No próximo ano, eles prometem, no Ministério da Agricultura da Federação Russa, que os produtores de vinho receberão assistência financeira do Estado, uma vez e meia o valor do subsídio para o ano em curso.
Em 2018, o setor recebeu apoio no valor de pouco menos de um bilhão e meio de rublos e, em 2019, o número aumentará para três bilhões na mesma moeda. Isso ficou conhecido durante a apresentação do projeto estadual Days of Russian Wines.
A ação foi estabelecida com o apoio de dois ministérios - agricultura, indústria e comércio. O principal objetivo do projeto é fortalecer a imagem positiva e aumentar o reconhecimento das vinícolas domésticas.
Segundo especialistas, nos últimos anos, medidas sérias foram tomadas no país para desenvolver a produção de vinho em nível estadual. Fico feliz que hoje os produtores russos produzam vinho a partir de matérias-primas domésticas coletadas nas vinhas do país. As matérias-primas importadas praticamente não estão envolvidas no processo.
Em grande medida, a dinâmica positiva da produção de vinho é influenciada pelo apoio estatal aos viticultores. Todo ano cresce. E em três anos aumentou pelo menos cinco vezes. Escusado será dizer que, somente em 2018, os agricultores colocaram 1/3 a mais vinhedos do que em 2017.
Os produtores de uva estão satisfeitos com o auxílio estatal que chega a eles em diferentes estágios do cultivo de uva: desde o plantio até a produção de vinho.
Vale ressaltar que o volume atual da colheita de uvas da Rússia é de cerca de 460 mil toneladas (mais de 80 centavos do produto por hectare). O líder da indústria é o Território de Krasnodar, deixando o direito ao segundo lugar na República do Daguestão.
O final da colheita da uva está previsto para o final de novembro. Até esse momento, os residentes do país podem participar de degustações de vinhos nas lojas russas, consultar especialistas durante a seleção de uma bebida de uva e aproveitar os descontos em seus vinhos favoritos. Os especialistas têm certeza de que tal ação permitirá que os russos apreciem plenamente as realizações dos produtores de vinho domésticos.