Mesmo no mundo moderno, as pessoas costumam recorrer à medicina alternativa. Muitos casos foram confirmados quando métodos de tratamento não praticados por médicos com educação médica clássica tiveram um efeito curativo tangível. O uso de óleo de abeto para fraturas dos ossos da perna refere-se a este método de tratamento alternativo.
Composição do óleo de abeto e propriedades benéficas para os ossos
O óleo de abeto é um extrato dos rebentos e agulhas deste representante da família Pine.
Sua composição única inclui essas substâncias:
- acetato de bornil - éster de borneol e ácido acético, pertencentes à classe dos terpenóides. Esta substância promove a regeneração do tecido;
- caroteno - fortalece as membranas intercelulares, interfere nos processos destrutivos nas paredes celulares. Estimula a regeneração do epitélio, tem um efeito benéfico no estado do sistema imunológico;
- ácido ascórbico - uma vitamina com fortes propriedades antioxidantes;
- taninos - suprimir processos inflamatórios nos tecidos, ter propriedades antibacterianas;
- vitamina e - um antioxidante que ajuda a normalizar os processos metabólicos no corpo, fortalece as paredes dos capilares, proporciona flexibilidade;
- cânfora - tem um efeito de aquecimento nas articulações, melhora o fluxo sanguíneo;
- aminoácidos voláteis e fosfolípidos;
- ácidos graxos e orgânicos;
- minerais.
O óleo de abeto suaviza visivelmente os efeitos negativos das fraturas, estimula os processos de formação de sangue. A ferramenta ajuda a normalizar o metabolismo e a formação de medula óssea, o que acelera significativamente o crescimento de ossos quebrados.
Importante! Um extrato etéreo de abeto é um agente bastante ativo; portanto, antes de usá-lo, você deve passar por um teste de reação alérgica. Para fazer isso, aplique 2-3 gotas de óleo na curva do cotovelo: se após alguns minutos houver uma sensação de coceira, uma leve perda de orientação, vermelhidão, dor de cabeça ou algo assim, você não poderá usar óleo.
Métodos de aplicação
Pode parecer surpreendente, mas uma substância como o óleo de abeto pode realmente ajudar com fraturas nas pernas. E se o uso externo da droga parece um tanto incomum, mas compreensível, então o benefício em casos de fraturas por beber óleo no interior é pouco compreendido.
Mas se você entende o mecanismo de seus efeitos no corpo, tudo se encaixa. Como o uso externo e oral de óleo contribui para a fusão óssea será descrito abaixo. Além disso, os tratamentos mais populares e eficazes usando o produto estão descritos abaixo.
Esfregar e massagem
Por seus efeitos mecânicos externos, a retificação e a massagem não são muito diferentes. Estes são métodos profissionais de impacto mecânico e reflexo em certos pontos de órgãos e tecidos para obter um efeito terapêutico.
Importante! Uma pessoa comum sem preparação especial não será capaz de fazer um ou outro.
No entanto, neste caso, basta realizar os movimentos corretos de massagem para alongar, aquecer os músculos e expandir os poros da pele, para uma melhor penetração do agente nos tecidos ósseos lesionados.
A moagem é realizada desta maneira:
- Para executar o procedimento, você deve tomar óleo de abeto puro ou sua mistura com o óleo base (amêndoa, damasco, toranja). Caso você prepare a mistura, faça-o nas seguintes proporções: 10 gotas de óleo de abeto por 2 colheres de sopa. eu qualquer um dos listados.
- Mergulhe as pontas dos três dedos do meio (exceto o polegar e o dedo mínimo) de ambas as mãos no produto e esfregue-o suavemente no tecido ao redor do local da lesão.
- Execute o procedimento diariamente, à noite, por 2-3 semanas.
A massagem é feita de maneira um pouco diferente. Como agente terapêutico, uma composição é misturada, cuja base são os óleos essenciais de eucalipto, cedro, cipreste, outras coníferas e a substância ativa é um extrato de abeto.
A proporção da base para a substância ativa é de 10 gotas por 25-30 ml da base. Como base, você pode usar óleo de canela ou gerânio, mas, neste caso, a concentração da substância ativa deve ser 2 vezes maior.
Da mesma forma que na fricção simples (almofadas e falanges superiores dos três dedos médios), o produto é aplicado na área afetada e o local da fratura é tratado com movimentos de massagem clássicos. A duração do procedimento não é inferior a um quarto de hora. Massageie o local da fratura uma vez a cada dois dias, apenas 10 sessões.
Além disso, para a massagem, você pode usar a composição mais simples, a principal substância ativa é o extrato etéreo do abeto. Estamos falando de qualquer creme cosmético ou de massagem com a adição de óleo, uma proporção aproximada: 10 gotas de óleo por 10 ml de creme.
