Quase todos os proprietários de casas de campo, mais cedo ou mais tarde, pensam na extensão da varanda. E isso é compreensível, porque, devido a essa estrutura, você pode não apenas aumentar significativamente a área útil de toda a sala, mas também dar à sua aparência um design exclusivo e bonito. Obviamente, a maneira mais fácil é adicionar uma varanda ao projeto inicial da casa, o que lhe dará estabilidade devido à base comum. No entanto, se isso não foi feito imediatamente, você não deve ficar chateado. Afinal, essa estrutura pode ser montada em qualquer estágio da construção, ao lado da casa, e você pode fazer isso sozinho, com suas próprias mãos.
Variedades de varandas anexadas
As varandas anexadas podem ter muitas variedades, dependendo de:
- locais - angular, final, frontal;
- grau de fechamento - aberto (a melhor opção para relaxar na estação quente) e fechado (possibilita operar durante todo o ano, como espaço adicional);
- recursos de design - embutido (base única com a casa) e anexado (em uma base separada);
- formas - oval, redonda, retangular, quadrada, poligonal.
Ao mesmo tempo, as formas quadradas e retangulares são as mais fáceis de implementar, mas é melhor deixar para os profissionais a implementação de estruturas arredondadas e curvas. Recomenda-se o uso do material de construção inicial (por exemplo, se a casa foi construída em tijolo, a varanda também deve ser feita). No entanto, é permitida uma combinação de vários materiais, levando em consideração sua combinação harmoniosa.
Você sabe De acordo com os ensinamentos do Feng Shui, qualquer fonte de água (uma fonte, um pequeno lago artificial etc.) deve ser visível nos locais de descanso da casa, que inclui a varanda. Isso fornecerá ao dono da casa riqueza e prosperidade.
Fase preparatória
A construção direta é precedida por uma grande quantidade de trabalho. Antes de tudo, incluem a seleção do local ideal para a varanda futura, a criação de desenhos e cálculos, a preparação dos materiais e ferramentas necessários. Um passo importante na construção de uma extensão no local é obter uma licença de construção - sem ela, a varanda será considerada ilegal e poderá trazer muitos problemas ao seu proprietário no futuro.
Escolhendo um lugar para a varanda
É permitido posicionar a varanda de ambos os lados da casa, mas geralmente a escolha é feita em favor da fachada frontal, pela porta da frente. No caso de a construção planejada ser erguida a partir do final, você deve primeiro prever a possibilidade de entrar nela a partir de uma sala adjacente. Em geral, o design é planejado com base nas preferências pessoais do proprietário e na estética, porque a varanda deve tornar-se não apenas uma parte natural de toda a estrutura, mas também sua decoração. Uma solução interessante também pode ser a disposição de um terraço em todo o perímetro da habitação.
Nesse caso, pode ser usado de qualquer lado, levando em consideração as condições climáticas (por exemplo, direção do vento ou iluminação solar). Se a escolha cair em uma fachada lateral que não tem acesso ao pátio, a abertura da janela pode servir como entrada, que pode ser facilmente convertida em uma porta. No entanto, uma simples remoção de um fragmento de uma parede pode estar disponível apenas se a parede não for de suporte. Caso contrário, será necessária a construção de uma estrutura de suporte adicional, que suportará a carga da parte cortada da parede.
Seleção de materiais e ferramentas necessárias
O material para a fabricação da varanda pode ser o mais diverso, no entanto, o mais comum é a árvore, a saber: uma viga que se harmoniza perfeitamente com uma casa de tijolos. Nesse caso, a maneira mais fácil pode ser comprar uma casa finlandesa dobrável de tamanhos pequenos, cujo conjunto contém instruções de montagem, além de material numerado. No entanto, vigas coladas geralmente são usadas nessas estruturas e, portanto, se a construção foi planejada com uma sólida, você terá que escolher e calcular o material você mesmo.
Para construção, você precisará de:
- uma viga com uma seção transversal de 100 × 100 mm (100 × 80 mm também é permitida);
- madeira adicional, material de tracção e construção, com uma secção de 50 × 50 mm;
- pranchas com dimensões 100 × 50 mm - para toras e vigas;
- material de revestimento;
- aberturas de portas e janelas, portas, janelas (no caso de construção de uma varanda fechada);
- material impermeabilizante;
- material de cobertura;
- isolamento.
