O veludo preto é um dos raros híbridos varietais com características únicas. Ele rapidamente conquistou seu lugar de honra entre agricultores experientes, graças à sua alta resistência a doenças fúngicas, geadas e características de sabor incomuns. Leia mais sobre as variedades híbridas de damasco Black Velvet, leia abaixo.
História da seleção Black Velvet
O híbrido em questão foi obtido através do cruzamento de um damasco preto americano e ameixa de cereja. A nova variedade foi criada em 1994 por G.V. Yeremin e A. Isachkin na Estação de Criação Experimental da Criméia VNIIR, em homenagem a N. I. Vavilova. Graças à combinação bem-sucedida das características das espécies das duas culturas-mãe, o novo híbrido passou rápida e com muito sucesso nos testes e, em 2005, entrou no Registro Estadual da Federação Russa. A variedade é dividida em zonas na região norte do Cáucaso e nos subúrbios. Mas, graças a habilidades adaptativas únicas, enraíza-se em todas as áreas.
Você sabe Os grãos de damasco podem substituir as amêndoas amargas. Devido a isso, eles encontraram aplicação na fabricação de maçapão.
Descrição e características da variedade
A forma de vida desta planta é uma árvore que cresce até 4 m de altura. Crohn - redondo, ligeiramente achatado. A capacidade de formação de brotos da árvore é média. A folhagem não é muito grossa, pintada em uma cor verde saturada, tem uma forma alongada, apontada para as extremidades. A floração é abundante, chega tarde, o que elimina completamente o risco de morte do ovário como resultado das geadas de retorno, mesmo nas regiões do norte. As flores são grandes, pintadas de branco ou rosa. Os frutos amadurecem no final de julho - início de agosto, dependendo do clima.O fornecimento de uma colheita completa começa de 3 a 4 anos após o plantio. Os damascos são pequenos, levemente alongados, com sutura abdominal pronunciada, pesando 25 a 35 G. A pele é levemente pubescente e, ao atingir a maturidade total, torna-se marrom ou roxo escuro. A cavidade interna da fruta é bicolor - o osso é amarelo brilhante, rosado quando se aproxima da pele. O sabor é doce, com acidez pronunciada, ligeiramente azeda. O aroma é agradável, característico do damasco.
A pedra é pequena, amendoada, pouco destacada da polpa. Os frutos colhidos levemente não amadurecidos podem ser armazenados por um período muito longo sob certas condições - cerca de 3-4 meses. Em termos de uso, eles são universais. O rendimento de uma árvore por estação é de 50 a 60 kg. As árvores de veludo preto são caracterizadas por alta resistência ao gelo. Eles toleram livremente condições de temperatura de até -45 ° C.
Devido a esse recurso, ele pode ser cultivado mesmo em regiões com agricultura de risco. Em termos de seca, a tolerância do híbrido é relativamente menor do que a de outras variedades; portanto, mais atenção precisará ser dada à irrigação quando cultivada em regiões áridas do sul. Em relação a doenças e pragas, a planta apresenta resistência extremamente alta e raramente é afetada, mesmo com uma situação epidemiológica ruim nas áreas vizinhas.O híbrido em questão é uma colheita auto-fértil. Isso significa que ele não precisa de polinizadores, mas se for possível plantar plantas com um período de floração semelhante na parcela, o rendimento aumentará significativamente. Os polinizadores para esta variedade de damasco podem ser ameixa cereja, ameixa ou ameixoeira-preta.
Vantagens e desvantagens
As informações sobre os prós e contras da variedade devem ser bem estudadas antes do plantio. Conhecendo as fraquezas da planta, será possível evitar erros ao crescer.
- As principais vantagens do Black Velvet:
- alta produtividade;
- auto-fertilidade;
- aparência incomum e decorativa de frutas;
- excelente rendimento e transportabilidade da colheita;
- aumento da resistência ao gelo e tolerância às principais doenças e pragas;
- altas habilidades adaptativas da cultura;
- sabor incomum de frutas.
- Entre os pontos negativos estão os seguintes:
- menor tolerância à seca do que as variedades amarelas;
- baixa separabilidade do osso da polpa.
