Os preços recordes do tomate ucraniano no final de julho começaram a declinar. Isso foi relatado com referência aos dados de seu próprio monitoramento de preços no departamento de Análise do Shuvar ORSPP, o maior mercado atacadista do oeste da Ucrânia.
Conforme relatado anteriormente, em meados de julho de 2019, os preços do tomate com efeito de estufa nos mercados atacadistas da Ucrânia subiram para taxas sem precedentes de 25 a 35 UAH / kg. No final do mês, a tensão do mercado começou a cair rapidamente e, nos últimos três dias úteis de julho, os preços do tomate ucraniano caíram 25%.
A queda nos preços nesta semana se deve ao surgimento no mercado dos primeiros grandes lotes de tomates em campo aberto. A temporada de coleta desses produtos foi adiada em 2019 por uma média de 10 dias, e o fornecimento de tomates com efeito de estufa foi limitado devido às inundações das estufas da Transcarpathia, informou a Info-Shuvar.
Hoje, na plataforma do mercado de Shuvar, o tomate moído é oferecido a 9-12 UAH / kg. (0,32-0,42 euro / kg.), Tomates com efeito de estufa a 17-20 UAH./kg. (0,60-0,71 euro / kg.). Mesmo após uma redução notável no preço dos tomates, eles ainda permanecem altos: no final de julho de 2018 e 2017, o custo dos tomates ucranianos era 2 vezes menor.
Apesar do aumento de preço e da oferta limitada, em relação ao ano passado, o volume de vendas de tomate no mercado atacadista "Shuvar" em julho aumentou 15%, para 4,3 mil toneladas.
O departamento de análise explica esse fato da seguinte forma: os mercados atacadistas sempre têm uma grande concentração de volumes e variedade em condições de escassez; as compras nesses locais permitem que os comerciantes otimizem custos e riscos.