Shepherdia (ou espinheiro do mar vermelho) pertence à família do espinheiro e é considerado um híbrido resultante do cruzamento de espinheiro e bérberis. No artigo, você aprenderá sobre as propriedades benéficas dessa baga, os métodos de propagação de plantas e as características dos cuidados com o jardim. Abaixo está uma descrição detalhada dele.
Descrição botânica da planta
Este arbusto também é chamado de búfalo ou espinheiro rosa. A América do Norte é considerada sua terra natal. Este é um arbusto subdimensionado com frutas vermelhas. Eles são cobertos com pontos esbranquiçados. Traz anualmente 15 a 20 kg de frutas por 25 a 30 anos ou mais. Acredita-se que a árvore mais antiga seja a mais fértil.
As bagas estão prontas para uso em agosto, mas são colhidas após a primeira geada, o que melhora o sabor.
Devido à despretensão, resistência ao gelo, aparência incomum da planta usado com sucesso em paisagismo, principalmente como material para sebes e como elemento de slides alpinos. Pastor floresce nos primeiros dias quentes. As inflorescências creme e amarelo pálido aparecem uma vez e meia a duas semanas antes das folhas e atraem insetos para o jardim.
Você sabe Shepherdia recebeu esse nome graças ao botânico Thomas Natolom em 1818. Agora a planta leva o nome de seu amigo John Shepherdy, que era o diretor do Jardim Botânico de Liverpool.
Curiosamente, as flores masculinas se juntam em espigas curtas, e as flores femininas crescem individualmente. As folhas do arbusto são pequenas, verdes, com uma forma elíptica original e são cobertas de ambos os lados por um cotão, de modo que, ao sol, elas tenham um tom prateado. Arbusto de folha caduca e folhas murchas permanecem nos galhos.
Todos eles estão com espinhos e, na ausência de poda, estão intrinsecamente entrelaçados e dificultam a passagem dos matagais. Shepherdia é bastante resistente a doenças e protegida dos danos causados por insetos, tolera geadas de inverno e é despretensiosa nos cuidados.
Tipos de Shepherdia
Prata pastor (Shepherdia argentea) é cultivada para produzir saborosas bagas saudáveis e usada para fins decorativos.
Pastor canadense (Shepherdia canadensis) é um arbusto bonito e espesso, com até 1,5 m de altura. As folhas são prateadas de um lado e cinza-esverdeado no topo, não há espinhos nos galhos. Devido à baixa resistência ao gelo, não é amplamente utilizado pelos designers, embora tenha uma cor brilhante.
Você sabe O nome científico é hippophae buckthorn ("hipopótamos" - cavalo, "faos" - brilhante). A etimologia da palavra tem raízes na Grécia antiga, onde os cavalos eram tratados com as folhas desta árvore.
Pastor de folhas redondas (Shepherdia rotundifolia) - mais alta que seus parentes, mas mantém sua forma de propagação. A coroa é densa, os ramos são entrelaçados com folhas arredondadas de cor verde escuro.
Uma característica distintiva é uma cobertura de folha verrugosa única com pequenos crescimentos. A floração abundante leva a uma rica colheita de frutas bonitas, mas não comestíveis. O pastor de folhas redondas nos jardins locais se sente confortável e é usado como um elemento decorativo.
A composição química e propriedades benéficas da baga
Shepherdia ignora seu primo espinheiro por um conjunto de nutrientes contidos. Em primeiro lugar, é a vitamina C, cuja quantidade é comparável às frutas cítricas. Especialmente valiosas são as catequinas e as substâncias oleosas, devido às quais o espinheiro é atribuído às plantas medicinais. Além disso, as bagas possuem substâncias com propriedades de tanino, caroteno, pectina, ácidos orgânicos e lipoxinas, além de vitamina P.
Bagas ajudam a aumentar a imunidade e restaurar o corpo após doenças. O caroteno proporciona um excelente efeito cosmético, afeta favoravelmente a condição da pele, melhora o desempenho dos analisadores visuais, de modo que as bagas podem prevenir muitas doenças oculares.
A medicina oficial reconheceu o efeito fortalecedor das bagas de espinheiro do mar vermelho nas paredes dos vasos sanguíneos. Leucoantocianinas e catequinas reduzem a fragilidade das artérias, aumentam a elasticidade das paredes das veias. Além de farmacêuticos e cosmetologistas, as bagas de pastor são muito apreciadas pelos enólogos e confeiteiros.
Altos nutrientes com baixo valor nutricional dos produtos tornam essas bagas um excelente complemento durante dietas e dias de jejum.
Crescendo
Shepherdia tolera facilmente baixas temperaturas e se sente confortável em áreas claras e secas, se protegidas dos ventos do inverno. Uma planta adulta não precisa de rega adicional; além disso, é recomendável evitar áreas com água subterrânea. Se o solo for pesado, vale a pena facilitá-lo, fornecendo drenagem e vazão de umidade.
