Especialistas americanos esperam que, devido à peste suína africana, destruindo a indústria suína na China, os preços da carne suína subam e provavelmente continuem altos até 2020.
Desde a confirmação do primeiro caso em agosto do ano passado, pelo menos 129 casos de peste suína africana foram registrados na China. Essa doença incurável também se espalhou para outras partes da Ásia, incluindo o Vietnã.
"A peste suína africana na China pode levar a um longo período de aumento dos preços da carne suína nos Estados Unidos", disse Thomas Palmer, analista do JP Palma.
Na opinião dele, ainda não há meios de conter a propagação do vírus entre os porcos, e a substituição da população suína na China provavelmente levará "pelo menos 20 meses", o que significa que "o aumento da demanda por carne de porco continuará, pelo menos até 2020 ".
O aumento nos preços no atacado de carne de porco e bacon pode afetar a lucratividade de restaurantes que servem BLT (sanduíches de bacon, salada e tomate), cheeseburgers de bacon e sanduíches de carne de porco.Agora, os restaurantes estão monitorando de perto os preços da carne suína. Mas alguns analistas acreditam que os estômagos do porco usados para fazer bacon podem subir de preço em mais de 40%, com maior potencial de crescimento até 2020.