Pepinos são cultivados em toda parte por cultivadores de plantas. Este vegetal é considerado tradicional para a culinária de muitos países; portanto, é cultivado do sul quente ao norte frio. Além das variedades usuais, existem muitos híbridos de plantas diferentes. A seguir, será considerado o pepino Ginga F1, e também são descritas suas principais vantagens sobre as variedades relacionadas.
Descrição da nota
Pepinos Ginga F1 (a designação "F1" indica uma origem híbrida de duas variedades diferentes) são plantas cultivadas no meio da estação de reprodução alemã. O híbrido é universal, destinado a terrenos abertos e cultivo sob condições controladas. Cultivar em zonas na região da Terra Negra Central, bem como em territórios adjacentes.
A planta é um arbusto trançado partenocárpico com numerosos ovários. É de tamanho médio, forma pequenas folhas de cor verde saturada. A forma das folhas é em forma de coração, com cinco lóbulos. O caule costuma rastejar, com uma superfície áspera, uma altura de cerca de 1-2 m, termina com antenas.
Caracterização de frutos
As frutas são formadas de forma cilíndrica, arredondadas nas bordas. Eles crescem pequenos, de até 10 a 15 cm de comprimento, com uma largura de cerca de 3-4 cm; distingue-se por uma casca lisa com uma superfície levemente estriada. No topo da casca, uma ligeira pubescência de cor branca é frequentemente formada. A cor da fruta é principalmente verde escuro, listras brancas curtas se desenvolvem sobre a cor principal.
A produtividade da variedade é bastante alta e está na faixa de 2,5 a 5 t / ha. O peso médio do pepino é de 90 a 100 G. As qualidades de sabor das frutas são altas; a colheita é suculenta, elástica e crocante. A produção de produtos comercializáveis é de pelo menos 88%.
Os pepinos coletados são versáteis, são ideais para consumo fresco, bem como para a preparação de todos os tipos de pratos, incluindo alimentos enlatados.
Vantagens e desvantagens
- As principais vantagens da variedade:
- aumento de produtividade;
- tipo de floração feminina;
- resistência ao oídio e manchas de azeitona;
- colheita precoce;
- a versatilidade da fruta;
- bom rendimento de produtos comercializáveis.
- Não houve falhas sérias na variedade, com exceção da necessidade de técnicas específicas de cultivo agrícola e na formação de arbustos. Além disso, muitas vezes as desvantagens incluem o alto custo das sementes.
Sementeira e cultivo agrotécnicos
O híbrido Ginga F1 foi apreciado pelos cultivadores de hortaliças devido à sua versatilidade e despretensiosidade - a planta pode ser cultivada com sucesso tanto em campo aberto quanto em condições protegidas (estufa). No entanto, em cada caso individual, isso requer a observância de tecnologias especiais e regras crescentes.
Em campo aberto
Em campo aberto, os pepinos geralmente são cultivados em mudas, caso contrário, as plantas não terão tempo para se desenvolver completamente e produzir uma abundância de frutas. Comece o cultivo de pepinos em campo aberto com mudas em crescimento. Comece a semear na segunda quinzena de abril. Para fazer isso, use um recipiente pequeno individual e bandejas comuns, enquanto a profundidade dos recipientes deve ser de pelo menos 8 a 10 cm - isso ajuda a evitar mergulhar em um novo recipiente, o que geralmente leva à morte de um terço das mudas.
Semeie apenas em solo nutritivo e solto; todos os substratos férteis das lojas de flores são adequados para isso. Como alternativa, você pode usar uma mistura de partes iguais de turfa, terra de grama e vermiculita (pode ser substituída por perlita ou areia do rio). Para 10 l desse substrato, adicione 1-2 colheres de sopa. eu nitrofoski e 2 colheres de sopa. cinzas de madeira.Você sabe A história do cultivo de pepino tem cerca de 6 mil anos. A pátria da planta é considerada as regiões do sul da Índia e o pé do Himalaia, onde ainda hoje é encontrada na forma selvagem.
