O nível mínimo de preços do cacau no valor de US $ 2.600 por tonelada, acordado com a Costa do Marfim e Gana com compradores para a temporada 2020-2021, não conta com o apoio de outros países produtores, disse o vice-presidente da Organização Mundial de Produtores na sexta-feira, 21 de junho. Cacau Sayina Riemann.
Sayina Riemann, que também é presidente da Nigéria Cocoa Association, disse que os dois países tomaram essa decisão sem consultar outros fabricantes.
Em um comunicado, Riemann disse que US $ 2.600 por tonelada é melhor do que as flutuações de preço, que às vezes podem ficar abaixo de US $ 1.500, mas que o nível mínimo acordado ainda é mais baixo do que aquele que deve se basear nos custos de produção.
"Estávamos negociando com os clientes um preço razoável para os grãos de cacau, mas isso não pode ser feito sem a participação de outras partes interessadas na cadeia de valor", disse Riemann.
Riemann também disse que outros fabricantes estão consultando e em alguns dias chegará a uma posição comum no desenvolvimento de um preço mínimo. E essa questão também deve ser discutida na próxima reunião da Organização Internacional do Cacau (ICCO), que será realizada em setembro na Costa do Marfim.