Talvez o alagamento é a única ameaça à planta. A cobertura morta também pode aumentar a produtividade e a profundidade superficial regular - não mais que 6 cm, afrouxamento do peri-barril. A cobertura deve ser feita apenas quando o solo é realmente pobre em matéria orgânica. Então húmus e composto diluídos e introduzidos gradualmente serão úteis.
Regras de desembarque
Se você planeja cultivar pastores não apenas para fins decorativos, mas também para obter uma colheita estável, ao plantar uma planta, é necessário observar a proporção de gênero das árvores: 4-5 fêmeas por 1 planta masculina. Este esquema pode fornecer uma boa polinização.
O sexo pode ser determinado pela estrutura do rim. As amostras femininas são menores, pontudas, alongadas ao longo do tronco e firmemente pressionadas a ele. O rim masculino é maior e arredondado.
O pastor não é tão exigente no solo quanto seus parentes. Uma característica do sistema radicular são os nódulos cheios de bactérias especiais, que permitem à planta fornecer nitrogênio do ar e sentir-se confortável, mesmo em solos orgânicos pobres. É preferível plantar espinheiro na primavera, para que no inverno ela tenha tempo de ficar mais forte.
Importante! O arbusto de frutos vermelhos possui um sistema radicular superficial e bastante ramificado. A planta é plantada em falésias, encostas íngremes e morros, pois pode criar proteção contra a erosão de áreas.
Para fazer isso, você deve:
- Escolha uma muda de qualidade.
- Cavar um buraco com cerca de 40 cm de profundidade.
- Despeje areia para tornar o solo mais macio. Também é recomendável adicionar uma mistura de fertilizante na proporção de 1: 1.
- Remova cuidadosamente as mudas junto com um pedaço de terra, tomando cuidado para não danificar as raízes da planta.
- Mergulhe a planta no poço e polvilhe com terra.
- Regue com moderação e bata levemente.
Recursos de Cuidados
Cuidar de um adulto que tenha passado com sucesso pelo estágio de formação do sistema radicular com uma árvore de espinheiro do mar vermelho não é difícil. Normalmente, uma planta destinada à colheita de bagas é formada na forma de uma árvore baixa ou de um arbusto compacto.
De qualquer forma, a coroa requer poda formativa, desde os primeiros 5 a 7 anos a cada temporada, um grande número de novos rebentos aparece em grande número. A poda antienvelhecimento é necessária com menos frequência: uma vez a cada 4-5 anos é suficiente. Ao encurtar significativamente os galhos principais e laterais, você garantirá não apenas um alto rendimento, mas também um aumento no tamanho das próprias frutas.
Uma característica distintiva da árvore frutífera é a conveniência de escolher bagas que se separam facilmente. Para evitar o contato com galhos espinhosos, alguns jardineiros espalham um filme sob a coroa e, com um simples movimento, conseguem uma baga limpa e seca.
Métodos de criação
Se você tiver acesso a uma planta saudável e forte, com 2 a 3 anos de idade, que já demonstrou seu rendimento, poderá obter seu próprio material de plantio de três maneiras: propagação de sementes, filhos de raízes ou mudas.
Sementes Semeada no outono, após estratificação preliminar por 2 a 3 meses em local fresco e com temperatura não superior a 3 ° C: a germinação para 80% é garantida. A proporção de homens e mulheres neste caso é quase a mesma, portanto, algum trabalho adicional não é necessário.
As filmagens aparecerão no final de abril ou no início de maio. Com bons cuidados, o crescimento jovem atinge 15 a 20 cm até o final da primeira temporada, e as raízes se estendem por 6 a 8 cm. É preciso lembrar que as plantas cultivadas a partir de sementes começarão a dar frutos apenas por 4-5 anos.
Estacas, ao usar estimulantes de enraizamento amplamente utilizados no mercado, torna-se a maneira mais eficaz de obter rapidamente um grande número de mudas-pares. Isso é importante, por exemplo, ao estabelecer uma cobertura ou atualização programada do fundo do jardim.
No final de junho, são colhidas estacas de 15 a 20 cm das brotações mais saudáveis do primeiro ano. Cada um deles deve ter pelo menos 3-4 nós. Se as mudas são preparadas para si mesmas, e não para a venda, as estacas de plantas masculinas e femininas são cortadas na proporção de 1: 5, pois para a polinização completa, essa proporção - 4-5 fêmea para 1 macho é a mais produtiva.
Você sabe O espinheiro marítimo foi a primeira ferramenta usada na exposição à radiação em 1986. Essa necessidade foi causada pelos eventos na usina nuclear de Chernobyl.
Antes de plantar no solo, liberte as mudas das folhas e coloque em um estimulador de crescimento, diluído de acordo com as instruções. Normalmente, este procedimento leva 12-15 horas.
