Quando a orquídea desaparece, seu estilo de vida muda. A princípio, chega um período de descanso, que é substituído por uma fase de crescimento. Considere as novas necessidades de flores e mudanças nos cuidados.
Momento das orquídeas com flores
As orquídeas podem florescer em diferentes épocas do ano. As datas e durações variam entre as espécies e dependem diretamente das condições de detenção. A maioria das variedades (cymbidium, dendrobium, cumbria) floresce no verão por 2-3 meses, enquanto outras, por exemplo, phalaenopsis, podem florescer de 8 a 9 meses por ano.
Você sabe Entre o incrível número de orquídeas, existem variedades com cores preto e verde de flores que cheiram a carne podre e até florescem no subsolo.
Características do período de floração
Quando uma planta está repleta de flores, quaisquer mudanças ambientais são dolorosamente toleradas. O vaso não deve ser movido para outro local, altere a temperatura e a umidade. Mesmo virando o outro lado para a fonte de luz, as gotas podem cair e, se a água cair nas pétalas ao molhar ou pulverizar, elas ficarão manchadas. Todas as atividades são realizadas apenas quando a floração é concluída.
Cuidados com a flor após a floração em casa
Apesar da ampla distribuição de orquídeas em todo o mundo, na floricultura de interior elas são consideradas há muito tempo temperamentais e caprichosas. Recentemente, muitos híbridos foram criados, cujos cuidados não causam muitos problemas. Vamos considerar como cuidar de uma planta exótica em casa após a floração, para que ela permaneça saudável, forte e mais frequentemente satisfeita com as flores.
Você sabe A baunilha, amplamente utilizada na culinária, é um tempero valioso extraído dos frutos de trepadeiras de folhas planas de baunilha pertencentes à família Orchidaceae.
Poda
Após a floração, os talos de flores secos são cortados do mato, deixando pequenos tocos. Na cultivar phalaenopsis, às vezes as crianças são formadas em pedúnculos, geralmente brotam novos brotos dos seios e a floração continua; portanto, não se deve correr para podar. Apertar as partes superiores também faz com que o pedúnculo se ramifique e aumente o número de brotos.
Vídeo: orquídeas de poda após a floração
Aplicação de fertilizantes
Durante o período dormente, a flor não é fertilizada. Então, quando o crescimento começa e o topo de uma nova folha ou broto de um pedúnculo aparece, eles começam a fertilizar uma vez a cada duas semanas na forma diluída. A concentração é necessária 3-4 vezes menor que o indicado no rótulo do fabricante. Aplique apenas soluções líquidas especiais para orquídeas, balanceadas especificamente para este tipo de planta.
Existem duas maneiras de fertilizar:
- molho de raiz - a nutrição é aplicada diretamente na raiz após a rega;
- método foliar - a solução é pulverizada com folhas da pistola de pintura.
Modo de rega
Durante a dormência, a orquídea é raramente e moderadamente regada, esperando o solo secar completamente. Com o início do crescimento, a rega se torna mais regular, evitando excesso de água e estagnação.
Importante! Uma vez que as raízes das flores são muito sensíveis a uma superabundância de sais no solo, a água para irrigação e pulverização precisa de muita suavidade, fervura ou destilação.
A maneira mais adequada é mergulhar a panela em um recipiente com água por vários minutos, para que as frações do solo e das raízes se molhem bem. Após a extração, o excesso de água deve drenar pelos orifícios de drenagem. As folhas da planta podem absorver a umidade da mesma maneira que as raízes, por isso é recomendável borrifá-las na estação quente com água morna. O líquido que penetrou nas axilas das folhas deve ser molhado e removido da luz solar direta até a umidade evaporar.
Na estação quente, a rega é realizada 2-3 vezes por semana, no inverno e durante a dormência, é reduzida para semanal.
Transplante
Após a floração, a orquídea é transplantada, se necessário. A necessidade de transplante é visualmente determinada pelo estado das raízes - se elas envolveram todo o interior da panela, estão em grande número do lado de fora e o próprio arbusto se elevou acima da superfície do solo - é hora de transplantar.
O solo é tomado especial para orquídeas, diferente para espécies epífitas e terrestres.
Importante! Um equívoco comum é a escolha do musgo esfagno como substrato. Depois de um tempo, suas propriedades mudam e levam ao apodrecimento das raízes e doenças fúngicas.
A panela precisa de uma de plástico, com muitos orifícios de drenagem.
O transplante é realizado em várias etapas:
- O vaso com a planta é colocado em um prato com água à temperatura ambiente para se molhar.
- Remova cuidadosamente a bola de raiz da panela, que pode ser cortada para facilitar o processo. Eles limpam as raízes das frações do substrato, as lavam e deixam secar por meia hora.
- As tesouras de podar limpas são cortadas as partes secas e apodrecidas das raízes, polvilhando os locais cortados com carvão em pó. Se necessário, o arbusto é dividido em várias partes para reprodução.
- As raízes são colocadas em um novo recipiente e cobertas com um substrato no colo da raiz, batendo e agitando a panela para um preenchimento denso e uniforme dos vazios.
- A planta está firmemente presa ao suporte para não cambalear. Orquídeas mal fixadas se recusam a criar raízes.
- A superfície do substrato e as raízes são umedecidas pela pistola de pintura e o vaso é colocado em um local protegido da luz solar direta e fria.
Vídeo: transplante de orquídea após a floração
Que problemas podem surgir?
O problema mais comum em manter uma orquídea é sua recusa em florescer. Freqüentemente, cuidados inadequados geralmente levam à morte da planta e o hospedeiro nem tem tempo para esperar a abertura do próximo broto.
Os motivos para o desenvolvimento de tal situação podem ser os seguintes:
- rega excessiva e aeração insuficiente das raízes - a rega é reduzida, a planta é transplantada para um substrato adequado para este tipo;
- falta de iluminação - a flor é transferida para mais perto da janela, protegendo dos raios diretos ou fornecendo iluminação adicional;
- temperatura inadequada - é necessário fornecer uma diferença entre temperaturas do ar noturnas e diurnas de até 5 graus;
- composição incorreta do fertilizante - para o desenvolvimento da massa verde, é necessário um alto teor de nitrogênio e para a floração - fósforo, magnésio e potássio;
- ataque e doença de pragas - a planta é tratada com medicamentos apropriados.
Floração longa, variedade infinita de espécies e longevidade são vantagens indiscutíveis desta espécie vegetal. Com os devidos cuidados, uma flor exótica certamente agradecerá com uma abundância de flores fantásticas de cores fascinantes.