Cachoeira artificial é uma decoração digna de qualquer site. Usando esse item de decoração, mesmo uma pequena área de jardim pode ser transformada em uma verdadeira obra-prima do projeto paisagístico. Fazer com as próprias mãos não é tão difícil quanto parece à primeira vista. O principal é determinar o tamanho e o tipo de estrutura e como construí-la - este artigo mostrará isso.
Como funciona uma cachoeira decorativa
Cachoeira decorativa consiste em 3 elementos principais:
- tigela de derramamento, localizada em uma colina e projetada para fornecer fluxos de água;
- copo recarregável localizado na parte inferior;
- equipamento de bombeamento para circulação de água.
Dependendo do tipo de cascata, um slide, uma parede e outras estruturas podem ser construídas entre as bacias. A operação do dispositivo é que, com a ajuda de uma bomba, a água é fornecida primeiro ao recipiente superior, a partir do qual é drenada para o recipiente inferior e, a partir daí, é novamente direcionada para cima. Podemos dizer que a bomba é o coração de toda a estrutura. Todos os elementos estruturais são cuidadosamente decorados com materiais naturais: pedras, plantas, elementos de madeira, etc.
Variedades
Existem muitas variedades de cachoeiras. Pode ser não apenas estruturas de pedra volumosas, mas também composições em miniatura que se encaixam perfeitamente no design de um jardim compacto. Mini cascatas são fáceis de construir a partir de materiais improvisados, como panelas de barro, jarros. Os pratos são construídos de acordo com o tipo de cascata, é instalada uma bomba que fornece o ciclo da água. Além disso, você pode escolher o tipo de design que melhor se adequa a diferentes estilos de paisagem: clássico, oriental e europeu.
Importante! Ao construir uma cachoeira no jardim, lembre-se de que a água evapora constantemente e seu reabastecimento constante acarreta custos adicionais de utilidade. Talvez deva ser dada preferência a um design pequeno.
Mesmo em um ambiente rústico, um design de água corrente parecerá particularmente elegante. Hoje, as cachoeiras ainda não receberam tanta popularidade que podem ser encontradas em todos os sites. Se você construí-lo em seu jardim, certamente causará prazer entre os vizinhos e convidados do local.
Existem vários tipos principais de cachoeiras:
- Clássico. As características de uma cachoeira sugerem a presença de alguma simetria. Idealmente, deve consistir em duas tigelas com a forma geométrica correta e a água cai de uma tigela para outra. Também é permitida a opção quando o fluxo desce de uma tigela da forma correta no reservatório. Tais projetos são bastante simples, podem ser complementados com elementos naturais (pedras, vegetação, etc.).
- Em cascata. Uma cachoeira desse tipo é organizada projetando etapas pelas quais o fluxo de água cai. Eles são feitos, em regra, de pedra. Às vezes, eles usam moldes de plástico comprados, mas não parecem tão esteticamente agradáveis. Não é difícil construir degraus de pedra, uma vez que a construção de uma "peça" da paisagem natural não exige uma observação estrita da geometria.
- Parede. Este é um dos tipos mais populares de cachoeiras, que, embora de tamanho considerável, podem se encaixar perfeitamente no design de uma área pequena. Por exemplo, você pode criar um sistema no qual as fontes de água caem diretamente da fachada de uma casa ou cerca.
- Gruta. Água e pedra são uma combinação atraente de dois elementos, que dão uma sensação de frescor, o que é especialmente agradável no calor do verão. Para a construção de tais cachoeiras, a pedra artificial é mais frequentemente usada e, além disso, desenha não apenas a estrutura com a qual os fluxos de água caem. Mas todo o espaço circundante. Um edifício semelhante a uma caverna abandonada parece bonito e natural. Muitas vezes, o design é complementado por uma variedade de iluminação e organiza uma área de lazer próxima a ela.
- Quadro. Nem um único pátio privado está completo sem uma mesa grande, na qual os membros da família e convidados se reúnem. O design inicialmente parecerá, no centro do qual haverá um riacho fluindo para um pote de barro instalado nas proximidades. Ideal se a mesa estiver localizada perto de um reservatório, por exemplo, um pequeno lago. As mesas de vidro ou concreto com cascatas que caem na piscina são decoradas em estilos contemporâneos.
Escolhendo um lugar para uma cachoeira
Depois de decidir decorar seu site com uma cachoeira, pense imediatamente se você construirá um lago com gado nas proximidades, pois nesse caso é aconselhável selecionar materiais ecológicos. E o desenho da cachoeira em si não deve ser muito alto, de modo que o som da água caindo não perturbe os peixes na lagoa. Ideal se você já tiver um reservatório no local - não precisará criar nada além de terminar de construir uma colina na praia, trazer uma bomba e decorar o objeto.Se não houver reservatório no local, escolha o tamanho e o tipo de cachoeira, dependendo do tamanho do jardim.
