Após devastadores campos de milho na África subsaariana, o verme do exército chegou à Índia em 2018. A infestação de pragas já se espalhou para a maior parte do subcontinente e foi relatada em fazendas de milho em 20 estados.
Os agricultores de Karnataka foram surpreendidos em julho passado, quando uma lagarta desconhecida atacou sua colheita. Na segunda semana de julho, pesquisadores do Departamento Nacional de Insetos Agrícolas (NBAIR), um instituto do Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola, disseram que a nova praga do outono era o verme do outono (FAW).
Descoberto em um milharal em Chiccaballapur, a cerca de 60 km. da capital de Bangalore, um verme do exército na Índia causou sérias preocupações. Ele apareceu e se espalhou rapidamente na África em 2016 e, desde então, destruiu milhões de hectares de milho em todas as partes da África Subsaariana.
E, é claro, o verme se espalhou rapidamente pelos campos de milho da Índia. Ao longo de vários meses, mais de 14 estados relataram infecção no ano passado. Desde então, a infecção se espalhou para 20 estados, com as regiões nordestinas mais afetadas.
"O crescimento da monocultura de milho durante o ano e a prática inadequada de controle de pragas com uma dependência excessiva de pesticidas químicos, que aumentam a resistência dos insetos aos pesticidas, contribuíram para a transformação do FAW em uma praga séria", G.V. Ramanjaneyulu, diretor executivo do Centro de Agricultura Sustentável, que trabalha com pequenos agricultores.
Army Worm
“Qualquer praga depende sempre da prática e das condições climáticas locais. Assim, a transição para abordagens agroecológicas, como manejo não pesticida, agricultura orgânica ou de subsistência, bem como múltiplos sistemas de cultivo, são maneiras de lidar com esses surtos de pragas. ”