O cultivo de novas plantas de avelã (avelã) a partir de estacas não é uma questão simples, porque na natureza sua reprodução ocorre principalmente de forma vegetativa, ou seja, por brotações e brotações das raízes. Mas se você tentar, ainda é possível. Leia sobre a aparência de uma planta e como executar adequadamente o processo de propagação.
Descrição da avelã
Avelã é um arbusto que cresce de 2 a 5 m de altura. Sua área de distribuição é a Europa, o Cáucaso e o Oriente Médio. O mato é encontrado em florestas de folha caduca e coníferas.
O topo da planta tem a forma de uma bola ou oval. A superfície da casca é lisa, de cor cinza acastanhado. Brotos - finos, marrons com uma tonalidade cinza, apresentam uma leve pubescência em toda a superfície. Rizoma - poderoso, se desenvolve ao longo de 3 anos. Primeiro, a raiz principal em forma de haste é formada e, em seguida, os processos vão para os lados.
Os rins têm forma ovóide. Eles atingem um comprimento de 3 mm, sua cor é vermelha ou marrom. Lâminas de folhas em um tom verde claro. A forma da folha é oval, com um ponto no topo e entalhes nas bordas. Seu comprimento pode atingir 12 cm e uma largura de 9 cm. Nozes - semeadas com uma casca densa. A forma da fruta é esférica, ligeiramente apontada para o topo. A cor da concha é marrom clara ou acinzentada.Você sabe De acordo com a antiga crença eslava, na véspera da Trindade, as almas dos parentes falecidos habitam os ramos das avelãs.
Cortar avelãs em casa
Avelãs são uma das variedades cultivadas de avelãs. Ao propagá-lo em casa, você pode usar o método de estacas, mas lembre-se de que esse método é muito difícil para um jardineiro comum.
Para ter sucesso, é necessário fornecer às estacas condições especiais:
- alta umidade;
- composição de nutrientes do solo.
Para enraizar as mudas, é preparado um substrato especial, composto de turfa e areia de rio, tomadas em proporções iguais. O tanque de cultivo deve ter orifícios de drenagem. É preenchido com uma mistura de turfa e areia e as estacas são introduzidas a uma profundidade de cerca de 2 cm Antes de executar esta ação, a seção inferior do galho é tratada com pó de Kornevin e a seção superior é coberta com verniz de jardim.
Quando o processo de plantio é concluído, a planta é regada com uma pequena quantidade de água. Vasos com estacas devem ser mantidos em condições de estufa, para os quais essa estrutura pode ser construída no local:
- Cavar uma vala com aproximadamente 1–1,5 m de comprimento, dependendo da quantidade de material que está sendo germinado. Sua largura deve ser de 40 a 50 cm.
- Ao longo de toda a extensão da vala, é necessário colocar o filme e fixá-lo ao longo das bordas de qualquer maneira conveniente - por exemplo, pedras dispostas nas bordas.
- O reservatório resultante é preenchido com água, aproximadamente até o meio.
- Os tijolos são imersos em água - para que eles consigam um suporte para recipientes com estacas. Deve ser 20 a 30 cm acima do nível da água.
- Depois de colocar os contêineres sobre a vala, arcos de ferro ou plástico são instalados e o filme é puxado.
Em tais condições, o enraizamento é mais fácil e, após 2 meses, é obtida uma plântula de pleno direito. Se não houver como construir uma vala, a planta precisará de umidade constante no ar e no solo. Para que as raízes possam ser formadas nas estacas, você pode usar a técnica de estacas no jornal.
Para conduzir esse processo, você precisa:
- Corte atira 20 cm de comprimento.
- Enrole as estacas em várias camadas do jornal para que não haja lacunas.
- Em seguida, umedeça o rolo resultante com bastante água e coloque-o em um saco plástico ou poleiro.
- A cada semana, o jornal deve ser implantado e substituído por um novo. Inspecione as estacas quanto a mofo e podridão - se houver, a broca será removida.
- O processo de formação de raízes pode durar de 4 a 8 semanas.
A propagação por estacas também pode ser feita em casa, em um saco plástico comum. Isso exigirá:
- Pegue um saco transparente denso e encha sua terceira parte com uma mistura de turfa e areia.
