Spirea são arbustos decorativos que florescem abundantemente da primavera ao outono (dependendo da variedade), capazes de decorar qualquer área de jardim com sua presença, pois são amplamente utilizados no projeto paisagístico. Há um grande número deles, dos quais se deve notar a spirea de Tunberg. As principais características e requisitos para cuidar dessas belas plantas são discutidas mais adiante neste artigo.
Descrição do produto
O habitat natural de Thunberg spirea são as encostas das montanhas da moderna China, Japão, Coréia. A planta é um arbusto decíduo que atinge uma altura de até 1,5 m com uma copa densa. Possui folhas densas e estreitamente alongadas, com até 4 cm de comprimento e 0,5 cm de largura, graças a essa forma de folhagem, o arbusto sempre parece decorativo: na primavera e no verão, verde-claro, no outono - laranja ou ardente. Os galhos são densamente cobertos com poucas flores brancas como a neve, na forma de guarda-chuvas com uma roseta de folhas pequenas na base.
A floração começa no final de maio e dura até meados de julho.. Os frutos amadurecem até o final de junho na forma de pequenos folhetos maduros. Thunberg spiraea pode ser propagado com a ajuda de sementes e mudas. Recomenda-se que as mudas sejam plantadas no final do verão (a taxa de sobrevivência é de cerca de 36%) ou na primavera (a taxa de sobrevivência é de 60%). Ele tolera a seca normalmente, mas pode congelar no inverno frio, portanto, requer aquecimento. Cresce melhor em áreas ensolaradas e calmas.
Importante! Thunberg Spirea começa a florescer e a dar frutos a partir dos 3 anos de idade.
Variedades de Thunberg Spirea
As principais variedades de espíritos de Tunberg incluem: Ogon, Fujino Pink, Compacta, Monte Fuji, Yat Sabusa. Eles são mais populares devido à sua aparência, cuidados despretensiosos e rápida adaptabilidade a um clima diferente do habitat natural.
Ogon
Ojon - traduzido do japonês significa "ouro". É um arbusto com um sistema radicular altamente desenvolvido, com até 1,5 m de altura, até 2 m de largura e uma coroa semicircular. Os galhos são bastante finos, espessados médios, retos, levemente suspensos, a cada ano crescem até 20 cm, e a casca dos brotos é lisa, marrom-escura. Os folhetos são muito estreitos, com até 4 cm de comprimento e cerca de 0,5 cm de largura, com uma extremidade pontiaguda, coberta com uma ligeira rugosidade. Na primavera, são pintadas com uma cor verde brilhante, no verão escurecem um pouco, no outono adquirem uma cor laranja-dourada e, antes de cair, ficam vermelhas.
O valor da planta é a mudança no esquema de cores da folhagem ao longo da estação. Além disso, o mato forma um grande número de brotos jovens, o que requer a formação de uma coroa
Esse tipo de spirea começa a florescer cedo em relação a outros parentes. O período de floração dura apenas um mês - do início de abril ao início de maio. As flores são pequenas, com até 0,8 cm de diâmetro, brancas como a neve, têm um aroma delicado, coletadas em inflorescências de guarda-chuva, cobrem densamente os galhos finais.
A spirea de Odjon pode durar até 30 anos. A cultura tolera bem a seca, não sofre com a poluição excessiva de gás nas áreas urbanas. Adequado para formar sebes, usado na criação de diferentes composições, para organizar buquês de flores.
Você sabe O agente analgésico e antipirético "salicina glicosídeo" foi isolado da spirea em 1839. Mais tarde, apareceu um medicamento - ácido acetilsalicílico ou aspirina ("a" para "acetil", "espirina" para "espiréia").
Fujino rosa
Fujino Pink - arbusto de folha caduca de até 1,2 m de altura e cerca de 1,5 m de largura, forma uma coroa espessa e espessa na forma de uma bola. Possui brotos caídos e finos, nos quais folhas pequenas lanceoladas crescem 4 cm de comprimento e 0,5 cm de largura. No verão, a folhagem é pintada em verde brilhante, no outono muda para vermelho. As flores têm uma cor rosa claro, semelhante à maçã, coletadas em inúmeras inflorescências. O período de floração começa de maio a junho e dura cerca de 3 semanas. Prefere lugares ensolarados. Exigente para a composição do solo. Suporta geadas até -29 ° C.
O Fujino Pink atrai jardineiros com sua linda coroa e folhagem espalhadas que muda de cor ao longo da estação, de rosa claro a vermelho ardente. Amplamente utilizado em paisagismo
Compacta
Compacta é outro representante da spirea de Tunberg, caracterizado por uma coroa compacta, elegante, densa e arredondada. O arbusto atinge uma altura de 0,6 a 2 me uma largura de 0,6 a 1 m. As folhas são estreitas, irregulares, com até 4 cm de comprimento, na primavera pintada em verde-limão, que no outono adquire um tom laranja.
Ramos finos densamente cobertos de flores brancas coletadas em inflorescências de guarda-chuva. A floração ocorre no mês de maio e dura cerca de 3 semanas.