As estacas são plantadas a uma profundidade de 3 a 5 cm no solo iluminado com areia e turfa do rio, e a uma profundidade de 3 a 5 cm.O abrigo com filme ou garrafas plásticas oferece um bom efeito para criar um efeito estufa. Também é necessário um bom estreito e sombreamento, proteção contra a luz solar direta. Com estrita observância de todas as regras, as mudas de junho estão prontas para serem transplantadas até o final de setembro.
1 - cortado de broto de ratsenia uterina; 2 - mudas preparadas para o plantio; 3 - estacas plantadas sob o filme; 4 - um talo enterrado.
Propagação de raiz embora não permita obter um grande número de novas mudas de cada vez, é atraente devido à sua simplicidade e também porque elas com seu próprio sistema são plantadas em um local permanente no solo e se adaptam rapidamente.
Para obter a prole da raiz deve:
- Identifique uma planta forte com um tiro de pelo menos 2 anos de idade.
- Separe cuidadosamente o processo formado e, tentando manter o maior pedaço de terra possível, transfira para um buraco de pouso previamente preparado.
- Os brotos não reclamados são melhor aparados na raiz para evitar o espessamento do mato e a saída de nutrientes da planta mãe.
1 - filhos da raiz; 2 - planta uterina; 3 - filhos separados; 4 - recebeu mudas para plantio.
Independentemente de qual método de propagação você escolher, os requisitos gerais para o cuidado de mudas formadas permanecem:
- a lavoura é pura e superficial, pois o sistema radicular é superficial;
- Mulching obrigatório do círculo radicular;
- transplante para um local permanente, o mais tardar dois anos, em orifícios com profundidade de pelo menos 50 cm preenchidos com solo fértil.
Como e quando escolher e armazenar bagas
É melhor escolher frutas após a primeira geada. Então, o espinheiro marítimo será mais fácil de remover dos galhos e terá um nível ideal de maturidade. Isso facilitará a criação de compotas e conservas com a condição de preservar as propriedades úteis do produto.
Importante! O espinheiro mar vermelho contém tetra-hidroharmol: em um volume bastante grande, ele age no corpo humano como um psicodélico.
A maneira mais fácil de coletar os frutos de um híbrido de espinheiro com bérberis é colocar uma folha ao redor do arbusto e apenas agitar um pouco os galhos. As bagas são facilmente regadas, o que permitirá não usar meios especiais para a colheita. Para guardar a baga no inverno, você pode secá-la.
Além disso, será possível cozinhar compota ou usá-la para outros fins culinários. Muitas vezes, a shefferdia é imediatamente preparada, transformada em geléia ou fazendo molho.
Métodos de cozimento
Receitas usando shepherdia são muito simples e não exigem muitos ingredientes. O principal - ao cozinhar, adote um algoritmo simples e armazene adequadamente o produto acabado. Ele poderá ser armazenado com segurança durante toda a estação fria e até se deliciar com seu sabor agradável nas quatro estações do ano.
Compota
Para fazer a compota, você precisará:
Importante! Você pode adicionar açúcar já na compota resfriada ou imediatamente após a decantação: assim, a doçura não absorve a fruta cozida.
- 300 g de pastores;
- 2,5 litros de água;
- 100 g de açúcar.
Método de cozimento:
- Descasque e classifique as frutas, removendo-as secas ou estragadas.
- Coloque-os em água fria, leve ao fogo médio, deixe ferver.
- Deixe ferver por um ou dois minutos e desligue o fogo.
- Em seguida, você precisa deixar a compota e deixar fermentar por 15 minutos, para que as bagas entreguem todos os nutrientes.
- Coe a compota e adicione açúcar.
Preserva
Para fazer geléia, você precisará de:
- 1 kg de shepherdia red;
- 1,5 kg de açúcar;
- 5 copos de água.
Algoritmo de cozimento:
- Despeje o açúcar na água e mexa.
- Adicione as frutas pré-lavadas à calda e deixe fermentar por 6 horas.
- Depois de colocar no fogão, deixe ferver e cozinhe até engrossar.
Molho
Para fazer molho de espinheiro mar vermelho, você precisará de:
- 250-300 g de pastores;
- 1 copo de água;
- pimenta vermelha, cominho, açafrão e gengibre a gosto.
Algoritmo de cozimento:
- Bagas pré-preparadas despeje água, deixe ferver e cozinhe por 5 minutos.
- Amasse e ferva por mais 10 minutos.
- Coe a mistura através de uma peneira.
- Cozinhe a massa restante por 15 minutos, adicione temperos.
Este molho é servido com pratos de carne ou vegetais.
Espinheiro mar vermelho, ou shepherdia contém muitas vitaminas e minerais úteis. É popular e é usado ativamente na culinária e, na aparência, é muito semelhante ao espinheiro tradicional do mar. Agora você sabe o que pode cozinhar com essas frutas para obter o máximo benefício para o corpo.