Importante! No inverno, o suprimento de água para a cachoeira deve ser desligado e o da bacia deve ser completamente drenado.
O design não deve ocupar uma grande parte de seu território; esse design não apenas sobrecarrega o espaço, mas também se cansa rapidamente. É aconselhável colocar a estrutura em uma área que seja aquecida pela luz solar do verão por não mais de 5 horas por dia, e o resto do tempo fique na sombra - para que a água evapore menos. Você não deve instalar uma cachoeira ou qualquer outro corpo de água próximo a árvores altas, pois as folhas que caem poluem constantemente a água.
Materiais e ferramentas necessários
A principal tarefa na criação da cachoeira é impedir o fluxo de água. Para fazer isso, você precisa escolher materiais de alta qualidade. Além disso, sua escolha dependerá em grande parte do tipo, tamanho e estilo da construção. Como mencionado anteriormente, as mini-cachoeiras são feitas de pratos de barro comuns, naturais e pintados em cores diferentes. Além disso, recipientes de metal e plástico são utilizados para esse fim.
Se você deseja criar algo grandioso, precisará de materiais mais confiáveis: tigelas especiais são usadas para decorar a tigela, argila, concreto, menos frequentemente um filme e as cascatas são construídas em pedra natural ou artificial. Além disso, eles costumam usar arenito, que parece mais natural e tem características de boa qualidade. Outras opções não são descartadas, como calcário, ardósia, você pode simplesmente pegar pedras bonitas em algum lugar perto do reservatório.Antes da colocação, o material deve ser tratado com uma cartilha sobre uma pedra de penetração profunda, o que reduzirá a permeabilidade à água e evitará o aparecimento de rachaduras. Para construir uma cachoeira, você precisará de um conjunto de ferramentas, cujo equipamento depende em grande parte dos materiais utilizados na construção. De qualquer forma, você precisará de uma pá para cavar uma cova, um dispositivo para bater nas paredes e no fundo. Além disso, pode haver a necessidade de recipientes para argamassa, um moedor para cortar pedras, etc.
Instruções passo a passo para criar
O dispositivo da cachoeira não é difícil, mas requer conformidade com a técnica de projetar o fundo, bordas, vazamentos. Um pré-requisito é a instalação correta de equipamentos de bombeamento de alta qualidade. Na fase final, você deve cuidar do design decorativo, sem o qual até uma estrutura bastante grandiosa pode parecer monótona e ridícula.
Unidade base
O local selecionado para a cachoeira deve ser limpo: remover ervas daninhas, remover pedras e detritos. Em seguida, você precisa desenhar um contorno. Na maioria das vezes, o copo é modelado de qualquer forma para que o objeto pareça mais natural, porque na natureza não há nada proporcional. Para desenhar o contorno, você pode colocar uma corda ou mangueira de jardim no chão.
Poço da fundação
Quando a marcação estiver pronta, você poderá começar a cavar uma cova sob a tigela. Sua profundidade dependerá do conceito do design que você inventou, mas não é recomendável fazer um furo muito profundo, pois exigirá, portanto, equipamentos poderosos. Normalmente, a profundidade não excede 1 m. Mas aqui você precisa levar em consideração a espessura das paredes e o fundo da tigela - se estiver construindo, por exemplo, a partir de argila, você deve inicialmente cavar um poço 30 a 40 cm maior que o tamanho da estrutura necessária.
Você sabe A maior cachoeira artificial está localizada na Itália, perto da cidade de Terni. Sua estrutura inclui 3 níveis e a altura total é de 165 m.
Depois de cavar um buraco, você precisa compactar o solo ao redor do perímetro e das paredes. Para fazer isso, use frequentemente a parte de trás do log, mas você pode usar qualquer outro dispositivo. No processo de compactar, verifique se não há pedras ou raízes residuais grandes no solo. O fundo do poço é coberto com uma camada de areia com cerca de 10 cm de espessura, regada e abarrotada. Depois disso, outra camada de areia é derramada, também umedecida e compactada. Neste poço, a construção pode ser considerada concluída.
Impermeabilização
A impermeabilização é a etapa mais importante na construção de uma cachoeira, pois é a sua qualidade que afeta a durabilidade da estrutura.
Para fazer isso, use os seguintes materiais:
- Filme de PVC. Esta é a opção mais econômica, mas ao mesmo tempo bastante arriscada. Embora alguns fabricantes garantam que o filme durará até 15 anos, o menor dano pode levar ao fato de que a cachoeira terá que ser completamente refeita. Se você decidiu firmemente decorar a tigela com esse material, coloque-o e fixe-o na superfície e decore-o. É desejável adquirir um filme em preto - desta forma, o fundo parecerá mais natural e menos afetado pelos raios ultravioleta. Agora, no mercado, apareceu mais material de alta qualidade - uma membrana de borracha butílica, mas seu preço é muito mais alto.