A variedade é caracterizada por crescimento longo e lento, baixa tolerância à geada, portanto, necessita de abrigo do sistema radicular para o inverno. Devido à sua bela forma de coroa, é altamente considerado entre profissionais e jardineiros
Mt. Fuji
Mt. Fuji é uma planta que cresce a uma altura de 1,2 me uma largura de cerca de 1 m. Difere de outras variedades por tem uma folhagem decorativa e variada, variando de leite a verde claro. As folhas são finas, onduladas, com até 4 cm de comprimento e 0,5 cm de largura, e as flores têm 5 pétalas redondas brancas, coletadas em pequenas inflorescências. A floração é abundante de maio a junho. Usado para criar composições decorativas em canteiros de flores.
Yat sabusa
Yat Sabusa é uma variedade de spirea de Tunberg com as características de sua espécie. Ou seja: a altura do arbusto é de até 1,2 m, a largura é de cerca de 1,5 m A coroa é densa e redonda. Os brotos são finos, curvos. As folhas são lanceoladas, verde brilhante, 4 cm de comprimento, 0,5 m de largura. Uma característica distintiva de Yat Sabusa são pequenas flores de terry, numeradas em muitas pétalas, com um centro verde claro, cobrindo completamente os galhos, coletados em pequenas inflorescências. Tal como acontece com outros parentes, o período de floração cai em maio e dura cerca de 3 semanas.
Devido à sua bela floração, é amplamente utilizado como cobertura, plantada em canteiros de flores em combinação com outras plantas
Regras de desembarque
Para cultivar a spirea de Thunberg em sua casa de verão, você deve seguir as principais regras de plantio, das quais dependem diretamente a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Os especialistas aconselham o plantio de mudas na primavera (antes da abertura dos brotos) e no outono (quando as folhas caem).
Importante! Para plantar spirea, você precisa escolher locais com iluminação uniforme. Caso contrário, a coroa do arbusto perderá sua forma arredondada e se tornará unilateral.
Este procedimento consiste nas seguintes etapas:
- Cavar com antecedência um buraco com uma profundidade de 50 a 70 cm, cujo tamanho deve ser 25% maior que o sistema radicular da spirea.
- Deixe uma distância entre arbustos de 0,4-0,5 cm, entre linhas - 0,3-0,4 cm.
- No fundo do poço, instale a drenagem de tijolos ou areia quebrados.
- Hidrate as raízes das mudas com água, reduza os muito crescidos, corte os doentes e danifique-os.
- Mergulhe a spiraea na cova, polvilhe-a com terra e bata levemente.
- O pescoço da raiz deve estar nivelado com o solo.
- Despeje abundantemente com água morna e assente.
Recomendado para pousar em setembro, nas condições de tempo nublado e chuvoso. Graças a isso, os arbustos se enraízam em um novo local mais rapidamente.
Cuidado e corte
Mesmo plantas despretensiosas, como a spiraea de Tunberg, necessitam de cuidados adequados, garantindo uma floração exuberante e abundante. Consiste em rega regular, cobertura morta da zona próxima ao caule, adubação, controle de ervas daninhas, afrouxamento do solo, poda da coroa, aquecimento do inverno.
Você sabe Os japoneses em 1825 ergueram um monumento a Peter Thunberg durante sua vida porque ele, enquanto os visitava, ajudou a impedir a propagação da sífilis importada da Europa.
Spirea deve ser regada apenas durante uma seca prolongada, despejando cerca de 2 baldes de água sob cada arbusto. Para reter a umidade, é recomendável cobrir a área ao redor do tronco com uma camada grossa de cobertura morta (turfa, serragem, casca de nozes ou sementes). É aconselhável alimentar as plantas somente se elas crescerem em solos inférteis. Para fazer isso, você pode usar o medicamento "Kemira-Lux" (100-120 g por 1 m²). A remoção regular de ervas daninhas, bem como o afrouxamento do solo, fornecerão acesso ao oxigênio às raízes das plantas.
Thunberg Spiraea pertence a plantas com flores precoces e não precisa de poda especial da coroa. É o suficiente para eles:
- em abril-maio, encurte um pouco os brotos;
- 1 vez em 2 anos para cortar galhos fracos, doentes e danificados;
- após cerca de 7 anos, remova os galhos antigos;
- se o arbusto já estiver velho, corte todos os brotos sob o tronco, deixando os galhos mais poderosos dos brotos.
Você pode aquecer a spirea após a queda das folhas. É necessário realizar a poda sanitária da coroa dos arbustos, afrouxar completamente o solo, regá-lo abundantemente, cobri-lo com uma camada de 15 a 20 cm de folhas caídas, serragem e turfa. Graças a esses eventos, as plantas toleram perfeitamente as geadas e florescem abundantemente na primavera.
Graças à sua aplicação universal, Tunberg spiraea é digno de estar em todos os jardins. Afinal, não apenas as flores dos arbustos, mas também as folhas que mudam de cor ao longo da temporada possuem qualidades decorativas. As plantas podem satisfazer os gostos dos jardineiros mais exigentes e deliciá-los com sua aparência por muito tempo.