Além disso, será necessário material de construção para o tipo de fundação selecionado, além das seguintes ferramentas: chave de fenda, martelo, machado, formão, nível de bolha (nível de bolha), pá, broca, serra, broca de jardim.
Importante! Construtores experientes sabem que a “imagem real” dos requisitos de material pode diferir levemente daqueles calculados em papel e, portanto, é recomendável que você compre inicialmente tudo o que precisa com uma pequena margem.
Desenhando
O design é a primeira e mais importante etapa na construção da varanda. Considerando que qualquer alteração no projeto da casa deve ser registrada na agência de inventário, o desenho e a documentação que o acompanha devem ser elaborados com muita competência. A solução ideal, é claro, será recorrer a profissionais que ajudarão a evitar problemas sérios durante a conexão da varanda ao telhado ou paredes, além de minimizar custos adicionais.
Se o proprietário deseja executar o planejamento de forma independente, o projeto é realizado com base no seguinte algoritmo:
- Antes de mais nada, é indicado no terreno uma parcela da parcela com a casa, após a qual eles escolhem um local para futura construção e as dimensões da varanda. Ao mesmo tempo, as dimensões são calculadas individualmente, com base no fato de que, para uma estadia confortável de 4 a 6 pessoas, é suficiente um prédio de 3x4 m, mas geralmente o comprimento da varanda cobre todo o lado da casa.
- Indique a entrada para o terraço (levando em consideração a entrada externa e a interna, do lado da casa). Uma passagem direta não é recomendada (quando a porta da casa fica em frente à entrada da varanda), pois isso resultará em grandes correntes de ar.
- Indique a localização das janelas, com o cálculo do tamanho.
- Escolha o tipo de portas e caixilhos das janelas.
- O sistema de vigas e o tipo de material de cobertura são determinados.
Importante! Em regiões cujo clima é caracterizado por altas temperaturas no verão, os especialistas recomendam colocar o terraço no lado oeste ou leste. Essa abordagem evitará a presença da varanda sob luz solar direta por muito tempo.
Obtenção de permissão para construção
Quaisquer etapas de conclusão ou reconstrução da casa devem ser exibidas nas licenças, que podem ser obtidas no departamento de arquitetura regional.
Isso exigirá:
- documento comprovativo da propriedade do site;
- projeto de casa;
- acordo (por escrito) para a reconstrução de todos os moradores cadastrados na casa;
- uma declaração do desenvolvedor solicitando a extensão.
Como o procedimento para obter todos os documentos pode levar muito tempo, é recomendável lidar com esse problema alguns meses antes do início previsto da construção.
O processo de adicionar uma varanda de uma viga
A construção de terraços usando a madeira como material principal é sempre popular. Isso é explicado com muita simplicidade - este material é ecológico e também tem uma aparência atraente. Além disso, os edifícios de madeira são caracterizados por uma alta troca de ar e pela capacidade de reter bem o calor.
Isso permite que você obtenha o microclima ideal dentro do edifício, mesmo na estação fria, e também oferece uma longa vida útil.Este material simplifica o processo de construção o máximo possível e não requer habilidades sérias do construtor.
Vídeo: Construção de alpendre DIY
Marcação e preparação do local
Um local para uma futura extensão deve ser preparado com antecedência. Para fazer isso, se a localização da varanda for adjacente à entrada principal da casa, uma viseira e uma varanda (se houver) serão desmontadas. Todo o local é limpo de detritos, bem como qualquer vegetação. Em seguida, remova a camada superior do solo com uma espessura de cerca de 15 cm do local e nivele-a com cuidado.Depois disso, você pode começar a marcar, a saber: determinar os pontos de localização dos suportes, que devem estar na mesma linha, a uma distância fornecida pelos cálculos do desenho. Toda a operação é realizada com estacas e cordas. Após a conclusão, você pode iniciar a construção direta.
Colocação de fundações
Ao escolher o tipo ideal de fundação, deve-se orientar não apenas pelo tipo de material, as dimensões da varanda, as condições das paredes dos mancais, mas também prestar especial atenção às características do solo em construção, nomeadamente:
- nível de absorção de umidade do solo;
- composição do solo em uma parcela de construção;
- profundidade congelante no inverno;
- localização das águas subterrâneas;
- estabilidade geral.