Pode parecer que não há diferença entre esfregar e massagear. De fato, este não é o caso: O objetivo da fricção é apenas a distribuição uniforme do produto na superfície da pele, o procedimento não afeta o tônus muscular.
Durante a massagem, a ênfase principal está no efeito físico no tecido muscular. O aquecimento absorve melhor a droga e, devido ao aumento da circulação sanguínea no local da fratura, as substâncias ativas caem rapidamente na área lesionada.
Banheiras
Os banhos com a adição de extratos de abeto ajudam não só nas fraturas: são eficazes em doenças das articulações, incluindo as alterações relacionadas à idade.
Para preparar o banho, você precisará de:
- Dilua 25 gotas de extrato em 1/2 xícara de leite morno.
- Dependendo da localização da lesão, despeje água aquecida a uma temperatura de +38 ... + 40 ° С no banheiro ou na bacia. Em caso de fratura do fêmur ou da perna, o procedimento deve ser realizado no banho; com lesões no pé, articulação do tornozelo, ou seja, aquelas partes da perna que podem ser facilmente colocadas em um pequeno recipiente, é mais aconselhável usar a pelve. O volume de água deve ser mínimo, de modo que apenas cubra completamente a área do membro onde a fratura está localizada.
- Despeje o leite com uma fina corrente de leite em um banho ou bacia.
- A duração do procedimento é de meia hora. À medida que esfriam, é adicionada água quente ao tanque. Para doenças renais, esse procedimento não é recomendado.
Para preparar um banho de mel e sal para a rápida cicatrização de fraturas nas pernas, você precisará de:
- água (+38 ... + 40 ° C) - 5 l;
- casca de abeto - 20 g;
- extrato de abeto - 30 gotas;
- mel - 2 colheres de sopa. l.;
- sal marinho - 4 colheres de sopa. eu
Prepare um banho desta maneira:
- Primeiro de tudo, você deve preparar uma decocção de casca de abeto. Se você comprou o produto embalado em uma farmácia, prepare-o de acordo com as instruções da embalagem.
- Se não houver receita, basta encher a crosta com 1 litro de água fervente, tampar e colocar em banho-maria. O caldo deve ficar no banho por 20 minutos, depois esfriar para +75 ... + 80 ° C e coar pela gaze.
- Despeje 5 l de água da temperatura especificada na bacia, adicione a decocção da casca e todos os outros ingredientes ali, misture.
- Coloque o local lesionado no líquido, mantenha-o por 30 minutos. Execute o procedimento diariamente.
Você sabe Embora o abeto seja um parente próximo do abeto, eles podem ser distinguidos rapidamente. Nos cones enfeitados, penduram sob os galhos, com as pontas para baixo, e no abeto, eles ficam sobre galhos, direcionados verticalmente para cima.
Pomadas
Um extrato de abeto pode ser usado como um componente ativo em pomadas caseiras. Na Internet, você pode encontrar muitas receitas para a preparação de tais ferramentas, abaixo estão três delas. As vantagens dessas receitas são a simplicidade de sua preparação e a disponibilidade de ingredientes.
Pomada número 1
Para cozinhar, você precisará desses componentes:
- óleo de abeto - 20 gotas;
- azeite virgem extra - 50 ml;
- terebintina - 2 colheres de sopa. eu
Preparar a composição é muito simples: para isso basta misturar todos os ingredientes cuidadosamente. Se você fez tudo certo, deve ter uma composição que se assemelhe a uma textura espessa de geléia. Esta pomada deve ser aplicada duas a três vezes ao dia, durante duas semanas.
Pomada número 2
Esta receita é um pouco mais complicada do que a anterior e, para sua preparação, você precisará de um conjunto mais amplo de componentes:
- óleo de abeto - 10 ml;
- banha de porco interior - 100 g;
- cera de abelha - 15 g;
- amônia - 15 ml.
O processo de preparação do produto é assim:
- Primeiro de tudo, prepare um banho de água. Para fazer isso, coloque uma panela de água no fogo; Quando começar a ferver, coloque uma tigela de ferro esmaltado na superfície do líquido.
- Coloque a banha picada em uma tigela e adicione cera, reduza o calor a um nível tal que a água ferva com intensidade moderada.
- Depois que esses componentes derreterem, o fogo deverá ficar ainda menor e ferver o produto dessa maneira por um quarto de hora.
- Após o tempo especificado, na tigela com a base da pomada, é necessário inserir o componente ativo - extrato de abeto. Coe por mais 20 minutos.
- Antes de remover o produto do fogão, adicione amônia e misture.
- O produto acabado deve ser levemente resfriado e despejado em uma jarra de tamanho e forma adequados. Após o resfriamento completo, o produto pode ser usado.