Você sabe Os damascos têm um efeito regenerativo pronunciado nas células cerebrais, o que ajuda a melhorar a memória e a qualidade do sono.
Regras para o plantio de mudas de damasco Veludo preto
A técnica agrícola de cultivar a variedade em questão não é diferente para outras variedades de damasco. O principal evento que garante um alto rendimento no futuro é o plantio e a preparação para ele.
Seleção de tempo e assento
O plantio de veludo preto é realizado na primavera, antes do início dos processos de fluxo de seiva. O plantio de outono não é aconselhável na faixa do meio e nas regiões norte, pois as plantas não têm tempo para se estabelecer normalmente em um novo local antes do início da geada, e no sul devido aos invernos com neve (a planta sofrerá de secagem excessiva, o que implicará o congelamento das raízes, mesmo em 0 ° C).
Critérios para escolher a área de cultivo de Veludo Preto:
- Solo - barro ou arenito ideal. Mas essa composição do solo não está em todas as áreas. Se o solo não for adequado, você precisará tomar cuidado com antecedência para corrigir essa nuance.
- Água subterrânea - a distância ideal para eles é de 2 m. Se for menor, o material de plantio é plantado não em buracos, mas no aterro.
- Acidez do solo - um indicador normal de 5-7 pH.
- Iluminação - abundante. A opção ideal é colocar a cultura no lado sul do site.
- Windiness - a vegetação não tolera um calado, por isso deve ser protegida do vento do lado norte.
Com base no exposto, é melhor escolher uma colina não muito longe do anexo ou da cerca. Ao mesmo tempo, a cultura deve estar localizada no lado sul ou sudeste. O mais importante é recuar da estrutura cerca de 3-4 m para que a árvore não destrua as raízes da fundação.
Preparando o local e mudas para o plantio
O trabalho preparatório deve começar a ser realizado no outono. O primeiro passo é limpar a área designada para o cultivo da árvore de ervas daninhas, raízes, pedras e outros detritos. Em seguida, faça uma escavação profunda - 30 cm para barro, arenito, chernozem, pelo menos 50 cm - para solos pesados. Imediatamente após o cultivo, o local deve ser desinfetado com uma solução a 3% de líquido Bordeaux.
Após uma semana, adicione, sob escavação, a uma profundidade de 30 cm (40 cm para solo pesado) para cada m²:
- para arenitos, mariscos e chernozem - 20 kg de estrume e 600 g de cinza de madeira;
- para solos pesados - 20 kg de esterco, turfa, 10 kg de areia e 30 g de superfosfato.
Além disso, para solos pesados, recomenda-se cobrir a camada fértil do solo com composto. Para fazer isso, coloque uma camada de 5 cm de composto e, em seguida, despeje o solo da plotagem com uma camada de 2 cm, alternando 3 vezes. Durante o inverno, parte da matéria orgânica terá tempo para se decompor, o que dará ao solo mais folga. Na primavera, assim que a neve derrete, cerca de um mês antes do plantio, a última etapa preparatória do trabalho com o solo é realizada no local - para a escavação, 20 kg de composto e 30 g de superfosfato por metro quadrado são levados a uma profundidade de 30 cm.
Se o inverno não estava nevando e se prevê que a primavera seja árida, a rega é realizada - 30 litros de água são derramados por metro quadrado. 2 semanas antes do plantio, é preparada uma cova de tamanho 80 × 100 cm. Se estiver planejado plantar plantas polinizadoras, uma distância de 4 m é deixada nas fileiras e entre as árvores. Os 30 cm superiores do buraco são misturados com 20 kg de composto, 10 kg de areia são adicionados, se necessário. A mistura resultante de solo preenche o buraco com um terço da altura, conduz a estaca, despeje 20 litros de água.
Com isso, todo o trabalho preparatório com o solo está concluído. O material de plantio também precisa ser preparado antes de colocá-lo em campo aberto. O primeiro passo é examinar os brotos e o sistema radicular. Todas as áreas secas são cortadas. Se for necessária a poda da coroa, todas as superfícies da ferida devem ser polvilhadas com cinza de madeira e cobertas com variedades de jardins. Depois de podar as raízes, é necessário mergulhá-las por 12 horas em uma solução do acelerador de crescimento. O zircão é adequado - adicione 1 ampola do medicamento a 1 litro de água.
