Um lago decorativo artificial com riachos, fontes ou cachoeiras complementará efetivamente qualquer composição da paisagem. Em seu projeto, é desejável usar materiais que garantam a limpeza da lagoa por muitos anos. Ao organizar reservatórios artificiais ou fortalecer a costa das instalações existentes, vários tipos de geotêxteis são usados. Uma grande variedade de geomateriais contribui para a solução eficaz de todas as tarefas. Sobre que tipo de tecido geotêxtil escolher e como colocá-lo no fundo do reservatório, mais adiante neste artigo.
O que é um geotêxtil para uma lagoa
O dispositivo de um reservatório artificial está associado ao uso de um material que impede a absorção de água pelo solo e estabiliza o nível de líquido ao longo do ano. A membrana polimérica mais comumente usada, cuja característica é alta sensibilidade ao estresse mecânico. Por exemplo, pode ser danificado por pedras, raízes de plantas.
Você sabe A lagoa decorativa é capaz não apenas de dar singularidade à aparência de todo o terreno, mas também de melhorar significativamente o microclima do jardim, aumentando o nível de umidade.
Proteja a membrana com geotêxtil. Esse é um dos tipos de materiais técnicos geossintéticos, caracterizado pela permeabilidade e resistência à umidade. Separa as camadas do solo e compensa a carga. A banda geográfica é colocada entre o solo e o filme. Reforçar a proteção do piso geotêxtil e sobre uma membrana de impermeabilização. A alta elasticidade da folha geográfica permite suportar um impacto externo muito forte, prolongando assim a vida útil da lagoa.
O geotêxtil sobre a membrana de impermeabilização promove uma distribuição uniforme da areia do rio e seixos do mar por toda a superfície do fundo do reservatório. A rugosidade da banda geográfica impedirá a mudança dos elementos de design em uma direção após o preenchimento do poço com água. A presença de seixos no fundo torna possível no futuro encher a lagoa com muitas algas.
O uso de uma tela geográfica para uma lagoa junto com um filme de impermeabilização é aceitável para o arranjo de lagoas rasas. Ao construir uma piscina, é necessário concreto o poço. Ao construir um reservatório artificial maior, é necessário nivelar o perfil inferior. Para fazer isso, despeje uma espessa camada de areia, a chamada almofada. Seu objetivo é separar a geomembrana do solo e compensar a carga resultante. Os geotêxteis são usados para separar a areia do solo, impedindo sua mistura ao longo da vida útil do reservatório. Como resultado, as propriedades de amortecimento do travesseiro são preservadas por um longo tempo.
Nas regiões caracterizadas por uma grande quantidade de precipitação, as paredes da lagoa são frequentemente erodidas do lado de fora. As propriedades da folha geográfica permitem a drenagem do reservatório, ou seja, removem rapidamente a umidade das camadas inferiores do solo. As paredes do poço podem entrar em colapso devido ao solo arenoso seco, que geralmente se desfaz e ao peso da folha de impermeabilização. Têxteis sintéticos podem impedir que isso aconteça.
Por que o geotêxtil e suas propriedades são necessários?
O tecido não tecido com agulha, que é usado para abrigar plantas, não é usado no arranjo de um reservatório, porque é muito fino. Um geotêxtil de espessura e estrutura diferentes é adequado para uma lagoa. Na aparência, parece feltro. A folha geográfica consiste em um número maior de fibras de polipropileno firmemente ligadas entre si por sinterização térmica.
Importante! Os geotêxteis de cor escura no fundo do lago, em cima do filme de impermeabilização, impedem que a água floresça. Isso permite minimizar o número de limpezas do reservatório.
Graças a essa tecnologia de produção, o material possui as seguintes propriedades:
- resistência, o que evita a possibilidade de rasgar a tela sob pressão da água;
- estrutura e elasticidade macias, que permitem aos geotêxteis repetir qualquer relevo.
A largura do rolo geotêxtil varia de 2 a 6 M. O comprimento da tira é maior, menor a densidade do material.
A densidade da tela para lago artificial é de 150-200 g / m². Esse material fornecerá a capacidade de filtrar. Têxteis excessivamente densos, embora muito duráveis, são caracterizados pelo rápido enchimento de pequenos poros com micropartículas do solo, o que afeta negativamente sua função de drenagem. Se houver solo instável na área com possibilidade de deslizamentos de terra, escolha uma tela não mais fina que 300 g / m².
