O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que seu governo pressionará por um amplo acordo de livre comércio com o Japão, a fim de obter maior acesso ao mercado agrícola do país.
Trump expressou desapontamento com as tarifas japonesas de carne bovina e suína, sugerindo que seu governo adotará uma postura dura em suas negociações comerciais com Tóquio, que devem começar em breve.
Lembrando que Tóquio está introduzindo um sistema tarifário variável para importação de carne bovina e suína, o presidente dos EUA sugeriu que os Estados Unidos exigiriam uma maior abertura do mercado agrícola japonês nas próximas negociações. "Vários concorrentes internacionais, como a Austrália, estão enfrentando tarifas japonesas muito mais baixas. portanto, um acordo de livre comércio com o Japão poderia criar condições equitativas para os exportadores dos EUA ”, afirmou Trump.O representante de vendas dos EUA, Robert Lightheiser, disse no mês passado que os dois governos devem iniciar negociações comerciais em março, embora não possam começar antes de abril ou maio, já que os Estados Unidos estão atualmente focados nas negociações comerciais em andamento com a China.