Normalmente, uma base colunar com uma tecnologia de construção simples será suficiente para fortalecer as varandas leves do verão. Uma base semelhante é adequada para solos argilosos, além de pântanos e areia movediça.
Importante! Para evitar rachaduras a baixas temperaturas do ar, devido às quais deformações desiguais de vários materiais podem ocorrer, a base do edifício deve ter as mesmas características técnicas que a fundação da casa.
O processo de execução do trabalho consiste em várias etapas:
- Sob os postes, usando uma broca de jardim, faça buracos com pelo menos 1 m de profundidade (a profundidade da fundação do edifício não pode ser menor que a profundidade da fundação da casa). Para pequenos terraços de madeira, basta arrumar os postes nos cantos, mas tamanhos grandes exigirão frequências de pelo menos a cada 0,6 m um do outro.
- O fundo dos caroços é coberto com areia e cascalho (a espessura do travesseiro é de pelo menos 10 cm) e depois é derramado com argamassa de cimento.
- Em seguida, os pilares de suporte são expostos e os vazios entre eles e as paredes dos poços são derramados com concreto.
O material para os pilares pode ser:
- toras redondas - adequadas para edifícios pequenos e leves;
- blocos de concreto - a melhor opção para estruturas fechadas pesadas;
- tubos de amianto ou cilindros ocos feitos de metal - usados para fortalecer varandas de armação;
- o tijolo é um material universal usado para todos os tipos de edifícios.
Um alpendre pesado de tamanhos grandes e na presença de vidros exigirá o uso de uma fundação de tira. Esse tipo de reforço também é frequentemente usado em tipos de solo arenoso. Ao contrário do colunar, esse tipo é caracterizado por uma construção complexa e pela necessidade de investir dinheiro, tempo e esforço adicionais.
O processo de marcação inclui várias etapas:
- Uma vala com profundidade de pelo menos 1 m é escavada ao longo do perímetro da futura varanda, após a qual a cofragem é instalada. Ao mesmo tempo, é inicialmente colocado ligeiramente acima do nível da fundação.
- A pedra britada (camada 5-10 cm) é despejada dentro da cofragem e tudo é despejado com concreto.
O endurecimento total pode levar de 14 a 30 dias, durante os quais é necessário umedecimento regular da base com água - essa abordagem garantirá o endurecimento uniforme.
No final do trabalho com a fundação, eles começam a colocar o chão:
- o primeiro é uma camada de isolamento, que é argila expandida;
- seguido de uma camada de impermeabilização (material para cobertura ou polímero líquido);
- depois disso, são colocadas toras de madeira e depois pranchas, cujas lacunas são tratadas adicionalmente com selante à base de silicone.
Vídeo: Fundação de extensão DIY
Walling
Paredes são um atributo opcional do edifício - para muitos, a instalação de uma grade em todo o perímetro é suficiente. Se o projeto envolver a presença de paredes completas, o primeiro passo é erguer uma estrutura, que pode ser feita de madeira, metal, concreto ou tijolo (o material deve ser selecionado dependendo da carga que a estrutura pode suportar).
A estrutura de madeira pertence às estruturas leves e, para sua construção, você precisará, primeiramente, executar o chicote inferior (fixando a primeira camada de toras). Para esses fins, uma viga com uma seção de 100 × 100 mm é adequada.. Antes de iniciar a montagem, é recomendável perfurar imediatamente os furos e as cavilhas no ponto de conexão do canto.
Importante! Todos os elementos de uma estrutura de madeira são tratados com impregnação anti-séptica e antibacteriana, que protege o material contra a decomposição e a formação de fungos.
A construção da estrutura é realizada com postes de madeira com uma seção de 120 × 80 mm ou 100 × 100 mm - eles devem ser instalados nos cantos da estrutura. Também serão necessários suportes intermediários - eles são ajustados em etapas de pelo menos 50 a 60 cm. A fixação no chicote inferior é realizada usando o método de corte completo ou incompleto ou cantos de aço. Em conclusão, faça a cintagem superior com uma viga, após a qual você poderá prosseguir com a construção do sistema de vigas.
