Todo verão, o morador sonha em ter um mirante em um canto isolado do jardim. A construção independente de uma área de recreação ajudará recomendações sobre a escolha do material de construção, bem como instruções passo a passo sobre revestimento de paredes e coberturas.
Tipos de policarbonato
O policarbonato, um material de construção com alta qualidade e durabilidade, é adequado para revestimento de paredes e coberturas.
- Benefícios do revestimento:
- Leveza. O policarbonato difere de outros materiais de construção em seu peso relativamente leve, o que permite que ele seja usado na construção de estruturas como um mirante, sem antes encher a fundação.
- Fácil de usar. A construção de áreas de lazer usando policarbonato não requer esforços especiais e habilidades de construção.
- Relação custo-benefício favorável. Material barato tem excelente desempenho: resistência; confiabilidade; longo prazo de operação (até 20 anos).
- Versatilidade. O policarbonato está em harmonia com outros materiais de construção: madeira; metal; plástico; uma pedra
- Simplicidade no processamento. O produto pode ser facilmente dividido em fragmentos, aplicar ferramentas de corte e perfuração.
Tipos de policarbonato:
- celular;
- monolítico;
- ondulado.
Você sabe O policarbonato transparente é capaz de transmitir a mesma quantidade de luz que o vidro - cerca de 80%. Esta propriedade do material permite o cultivo de plantas de interior no mirante.
Cell
As diferenças nos tipos de produtos de policarbonato devem-se às características de sua estrutura. Portanto, o dispositivo alveolado se assemelha a uma célula celular. Eles são formados por nervuras rígidas instaladas diretamente ou em ângulo. O ar contido nas células fornece ao material propriedades adicionais - isolamento (ruído e temperatura), além de resistência. Vários tipos de cem folhas com estruturas diferentes são produzidas.
Tipos de policarbonato celular:
- 2H. Esta opção é uma folha de duas camadas com células retangulares dentro. A espessura dos jumpers é de 0,4-1 cm;
- 3X. Folhas compostas por três camadas separadas por partições retas e inclinadas. A espessura das camadas e partições é definida pelo fabricante;
- 3H. Uma variante, apresentada na forma de painéis de três camadas, entre as quais existem células retangulares. A espessura da parede dos favos é de 6, 8 e 10 mm;
- 5W. Uma folha dividida em cinco camadas, cada uma das quais consiste em favos de mel retangulares. A espessura das divisórias varia de 16 a 20 mm;
- 5X. A folha é apresentada na forma de um painel de cinco camadas. As células estão localizadas diretamente e em ângulo. As paredes de cada favo de mel têm uma espessura de 25 mm.
Monolítico
O policarbonato monolítico é um material de construção que se assemelha ao vidro de silicato. Em particular, ambos são de camada única. No entanto, diferentemente do vidro de silicato, o policarbonato não pode ser quebrado. Coçar também não é fácil. A estrutura desse revestimento é apresentada na forma de uma matriz contínua e o produto é marcado com uma indicação das características de sua estrutura e finalidade. Tais designações facilitam a escolha do material.
Importante! O policarbonato não suporta cargas pesadas.
Marcas de produtos monolíticos:
- PK-6. É um polímero que transmite uma grande quantidade de luz. É utilizado em óptica para a fabricação de equipamentos de medição;
- PK-M-1. Variante monolítica de carbonato não sujeita a atrito;
- PK-M-2. Um composto polimérico exclusivo com alta resistência a trincas. É o único revestimento no mundo que não é exposto ao fogo;
- RS-007. Variante caracterizada por um grau médio de viscosidade;
- RS-010. Material com baixo grau de viscosidade;
- RS-003. Difere de outras opções em alta viscosidade.
Ondulado
Os revestimentos monolíticos estão disponíveis em duas formas: reta, que foi descrita acima e ondulada. O segundo é uma folha em forma de onda de perfil. Este tipo de material tem as mesmas propriedades do carbonato monolítico direto: resistência; confiabilidade; durabilidade; resistência a temperaturas extremas. Além disso, as chapas de papelão ondulado podem ser combinadas com materiais de cobertura com formas semelhantes, como telhas de metal.
Escolha da espessura e cor do material
As dimensões dos revestimentos de policarbonato, bem como suas cores, dependem do tipo específico de produto. Portanto, a espessura das folhas de favo de mel varia entre 0,5 e 2,5 cm e um desses produtos atinge 210 cm de largura, seu comprimento é de 6 a 12 M. O peso pode exceder 10 kg.