O processo de plantio de mudas jovens
O desembarque do material de plantio é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- As mudas são removidas da solução do acelerador de crescimento e colocadas em um pano seco, para que as raízes "drenem" e ventilem.
- Uma colina em forma de cone está sendo construída no poço de aterrissagem.
- O rizoma da planta é colocado em uma elevação, espalhe-o suavemente e alinhe-o para que, após adormecer, o colo da raiz não apareça sob a superfície do solo.
- Encha cuidadosamente o buraco com uma mistura de solo preparada por escavação. As mudas são periodicamente sacudidas levemente, para que o solo assente mais duro e levemente compactado - isso evitará a formação de almofadas de ar.
- Depois de encher a cova, o solo no círculo próximo ao caule é compactado completamente, são derramados 20 l de água e aguardando sua absorção.
- Assim que o líquido for completamente absorvido, o solo assentará - você precisará preencher a camada que falta e fazer a cobertura com composto.
- No final de todas as manipulações com o solo, as mudas são amarradas a uma estaca usando um corte de tecido mole.
Regras para cuidados com damasco
A técnica de cultivo do cultivo de veludo preto é bastante simples. Os principais esforços no cuidado de Veludo Preto precisarão ser feitos nos primeiros três anos após o plantio. O evento mais importante é a rega, pois a colheita não tolera a seca suficientemente bem. Atenção especial deve ser dada ao regime de umidificação durante o cultivo nas regiões sul, nas regiões norte e na faixa central, há uma quantidade suficiente de chuvas anuais; portanto, o esquema aqui será semelhante ao de outras variedades de damascos.
Importante! As mudas no poço de plantio devem estar localizadas no lado sul da estaca de apoio.
Prevenção e proteção contra pragas e doenças
A cultura é resistente às principais doenças que afetam os frutos de caroço (coccomicose, moniliose etc.) e raramente é afetada por pragas. Mas, para evitar, para manter as plantas, é necessário pulverizar com sulfato de cobre e cinza de madeira. Na primavera, antes que os rins inchem, imediatamente após o corte, é utilizada uma solução de cinza de madeira (1 kg de cinza é adicionado a 10 litros de água). A pulverização é realizada nos galhos e no solo ao redor do tronco.
No outono, em meados de setembro, as árvores são pulverizadas com solução a 3% de sulfato de cobre. Além disso, as medidas preventivas obrigatórias são o afrouxamento regular do solo no círculo próximo ao tronco, seguido de cobertura morta e fertilização oportuna. Se aconteceu que a planta foi atingida por uma doença fúngica, é necessário realizar o tratamento com a droga "Mancozeb" de acordo com as instruções.
Entre as pragas no Black Velvet podem ser criadas:
Freqüência de rega
Árvores com menos de 3 anos são regadas 2 vezes por mês, introduzindo 10 litros de água. Nas regiões do sul, será necessário umedecer as plantas com mais frequência - uma vez a cada 7 a 10 dias.
As árvores adultas produzem água de acordo com o esquema (consumo de cada vez 30 l):
- durante o período de inchaço nos rins;
- imediatamente após a floração;
- 20 dias após a segunda rega;
- 3 semanas antes da colheita;
- em meados de setembro.
Nas regiões sul, as árvores maduras são regadas sob demanda. O principal é parar de regar as plantas 2-3 semanas antes da colheita.
Esquema de alimentação
Fertilize o solo no círculo próximo ao caule, de 2 a 3 anos de vida da planta no local, dependendo da qualidade do solo. Em solos pesados, é melhor começar a limpeza a partir do segundo ano.
Você sabe A polpa de damasco tem um efeito cicatrizante e antibacteriano. É esse recurso que os curandeiros chineses têm usado com sucesso no tratamento de úlceras purulentas não cicatrizantes.