Luminária com uma casa
A fixação geral com a casa da nova construção é realizada em vários locais:
- No nível da fundação - O método de união é escolhido dependendo de quanto tempo a casa está em pé. Se for novo, o encolhimento ainda pode ser esperado; portanto, a fixação rígida pode causar a destruição de uma estrutura menos durável. Nesse caso, o método flutuante de lingueta e ranhura seria a melhor solução, o que permitiria que a varanda deslizasse pela casa, evitando danos ao edifício devido a diferentes taxas de encolhimento. Se a casa foi construída há muito tempo, a fixação com uma varanda pode ser rígida. Nesse caso, uma almofada de impermeabilização é colocada entre as bases (por exemplo, você pode usar uma almofada de telhado) e as juntas são tratadas com espuma.
- Ao erguer paredes - é feito com o mesmo princípio da fundação, mas usando elementos de aço embutidos.
- Durante a instalação do sistema de vigas - Normalmente, o telhado da varanda é inicialmente adjacente à parede da casa. Para sua fixação na parede, é feito um pequeno estroboscópio, no qual é colocado um perfil de parede, fixando-o com selante. A segunda parte é aplicada ao telhado.
Windows
A vidraça na varanda é um importante estágio de organização, pois é esse detalhe do interior que ocupa a maior parte da parede externa do edifício.
Existem várias opções principais para vidros:
- Wireframe - este método é valorizado principalmente pela capacidade de realizar todo o trabalho de instalação de forma independente. Difere na velocidade de montagem e preço baixo. Há um pequeno sinal de menos - essas janelas só podem ser instaladas nas formas clássicas de extensões (quadradas, retangulares).
- Sem moldura - Também chamado de vidros macios. Graças à instalação de dobradiças de roletes (acima e abaixo), as janelas podem ser separadas e dobradas em um livro. A principal vantagem deste tipo de vidro é a capacidade de remover completamente a estrutura no verão, além de uma aparência requintada. Entre as deficiências estão os indicadores de alto custo e baixa economia de calor, o que torna essas janelas inadequadas para o inverno.
- Parcial - É fornecido exclusivamente para varandas de verão e serve como proteção contra condições climáticas adversas (vento, chuva).
De acordo com suas características, os vidros podem ser:
- frio - ao instalá-lo, a diferença de temperatura na sala com a temperatura externa não excede 5 ° C;
- quente - fornece armazenamento eficaz de calor em ambientes fechados (por exemplo, a uma temperatura de -20 ° C dentro da varanda permanecerá + 20 ° C).
Além disso, as janelas podem ter diferentes sistemas de abertura:
Os perfis também podem variar:
- alumínio - Valorizados pela facilidade de operação e manutenção, bem como por uma longa vida útil, mas também há desvantagens: alto custo e baixa capacidade de reter calor;
- de madeira - Entre as vantagens estão uma vida útil longa e alto desempenho de isolamento térmico, mas esses perfis exigem cuidados frequentes;
- PVC - A melhor opção com todas as características necessárias (isolamento térmico, isolamento acústico, etc.), mas se as peças quebrarem, será impossível substituí-las.
Você sabe Os especialistas recomendam o uso de verniz para iate para processar todos os elementos de madeira. Isso se deve às suas altas propriedades protetoras, bem como à taxa de secagem — Dependendo dos vários grupos de substâncias na composição, a secagem completa pode levar de 1 a 16 horas.
Correia e teto superiores
A forma do telhado na varanda anexa pode ser muito diferente; no entanto, a opção mais comum é um telhado coberto. Ao mesmo tempo, a própria inclinação é direcionada para a frente e o ângulo de inclinação não deve ser inferior a 20 a 30 ° - caso contrário, no inverno, toda a neve se acumulará no telhado e, finalmente, poderá simplesmente colapsá-lo. pés nas vigas do piso superior. Ao mesmo tempo, eles devem estar claramente perpendiculares à linha da fachada.
De cima, é permitido montar as ripas e instalar o telhado, durante o qual:
- O Mauerlat é instalado no cinto superior;
- vigas são montadas na parede da casa;
- a caixa é instalada perpendicularmente às vigas;
- empilhar material de isolamento térmico e hidráulico;
- Monte o telhado.