Antes da semeadura, o solo é esterilizado, para isso é opcionalmente embebido em permanganato de potássio a 2%, torrado no forno (a + 125 ° C, cerca de 30 minutos) ou mantido por 2-3 dias em um freezer (a -25 ° C). Depois disso, o substrato é mantido em temperatura ambiente por cerca de uma semana e somente então se torna adequado para a semeadura.
A preparação para a semeadura requer sementes. Primeiro, eles devem ser esterilizados: o procedimento é realizado por imersão em soluções especializadas, que podem servir como álcool a 70% (até 10 minutos), permanganato de potássio a 2% (20 a 30 minutos) ou uma solução da preparação de Fitosporina (10 a 20 minutos). Em seguida, as sementes precisam ser ativadas - para isso, são embrulhadas em tecido úmido e mantidas a uma temperatura de cerca de + 20 ° C por 2 dias. Em seguida, são transferidos para a geladeira, onde são armazenados por cerca de um dia, após o que são semeados diretamente.
As sementes são semeadas em fileiras - fileiras ou pequenos orifícios com cerca de 4 cm de profundidade são criados no tanque de plantio, e a distância entre elas deve ser de cerca de 6 cm As culturas são frouxamente cobertas com solo e depois encharcadas de água.
No futuro, os pepinos fornecem cuidados padrão:
- temperatura +22 ... + 26 ° С;
- rega regular - o solo não deve secar, portanto regue as lavouras a cada 4 dias;
- afrouxando o solo a uma profundidade de 3-4 cm;
- horário de verão por pelo menos 12 horas (as culturas precisam ser destacadas adicionalmente).
Você sabe Nos tempos antigos, o pepino era uma das hortaliças mais populares. É até mencionado na Bíblia como um vegetal tradicional do Egito Antigo.
Depois que as mudas são estendidas para 15–20 cm, e pelo menos 4-5 folhas são formadas nas plantas, as mudas podem ser transplantadas para o solo aberto. Esse período geralmente começa em 20 a 25 dias a partir da semeadura. Nesse caso, a temperatura média diária do ar não deve ser inferior a + 15 ° C. Na zona climática temperada, esse período geralmente começa em meados ou segunda quinzena de maio. As plantas são plantadas de acordo com o padrão 40 × 50 (buracos são linhas), enquanto a cada 2 linhas na parcela cria uma passagem com pelo menos 80 cm de largura.
Na estufa
O cultivo de pepinos em estufa é um dos métodos mais comuns para criar condições ideais para uma colheita em um local. Isto é especialmente importante para as regiões do norte, com verões curtos e frios.
A semeadura começa com a preparação do solo em estufa. Para fazer isso, remova todos os poluentes e restos de vegetação, cave-a até uma profundidade de 30 cm e despeje-a com uma solução a 2-3% de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux.
Assim que o solo secar, você deve quebrar a área para semear. As plantas são semeadas em linhas, de modo que sulcos paralelos são cortados no solo com um espaço entre sulcos de 40 cm e uma profundidade de 10 cm. É criada uma passagem entre linhas de 80 cm a cada 2 linhas (para a conveniência de cuidar das plantações). Logo antes da semeadura, as fileiras devem ser bem fertilizadas: para isso, são preenchidas pela metade com adubo fresco, após o que são cobertas com uma camada de 2-3 cm de solo e bem regadas. Antes da semeadura, eles também preparam sementes - fazem da mesma maneira que no caso de plantio de mudas.
Depois que o excesso de umidade é absorvido no solo, as sementes são semeadas. A semeadura é feita para que as sementes seguidas estejam localizadas a uma distância de 20 cm uma da outra. Para fazer isso, em cada linha, crie recessos adicionais (cerca de 10 cm) em cada uma das quais são colocadas pelo menos 2 sementes. Isso é necessário para evitar baixa germinação das sementes.
Para as sementes germinarem o mais rápido possível, os canteiros fornecem hidratação moderada e temperatura do ar estável. Assim que várias folhas aparecem em brotos jovens, as camas são afinadas. Após o procedimento, não mais que uma, a planta mais desenvolvida e ativa, deve permanecer em um ponto de crescimento. Caso contrário, as plantas enraizadas nas proximidades competirão pelo espaço e nutrientes do solo (repletos de baixa produtividade).