Tipos de geotêxteis
Os sintéticos são classificados de acordo com as matérias-primas utilizadas e a tecnologia de produção. Geofabric é feito de poliéster e polipropileno. Em casos raros, use fibra de vidro, fios misturados com a inclusão de algodão, lã e viscose. O tecido polimérico é considerado mais durável, confiável e durável. Graças a essas qualidades, encontrou aplicação em vários campos da construção, durante trabalhos agrícolas, geotécnicos e paisagísticos.
O poliéster é feito de materiais reciclados, por exemplo, a partir de recipientes de plástico reciclado. As fibras curtas do tecido são interconectadas em camadas. A estrutura felpuda e a baixa resistência dos compostos de poliéster devem-se ao pequeno comprimento dos filamentos - cerca de 5 a 10 cm.O tecido é tingido em bege, marrom, preto e cinza.
As matérias-primas para a fabricação de geotissel de polipropileno usam primário. A alta resistência do material se deve ao uso de filamentos contínuos e à conexão confiável das camadas. Umedecer a fibra não provoca sua delaminação. A estrutura dos geotêxteis de polipropileno é densa e não felpuda. A cor do tecido é branca e, somente se um elemento protetor dos raios ultravioletas for adicionado durante o processo de fabricação, a fibra adquirirá uma tonalidade cinza.
Dependendo do método de fabricação, os geossintéticos são divididos em tecidos e não tecidos. As empresas russas também produzem material tricotado, notável por seu baixo custo, mas é menos popular devido à sua menor resistência.
Você sabe Os lagos solares de sal são considerados equipamentos de energia alternativa promissores: a água é aquecida misturando as camadas sob a influência da gravidade. Eles desempenham o papel de coletores solares e dispositivos de armazenamento de energia térmica.
Na fabricação de geotêxteis tecidos, são utilizadas fibras de vidro ou poliéster e o método usual de tecer urdidura e trama. A densidade da web depende do tamanho das células. O geotêxtil é caracterizado por alta resistência à tração, por isso é frequentemente usado para erguer e reforçar a fundação de pistas e estradas, bem como reter muros de pontes. Esta fibra não é adequada para drenagem e filtragem.
O geofabric de baixa resistência é usado para criar elementos de composições da paisagem, fortalecer o solo, formar canteiros de flores em qualquer território, mesmo em uma encosta.
O geo-pano não tecido é feito por ligação mecânica ou térmica de fios de polímero.
Você sabe A mais bonita do mundo reconheceu o lago japonês Biei por aí. Hokkaido A cor da água muda de azul profundo para turquesa pálido, dependendo do ângulo de visão.
Três tipos de materiais são diferenciados, dependendo das matérias-primas utilizadas e do método de produção:
- O tecido com agulha é fabricado com fios curtos e contínuos. Neste caso, é usada uma prensa, cujas pontas, perfurando a fibra, penetram de uma camada para outra, e é obtido um tecido denso. É caracterizada por uma excelente propriedade de filtragem para passar a água ao longo e ao longo, portanto é usada em obras de drenagem.
- Como resultado da fusão de filamentos de polipropileno durante o aquecimento, forma-se um geofoto ligado termicamente. Este método não é aceitável para fibras de poliéster. Eles derretem a uma temperatura muito alta e o produto da venda do material não cobre o custo de produção.
- O tecido com ligação hidráulica é feito de fibras de polipropileno, que são afetadas por finas correntes de água sob alta pressão, sem danificar o monofilamento.
As empresas de construção domésticas preferem usar geo-pano com ligação térmica, enquanto as europeias preferem perfurar com agulha.
No Ocidente, eles usam a alta capacidade de filtragem dos geotêxteis enquanto trabalham em qualquer solo, mesmo em argila. E a baixa resistência do geo-pano perfurado por agulha é compensada usando uma geogrelha para reforço. O material tratado termicamente é de alta resistência, mas é capaz de passar a água somente através. É utilizado no fortalecimento do solo devido às excelentes características de reforço. Uma banda geográfica mais densa deve ser usada com uma carga esperada alta no revestimento.
