O cártamo pertence a culturas despretensiosas e se sente bem mesmo naqueles solos onde nada cresce. Em particular, pode ser cultivada em terras improdutivas, como solução salina, solos salinos e maciços.
Também é possível cultivar açafrão em solos de castanha em combinação com solonetzes de 50 a 60%, solos de cebola e castanha com solonetzes de até 30%. Nessas condições, o rendimento da colheita atinge 5,9 kg / ha.
Os brotos de cártamo suportam facilmente geadas de curto prazo a -4-6 C. Porém, após a formação de uma roseta de folhas reais, a resistência a baixas temperaturas diminui acentuadamente e, no futuro, as plantas requerem muito calor.As maiores demandas na quantidade de calor que a cultura apresenta durante a floração e o enchimento das sementes. Se durante esse período o clima estiver úmido e sombrio, as flores serão pouco polinizadas e as cestas poderão começar a apodrecer. O menos favorável é a semeadura de açafrão durante a estação chuvosa, com tendência a baixar a temperatura na fase de floração.
Para obter informações, as flores tingidas de açafrão são usadas para produzir pigmentos coloridos inofensivos nas cores vermelho, amarelo e açafrão. Eles são usados na indústria de alimentos, em particular na fabricação de caramelo. As flores são adicionadas aos chás de ervas. A cártamo também é usada como semente oleaginosa. A partir de suas flores, é obtido um valioso óleo de cártamo, que é especialmente apreciado em cosmetologia. O óleo de cártamo também é usado na produção de margarina. A cultura também encontrou sua aplicação na medicina como diurético, colerético e laxante.