A União Europeia planeja alterar as regras para o transporte de animais vivos e aplicar medidas duras contra os estados membros da UE que não conseguem aderir a eles.
Confira
Os eurodeputados tomaram a iniciativa de introduzir tecnologias modernas para melhorar a conformidade com as regras existentes, incluindo sistemas de geolocalização para rastrear a localização dos animais e a duração do seu transporte, bem como feedback em tempo real entre os pontos de partida e chegada.
Segundo os deputados, os veículos projetados para o transporte de animais devem ter ventilação e controle de temperatura adequados, além de sistemas de abastecimento de água potável, e o tempo para o transporte de animais deve ser o mais reduzido possível.
Os deputados tomaram a iniciativa de apoiar matadouros locais, móveis ou agrícolas e fábricas de processamento de carne localizadas nas proximidades de criadouros de animais. Também propuseram à Comissão Européia esclarecer as datas apropriadas de transporte para diferentes tipos de animais e desenvolver uma estratégia para a transição do transporte de animais vivos para o transporte de carne, quando possível.