A empresa "Nikdaria" (TM ibérica), que atua no cultivo de mirtilos na região de Zhytomyr, realizou os primeiros testes de um robô para o transporte de mercadorias nos campos.
A empresa anunciou isso em sua página no Facebook e o robô foi encomendado por Nicdaria. A fazenda anunciou a busca por um desenvolvedor dessa tecnologia no final do ano passado.
O robô foi nomeado iBerryATP - uma plataforma de transporte robótico. Enquanto o robô se move apenas, às vezes sem ajuda, a empresa especifica. "Ainda há muito trabalho, mas já foi iniciado", diz a nota.Para informação, a LLC Nikdaria é uma das fazendas na Ucrânia que se dedica ao cultivo industrial de frutas, bagas e nozes. Em particular, especialistas locais cultivam com sucesso mirtilos em 50 hectares de terra na região de Zhytomyr.
Antes de colocar a plantação de bagas, a empresa realizou uma análise agroquímica detalhada do solo usando amostragem automatizada. A análise dessas amostras foi realizada nos EUA. A análise do solo deixou claro se é adequado para o cultivo de mirtilos, porque esse fruto prefere solos ácidos e soltos.A frutificação dos mirtilos começa no terceiro ano e, ao todo, pode produzir frutos por 40 anos. De um arbusto é bem possível obter até 100 kg de bagas.