Alpendre
A varanda é uma parte importante da varanda, desempenhando não apenas uma função decorativa, mas também protegendo a sala contra poeira, sujeira das ruas, além de frio e chuva. Existem muitos projetos dessas etapas com uma plataforma - eles podem ter uma base em comum com a varanda ou podem ser anexados.
No entanto, existem vários critérios básicos que devem ser respeitados tanto na fase de design quanto diretamente durante a construção:
- o movimento seguro ao longo da varanda é garantido pela inclinação da escada, que deve estar entre 23 ° e 45 °;
- a aparência da estrutura deve se encaixar no design geral do terraço e da casa e, idealmente, no design da paisagem;
- De acordo com o SNiP, os parâmetros ideais da varanda são: a profundidade dos degraus - 27-30 cm, a altura - 18-21 cm, a largura da escada - a partir de 60 cm, a altura do corrimão - 90-120 cm;
- levando em consideração os requisitos de segurança contra incêndio, o local deve ser construído 50 mm abaixo da base da porta.
O telhado
A melhor opção ao escolher um material de cobertura é o mesmo revestimento que em casa. Se isso não for possível, você deve aderir a pelo menos uma cor com o teto principal.
Você sabe Pequenos elementos de decoração, como cortinas, travesseiros, luminárias, vegetação variada e maior conforto, ajudarão a tornar a varanda residencial e aconchegante. — zoneamento da sala.
Para esses fins, use com mais frequência:
- ardósia em plástico;
- papelão ondulado;
- ardósia clássica;
- chapa galvanizada.
Dependendo do material escolhido, vários elementos de fixação podem ser necessários. Por exemplo, para fixar o papelão ondulado, são utilizados parafusos especiais autorroscantes com uma arruela de pressão.
Concluir
Como material principal para decoração de paredes externas, você pode escolher painéis de madeira, revestimento ou revestimento. Acrescentar sofisticação à aparência da varanda ajudará revestimentos como pedra, madeira entalhada. O principal é não esquecer o aquecimento com um material de isolamento térmico, que pode ser lã mineral ou espuma de poliestireno extrudado.
No entanto, vale lembrar que, para evitar danos imediatos ao isolamento, será necessária uma camada adicional de impermeabilização, que protegerá o material de maneira confiável da força destrutiva da umidade e do condensado. Quanto à decoração de interiores, aqui todos podem se concentrar em suas preferências pessoais. Para esses fins, a melhor opção seria painéis de plástico ou madeira.
Construção de alpendre de tijolo
A partir do forçamento da parede, o processo de construção de uma varanda de tijolos é um pouco diferente da construção de um terraço de madeira e consiste nas seguintes etapas:
- O primeiro passo é escolher o tipo de alvenaria. Os mais populares são: colher, na qual a espessura da parede será de 12 cm, colada, com uma espessura de parede de 25 cm, e corrente, com paredes de 38 cm de espessura.
- Além disso, nas bordas da base, em lados opostos da fundação, é preso um cordão ao longo do qual os tijolos de canto são expostos.
- O espaço vazio formado nos cantos entre os tijolos é preenchido com alvenaria, fixando os elementos com argamassa de cimento.
- Usando o nível do laser, passe a primeira linha de alvenaria. No futuro, a superfície também é constantemente verificada por este dispositivo.
- No final da alvenaria, um cinto reforçado é equipado. Para isso, a cofragem é fixada em cima da alvenaria, com pelo menos 7 cm de altura, parafusos de fixação nos cantos e encaixes. No final, toda a estrutura é derramada com uma solução de cimento.
- Após o endurecimento do concreto, a cintagem é feita usando uma viga com uma seção de 100 × 100 mm.
O próximo passo será a organização do sistema de vigas. Caso se deva usar a varanda o ano todo, inclusive no inverno, recomenda-se colocar em duas fileiras. A extensão da varanda é uma decisão bastante razoável pelos proprietários de casas particulares.Afinal, esse edifício não é apenas capaz de expandir a área da sala, mas também dá exclusividade à sua aparência. Além disso, uma ampla seleção de estruturas e materiais permite realizar todo o processo por conta própria, com as próprias mãos, sem sugerir habilidades especiais na construção.