Importante! As folhas onduladas monolíticas estão disponíveis apenas nas versões coloridas. Uma estrutura transparente neste caso não é fornecida.
Paleta de cores de policarbonato celular:
- turquesa;
- azul
- vermelho
- bronze;
- laranja
- framboesa;
- amarelo
- verde
- cinza
- transparente
- leite (opaco).
As folhas monolíticas são emitidas de acordo com os parâmetros padrão. O comprimento de um produto é 305 cm, a largura não excede 205 cm, a espessura varia entre 0,2 e 0,6 cm e, se necessário, é possível encomendar produtos com espessura maior - 0,8 a 1,2 cm.
Paleta de cores de policarbonato monolítico:
- transparente
- bronze;
- preto
- vermelho
- leite (fosco);
- verde (fosco).
Como embainhar um gazebo com suas próprias mãos
Colocar um gazebo com suas próprias mãos é bastante simples. No entanto, primeiro é necessário elaborar um desenho da futura construção e, em seguida, preencher a fundação, se houver. Então você precisa instalar o quadro. Pode ser fabricado com vigas de madeira ou tubos de perfil. Após a instalação da estrutura, você pode começar a embainhar as paredes e cobrir a tampa com material de construção. Para fazer isso, você precisa preparar as ferramentas com antecedência e escolher a capa certa.
Ferramentas e materiais necessários
Para trabalhar com policarbonato, é melhor escolher ferramentas adequadas para o processamento de madeira e plástico.
Lista de ferramentas:
- uma furadeira elétrica equipada com brocas de metal;
- chave de fenda;
- quebra-cabeças;
- serra;
- serra circular;
- roleta;
- lavadoras térmicas;
- silicone;
- fita adesiva impermeável.
Em seguida, você deve decidir sobre a escolha do material. Para cobrir o telhado, é melhor o carbonato celular com paredes divisórias com 4 a 16 mm de espessura. Para revestimento de paredes, você pode usar folhas monolíticas diretas de uma estrutura transparente com uma espessura de até 0,6 cm.
Regras e instruções passo a passo para cobrir o gazebo
Não é difícil trabalhar com policarbonato, mas você ainda deve seguir algumas regras.
Recomendações de revestimento:
- As folhas precisam ser perfuradas e cortadas apenas com ferramentas afiadas, tomando cuidado para não danificar a película protetora que cobre o material.
- Não é aconselhável prender o material da caixa próximo à estrutura da estrutura, pois o policarbonato tende a se expandir quando aquecido. Mantenha uma distância de pelo menos 1 mm.
- É melhor fixar a pele em partes. Isso facilitará o trabalho.
- Em vez de parafusos auto-roscantes, é melhor usar arruelas térmicas especiais. Ao contrário do primeiro, eles não formam rachaduras.
Instruções passo a passo para cobrir o mirante:
- Coloque uma folha de policarbonato em uma superfície plana.
- Marque a folha medindo os parâmetros do quadro com uma fita métrica.
- Corte o material com uma serra ou um quebra-cabeças, de acordo com a marcação.
- Faça furos para a chave de fenda.
- Você precisa prender as folhas de perfil à perna de viga com parafusos auto-atarraxantes com cavidades térmicas especiais a uma distância de 30 cm uma da outra.
- Para começar a embainhar, o mirante deve estar do fundo, movendo-se gradualmente mais alto. Por fim, a parte superior da estrutura é revestida.
- Nas juntas, é necessário aplicar um selante transparente (silicone).
Cobertura de telhado
O padrão de cobertura do telhado é idêntico ao revestimento da parede. No entanto, ao trabalhar com o telhado, algumas nuances devem ser levadas em consideração.
Recomendações para coberturas:
- Fragmentos do produto devem ser conectados usando perfis de plástico ou alumínio.
- O tom ideal do telhado em um clima ameno é de 5 °. Nas regiões onde predominam os invernos com neve, é aconselhável embainhar a estrutura em um ângulo de pelo menos 45 °.
- Em todas as juntas e extremidades, é necessário aplicar fita impermeável para que a água não vaze pelo telhado.
- Embainhar o teto do mirante com policarbonato celular, para que as células estejam localizadas ao longo do comprimento da folha. Isso é necessário para que a umidade não se acumule dentro do material.
Você sabe A produção industrial de policarbonato começou em 1960 e atingiu o mercado russo na década de 2000.
O policarbonato é um material de construção durável e prático, ótimo para mandris de revestimento interno. Uma variedade de tipos e cores oferece uma ampla seleção de produtos para todos os gostos. As estruturas revestidas com carbonato são bastante leves, podem ser movidas, se necessário.