Em 11 de abril deste ano, os apicultores ucranianos planejam segurar um piquete perto das paredes do Verkhovna Rada devido a problemas com o envenenamento de abelhas. Isso foi anunciado pelo diretor de desenvolvimento agroindustrial da Administração Estatal Regional de Sumy, Alexander Maslak, do Departamento, no ar do canal de televisão UA: Sumy.
Uma das questões mais dolorosas para os apicultores é o envenenamento de abelhas com pesticidas, que os agricultores cultivam seus campos. No ano passado, esse problema ocorreu em várias áreas da região de Sumy. Os apicultores afetados realizaram comícios tentando defender seus direitos.
A União de Apicultores da Ucrânia estimou que entre 20 e 40 mil colônias de abelhas foram perdidas em 2018 e a economia não representou 50 milhões de UAH. Segundo Alexander Maslak, o problema é que nem todas as empresas agrícolas usam produtos químicos permitidos. Além disso, os apicultores nem sempre são devidamente informados.Os agricultores devem relatar seus planos de introduzir “química” para apicultores e autoridades locais em 3 dias. É necessário avisar todos os proprietários de apiários que estejam dentro de um raio de 10 Km. Outro problema é a falta de registro oficial para muitos apicultores. Nem todo mundo tem passaporte para suas colônias de abelhas e apiários. Em caso de morte de abelhas, elas não podem exigir compensação.A apicultura é uma indústria muito promissora para a Ucrânia. O país já se tornou um poderoso exportador de mel e tem todas as chances de fortalecer sua posição no mercado global. Infelizmente, agora o Departamento não tem um especialista especializado em apicultura, resumiu Alexander Maslak.