O Equador quebrou seu recorde de exportação de banana em 2018.
Rússia, EUA, Itália, Alemanha e Turquia foram os principais destinos dessas frutas equatorianas. É também um dos produtos alimentícios mais vendidos em seu mercado doméstico.
Quanto ao sistema de cultivo, que é a base do produto para exportação, é produzido de acordo com um modelo monocultural completamente tradicional e com muito pouca variedade. A variedade atual de bananas está concentrada principalmente na variedade Cavendish.
Todos os anos, mais de 100 bilhões de bananas são consumidas em todo o mundo.
Da mesma forma, no caso das bananas, um sistema comercial de cultivo de produtos para exportação se destaca nas áreas de monocultura e é plantado de acordo com o modelo tradicional com sistemas de irrigação por irrigação.
Esses sistemas de produção de banana e banana para exportação estão localizados na zona tropical mais baixa da costa, principalmente nas províncias de Guayas, El Oro e Los Rios, devido ao fato de que essas regiões possuem algumas comodidades estratégicas, incluindo proximidade a portos marítimos. e a disponibilidade de terras férteis e muita água para irrigar as plantações.
- Descrita como uma “banana com esteróides”, o enset (Ensete ventricosum), também conhecido como banana etíope, banana abissínio ou banana falsa, é uma espécie de planta com flores da família das bananas.
- Produção não desperdiçada: no Peru, aprendeu a fazer pratos de folhas de bananeira.
- O cultivo de bananas em Israel é uma parte importante do setor agrícola do país, mas enfrenta a ameaça de destruição total.
- Em Kashiwazaki, na província de Niigata, no Japão, os empreendedores começaram a usar o calor residual do incinerador para cultivar bananas.
- Os produtores que foram severamente afetados pelo acidente na usina nuclear de Fukushima em 2011, primeiro colheram um lote de bananas de alta qualidade e esperam que eles restaurem a produção agrícola na cidade.