O esquema é o seguinte:
- Na primavera antes do inchaço dos rins - 30 g de uréia a uma profundidade de 10 cm (aplicar em solo úmido ou diluir em água para irrigação). Após um ano, a uréia é substituída por produtos orgânicos - 5 l de verbasco líquido são adicionados a 20 a 30 litros de água.
- Imediatamente após a floração - pulverizar sobre uma folha e o solo com uma solução de cinza de madeira (por 10 l de água 1 kg de cinza).
- Outono, meados de setembro - 90 g de superfosfato para cavar em solo úmido.
Cortar e moldar a coroa
O damasco é uma planta fotófila. Com o espessamento severo da coroa, observa-se a secagem dos galhos frutíferos, portanto, a principal tarefa da poda é criar uma coroa bem iluminada. A opção de formação ideal para a cultura em questão é um tipo de camada esparsa com 5 a 7 ramos principais. A formação da coroa começa a ser realizada a partir do primeiro ano de vida da planta no local. Se uma muda de um ano de idade tiver sido plantada, ela ainda não terá brotos, portanto, nesta fase, será suficiente reduzir o condutor principal para 80–90 cm.
Se a planta já tiver brotações, o condutor principal também é reduzido para 80 a 90 cm.No próprio tronco são deixados os 2 galhos mais fortes que crescem a uma altura de pelo menos 50 cm do nível do solo, olhando em direções diferentes e localizados a uma distância um do outro 15 a 20 cm.Todos os outros brotos precisam ser cortados em um anel, e os brotos restantes devem ser encurtados em 1/2. O principal é que o condutor central sempre excede os ramos esqueléticos em 20 cm de comprimento - essa condição deve ser observada durante toda a vida útil da planta. No segundo ano no tronco há mais três brotos fortes, encurtando-os para a metade.
Importante! Execute todas as manipulações de poda com uma ferramenta de jardim afiada desinfetada com álcool. No final das manipulações, certifique-se de processar as fatias com uma solução a 1% de sulfato de cobre e cubra-as com uma var de jardim.
Nos galhos deixados no ano passado, resta um crescimento de 2 a 3 anos (serão galhos de segunda ordem), o restante da vegetação é cortado. Os ramos esquerdos da segunda ordem encurtam até 2-3 brotos. No terceiro ano eles deixam outros 2-3 ramos de primeira ordem no tronco (um total de 7-8 brotos da primeira ordem em 3 anos). Nos ramos de primeira ordem deixados no ano passado, distinguem-se os crescimentos de 2 anos, abreviam-se para 2 brotos, o restante da vegetação é cortado. Do mesmo modo, forma a terceira linha esquelética.Pelo quarto ano, o condutor central é transferido para o ramo lateral mais próximo de primeira ordem. É cortado bem na junção com este ramo. No final da poda da formação, nos anos subsequentes, apenas o suporte é realizado. Envolve a remoção de todos os brotos competitivos de primeira ordem. Isso pode ser feito durante toda a estação de crescimento, para que a coroa não engrosse e a planta tenha mais forças para formar o ovário.
Preparações de inverno
A preparação de árvores para o inverno começa em meados de setembro. Nesta fase, a rega é realizada pela última vez. 2 dias após o umedecimento, a terra é escavada no círculo próximo ao tronco o mais fundo possível, mas para não danificar as raízes. Após 2 dias, foi adicionado superfosfato (100 g) a uma profundidade de 10 cm. Em seguida, o solo é coberto com uma camada de composto de 10 cm de altura e o tronco é embranquecido a uma altura de 1. M. Árvores de até 3 anos de idade são envolvidas em agrofibras ou estopa.
Colheita e armazenamento
Colete frutas manualmente. Coloque imediatamente em caixas baixas de madeira ou plástico em 2-3 camadas, não mais.
Para manter as frutas frescas por 3-4 meses, é necessário fornecer as seguintes condições:
- falta de luz;
- temperatura +2 ... + 10 ° C;
- umidade 70%.
As frutas são adequadas para conservas, fabricação de sucos, purê de batatas, licores e molhos. O damasco veludo preto é perfeito para o cultivo em diferentes condições climáticas, pelas quais os jardineiros se apaixonaram. É despretensioso no cuidado e tem boa resistência à maioria das doenças dos frutos de caroço.