O veterinário chefe da Polônia exige princípios adequados de biossegurança ao colher cogumelos em áreas onde a peste suína africana está presente. Pessoas em contato com porcos não devem se envolver na colheita de cogumelos.
“Em conexão com a estação de colheita em andamento dos frutos da floresta e o início do período de colheita intensiva de cogumelos, o veterinário chefe apela a princípios de segurança biológica adequados ao colher cogumelos em áreas criadas em conexão com a ocorrência de peste suína africana.
Isso se refere à zona de conservação (zona amarela), à área restrita (zona vermelha) e à zona de perigo (zona azul) ”, afirmou o relatório.
A colheita de cogumelos em áreas onde o vírus ASF está presente não deve ser realizada por pessoas que tenham contato com porcos devido à possibilidade de transmissão acidental acidental do vírus ASF ao gado.
O período mínimo antes do contato com os porcos deve ser de 72 horas. Além disso, é importante lembrar a necessidade de trocar completamente de roupa e sapatos antes do procedimento de processamento associado ao processamento de porcos, bem como usar higiene e desinfecção.
“Se você encontrar o corpo de um javali morto, não o aproxime e não o toque; o fato de sua descoberta deve ser notificado à inspeção veterinária relevante, veterinário, guarda florestal, caçador, polícia local ou serviço de segurança municipal”, relata a Inspeção Veterinária da Polônia.