- Corte as estacas com a preparação “Kornevin” e injete-as no substrato em um saco com 3 cm de profundidade.
- Sele a bolsa na parte superior e coloque-a cuidadosamente no peitoril da janela.
- A formação de rizoma nessas condições pode levar de 6 a 12 semanas.
Mais cuidados com avelã
Estacas enraizadas são transplantadas em recipientes maiores para o cultivo. Durante esse período, os cuidados com a planta devem ser regulares. O solo em vaso deve ser afrouxado 2 vezes por mês. A rega é realizada à medida que o coma de terra seca.
Importante! Para que uma crosta densa de terra não se forme ao redor do tronco, impedindo que o rizoma receba oxigênio, afrouxando o solo a uma profundidade de 10 cm, é realizada 2-3 vezes por mês.
Até o outono do próximo ano, mudas adultas serão obtidas a partir de mudas, que podem ser plantadas em campo aberto para posterior cultivo de avelã. Um poço de aterrissagem é preparado 1-2 meses antes do processo de aterrissagem. Cavar um buraco com 60 cm de profundidade e 50 cm de largura. Fertilizantes constituídos por 10 kg de húmus, 60 g de sulfato de potássio e 200 g de cinza de madeira são aplicados no fundo do poço. Esta mistura é misturada com chernozem e deixada até que as mudas sejam plantadas.
Instruções passo a passo para o plantio de avelãs:
- Solte o solo em um poço já preparado.
- Molhe a terra com 5 litros de água.
- Introduzir as mudas espalhando suavemente o rizoma no chão.
- Adicione ao topo do buraco com solo comum e pressione firmemente.
- Despeje 10 litros de água. Cobrir o círculo do tronco com turfa ou serragem.
Os cuidados adicionais com as plantas consistem em rega e fertilização oportunas. A irrigação da avelã deve ser realizada 2 vezes por mês ou mais frequentemente, dependendo das condições climáticas. A água é trazida para uma vala cavada especialmente perto do tronco, e sua quantidade é de 10 a 15 l por arbusto adulto.
Avelã deve ser alimentada com fertilizantes orgânicos, que são aplicados uma vez a cada 2 anos. Para cavar, pegue 5 kg de húmus por 1 m². Os fertilizantes minerais são fornecidos na forma de preparação "OMU", que inclui uma mistura de nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e compostos húmicos. A cobertura é usada em uma quantidade de 60 g por 1 m², e é introduzida escavando o solo ou espalhando.
Outros métodos de criação de avelã
As avelãs podem ser propagadas por vacinação, método de sementes e estratificação. Para propagar avelãs com sementes, você precisa escolher cuidadosamente o material de plantio. Para isso, as melhores castanhas são selecionadas da colheita, na qual não há lascas, assaduras e outras falhas. As sementes são imersas em água por 5 dias, após o que são secas e colocadas em um saco plástico com areia úmida para posterior estratificação. O recipiente com nozes é mantido em local escuro a uma temperatura de 0 ° C a + 5 ° C. O processo dura cerca de 4 meses e, com o início do degelo, as nozes são plantadas no solo.
Para propagação por camadas, no início da primavera, você precisa cavar uma vala perto do mato. Deverá ter uma profundidade de 8 cm e um comprimento de 50 cm. Um rebento de 1,5 m de comprimento é dobrado neste sulco e beliscado no meio com um gancho de madeira no chão, após o qual a vala é coberta com solo. Portanto, as camadas serão dobradas na forma de um arco. A parte do rebento que permanece na superfície deve estar amarrada a uma estaca. No outono, as mudas formarão um rizoma e estarão prontas para o transplante em um novo local.
A vacinação é realizada na primavera. Como um estoque de avelãs, você pode tomar noz de urso ou avelã comum. Na planta, escolha o ramo em que a vacinação será feita. É feito um corte e uma pequena crosta é dividida. O enxerto é preparado a partir de sessões anuais nas quais é feita uma incisão oblíqua. Um broto é inserido no córtex e firmemente enrolado com fita isolante no porta-enxerto.
Assim, a propagação de avelãs com estacas é um processo bastante demorado. Porém, se você seguir todas as regras e tiver paciência, poderá obter mudas de alta qualidade que se distinguem por boa imunidade e produtividade.