- polvilhe a cultura com o solo restante, deixando o colo da raiz acima do nível do solo;
- Regue a planta plantada e a umidade restante na panela deve ser drenada.
Vídeo: Myrtle Transplant
Pré-requisitos e cuidados adequados
Para que a planta de interior satisfaça a murta com sua bela floração, é necessário criar certas condições de cultivo e seguir as regras de cuidado, que devem manter um alto nível de umidade, temperatura confortável e iluminação de alta qualidade.
Iluminação
Um dos principais requisitos de uma planta para crescer em um ambiente doméstico é a iluminação. Myrtle pertence a culturas fotófilas e prefere iluminação brilhante, mas difusa. O melhor habitat para a árvore são os peitoris das janelas no lado sul, sudoeste ou sudeste do apartamento.
Quando a flor está localizada no leste, é necessário estabelecer fontes adicionais de luz, pois, devido à sua deficiência, a folhagem fica pálida e cai. O horário de verão ideal deve ser de pelo menos 10 horas. Como iluminação adicional, os especialistas recomendam o uso de phytolamps especiais e bastante poderosos.Deve-se notar que uma árvore pode tolerar facilmente a luz solar direta, mas não deve ser exposta a ela por um longo tempo. No verão, é recomendável retirar a flor no ar, mas protegê-la de correntes de ar e rajadas de vento repentinas.
Temperatura e umidade
Myrtle não gosta de clima muito quente e no verão sente-se bem à temperatura do ar +18 ... + 20 ° C. No inverno, quando a planta está em repouso, precisa de frescura. Neste momento, é suficiente manter a temperatura no apartamento em +5 ... + 10 ° C.
Como o habitat natural do arbusto é subtrópico, em condições de apartamento, ele precisa ser organizado de maneira semelhante: dentro de casa, independentemente da estação do ano, a umidade deve ser mantida entre 60 e 70%. No verão, quando o ar seco prevalece, é necessário instalar fontes de umidade adicionais próximas à flor, por exemplo, recipientes com água, fontes decorativas, aquários com peixes. Para garantir a umidade adequada, a flor deve ser pulverizada usando um frasco de spray e água macia, sedimentada, mas não fria. Com o ar muito seco, a árvore começa a perder sua aparência estética, descarta a folhagem, torna-se letárgica e sem vida.No inverno, quando prevalecem baixas temperaturas na sala, é melhor recusar a pulverização.Importante! Se no inverno você não se importa em diminuir os parâmetros de temperatura da sala, a murta pode descartar parcialmente e às vezes completamente a folhagem. Você também precisa lembrar que, a baixa temperatura, botões de flores são colocados na planta.
Rega
A murta, como habitante do clima subtropical, requer rega frequente e abundante. Antes de regar a murta, é necessário analisar a condição do solo - deve sempre estar moderadamente úmido. Não é recomendado permitir secura excessiva ou alagamento do solo, pois isso afeta negativamente a aparência da cultura. As medidas de irrigação devem ser realizadas de acordo com um esquema estritamente desenvolvido.
A necessidade de rega é determinada secando (mas não secando completamente) a camada superior da terra. Para umedecer a flor, eles praticam o método de rega mais baixa, quando a água é despejada diretamente na panela. Após 10 a 15 minutos, o excesso de umidade é derramado da panela para evitar estagnação, o que pode causar apodrecimento do sistema radicular.
Quando o solo superficial estiver seco, é recomendável regar a flor por imersão, colocando a panela em um recipiente com água por 5 a 7 minutos.Importante! A secagem completa da terra pode levar à morte da flor, na qual será impossível reanimar a planta.
Para hidratar a árvore, é usada água macia, sedimentada ou filtrada à temperatura ambiente. No inverno, a frequência da irrigação é reduzida e irrigada conforme necessário.
Top vestir
Para que o arbusto possa se desenvolver completamente, para manter um intenso processo de crescimento e floração, é recomendável fertilizá-lo regularmente. Em um período quente de vestir deve ser aplicado a cada 10-14 dias. No inverno, a fertilização da planta não é recomendada.
Como cobertura, é permitido o uso de qualquer meio universal universal destinado a folhas decorativas ou culturas com flores. A mistura de ração é sempre aplicada na forma líquida. Para fazer isso, ele deve ser dissolvido em água morna e verter a planta somente no dia seguinte após a rega tradicional.
Os especialistas aconselham a escolha do tipo de fertilizante com base nos objetivos finais do cultivo da planta. Para uma boa floração, devem ser utilizados produtos à base de fósforo e, para uma árvore compacta e organizada, complexos com alto teor de nitrogênio.
Poda
A poda é muito bem tolerada pela planta - com sua ajuda, você pode dar à árvore a forma decorativa desejada, criando várias composições.