- Os geotêxteis são frequentemente usados para equipar reservatórios artificiais devido às suas vantagens:
- Baixo custo, devido a matérias-primas baratas, um processo simples. O preço da banda geográfica varia entre 15 e 25 rublos. para 1 m². O uso de material barato ajuda a reduzir os custos de outros materiais de construção, como resultado, o custo dos trabalhos de instalação é reduzido.
- Segurança. Ao operar geofibras de poliéster e polipropileno, substâncias tóxicas não são liberadas. O ambiente não sofre com o processo de produção.
- Longevidade. A geo-lona, especialmente o polipropileno, tolera os efeitos de ácidos, álcalis e outras substâncias perigosas contidas na terra e na água. As linhas de polímero não apodrecem. Não são danificados pela água, baixas temperaturas, calor, sol. A vida útil dos geotêxteis é reduzida apenas devido ao enchimento gradual dos poros com finas partículas de solo. Como resultado, após algum tempo, o tecido não executa a função de filtragem. A durabilidade do material é afetada por suas características técnicas. A vida útil dos tecidos de alta qualidade é de aproximadamente 30 anos.
- Durabilidade. Banda Geo resistente ao alongamento, transversal e longitudinalmente. O mais durável é o têxtil à base de monofilamento de polipropileno. Esta propriedade da tela é usada para fortalecer as fundações de estruturas com alta carga.
- Versatilidade. O uso da tela é muito diversificado devido a propriedades úteis como resistência, elasticidade, permeabilidade à água, resistência a substâncias perigosas.
- Estilo fácil. Nenhuma habilidade especial é necessária para estabelecer a cerca geográfica. As lojas oferecem isso em um rolo, o que é conveniente para o transporte. Os têxteis têm uma massa pequena, é facilmente cortada com uma tesoura comum.
Como se deitar no fundo de um reservatório artificial
Imediatamente após a conclusão da escavação, você deve começar a colocar geotêxteis. É difícil calcular a quantidade exata de tela. É preferível fazer uma compra após o trabalho preparatório. Primeiro, meça a largura e o comprimento máximos da lagoa com um novelo de barbante. Para fazer isso, coloque a trança na superfície do poço.
Importante! Ao comprar uma tela geográfica para a construção de um reservatório artificial, é necessário levar em consideração a distância adicional para sobreposição nos cálculos.
Antes de colocar a tela geográfica no fundo do reservatório, execute as medidas preparatórias:
- livrar-se de todas as pedras pequenas, grandes e afiadas, para que não danifiquem o tecido;
- nivele o fundo com uma camada de areia e mistura de solo e compacte-o.
Em seguida, rolos de geotissue devem ser desenrolados e cortados em tiras. Observe que a tela está sobreposta. Para obter a maior eficiência, é usada uma aderência de cerca de 15 a 20 cm. Essa técnica permite que a tela não se espalhe sob o peso da água. Comece a colocar material geotêxtil especial a partir do centro.
Para este trabalho, é necessário envolver três pessoas:
- Dois deles devem tirar uma tira de ambos os lados e cobrir a fossa de cima para que o centro da tela cubra o meio da parte inferior da fossa.
- Em seguida, outro assistente deve ficar no tecido enquanto afrouxa as mangas.
- Além disso, a tira é cuidadosamente colocada do centro até a margem do reservatório.
- Então eles colocam a próxima sobreposição.
Ao assentar, o geotêxtil adquire a forma do relevo do fundo do reservatório, portanto, não é necessário alinhá-lo adicionalmente. É necessário deixar um subsídio de cerca de 60 cm para equipar a costa da lagoa. Uma geomembrana é colocada em cima do geotissue.
Ao construir um reservatório, não negligencie os geotêxteis - sintéticos técnicos, práticos e baratos. Geopoloticamente distribui uniformemente a carga no solo e reduz a probabilidade de deslocamento, subsidência, deformação do solo, protege a geomembrana contra danos, evita o acúmulo de areia e seixos em um só lugar. Estende o período de operação da lagoa e reduz o custo de seu arranjo. É desejável escolher a densidade do tecido geográfico, levando em consideração o terreno. Ao comprar geossintéticos, preste atenção à presença de certificados de qualidade, certificados de conformidade e garantias fornecidas para a mercadoria.