Assim que os pepinos jovens formam 4-5 folhas, eles podem ser transferidos para tratamento padrão.
Importante! Se você usar estufas estacionárias e cultivar pepinos em uma monocultura, a cada 3-5 vezes é necessário trocar o solo (camada superior 30 cm). Isso protegerá os canteiros de baixa produtividade e invasão de pragas.
Recursos de Cuidados
Independentemente do método de cultivo, os pepinos Ging F1 requerem condições de cultivo padrão. Eles incluem cuidados com o solo, fertilizantes oportunos e rega regular. Nesse caso, atenção especial deve ser dada à formação do mato, sem a qual não será fácil obter maior produtividade e amadurecimento precoce dos frutos.
Rega e fertilização
O fruto do pepino é de 90 a 95% de água; portanto, em caso de falta de umidade no solo, a planta não será diferenciada por culturas de alta e alta qualidade. A irrigação deve ser realizada regularmente. No início, as plantas jovens são regadas com moderação, somente após o solo estar levemente seco - isso é um pré-requisito, pois o alagamento do solo levará ao apodrecimento do sistema radicular. No entanto, menos de 1 vez em 5 dias, não é recomendado molhar as camas.
A rega começa mais regularmente depois que os arbustos jovens dão pelo menos 7 a 10 folhas. A partir deste momento, até o final do período vegetativo, o solo deve receber hidratação moderada com flutuação mínima na umidade do solo. Caso contrário, a planta formará frutos pequenos e amargos. Dependendo da temperatura do ar, isso exigirá pelo menos 2-3 procedimentos por semana. Mas durante uma seca, a irrigação é feita diariamente.
A primeira alimentação dos pepinos é feita na fase de 7 folhas. Se o vegetal é cultivado em mudas, o tempo favorável para isso ocorre 2 semanas após o plantio das mudas em solo aberto. A primeira alimentação deve conter um alto teor de nitrogênio; portanto, são utilizadas soluções de esterco de vaca (1:10) ou esterco de galinha (1:15), com uma vazão de cerca de 5 l / m².
Na segunda vez que os canteiros são fertilizados após o início das plantações. Atualmente, os pepinos precisam de uma mistura mineral líquida, são preparados a partir de 40 g de superfosfato, 30 g de nitrato de amônio e 20 g de nitrato de potássio (por 10 l de água). A solução resultante é usada para irrigação radical, o cálculo do fluido de trabalho deve ser de cerca de 5-8 l / m².
Durante a frutificação, os pepinos precisam de um teor aumentado de potássio e fosfo no solopa Para preencher o déficit desses elementos, são usados superfosfato (2 colheres de sopa por 10 litros de água) e nitrato de potássio (20-30 g por 10 litros de água), com uma vazão de 5 l / m². É permitido fazer esse curativo a cada 10 dias, enquanto os fertilizantes se alternam, o que ajuda a criar melhores condições para a colheita.
Importante! A cobertura é feita apenas em clima seco. Se no período do fertilizante for observado um período chuvoso, a cinza de madeira triturada é usada para o fertilizante, com o cálculo de 1 copo / m² de plantações.
Formação de ligas e arbustos
Pepinos são amarrados após cerca de 7 folhas são formadas no mato. Para isso, um pino individual de metal ou madeira, com cerca de 1,5 m de altura, a uma distância de 10 cm do mato, é instalado próximo a cada planta. Como alternativa, você pode usar uma treliça comum - é uma haste fixada a uma altura de 2 m acima das camas. Como suporte, servem 2 postes horizontais fixados nas bordas das camas. As plantas são presas à treliça usando um barbante forte, que é amarrado à barra com uma borda e a outra com um pequeno pino montado perto da planta.
Pepinos também precisam de formação de qualidade. Faça o seguinte:
- na zona das primeiras 2-3 folhas da zona basal, todos os pontos de crescimento lateral são removidos;
- no meio do caule, na área de cada 3-4 nós, os pontos de crescimento são removidos, deixando 2 folhas e 2 brotos de frutificação;
- no topo do mato, não deixe mais do que três brotos de frutificação. Se necessário, a ponta é afinada, enquanto não restar mais de 3-4 folhas na planta.