O procedimento é recomendado não mais de uma vez por ano, no início da primavera, após um período de dormência no inverno. É melhor combinar a poda com um transplante de árvore - isso rejuvenescerá a planta e estimulará seu crescimento ativo. Para aprender a podar a murta adequadamente, você deve decidir sobre a forma desejada da árvore. Se o objetivo principal é obter um belo arbusto em casa, é necessário aparar os brotos superiores. Para formar uma árvore com uma coroa exuberante, você deve aparar os lados. Se você não realizar nenhuma ação de corte, a planta acabará assumindo a forma de uma pirâmide.
Imediatamente após o corte, os especialistas recomendam a aplicação de fertilizantes na dosagem completa. A cobertura superior estimulará o crescimento da parte aérea e melhorará a adaptação das plantas a uma nova forma. Os brotos cortados podem ser usados como estacas para propagação.Importante! O aperto frequente do topo da árvore levará ao fato de que seu tamanho se tornará muito menor.
Como propagar
Os floristas que cultivam plantas de interior devem saber cultivar murta em casa. Dois métodos são usados para propagar a cultura: estacas e sementes.
Sementes
A criação de murta com o método das sementes é um processo muito complexo, demorado e demorado, portanto, não é adequado para produtores iniciantes. No entanto, se você deseja cultivar uma cultura em casa, ainda pode usar o material adquirido em lojas especializadas.Para obter uma nova murta a partir de sementes, várias medidas complexas são realizadas:
- Solo de 8 a 10 cm de espessura é derramado no recipiente para brotos futuros, que incluem turfa e areia de rio misturadas em proporções iguais;
- as sementes são semeadas uniformemente na superfície do solo, sem serem compactadas, polvilhadas com uma camada do substrato restante (3-4 cm);
- a superfície do solo é umedecida e o recipiente é coberto com uma película plástica;
- após o aparecimento das primeiras filmagens - após cerca de 1-2 semanas - o filme é removido;
- Assim que os brotos crescem e ficam mais fortes, eles são mergulhados em recipientes separados.
Você sabe Murta comum e outras variedades são amplamente utilizadas na culinária como um aditivo para vários pratos. Em particular, bagas são usadas para fazer geléias, doces, licores e vinhos. As folhas são usadas como tempero em marinadas e picles, pratos de carne e peixe.
Estacas
Comparado com o método das sementes, o método vegetativo de reprodução requer menos esforço e tempo. Além disso, a floração durante as estacas ocorre muito mais rapidamente. O procedimento é realizado em fevereiro ou março ou no verão em julho. Para propagar a murta usando o método vegetativo, são executadas as seguintes etapas:
- brotos semi-lignificados de 5 a 8 cm de tamanho são cortados de uma planta saudável e forte da parte inferior ou média.Para evitar a evaporação da umidade, parte das folhas é removida do caule;
- a mistura do solo é despejada no tanque, que consiste em partes iguais de terra e areia fina;
- as estacas são plantadas no solo a uma profundidade de 4-5 cm, a uma distância de 5 a 10 cm uma da outra;
- a superfície da terra é pulverizada com água de uma pistola;
- para formar um efeito estufa, o recipiente com estacas é coberto com um filme ou vidro;
- o recipiente é colocado em um local quente e bem iluminado, com uma temperatura de +18 ... + 20 ° С;
- Para evitar a cárie radicular, um recipiente com processos abre e ventila periodicamente.
Possíveis dificuldades crescentes
Ao cultivar uma cultura, os cultivadores de flores podem encontrar tais dificuldades:
- a cor das folhas fica menos intensa, as folhas ficam menores, o caule se estende em altura - indica falta de iluminação;
- a placa da folha fica amarela, manchas marrons aparecem nela, as bordas das folhas secam e enrolam - fala de uma quantidade excessiva de luz e falta de umidade;
- folhas caem - O motivo pode ser uma alta temperatura na sala no inverno ou falta de iluminação;
- secagem de galhos - é uma conseqüência da umidade muito baixa na sala;
- falta de floração - As razões para esse fenômeno podem ser podas muito frequentes e abundantes ou falta de ventilação na sala.
- ácaro - o seu efeito é expresso como a formação de uma teia branca a partir do fundo da chapa;
- escudo de escala - afeta adversamente a folhagem do arbusto, muco pegajoso e manchas marrons aparecem nele;
- pulgões - instala-se na parte inferior do prato da folha, come suco, que se manifesta pela secagem e escurecimento da folha.
A murta é uma árvore perene de culto que encanta os jardineiros com uma aparência espetacular e a presença de várias qualidades curativas únicas. As flores e folhas da planta contêm óleo essencial, que possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anti-frias e é usado para tratar várias doenças.