Esta pomada é usada para ajudar com fraturas (2-3 vezes ao dia por duas semanas). Além disso, a ferramenta pode ser usada como um agente de aquecimento para estimular a circulação sanguínea nas articulações e nos músculos.
Importante! Depois de tomar uma certa quantidade de pomada com os dedos, não a aplique imediatamente na pele, deixe o produto esquentar um pouco com o calor das mãos.
Pomada número 3
Os ingredientes necessários para a preparação de pomadas:
- extrato etéreo de abeto - 10 gotas;
- resina de qualquer árvore conífera - 20 g;
- óleo vegetal - 30 ml;
- cebola de tamanho médio - 1 cabeça;
- pó de sulfato de cobre - 1 colher de sopa. eu
Prepare a ferramenta da seguinte maneira:
- Construa um banho de água a partir de uma panela de água e tigelas menores.
- Descasque a cabeça da cebola e moa-a na polpa usando um liquidificador ou um ralador.
- Coloque todos os ingredientes em uma tigela em banho-maria e cozinhe por 20 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Transfira a pomada acabada para um recipiente adequado e aplique 3-4 vezes ao dia por duas a três semanas.
Independentemente da composição da pomada, ela pode ser aplicada no local da fratura simplesmente esfregando-a na pele ou por meio de compressas (20 a 30 minutos). O segundo método será descrito em mais detalhes abaixo.
Você sabe O bálsamo de abeto, composto por 25 a 30% de óleo e 70 a 75% de resina, é usado para colar instrumentos ópticos. Nesta aplicação, a substância deve suas qualidades únicas: um alto grau de transparência, um excelente índice de refração e também que nunca fica nublado.
Compressas
Compress não é uma receita para um medicamento, mas um método para aplicá-lo. Portanto, para a compressa, é adequada qualquer composição daquelas usadas para massagem ou fricção, ou a pomada descrita acima.
Eles colocam uma compressa da seguinte maneira:
- Pegue um pedaço de flanela ou tecido de flanela, cerca de 20 × 20 cm, dobre ao meio. Umedeça o cotonete com óleo ou aplique pomada de um lado com uma camada fina. Com o mesmo remédio (pomada ou óleo), esfregue o pé no local da fratura.
- Aplique um cotonete na área da perna ferida tratada com o medicamento.
- Envolva o filme de cozimento 2 a 3 voltas em cima do cotonete. Se não houver filme, use um saco plástico cortado nas laterais.
- Enrole a área coberta com o filme com um curativo elástico. Não é necessário apertar o curativo com força - se for novo, ele se arrastará até a pressão desejada. Caso contrário, basta apertar para que ele apenas conserte a compressa, mantendo a perna em um tom leve. A duração do procedimento é de 20 a 30 minutos.
Uma excelente ferramenta para comprimir é esta composição: em 1 xícara de água morna, dissolva 1 colher de sopa. sal marinho, adicione 10 gotas de extrato de abeto. Despeje a solução em um prato raso (prato, tigela) e mergulhe completamente um pedaço de pano no líquido. Todas as outras ações são descritas acima.
Aplicação interna
Existem várias maneiras de consumir óleo de abeto no interior. Você pode adicionar 2 gotas do produto ao chá ou fazer uma bebida com Rosa Mosqueta e soltar a mesma quantidade de extrato. Mas o fato é que o produto tem um sabor e cheiro bastante acentuados, e nem todos podem gostar dele como um meio de ingestão.
Nesse caso, proceda da seguinte maneira:
- Amasse a carne do pão nas mãos e enrole 3 bolas, cada uma do tamanho de uma cereja.
- Coloque a bola na palma de uma mão e alise o outro dedo levemente com o polegar e faça um pequeno entalhe. Você deve obter um bolo achatado com um pequeno dente no centro. Então repita com as três bolas.
- Coloque 1-2 gotas de extrato na cavidade de cada bolo e deixe-as em um prato ou qualquer outro substrato. Tome uma “pílula” três vezes ao dia, 20 minutos antes das refeições.
Limitações e contra-indicações
O óleo de abeto, apesar de ser um produto natural, possui várias contra-indicações.
- Embora, em comparação com produtos farmacêuticos e químicos, essas restrições sejam mínimas:
- gravidez e amamentação;
- neoplasias no campo da SN periférica;
- intolerância e alergia.
Deve-se entender que as fraturas das pernas são ferimentos graves e essas doenças graves devem ser tratadas de acordo. Se você sofreu tal infortúnio, precisa entrar em contato imediatamente com a sala de emergência mais próxima.
Importante! Não aplique produtos que contenham extrato etéreo de abeto nas áreas da pele onde houver cortes e arranhões.
Somente um cirurgião de trauma profissional poderá fornecer assistência qualificada, e o tratamento com outros meios e métodos poderá ser usado apenas como concomitante, mas não como principal.