Alguns especialistas alertam que o cultivo de abacates, uma das frutas mais populares do mundo, tem um custo ecológico tão alto que pode levar ao colapso ecológico em menos de 50 anos.
Entre os principais impactos ambientais causados pela produção dessa fruta, a redução de áreas florestais com impacto negativo no sistema hidrológico, o uso generalizado de agroquímicos que causam poluição do solo e da água, erosão do solo, redução da biodiversidade genética, promoção da monocultura e redução de alimentos disponíveis.
Alejandra Blanco Macias, bióloga e professora ambiental, explicou que a expansão dos jardins de abacate transformou o ecossistema desse estado, perdendo grande parte de sua diversidade biológica, como as florestas.
O estado perdeu cerca de 50% de sua vegetação natural e a maior parte dessa perda se deve a abacates.
No mundo, existem mais de 400 tipos de abacates que diferem em forma, cor e sabor.
Para atender à demanda, os produtores de abacate, além de explorar terras florestais, usam excessivamente fertilizantes químicos para plantas, a fim de otimizar sua produtividade e obter qualidade de exportação.
Segundo o pesquisador Jose Agustin Vidalles Fernandez, o uso indiscriminado de pesticidas ocorre na zona de abacate de Michoacan: 450 mil litros. inseticidas, 900 mil toneladas de fungicidas e 30 mil toneladas de fertilizantes por ano, que, entre outras coisas, poluem os aqüíferos.
De acordo com o Centro de Pesquisa em Geografia Ambiental (CIGA) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), 88% dos produtores permanentes em Michoacán têm vários problemas de poluição, de regulares a graves, associados à erosão, esgotamento de aquíferos e poluição pelo uso de pesticidas.
- Anteriormente, informamos que abacates sem sementes foram enviados para o Reino Unido.
- Leia mais sobre como os cientistas colombianos experimentam a estrutura dos abacates.
- O Vietnã pretende vender abacates para os Estados Unidos.
- A produção de abacate está aumentando na Turquia.
- Leia também sobre como os britânicos boicotaram ... abacates.
- A Nova Zelândia está chocada com o roubo maciço de abacates.