Cuidado do solo
O cuidado do solo em suportes de pepino é uma medida obrigatória que permite criar o microclima necessário para o solo, além de proteger os arbustos de todos os tipos de pragas. A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento são frequentemente combinados, tornando o procedimento pelo menos 1 vez por semana, a uma profundidade de 10 cm e, ao mesmo tempo, os restos de ervas daninhas e seu sistema radicular são necessariamente removidos dos canteiros.
O melhor momento para afrouxar e remover ervas daninhas é considerado 2-3 dias após a rega, o que ajuda a evitar a secagem do substrato. Mas eles também podem ser realizados no dia seguinte à irrigação. O melhor período para o cuidado do solo é considerado de manhã cedo, mas o cultivo é permitido à noite.
Depois de remover ervas daninhas e afrouxar as camas, você precisa fazer uma cobertura morta. O procedimento permite proteger as plantas da secagem e criar o regime de temperatura necessário no solo. Para fazer isso, um círculo de tronco com um diâmetro de 30 cm é criado ao redor do tronco de cada arbusto, que é densamente coberto com material coberto, uma camada de 5 a 10 cm.
Como cobertura pode servir:
- serragem;
- casca de coníferas;
- agulhas de abeto e pinheiro;
- húmus;
- argila expandida;
- materiais artificiais especiais (agrofibras, geotêxteis, etc.).
Controle de Pragas e Doenças
Embora o pepino Ginga F1 seja classificado como uma planta resistente a doenças e pragas características, se as máquinas agrícolas para cuidar e cultivar não forem respeitadas, os canteiros serão infectados com bastante frequência. A luta contra doenças e pragas deve ser iniciada imediatamente, pois em apenas uma a duas semanas elas podem destruir completamente os plantios.
As infecções mais comuns de pepino:
Título | Maneiras de lutar |
Antracnose | Os leitos afetados são tratados com cloreto de cobre, com o cálculo de 40 g por 10 l de água |
Bacteriose | As plantas infectadas são tratadas com soluções de cloróxido de cobre, com uma concentração de 40 g por 10 l de água |
Peronosporose | Quando uma doença ocorre, os pepinos devem ser pulverizados com uma escolha de 69% Acrobat MC, Ridomil MC 72%, Kurzat R |
Pragas típicas das culturas:
Título | Maneiras de lutar |
Tripes | As camas são pulverizadas com a droga "Actellik", "Confidor" 20% ou "Karatê" |
Carrapatos | As plantações são tratadas com uma solução de "Actellica" 50% ou "Talstar" 10% |
Pulgões | A melhor maneira de ajudar a lidar com o processamento de inseticida "Confidor" 20% ou "Karatê" |
Erros de pepino | Soluções de "Confidor" 20%, "Karatê" ajudarão a eliminar as pragas |
Colheita e armazenamento
A primeira colheita de F1 de Ginga amadurece em média no 45º dia após os primeiros brotos, quando os frutos terão um comprimento de 10 cm. Os pepinos são colhidos a cada 2-3 dias, mas no auge da frutificação, os frutos são removidos do jardim todos os dias. Colhido com uma faca afiada, que separa o caule do arbusto.
As frutas coletadas são cuidadosamente limpas de resíduos do solo e outros contaminantes e depois lavadas em água corrente. Pepinos puros são secos naturalmente e depois transferidos para a geladeira. A temperatura mais ideal para armazenar a colheita é considerada + 5 ° C, o que permite manter o frescor dos pepinos por 2-3 semanas. Para um armazenamento mais longo, os frutos são salgados.
Importante! Os frutos são lavados somente com água fria, com temperatura não superior a + 20 ° C. A água quente e quente danifica o tecido do pepino, o que às vezes reduz o rendimento da colheita e sua comercialização.
Ginga F1 é um ótimo exemplo de seleção altamente qualificada de culturas de frutas. A planta é adequada para a frutificação em praticamente qualquer clima, enquanto é caracterizada pela alta produtividade e qualidade das frutas. Isso torna possível o uso eficaz do híbrido para o cultivo de hortaliças domésticas e industriais, inclusive como matéria-prima para conservação e outro processamento.