No distrito de Snigirevsky, na vila de Kobzartsi, pessoas não identificadas desmantelam ilegalmente o sistema de irrigação. O vice do conselho regional Yuri Kormyshkin apelou ao recém-eleito presidente da Snigirev UTO Leonid Ogloble com o pedido de entender imediatamente a situação.
No entanto, mesmo depois de alguns dias, nenhuma reação da liderança recém-eleita da comunidade Snigirev foi seguida. Por esse motivo, os moradores do distrito ficaram indignados com o motivo pelo qual o presidente da UTO está ignorando um problema bastante sério.
Em vez de reagir a ações ilegais no território da comunidade, Ogloblea disse que atualmente seus poderes como prefeito não se estendem ao território deste conselho da vila, uma vez que a decisão da comissão eleitoral territorial correspondente não foi anunciada na sessão do conselho da cidade, conforme previsto na parte 2 Art. 46 da Lei da Ucrânia "Sobre o autogoverno local na Ucrânia".
Ao mesmo tempo, a administração estadual do distrito de Snigirev explicou que desde a criação da UTO, a vertical executiva perdeu sua autoridade.
“E está muito correto. Delegar corretamente a autoridade para dispor de fundos, como desenvolver um distrito, território, etc. aqueles em que as pessoas escolherão no local, em quem confiam mais ”, observa a RSA.
Além disso, a RSA observou que já em 10 de julho recorreu às agências policiais para tomar medidas para impedir o desmantelamento do sistema de irrigação.
"Mas se é tão fundamentalmente importante alguém obter poderes oficiais para assumir a responsabilidade pela manutenção da propriedade comunitária, então é bom. Em 10 de julho de 2019, a administração do estado do distrito já recorreu à polícia, ao Serviço de Segurança da Ucrânia e a outras agências policiais para tomar medidas para impedir o desmantelamento do sistema de irrigação. Porque, enquanto alguns esperam por poderes, outros terão tempo para pilhar algo pelo qual alguém terá que responder ”, diz a mensagem.