- Argila. Um material popular para a construção de reservatórios, que da melhor maneira combina os conceitos bem conhecidos de "preço" e "qualidade". A estrutura de argila é considerada mais confiável e o próprio material é relativamente barato. Para a construção do poço, a argila é diluída com água para um estado pastoso (você pode adicionar um pouco de palha, o que proporciona a ligação). O material é aplicado no fundo e nas paredes com a primeira camada, compactada, aguardando o endurecimento e, em seguida, outra camada é formada. O fundo pode ser decorado com pedras bonitas, pintadas ou tratadas com borracha de borracha.
- Betão. O acabamento do concreto é talvez a opção mais cara, mas pode ser chamada de eterna. O concreto é derramado sobre o filme espalhado e as paredes são fixadas com uma armação de arame metálico. Na fase final, como no caso da argila, o fundo pode ser decorado.
- Recipientes de plástico. Nas lojas, agora você pode comprar recipientes de plástico prontos que são simplesmente instalados no chão e servem como uma tigela para um pequeno lago. A seu favor, nota-se o custo relativamente baixo e a facilidade de instalação. Mas, ao mesmo tempo, é necessário levar em consideração que a criação de gado em um reservatório desse tipo provavelmente não funcionará e, em geadas severas, o molde pode estourar.
A construção da cascata
Depois que a tigela estiver pronta, você poderá prosseguir com a construção da cascata ao longo da qual a água fluirá. Para tornar a lâmina mais estável e impermeável, é recomendável fazer uma base de argila por baixo dela. Primeiro, coloque a primeira camada - ela deve ser o mais uniforme possível, e as subsequentes podem ser colocadas em ordem aleatória.
A beleza do fluxo dependerá da escolha das pedras e sua localização. Por exemplo, se você quiser que a água flua em correntes limpas, use pedras chatas com saliências e ranhuras. Para que o córrego seja suave, é necessário colocar pedras com recessos no caminho, que desempenharão o papel de reservatórios.
Importante! Não faça cascata muito alta — isso sobrecarregará a bomba e falhará rapidamente.
Ao construir uma estrutura, as pedras podem ser cortadas com um moedor, se necessário. E eles precisam ser colados para que a estrutura seja durável. Às vezes, o cimento é usado para esse fim, mas é melhor usar adesivo de montagem para blocos de espuma, pois proporciona melhor aderência. Se você precisar decorar as costuras, uma boa opção é plantar o musgo. Essa planta é perfeita para decorar um lago.
Instalação da bomba
Outro ponto importante é a instalação de equipamentos de bombeamento. Existem dois tipos principais: submersível, que é instalado diretamente no recipiente inferior e o externo. No segundo caso, o equipamento fará mais barulho e, é claro, terá que ser bem mascarado; portanto, o primeiro é frequentemente preferido. Preste atenção à potência do equipamento. Se uma bomba com uma potência de 70 W é suficiente para uma cascata de pequeno metro, claramente não é suficiente para uma estrutura em cascata alta.
Você sabe Se você deseja plantar plantas subaquáticas, escolha uma canela ou ponta de flecha — culturas são capazes de neutralizar o crescimento de bactérias, melhorar a qualidade da água.
Todas essas sutilezas podem ser obtidas diretamente com o consultor da loja. Uma bomba com um tubo para entrada de água é instalada no fundo do poço. Observe que o cabo de alimentação do dispositivo deve estar bem protegido contra a água. O tubo de sangria deve ser retirado. Um tubo (mangueira) dessa seção está conectado a ele, o que é necessário para criar um ou outro tipo de fluxo. Por exemplo, quanto mais estreito, mais forte será o jato e vice-versa. A mangueira é descarregada até o ponto superior, de onde a água será fornecida e mascarada com uma solução, pedras, plantas.
O cenário
Existem muitas maneiras de decorar um lago com uma cachoeira. Um dos principais papéis é dado às plantas, que transformam o objeto em um pedaço da vida selvagem. Musgo, pedras cruzando, escalando culturas, "deslizando" ao longo dos degraus de uma cachoeira, nenúfares, ninfas flutuando na água - tudo isso aproxima a estrutura artificial da paisagem natural.
Se você decorar uma cachoeira com iluminação, ela se tornará o personagem principal do jardim à noite. Além disso, é possível instalar dispositivos de iluminação não apenas na colina e no território costeiro, mas também no fundo do reservatório. As luminárias flutuando em uma superfície lisa de água também parecem deliciosas. Criar uma cachoeira decorativa não é apenas uma oportunidade para enobrecer significativamente o jardim.
Os cientistas provaram há muito tempo que o tipo de água corrente tem um efeito benéfico na psique humana: acalma o sistema nervoso, alivia a depressão, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular. Se você não possui esse objeto de paisagem encantadora em sua casa de campo, não deixe de comprar um e, em seguida, terá a oportunidade de relaxar e sentir uma união completa com a natureza.